Bebé de 10 meses

 
Tu bebé ya tiene
10 meses
PATROCINADO POR
10 meses 10 meses

O seu bebé já tem 10 meses! Nesta fase, que o levará rapidamente até ao seu primeiro ano de vida, o seu bebé pode começar a dar os primeiros passos, ou, no mínimo, a fazer as primeiras tentativas para se pôr de pé. Quer conhecer a evolução e crescimento de um bebé de dez meses? Falamos-lhe dos pontos chave do desenvolvimento, alimentação e sono do bebé de dez meses.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 10 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 10 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 10 meses

Por volta dos dez meses, o bebé pode atingir um dos pontos fundamentais e mais esperados do seu desenvolvimento: os primeiros passos, ainda que também seja habitual alguns bebés começarem a andar um pouco mais tarde.

 A partir dos 10-11 meses, o seu filho já vai ser capaz de dar alguns passos, mas sempre apoiado nas mãos da mãe ou em objetos fixos. De qualquer modo, a maioria dos bebés demora, em média, cerca de mais dois meses a começar a caminhar, ainda que já consiga deslocar-se com a ajuda de um adulto. Quando o bebé começa a deslocar-se de modo autónomo, é importante retirar todos os objetos e móveis que estejam ao seu alcance e nos quais se possa magoar. A linguagem continua em desenvolvimento vertiginoso. Transformou-se num verdadeiro tagarela! O melhor é não deixar de comunicar com ele, mesmo que as conversas não tenham muito sentido. Demonstre interesse por aquilo ele que lhe diz mesmo que não o entenda. Deste modo irá ajudá-lo a desenvolver a sua capacidade de comunicação.

Alimentação e sono do seu bebé de 10 meses

Alimentação e sono do seu bebé de 10 meses
Alimentação e sono do seu bebé de 10 meses

A rotina do sono é extremamente importante. Os bebés necessitam de uma série de rituais, sempre iguais e à mesma hora, para se sentirem seguros e confiantes. Além disso os rituais servem para a criança se orientar e saber o que vai acontecer em determinado momento. Assim, ganham confiança e autoestima. Estes rituais do sono podem solucionar as dificuldades do bebé para dormir, se as tiver. Na verdade, estes problemas não são um problema; os bebés têm “microdespertadores” durante as diferentes fases do sono (tal como acontece a todas as pessoas). Porém, se o hábito de voltar a adormecer sozinhos não estiver ainda consolidado, podem manifestar a sua contrariedade chorando, e, consequentemente, afetar o descanso dos pais. Nestes casos, é necessário ter muita paciência e a certeza de que mais tarde ou mais cedo, a criança dormirá toda uma noite.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 10 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 10 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 10 meses
Enquanto a criança só andar em casa não é necessário calçar-lhe sapatos. As suas primeiras experiências devem ser feitas com os pés livres e em contacto direto com o chão. Se estiver frio, pode calçar-lhe umas meias antiderrapantes com uma sola fina de borracha. Pelo contrário, quando dá os seus primeiros passos na rua, será a altura de lhe pôr os seus primeiros sapatinhos, para o proteger do frio e das irregularidades do solo. O sapato deve ser macio e flexível para que se possa adaptar aos movimentos do pé e não ter palmilhas, porque que os pés ‘chatos’ são totalmente normais durante os primeiros anos, já que o arco plantar da criança está protegido por uma camadinha de gordura que lhe proporciona mais estabilidade e equilíbrio.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 11 meses
Por volta dos onze meses vai ouvir muitas mães experientes a dizer “É uma idade muito bonita, mas esgotante”. Os seus primeiros passos ainda precisam de ajuda, e as costas da mãe podem ressentir-se. Se o seu bebé já começou a...
Alimentação e sono do seu bebé de 11 meses
Nesta idade, quase todos os alimentos já deveriam fazer parte da dieta do bebé, comendo o mesmo que os pais. O mais importante é que sejam pratos simples, com poucos condimentos (o ideal é adicionar os condimentos depois de os alimentos estarem cozinha...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 11 meses
Por volta do ano de idade, a criança precisa de experimentar tudo aquilo que a rodeia, e é amiúde através das mordidelas que conhece os objetos e as pessoas mais próximas. As mordidelas da criança entre os 10 meses e o ano de vida, n&atil...