Mi bebé y yo

Teste de gravidez: como e quando fazer

( 127 votos) load
facebook twitter whatsapp

O teste caseiro de gravidez é o método mais seguro para saber, em sua casa, se está grávida. O teste de urina deteta a presença de gonadotropina coriónica (HCG), a hormona da gravidez. Vamos explicar-lhe como e quando o pode fazer.

Acha que pode estar grávida? Dizemos-lhe como e quando fazer o teste caseiro de gravidez, para tirar as dúvidas. Quantos dias terá de esperar? Qual o melhor momento para o fazer? Vamos-lhe explicar tudo!

Tem um atraso no período, o peito inchado e dorido, está mais cansada e, inclusive, tem enjoos matinais? É possível que esteja grávida? Para confirmar a gravidez, encontram no mercado os testes de gravidez caseiros, que detetam muito rapidamente a gonadotropina coriónica, a hormona da gravidez, através da urina, e que podem indicar uma gravidez poucos dias após a conceção. No entanto, salvo em casos particulares, é sempre preferível fazer o teste uns dias depois do atraso do período. Deste modo, um possível resultado positivo resultará mais fiável.

Quando fazer o teste de gravidez

A hormona HCG, ou GCH, começa a produzir-se a partir do nono dia após a conceção, mas aumenta sensivelmente nas semanas posteriores. Por isso, se o teste de gravidez for feito demasiado cedo é possível que a hormona ainda não seja detetada, principalmente se o ciclo não for regular e não for possível calcular com exatidão a data de ovulação.

• O resultado deste teste de gravidez é quase imediato e bastante preciso. Sobretudo, se o teste der positivo pode ficar certa do resultado; se, pelo contrário, der negativo, pode tentar novamente ao fim de alguns dias, ou tentar outro tipo de exame.

• O mesmo teste pode também ser feito num laboratório, onde se detetará a presença de HCG de forma mais exata. Basta levar a primeira urina da manhã num recipiente esterilizado, bem fechado.

• Para obter a confirmação do resultado positivo, também pode rastrear a hormona através de uma análise do sangue, que, de qualquer modo, será prescrita pelo médico assim que tome conhecimento da situação.

• Provavelmente, se se confirmar positiva, começará a notar os primeiros sintomas da gravidez. Um dos exemplos são os enjoos, comuns a muitas grávidas nas primeiras semanas.

(Também lhe interessa: Sintomas de gravidez)

Como se faz o teste caseiro de gravidez

O teste caseiro de gravidez é comprado na farmácia. Trata-se de deixar cair o jorro de urina, durante poucos segundos, na tira contida na embalagem, ou de a mergulhar num recipiente com a urina. Após um minuto, os tracinhos de controlo indicarão se o teste foi realizado corretamente, e, 3-4 minutos depois, indicarão se o resultado é positivo ou negativo.

• Pode ser realizado a partir do primeiro dia de atraso na menstruação, caso o ciclo seja regular; se não o for, é melhor esperar mais uns dias. O teste de urina pode ser feito em qualquer momento do dia. Os rumores que afirmam ser preferível fazê-lo de manhã e que não se deve beber água antes, não fazem qualquer sentido, já que os testes de gravidez atuais têm um grau de sensibilidade muito elevado e podem, inclusive, detetar baixas concentrações da hormona HCG. O principal é que o teste seja feito nos dias adequados e não antes.

Também lhe interessa

Teste de gravidez: como e quando fazer | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)