No futuro próximo...



Explicamos-te como evolui o teu corpo com 37 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.
A partir da 37ª semana de gravidez o bebé já não se considera prematuro.
Agora, a pressão que sentias sob a caixa torácica vai deslocar-se para a zona pélvica, onde o teu bebé já está encaixado há algumas semanas.
O bebé continua a ganhar peso devido à gordura que se vai depositando nos seus membros e barriga. O seu ouvido interno e externo já estão completamente formados.
Na 37ª semana de gravidez, o bebé mede uma média de 47,4 centímetros desde o cocuruto até ao calcanhar e pesa cerca de 2,859 Kg.
Grávida de 37 semanas
Agora, o fino lanugo que cobria o seu corpo começa a cair e a perder-se no líquido amniótico, algo que não é perigoso pois trata-se de uma fonte natural de proteínas para o bebé, que o vai ingerir. No seu lugar, o corpo do bebé vai começar a cobrir-se de pelos curtos, finos e sem pigmentação.
O pelo final mais grosso, aparecerá nas suas pestanas, sobrancelhas e couro cabeludo.
Idade do feto: 35 semanas.
Aqui tens imagens que temos a certeza que vais adorar: uma ecografia de 37 semanas de gestação, bem como um fantástico vídeo no qual poderás ver o movimento do bebé no útero. Não percas!
Ecografia de 37 semanas
Às 37 semanas de gravidez, junta-se, ao teu progressivo aumento de tamanho, cansaço e sensação de lentidão, ou até torpeza, o facto de, ao comer, te sacias facilmente, algo que se deve ao aumento do tamanho do útero e à deslocação e conseguinte compressão dos teus órgãos.
De facto, durante a gestação, é normal comer mais frequentemente do que o habitual mas em quantidades mais pequenas, o que não te deve preocupar desde que os lanches sejam saudáveis.
Quando o teu filho se tiver encaixado, é possível que te notes um pouco mais leve, pois devido à mudança de localização da pressão que o bebé exerce, poderás respirar melhor.
Por outro lado, vais ter mais vontade de urinar devido à pressão que o bebé exerce agora na barriga. Quando o bebé meter a cabeça no canal de parto, a barriga vai deslocar-se para baixo e para a frente, o que te vai dar a sensação de ter a barriga mais pequena.
Estás na 37ª semana de gravidez e aproxima-se o momento do parto! Para saber quanto tempo falta, o teu ginecologista pode aconselhar um controlo da pélvis que analisa o colo do útero, o canal de parto, os ossos pélvicos e a apresentação do feto.
Antes do trabalho de parto começar, o colo do útero é largo. Durante a fase de dilatação, o colo do útero fica mais fino e, antes de começar o parto, fica completamente plano.
Através deste controlo da pélvis (toque), também é possível saber o quanto o bebé desceu até ao canal de parto e em que posição se encontra.
Durante esta semana vão entregar-te o resultado da cultura retovaginal e, no caso de ser positivo, vão administrar-te antibiótico no parto.
Em muitos serviços públicos entregam-te a historia clínica da gravidez com o objetivo de facilitar as coisas e, no caso de entrares em trabalho de parto, poderes entregá-la à pessoa de guarda para que esta possa dispor de todos os dados relativos à tua gestação.
Se já tens o colo do útero dilatado, talvez te realizem uma amnioscopia para verificar a cor do líquido amniótico: se for escuro – devido à presença de mecónio -, significa que o feto fez cocó dentro do útero e pode estar a sofrer, pelo que te vão internar para induzir o parto.
Se, às 37 semanas de gravidez, já escolheste o pediatra que vai seguir o teu bebé, pode ser conveniente ir a uma consulta antes do parto para falar com ele sobre as primeiras coisas que deves fazer e saber imediatamente depois do nascimento, tal como o cuidado do cordão umbilical, a amamentação, o sono, etc.
Convém que os pais estejam informados sobre a documentação de que necessitam para registar o bebé.
Reparaste já no teu instinto de ninho? Chama-se assim ao impulso de preparar a casa para a chegada do recém-nascido, de organizar e limpar tudo.
Se é o teu caso, podes cozinhar, organizar e limpar, mas sem te forçares e sem estares, por exemplo, muito tempo de gatas, uma posição que poderia provocar o parto antes do tempo.
…..
Deu-te para limpar tudo, lavar os cortinados e aspirar até ao último canto da casa? Pois então és uma das afetadas por este síndroma, típico do final da gravidez!
Descobre porque é que sofres do síndroma do ninho!
Quanto um bebé nasce, todos os familiares e amigos o querem conhecer, e é normal. No entanto, para os novos papás, especialmente para a mamã, nem sempre é um mar de rosas.
Aconselhamos-te sobre o modo como gerir as visitas na maternidade!
Quando se aproxima o parto, o colo do útero “desaparece” porque se começa a preparar para a saída do bebé. Explicamos-te aqui.
Descobre o que significa apagar o colo do útero!
Ajudamos-te a rever questões que, talvez, não tinhas tido em conta, porque já só consegues pensar no teu bebé!
Descobre os últimos preparativos antes de dar à luz!