O momento do parto

Um parto “normal” ou “natural” é o sonho da maioria das grávidas. O parto pode ser vaginal, por cesariana ou natural, não medicamentado, ou com a utilização de fármacos, como a anestesia epidural. Mas existem outros tipos de parto, como o parto induzido, parto na água, em casa etc. 

Nesta secção falamos dos diferentes tipos de parto e quais são as formas mais habituais de dar à luz, assim como os recursos médicos que se costumam utilizar em caso de complicações durante o parto. À sua volta com certeza que todos lhe querem dar conselhos, desde a avó à prima, existem ideias pré-concebidas e diferentes experiências, por isso nem sempre é fácil distinguir os falsos mitos, mentiras sobre o parto e ter uma ideia clara de como será o parto. Cada parto é diferente, por isso esteja tranquila!

Informe-se sobre todos os tipos de parto e veja os vídeos de partos que preparámos para si. Saiba tudo o que nevessita para viver o seu parto com tranquilidade!

Tudo sobre O momento do parto

Um parto na água

Não perca este vídeo impressionante! Aqui poderá ver diferentes partos na água e o modo como um dos bebés, em posição pélvica, nasce numa banheira e outro apresentando-se de pés.

Mentiras sobre o parto: abaixo os falsos mitos!

Durante a gravidez, quase todas as mamãs ouvem alguns mitos ou crenças relacionadas com o nascimento do bebé. No entanto, a verdade é que circulam muitas mentiras sobre o parto. Vamos analisar algumas delas.

Parto rápido: de que é que depende?

Mesmo sendo uma mãe de primeira leva, o nascimento do bebé pode ocorrer rapidamente. Existem muitos fatores determinantes da duração do parto. Saiba quais são.

Manobra de Hamilton: polémica e riscos

Se é mãe ou vai sê-lo em breve, pode interessar-lhe este artigo sobre a manobra de Hamilton. Trata-se de uma técnica de indução ao parto que gerou polémica pelo seu emprego, nalguns casos, sem o consentimento da mãe.

Óxido nítrico durante o parto para aliviar a dor

O óxido nítrico, também conhecido como gás do riso, é utilizado em alguns países para aliviar as dores durante o parto. Conhece a sua eficácia e segurança para o ter em conta como alternativa à epidural?

Parto na selva

Natural como a própria vida. É mesmo assim este vídeo onde vemos o nascimento de um bebé na selva. É o reflexo da simplicidade e, simultaneamente, da complexidade da vida humana.

Um parto no rio

Dar à luz num rio? Sim, é possível! Tem a prova neste vídeo em que a protagonista dá à luz o seu quarto filho, cercada de pedras, árvores, e na companhia do pai e dos outros filhos.

Parto orgásmico

Um parto orgásmico. Parece uma contradição, mas não é. Neste vídeo pode ver como a protagonista, Amber, tem um orgasmo no momento em que dá à luz.

Um parto cantado

O uso da voz tem influência na nossa mente e no nosso corpo, e pode ajudar a futura mãe a dar à luz com uma maior serenidade, reduzindo a ansiedade e a dor. Neste vídeo poderá ver um parto… cantado!

Epidural no parto: benefícios e efeitos secundários

A anestesia epidural no parto não tem contraindicações em 99 por cento dos casos, no entanto existem situações na qual está contraindicada. Explicamos-lhe quais são.

Parto eutócico e parto distócico

Sabe o que é um parto eutócico e um parto distócico? E quais são as diferenças entre ambos? Explicamos-lhe em que consiste cada um deles, quais os seus sintomas e que medidas de prevenção podem ser tomadas para reduzir o risco de ...

A anestesia raquidiana no parto: prós e contras

A anestesia facilita o parto e transforma-o numa vivência praticamente indolor. Existem diferentes tipos de anestesia, embora a mais conhecida talvez seja a anestesia epidural. Este artigo é dedicado à chamada anestesia raquidiana...