1 semana de gravidez

1 semana
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 1 Semana 1

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA 1 SEMANA DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA 1 SEMANA DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo na primeira semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Semente de papoila
arrow arrow
Semente de papoila

Durante a primeira semana de gravidez ainda é cedo para confirmar que está grávida, dado que passaram apenas duas ou três semanas desde o seu último período.

No entanto, o desenvolvimento embrionário ainda não começou, embora a maquinaria já tenha começado a andar.

Durante esta semana, é provável que nenhum dos sintomas próprios da gravidez se manifeste, mas há uma data que deverá permanecer gravada na sua memória: o primeiro dia da sua última menstruação, pois contará como o primeiro dia de gravidez.

 

1 semana infografia

 

Embora esta seja oficialmente a primeira semana de gravidez, a conceção será apenas duas semanas depois, quando começar a dar-se o desenvolvimento embrionário, coincidindo com o período de ovulação.

Durante estes dias, que coincidem com o período, a membrana do útero ou endométrio forma-se e prepara-se para a gravidez. Se tal não acontece, a membrana desprende-se e dá lugar à menstruação, que varia em volume e duração de mulher para mulher.

Durante esta primeira semana de gravidez também começa a segregação de hormonas para a ovulação, que se produzirá no final da segunda semana.

Para tal, a glândula pituitária (localizada na base do cérebro) produz uma hormona folículo-estimulante (FSH), que estimula o desenvolvimento dos folículos, os quais contêm os óvulos em diferentes fases de maturação. Estes folículos produzem estrogénio, uma hormona que leva a glândula pituitária a produzir a hormona luteinizante, que provoca a ovulação.

Durante esta primeira semana de gravidez, no entanto, apesar dos níveis de estrogénio e progesterona se manterem baixos, estes favorecem o relaxamento dos músculos do colo do útero, o que permite que se abra o canal uterino e que a mucosa que torne fluida, o que favorece, por sua vez, a motilidade do espermatozoide dando lugar à conceção e ao posterior desenvolvimento embrionário.

O bebé na ecografia: 1ª semana

Ainda não verá nada no caso de fazer uma ecografia. Provavelmente ainda nem sequer concebeu o seu futuro bebé. No entanto, queremos oferecer-lhe a imagem de uma ecografia do que seria a primeira semana de gestação, para que se comece a familiarizar com este tipo de imagens. Aproveita!

 

ecografia bebe semana 1ok

Ecografia de 1 semana

O que muda no seu corpo com 1 semana de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO COM 1 SEMANA DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo com 1 semana de gravidez

Na primeira semana de gravidez, o cansaço, o sono, um olfato mais apurado, o aumento da sensibilidade mamária, os enjoos ou até algumas mudanças de humor ainda não se fazem sentir.

Não obstante, sentir pressão na pélvis e nas ancas ou um aumento da vontade de urinar são alguns dos sintomas que poderá começar a sentir logo nas primeiras semanas de gravidez.

Consultas no ginecologista, testes pré-natais, ecografias, análises de sangue, amniocentese… Durante as próximas 40 semanas os exames médicos e as análises diagnósticas vão acontecer em cadeia.

Vais ter de ser paciente e deixar a hipocondria de lado, se é que tens esse problema! Tudo pelo teu bem-estar e pelo do teu futuro bebé.

O que fazer nas primeiras semanas

Para começar, quando começares a planificar a tua gravidez, deverá fazer uma revisão médica e ginecológica pré-concecional. A ginecológica inclui a citologia, uma ecografia ginecológica e uma mamografia no caso de teres mais de 40 anos, ou a partir dos 30 anos se existirem antecedentes de cancro de mama, além de análises de sangue e urina.

Além disso, no caso de se tratar de uma gravidez precoce, por exemplo, como a futura mamã que engravidou aos 16, ou até com menos idade, talvez seja aconselhável receber apoio psicológico.

Quais as precauções a tomar

Deves estar vacinada contra a varicela e rubéola, se não for o caso, é altura de tomares as vacinas e esperar pelo menos um mês para engravidar.

No caso de teres alguma doença prévia, como diabetes, hipertensão, lupos, epilepsia, hipo ou hipertiroidismo, cancro ou outra que requeira um tratamento médico, deverás comunicar ao especialista o teu desejo de engravidar para averiguar se existe alguma contraindicação ou se é necessário mudar o tipo ou as doses da medicação que estiveres a tomar.

Conselhos e bem-estar com 1 semana de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR COM 1 SEMANA DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar com 1 semana de gravidez

Já estás na tua primeira semana de gravidez! Se não o fizeste antes, quando estavas a tentar engravidar, é recomendável começares a tomar ácido fólico, um complemento chave para o desenvolvimento embrionário e fetal, e para reduzir o risco de malformações no tubo neural, como é o caso da espinha bífida.

Convém relembrar, ainda assim, que o iodo favorece o desenvolvimento cerebral do bebé e que a vitamina B é fundamental para evitar problemas na ovulação e implantação (B1), infertilidade e aborto espontâneo (B2), bem como para favorecer a conceção e correto desenvolvimento do feto (B5 e B12) e a formação e funcionamento das hormonas sexuais (B6).

Informação importante para ti

Se, antes da gravidez, o papel de uma dieta e hábitos de vida saudáveis já era importante, imagina agora, que há uma nova vida a desenvolver-se no teu interior.

É necessário, portanto, evitares especialmente determinados alimentos, como os laticínios não pasteurizados ou indevidamente manipulados, o que pode dar lugar à listeriose, bem como determinados peixes e mariscos que podem conter mercúrio, tais como o espadarte, o cação, o peixe-espada e o peixe de água doce, bem como manter controlado o consumo de peixe azul, como o atum, a cavala, a sardinha ou a truta.

Deves evitar, desde a primeira semana de gravidez, o contacto com parasitas que provocam a toxoplasmose, que se transmite através das fezes de gato e da carne de vaca, porco ou cordeiro mal cozinhada, e com bactérias como as salmonelas, presentes no frango e nos ovos.

Evidentemente, nada de fumar e zero álcool. Deves ter em conta, ainda assim, que durante o primeiro trimestre de gravidez, o único medicamento sem receita seguro é o paracetamol.

………

checkSabes como se implanta o óvulo?

A implantação do óvulo fecundado no útero da mulher é um processo que nem toda a gente conhece. Queres saber o que acontece no teu organismo?

Como acontece a implantação do óvulo fecundado!

checkNo caso de estares grávida, qual será a data do parto?

Talvez ainda não tenhas podido verificar se estás grávida, mas não tens curiosidade em saber quando darias à luz?

Descobre como calcular a data do parto!

checkUm conselho para fazeres o teste de gravidez no momento certo…

Sabemos que estás cheia de vontade de saber se estás à espera de um bebé. Mas, para teres um resultado fiável, deves esperar pelo momento certo.

Toda a informação sobre o teste de gravidez!

checkComeça já a tomar ácido fólico…

É indiferente se estás grávida ou a tentar engravidar. Se queres ter um filho em breve, deves tomar este suplemento.

Descobre para que serve tomar ácido fólico durante a gravidez!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 2 semanas de gravidez
É durante esta segunda semana de gravidez que se dá a ovulação, ou seja, quando o folículo se rompe para libertar um óvulo maduro disposto a ser fecundado na trompa de Falópio. Em períodos regulares de 28 dias, este é...
Crescimento e desenvolvimento nas 3 semanas de gravidez
A 3ª semana de gravidez é fulcral dado que é nesta que acontece a fecundação do óvulo, o qe vai marcar o início de uma das viagens mais especiais para qualquer mamã e papá. Já falta pouco para que a mulher comec...
Crescimento e desenvolvimento nas 4 semanas de gravidez
Se estás na 4ª semana de gravidez, deves saber que esta é uma semana crucial, pois é agora que podes confirmar que estás grávida. É provável que já tenhas começado a notar os primeiros sintomas de gravidez,...