Mi bebé y yo

Calculadora da data de parto

O teste de gravidez deu positivo: estás grávida! Queres saber quando vai nascer o teu bebé? Apresentamos-te a nossa calculadora da data de parto. Nela podes introduzir a data da tua última menstruação e calcular a data provável de nascimento do teu bebé. Também te aconselhamos a consultar a nossa calculadora de gravidez para seguir todas as semanas da tua gravidez. Apesar de ser o ginecologista que acompanha a tua gravidez quem tem a última palavra, esta calculadora vai ser muito útil para ti e podes consultá-la a qualquer momento da gravidez, para o caso de te esqueceres.

Quando é que vai nascer o teu bebé?
Primeiro dia da última menstruação:
1 Icons / arrow-down Created with Sketch.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Enero Icons / arrow-down Created with Sketch.
janeiro
fevereiro
março
abril
maio
junho
julho
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
Icons / arrow-down Created with Sketch.
2020
2021
2022

Como calcular a data provável do parto

A data do nascimento do teu bebé é um pequeno “mistério” quando se inicia a gravidez. É verdade que a podes calcular baseando-te em algumas variáveis que te diremos em seguida, mas o segredo mais bem guardado vai permanecer oculto até ao dia em que o teu bebé decida começar a sua vida fora do útero materno.

Para ter a data provável do parto com esta ferramenta apenas tens de introduzir a data na qual tiveste a última menstruação e clicar no botão “Calcular data”.

Além da data provável de parto, também te vamos oferecer mais informações úteis, como um prático calendário com os exames que tens de fazer, a semana de gravidez em que te encontras, o signo do zodíaco do teu bebé e o acesso a uma divertida e adorável série de desenhos animados que preparámos para todas as mamãs e futuros papás, com personagens que estão “grávidos” na mesma semana que tu. Original, verdade?

Além deste, existem outros métodos para saber a data aproximada do parto. Embora seja bonito não saber com toda a certeza a data na qual o teu filho vai celebrar o seu aniversário, talvez também queiras estar informada sobre a parte mais “científica” da gravidez!

Para calcular a data em que o teu bebé vai nascer deves lembrar-te que:

  • A data provável do parto calcula-se adicionando 266 dias à data da conceção, se esta for conhecida.
  • Ou, em alternativa, somando 280 dias (40 semanas) à data de início da tua última menstruação, se o teu ciclo for regular, de 28 dias.

Estabelece-se que a gravidez dura 40 semanas, embora na realidade a gestação tenha 38 semanas. Estas duas semanas de diferença correspondem ao período de tempo compreendido entre a data da tua menstruação e o dia da ovulação, que costuma acontecer entre 12 e 14 dias após a menstruação e que é, na verdade, quando a conceção acontece.

Para as mamãs que não se lembram da data da última menstruação ou que têm um ciclo irregular, também se pode calcular a data de parto a partir das ecografias.

(Também te interessa: Calculadora gestacional: o que mede e como?)

Se ainda não estás grávida e estás a tentar engravidar, também podes usar a nossa calculadora da data provável do parto! Para dar uma vista de olhos, para programar as tuas relações, para saber quando poderia nascer o futuro bebé…

Problemas com a conceção? Além de seguir escrupulosamente os conselhos do teu ginecologista, podes experimentar técnicas alternativas: poderias relacionar acupunctura e fertilidade, por exemplo? Nunca é de mais saber o que tens à tua disposição para favorecer a conceção!

Além disso, terás um calendário personalizado com as consultas e os exames mais importantes da tua gravidez, nas datas que te correspondem. Não esperes mais e calcula a tua data de parto!

calcular fecha parto

Aqui tens a imagem de um gestograma, também chamado de “disco gestacional”. Trata-se de uma ferramenta muito prática e útil que os ginecologistas usam muito, e que serve para ver num gráfico, de forma rápida, a data aproximada do parto.

Neste caso, basta assinalar com a marca “DUM”, ou seja, “data da última menstruação” o dia no qual teve a última menstruação. 40 semanas mais tarde, a marca “DPP” (“data provável de parto”) assinala o dia do nascimento.

O disco é composto por dois círculos concêntricos que, no decorrer dos nove meses seguintes, também irão indicar as datas dos exames e as consultas mais importantes no seguimento da gravidez: as ecografias, as análises de cada trimestre, as análises de glicémia ou estreptococos, etc. Muito prático!

Calcular a data de parto a partir da data de conceção

Já vimos que, para calcular a data na qual o teu futuro bebé vai provavelmente nascer, tens de fazer algumas contas simples, conhecendo de antemão a data do último período.

No entanto, o dia no qual acontece a fecundação do óvulo é que é a verdadeira data de referência para saber quando é que a gravidez chega ao fim.

O problema é que nem todas as mulheres, provavelmente a maioria, conhecem o dia exato de conceção, a não ser que apenas tenham tido uma relação sexual no último mês, caso no qual não haveria espaço para dúvidas. Ainda assim, os espermatozoides viajam no seu caminho ao encontro do óvulo e podem permanecer vivos ou em movimento durante vários dias, até cinco, pelo que a data exata da conceção pode não ser muito clara.