Bebé de 10 meses

 
Tu bebé ya tiene
10 meses
PATROCINADO POR
10 meses 10 meses

O teu bebé já tem 10 meses! Já está quase a fazer um ano!

Dentro de muito pouco tempo o teu bebé pode começar a dar os seus primeiros passos ou, pelo menos, a fazer as suas primeiras tentativas para se pôr de pé.

Queres saber todos os marcos do desenvolvimento e crescimento do bebé de dez meses? Vamos falar dos marcos de desenvolvimento, da alimentação e do sono do bebé de 10 meses.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 10 meses

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 10 meses
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 10 meses

Por volta dos dez meses o bebé poderia alcançar um dos marcos de desenvolvimento mais esperados: os seus primeiros passos. O que devemos ter em conta neste momento tão especial?

- Apesar de cerca de 12% dos bebés começarem a andar por volta dos 9 ou 10 meses, o normal é começarem a andar um pouco mais tarde.

- Agora, que não para quieto durante todo o dia e, por isso, queima mais calorias, vais ver que o seu peso aumenta mais lentamente do que antes, apesar de agora ter mais apetite.

- Em breve vais ver que as pregas e os buraquinhos nos braços e pernas começam a desaparecer e a dar lugar a uma figura mais estilizada.

- A partir dos 10-11 meses o teu filho já poderia ser capaz de dar alguns passos, mas sempre apoiado pelas suas mãos ou apoiado em algum sítio. De todos os modos, a maioria dos bebés ainda vai demorar uma média de dois meses para começar a andar, embora já se possam deslocar com a ajuda de um adulto.

- Quando o bebé começa a deslocar-se de forma autónoma, é importante retirar todos os objetos ou móveis que fiquem ao seu alcance e nos quais se possa magoar.

 

peso comprimento 10 meses

 

A linguagem continua a desenvolver-se de forma vertiginosa. Já se tornou um tagarela e agora começou a experimentar diferentes tons e volumes!

- O melhor é não deixar de comunicar com ele, embora as “conversas” possam não ter sentido.

- Demonstra interesse no que diz, mesmo que não o entendas. Assim, vais ajudá-lo a desenvolver a sua capacidade de comunicação. Comunicação na qual, apesar de não parecer, se está a começar a sentir uma certa empatia, pois agora o teu bebé já é sensível à tristeza dos outros e pode reagir a chorar se, por exemplo, vir a sua mãe a chorar.

Alimentação e sono do teu bebé de 10 meses

Alimentação e sono do teu bebé de 10 meses
Alimentação e sono do teu bebé de 10 meses

Continuando com o processo de introdução de alimentos novos na dieta do bebé, podem acontecer alguns contratempos, que podem deixar os papás em alerta. Por exemplo, o que podes fazer se achares que o teu bebé “não come”, ou se se nega a comer fruta, verduras, peixe, etc.?

- Em primeiro lugar, não entres em desespero ou ansiedade! A introdução de novos alimentos pode ser problemática para os papá, mas ainda o é mais para o bebé, que se encontra face a uma série de dificuldades que não só têm a ver com a nova consistência da comida, mas também com a forma de a comer.

- Acostumado ao calor do peito ou a consistência do biberão, o bebé tem de enfrentar a colher, e já não é suficiente chupar: agora tem de improvisar complicadas acrobacias com a língua e o paladar. Assim, é normal que o bebé não reaja com grande entusiasmo aos primeiros purés.

- A rejeição da colher não se deve tomar como um capricho. O importante é fazê-lo provar a comida em pequenas quantidades e não insistir quando não quiser mais.

- O leite continua a alimentá-lo perfeitamente, pelo que o facto de rejeitar alguns alimentos não tem consequências nutricionalmente negativas.

 

alimentacion 10 meses

 

check consejosATENÇÃO! Na transição para a alimentação complementar, deves sempre respeitar os ritmos que o pequeno te indicar. Nunca o obrigues a comer nem propicies uma relação negativa entre o bebé e a comida.

O sono do teu bebé de 10 meses

As rotinas de sono são muito importantes. A maioria dos bebés necessita de viver uma série de rituais, sempre os mesmos e às mesmas horas, para se sentirem seguros e confiantes. Além disso, os rituais servem-lhe para se orientar e saber o que vão fazer. Assim, ganham confiança e autoestima. Para que servem, mais concretamente?

- Os rituais de sono costumam resolver os problemas dos bebés para dormir, no caso de os ter. Além disso, os bebés costumam ter “microacordares” nas diferentes fases de sono (como todas as pessoas.

- No entanto, se não consolidaram o hábito de voltar a adormecer sozinhos, podem manifestar a sua contrariedade chorando, afetando, assim, o descanso dos papás. Nestes casos é necessária muita paciência e ter a confiança de que, mais cedo ou mais tarde, o bebé vai acabar por dormir toda a noite.

- Nesta etapa, se o teu bebé dorme durante toda a noite, pode estar pronto para deixar de dormir a sesta da manhã. Há bebés que necessitam de duas sestas diurnas (a da manhã e a de depois de almoço) até bem depois dos dois anos, mas se vires que durante a manhã se entretém a brincar com a chupeta, com os peluches e os lençóis do berço, podes experimentar saltar esta sesta.

- Para fazer a transição de duas sestas diurnas para uma, experimenta atrasar uma hora o almoço e também o momento de o deitar a dormir a sesta. Ao suprimir a da manhã, é provável que a da tarde se alongue mais, embora transcorridas duas horas ou duas horas e meia o deverás acordar para que o sono noturno não seja afetado.

 

sueno 10 meses

check consejosLEMBRA-TE! Embora o teu bebé já tenha quase um ano, ainda é normal que não durma toda a noite de seguida. De qualquer modo, os seus hábitos de sono já estão bastante bem consolidados.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 10 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 10 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 10 meses

Enquanto o bebé andar apenas por casa, não é necessário calçar-lhe sapatos. O que mais há que ter em conta sobre os seus primeiros passos e sobre a proteção dos seus pés?

- As suas primeiras experiências deveriam acontecer com os pés livres e em contacto direto com o chão.

- Se estiver frio, podes calçar-lhe umas meias antiderrapantes, com uma fina soa de borracha.

- Por outro lado, quando der os seus primeiros passos na rua, será oportuno calçar-lhe os seus primeiros sapatos para o proteger do frio e das asperezas do terreno.

- O sapato deve ser mole e flexível, para se adaptar aos movimentos do pé, e não ter palmilhas, dado que os pés chatos são completamente normais durante os primeiros anos, dados que o arco do pé do bebé é protegido por uma almofada de gordura, que serve para lhe proporcionar mais estabilidade e equilíbrio.

 

bienestar 10 meses

 

check consejosCONSELHO! Durante as consultas de rotina do bebé, o pediatra ou a enfermeira irão avaliar os aspetos psicomotores do pequeno, baseando-se em medidas standard e estatísticas. Tem em conta que cada bebé segue o seu próprio ritmo dentro de certos limites!

O que faz um bebé de 10 meses

Muitos dos bebés desta idade afeiçoam-se a um pedaço de roupa, a uma fralda ou a uma mantinha, o que lhes proporciona segurança e lhes faz lembrar a sua mãe, quando ela não está. É melhor não reprimir este comportamento, pois o bebé está a resolver por si mesmo os seus conflitos internos.

Por volta dos 10-11 meses, já pode ser capaz de indicar, se lhe for pedido, um objeto simples que esteja representado num livro. Roda a cabeça para dizer que não e gosta dos sons que fazem os animais seguidos do seu nome.

Psicomotricidade

- Por volta dos 10-11 meses, em muitos casos, gatinha rapidamente por toda a casa ou desloca-se, também com velocidade, arrastando-se pelo chão.

- Também há os que já se levantam apoiando-se, por exemplo, nas grades da cama ou na rede do parque.

Visão

- O bebé já distingue o tamanho das coisas em relação à distância. Também se apercebe quando lhes estamos a preparar a papa através dos barulhos que lhe chegam da cozinha. - - Sabe que vamos sair, quando nos vê a tirar o casaco do armário.

Ouvido

- Por outro lado, quando palra parece estar a fazer um autêntico “discurso”.

- Entre os 8 e os 10 meses, muitos pediatras realizam ao bebé o chamado “Boel test”. Trata-se de um exame multifuncional que associa estímulos visuais e sonoros. Serve para avaliar se o desenvolvimento global do bebé (sensorial e psicomotor) é adequado à sua idade.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 11 meses
Por volta dos onze meses, podes ouvir muitas mamãs mais experientes a dizerem-te que “É uma idade muito bonita, mas cansativa”. Porquê? - Os seus primeiros passos ainda requerem ajuda e as tuas costas poderão sofrer as consequências. ...
Alimentação e sono do teu bebé de 11 meses
Nesta idade, já deverás ter introduzido na sua alimentação quase todos os alimentos, os mesmo que vocês comem em casa. O que mais há que ter em consideração? - O importante é que se trate de refeições de...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 11 meses
Perto do ano, a criança necessita de experimentar tudo o que a rodeia. O que podemos esperar? - Frequentemente dá dentadinhas para conhecer os objetos e as pessoas que estão mais próximas. As dentadas da criança entre os 10 meses e o ano n&atil...