Alimentação na gravidez

A alimentação na gravidez deve ser saudável, variada e equilibrada, o que influi de maneira fundamental no desenvolvimento do bebé que se está a formar. Que alimentos deve comer durante a gavidez? E que alimento ou bebidas deve evitar a todo o custo?

As necessidades do feto e da futura mamã variam muito em função do trimestre de gravidez. Por exemplo, antes da concepção e durante o primeiro trimestre a mamã deve ter reservas suficientes de ácido fólico, para prevenir problemas no desenvolvimento do embrião. Além disso, os possíveis transtornos como náuseas e vómitos podem fazer com que a grávida tenha menos apetite ou não tolere determinados alimentos. Por outro lado, no segundo e terceiro trismestres, a dieta da grávida pode variar em função dos resultados das análises. Assim, se sofre de um défice de ferro ou lhe detetaram diabetes gestacional, deverá adequar a sua dieta às novas circunstâncias. Em qualquer caso, o ginecologista e a parteira irão dar-lhe todas as pautas necessárias, inclusivamente uma dieta à medida. 

Lembre-se: não deve comer por dois!  Apenas adaptar a sua alimentação às novas necessidades. 

Tudo sobre Alimentação na gravidez

Dieta para não engordar demasiado na gravidez

Não se trata de um convite para estar perfeita de biquíni mas sim de uma dieta saudável para si e para o bebé durante a gravidez. Oferecemos-lhe as pistas de uma alimentação saudável, sem ganhar demasiado peso.

Pequeno-almoço para grávidas: como deve ser

O pequeno-almoço é uma das refeições a que deve dar mais importância. Quer saber como devem ser o pequeno-almoço para grávidas ideal? Descubra neste artigo! 

Iodo na gravidez: o porquê da sua importância

Nos primeiros meses de gestação, é a mãe quem proporciona ao feto as hormonas necessárias. Por este motivo, é importante ter sob controlo os possíveis transtornos da tiroide da mulher grávida.

Ácido fólico na gravidez e os alimentos que o contêm

O ácido fólico é uma vitamina essencial para o desenvolvimento do bebé, antes e durante a gravidez. Vejamos porque é tão importante esta substância ao longo da gestação e que alimentos são ricos em ácido fólico.

Bebidas na gravidez: quais sim e quais não

Durante a gravidez é aconselhável beber mais líquidos para compensar o aumento do volume de sangue. Mais quais são as bebidas que se devem tomar e quais as que é preferível evitar nestes meses de gestação?

Os perigos do álcool na gravidez

É de conhecimento comum que o álcool é proibido durante a gravidez. Uma impressionante campanha lançada em Itália no passado dia 9 de Setembro lembra os perigos do seu consumo.

Os sete alimentos top ricos em ferro

O ferro é um nutriente fundamental na dieta, pois ajuda a produzir a hemoglobina, substância essencial para o correto funcionamento do nosso organismo e para evitar doenças como a anemia. Descubra os 7 alimentos mais ricos neste m...