scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Soluços nos bebés: como parar

Os soluços são um problema bastante comum dos bebés, que consiste na contração repentina do diafragma, que empurra o ar dos pulmões provocando o fecho das cordas vocais e emitindo um som característico.

Os soluços do bebé devem-se a uma contração súbita do diafragma, que empurra o ar para os pulmões, causando o fecho das cordas vocais e produz um ruído característico. Na maior parte dos casos, aparece sem uma razão concreta e, do ponto de vista médico, não tem qualquer significado.

Causas dos soluços nos bebés

Uma indigestão ou o facto de ter o estômago demasiado cheio podem causar a contração do diafragma e como consequência, os soluços do bebé. Pelo mesmo motivo, os soluços também se manifestam, principalmente, se se beber demasiadas bebidas com gás. Ocorrem com frequência durante os primeiros meses do bebé, já que no lactente a cárdia, a válvula que comunica o estômago com o esófago, ainda não se desenvolveu completamente e como tal, ainda não fecha corretamente.

Os soluços também podem aparecer após um pranto ou uma regurgitação ou ainda quando a criança come demasiado depressa: em todas estas situações, a criança engole muito ar, o que provoca os soluços.

(Também lhe interessa: Cólicas no bebé: Como identificá-las?)

Como resolver os soluços do bebé

- No caso de se tratar de um lactente, para parar os soluços, pode oferecer-lhe algumas colheres de água, deixá-lo mamar durante um bocadinho ou dar-lhe biberão.

- Se a criança for mais crescida, além das soluções utilizadas com os lactentes também pode dar-lhe uma colher de mel ou de açúcar, três vezes, em intervalos de dois minutos se a primeira colherada não oferece resultado.

O que nunca deve fazer é tapar o nariz à criança para a obrigar a reter a respiração: em muitos casos, o único resultado é o choro desconsolado da criança.

Quando deve dirigir-se ao pediatra

Pode consultar o pediatra nos seguintes casos:

-Se os soluços duram mais de 3 horas: o tempo necessário para o estômago se esvaziar.

-Se a criança se encontra em sofrimento: chora, está inquieta e tem febre.

(Também lhe interessa: Doenças de bebés)




Também lhe interessa

Soluços nos bebés: como parar | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro