Mi bebé y yo

Teste de gravidez: como e quando fazer

( 127 votos) load
facebook twitter whatsapp

O teste de gravidez caseiro é o método mais seguro para saber se estas grávida no conforto da tua casa. O teste de urina deteta a presença da gonadotrofina coriónica (HCG), a hormona da gravidez. Explicamos-te como e quando o fazer.

És sexualmente ativa e julgas que podes estar grávida? Vamos dizer-te no que consiste o teste à urina, como e quando fazer o teste de gravidez, para que percas todas as dúvidas. Quantos dias temos de esperar? Qual é o melhor momento para fazer o teste de gravidez? Explicamos-te tudo!

O que é o teste à urina e como funciona

Tens um atraso no período, o peito inchado e dorido, sentes-te mais cansada e, inclusive, tens enjoos matinais? É possível que estejas grávida?

Para confirmar a gravidez, encontram no mercado os testes de gravidez caseiros, que detetam muito rapidamente a gonadotropina coriónica, a hormona da gravidez, através de uma análise da urina, e que podem indicar uma gravidez poucos dias após a conceção.

No entanto, salvo em casos particulares, é sempre preferível fazer o teste uns dias depois do atraso do período. Deste modo, um possível resultado positivo resultará mais fiável.

 

test orina positivo ejemplo

Teste de gravidez positivo (duas riscas)

Quando fazer o teste de gravidez

A hormona HCG, ou GCH, começa a produzir-se a partir do nono dia após a conceção, mas aumenta sensivelmente nas semanas posteriores. Por isso, se o teste de gravidez for feito demasiado cedo é possível que a hormona ainda não seja detetada, principalmente se o ciclo não for regular e não for possível calcular com exatidão a data de ovulação.

• O resultado deste teste de gravidez é quase imediato e bastante preciso. Especialmente se o teste der positivo podes estar certa do resultado. Pelo contrário, der negativo, podes tentar novamente ao fim de alguns dias, ou tentar outro tipo de exame.

O mesmo teste pode também ser feito num laboratório, onde será detetada a presença da HCG de uma forma ainda mais precisa. Só tens que levar a primeira urina da manhã num recipiente esterilizado e bem fechado. 

• Para obter a confirmação do resultado positivo, também se pode rastrear a hormona através de uma análise do sangue que, de qualquer modo, será prescrita pelo médico assim que tome conhecimento da situação.

• Provavelmente, se se confirmar a gravidez, vais começar a notar os primeiros sintomas. Um dos exemplos são os enjoos, comuns a muitas grávidas nas primeiras semanas de gestação.

(Também te interessa: Sintomas de gravidez)

Como se faz o teste caseiro de gravidez

  • O teste de gravidez caseiro compra-se na farmácia. Trata se de deixar o fluxo de urina durante poucos segundos na tira, ou de a submergir num recipiente com a urina.
  • Um minuto depois, as riscas de controlo indicarão se o teste foi feito corretamente, e ao fim de 3-4 minutos indicarão se é positivo ou negativo.
  • Pode fazer-se a partir do primeiro dia de atraso na menstruação, se o ciclo for regular. Se não é, melhor esperar alguns dias mais.
  • O teste de urina pode-se fazer a qualquer altura do dia. Os rumores que dizem que é melhor fazê-lo pela manhã e que não se deve beber água antes não têm qualquer sentido. Os testes de gravidez atuais possuem uma sensibilidade muito elevada e conseguem detetar baixas concentrações da hormona HCG.
  • O mais importante é fazer o teste nos dias adequados e nunca antes.

test orina pareja

 

A efetividade do teste de gravidez

A efetividade do teste de gravidez da urina é determinada pelo momento em que é feito, já que este deteta a presenta da hormona gonadotrofina coriónica humana (hCG). Esta hormona está presente na urina e no sangue das grávidas.

Uma vez o espermatozoide se implantar no óvulo, passados sete a nove dias da conceção, a hormona hCG segregada pelo ovo fecundado chega ao sangue.

A maioria dos testes de gravidez têm uma sensibilidade entre 25 e 50m UI/ml, o que quer dizer que, até o nível de hCG na urina não alcançar os 25m UI/ml, o teste não dará positivo. Para que a hormona alcance esse nível mínimo na urina, devem passar uns 15 dias desde a fecundação.

A efetividade do teste de gravidez é muito alta, quando este é feito no momento adequado, chegado a níveis de fiabilidade acima dos 99,5%. Quando um teste de gravidez dá positivo significa que se detetou a hormona hCG na urina e existe uma probabilidade muito alta de que a mulher esteja grávida.

Se o teste dá negativo existem duas possibilidades, que a mulher não está grávida ou que o teste foi feito antes do momento adequado e os níveis da hormona ainda não alcançaram os valores mínimos para que possa ser detetada no teste. O recomendado seria esperar 48 horas para realizar um novo teste, dando assim tempo para que o nível de hCG na urina aumente.

 

Alguns truques para a aumentar

De modo geral, recomenda-se esperar um ou dois dias depois da falta de menstruação para que o nível de hCG na urina aumente e poder assim melhorar a efetividade do teste de gravidez.

Se os ciclos menstruais da mulher forem irregulares, é possível eu a ovulação e fecundação do óvulo se produza mais tarde do que se pensa e o teste dê negativo, mesmo estando grávida.

Também é recomendável realizar o teste com a primeira urina da manhã, já que é mais concentrada e contêm mais quantidade de hCG.

 

Teste de gravidez positivo. O resultado é preciso ou não?

A taxa de acerto dos positivos da totalidade de testes à venda nas farmácias é igual ou superior a 99%. Isto significa que, si o teste à urina for positivo, é praticamente seguro que a mulher esteja grávida.

Mas porque aparecem duas riscas no teste positivo? Se só aparecer uma é garantido que é negativo?

  • Efetivamente, se sair só um risco, o teste é negativo. Esse dado é fiável, como vimos anteriormente, se o teste for feito nos dias em que se dá pela falta de período, preferencialmente no momento do dia em que a concentração da hormona é maior, quer dizer, com a primeira urina da manhã.
  • Porque aparece um risco se o resultado é negativo? Muito simples, esta linha única é vista através da anela de controlo. O seu aparecimento indica que o teste funcionou de forma correta.
  • A segunda "janelita" é a que deteta a presença da hormona da gravidez na urina, e a que se evidenciaria em caso de resultado positivo.
  • Atualmente, no mercado, existem testes com capacidade de detetar a gravidez inclusive uns dias antes da ausência do período.
  • Em todo o caso, é sempre recomendável ler as instruções que acompanham o teste com atenção, bem como seguir as mesmas à letra e consultar o seu ginecologista, ou a tua maternidade, perante qualquer dúvida.

 

test positivo ginecologo

 

Falsos positivos e falsos negativos. Como interpretar os resultados?

Não é habitual que o teste de gravidez dê um resultado falso positivo. Pode acontecer nos seguintes casos:

  • Em mulheres que estão a fazer tratamentos de reprodução assistida com injeções de hCG.
  • Após o parto.
  • Após um aborto recente.
  • Quando ocorre uma gravidez ectópica.
  • Em caso de síndrome de ovário policístico.
  • No caso de uma gravidez anembrionária, onde o óvulo fecundado e implementado no útero não chega a desenvolver-se.
  • Numa gravidez bioquímica, em que a hormona é detetada ao implantar-se o embrião, mas não há evolução e ocorre um micro aborto.

Quanto à possibilidade de que se produza um falso negativo ao fazer um teste de gravidez, como já vimos anteriormente, o mais provável é que o teste à urina tenha sido feito demasiado cedo, existindo ainda uma escassa quantidade da hormona da gravidez presente no organismo.

 

 

Também lhe interessa

Teste de gravidez: como e quando fazer | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)