No futuro próximo...
36 semanas de gravidez
37 semanas de gravidez
38 semanas de gravidez
Explicamos-te como evolui o teu corpo com 35 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.
Às 35 semanas de gravidez as pupilas do teu bebé começam a dilatar-se e a focar.
Agora também pratica alguns gestos como deitar a língua de fora frequentemente, o que faz parte do desenvolvimento dos reflexos de que necessita para mamar. Nesta semana, os pulmões do bebé terminam o seu processo de amadurecimento.
Na 35ª semana de gravidez, o bebé mede cerca de 45 centímetros do cocuruto até ao calcanhar e pesa cerca de 2,383 Kg.
Os seus órgãos e sentidos continuam a desenvolver-se.

Grávida de 35 semanas
No caso dos seus olhos que, apesar de se abrirem na 26ª semana, continuarão a crescer até depois no nascimento e, agora, piscam e são capazes de fazer movimentos mais elaborados.
Interessa-te também saber que o desenvolvimento do cérebro nas últimas semanas é muito rápido. O bebé tende a dormir com maior frequência e, durante as suas sestas, vai procedendo à formação definitiva do seu sistema nervoso.
Idade do feto: 33 semanas
O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 35
Em seguida oferecemos-te imagens que te vão surpreender. Aqui tens um vídeo com um feto de 35 semanas em movimento, bem como uma ecografia da mesma. Poderás fazer uma ideia bem melhor de como é o bebé agora mesmo!

Bebé de 35 semanas.
Estás grávida de 35 semanas e o teu aumento de peso e de volume é evidente.
Também o é o facto de te notares menos ágil: durante estas últimas semanas de gestação vais mover-te mais lentamente do que o costume e pode haver uma série de complicações que dificultem tarefas como sair da cama, levantares-te de uma cadeira, apanhar algo do chão ou atar os sapatos.
Não tenhas vergonha de pedir ajuda aos outros sempre que sentires necessidade.
Durante esta etapa, é possível que a obstipação se complique até ao ponto de causar fissuras e sangramento.
Para a evitar, deves continuar a beber entre um e dois litros de água por dia, comer alimentos ricos em fibra, passear pelo menos uma hora e recorrer à ingestão de laxantes, enemas ou evacuantes.
Agora, as varizes nas pernas podem tornar-se mais evidentes, tal como acontece com as estrias, que adotam uma cor mais avermelhada e podem fazer muita comichão, o que podes aliviar passando creme na zona da barriga.
Nesta fase de gravidez, e perante qualquer temor de o parto acontecer prematuramente, é possível que comeces a analisar todos os sintomas que experimentes.
A maioria das dores deve-se à obstipação e ao alongamento dos ligamentos, não ao parto, se bem que é verdade que podes ter as contrações de Braxton Hicks.
Estas acontecem quando o útero se põe duro como aquecimento para o parto, e também ajudam a dirigir mais sangue para a placenta nas últimas semanas de gravidez.
Para ficares mais sossegada, expõe ao teu médico todas as tuas dúvidas.
Chegada às 35 semanas de gravidez, e embora cada vez seja para ti menos apetecível, deves continuar a manter um estilo de vida ativo e, sobretudo, saudável.
Continuar a tua rotina diária de atividade física vai ajudar-te a manteres-te em forma e com um maior nível de energia até ao final da gravidez.
Nesta etapa, a maioria das mulheres opta por nadar e caminhar, atividades quem além do exercício físico que acarretam, ajudam a relaxar e a distrair.
Lembra-te que te deves manter bem alimentada e hidratada para realizar atividade física e que, ao menor desconforto, deves interromper o exercício de forma imediata.
Se a futura mamã desenvolve diabetes gestacional ou se já tinha diabetes antes, vai necessitar de cuidados especiais de uma equipa médica formada por tocólogos e endócrinos especializados, pois a diabetes apresenta riscos durante a gestação e o parto que podem afetar tanto o bebé como a mãe.
Para o evitar, dever-se-á controlar exaustivamente o açúcar no sangue, pois as necessidades de insulina variam durante a gravidez e, no caso de haver diabetes gestacional, a grávida deverá adaptar a sua dieta, incluindo hidratos de carbono e fibra em detrimento das gorduras e do açúcar.
Pode até ter de se injetar com a insulina para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Se estás a planear o pós-parto, deves ter pensado já no que necessitas para amamentar o bebé.
Em termos gerais, ser-te-á de grande utilidade ter alguns soutiens de amamentação, dos que se abrem pela frente, creme para os mamilos, que alivia no caso destes gretarem, discos para o peito, laváveis ou descartáveis, para absorver as perdas de leite entre tomas, uma almofada para amamentar, que, apesar de não ser imprescindível, assegura a comodidade entre tomas, e uma bomba para tirar leite - e os correspondentes frascos ou bolsas – para extrair e armazenar o teu leite.
Já fizeste a visita médica de controlo? Lembra-te que está marcada para esta semana (a um mês da anterior), e que deve ser acompanhada também pela análise complexa de urina, o eletrocardiograma e a ecografia.
….
A proximidade do nascimento do teu bebé pode deixar-te mais inquieta do que o habitual, especialmente tendo em conta que dormir à noite não é tarefa fácil. Ajudamos-te!
Aprende a relaxar!
Não precisas de preparar nenhum modo para a amamentação materna, tudo irá seguir o seu curso normal. Mas isto pode servir-te de ajuda.
Descobre como te podes preparar para dar mama ao bebé!
Sabias que existem múltiplas inteligências? E que o bebé já é inteligente ao nascer? Contamos-te tudo ao pormenor.
Descobre como o bebé é tão inteligente mesmo antes de nascer!
Ainda te deves manter ativa, sendo assim…
Atividades como nadar ou caminhar são ideais para estas últimas semanas, nas quais deves manter uma certa atividade. Interessa-te.
ELENA RUIZ
36 semanas de gravidez
37 semanas de gravidez
38 semanas de gravidez