Mi bebé y yo

Bebé de 11 meses

Seu bebé tem
11 meses
PATROCINADO POR
11 meses

O teu bebé já fez 11 meses? Provavelmente já está na etapa dos primeiros passos, ou a chegar a ela, tendo em conta que cada bebé tem o seu próprio ritmo.

Queres saber se já pode comer de tudo? O que acontece se ainda não tiverem rompido os primeiros dentes?

Explicamos-te tudo o que necessitas de saber sobre o desenvolvimento e o crescimento dos bebés de onze meses.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 11 meses

Por volta dos onze meses, podes ouvir muitas mamãs mais experientes a dizerem-te que “É uma idade muito bonita, mas cansativa”. Porquê?

- Os seus primeiros passos ainda requerem ajuda e as tuas costas poderão sofrer as consequências.

- Se o teu bebé á começou a dar os seus primeiros passitos, vais ver que, cada dia que passa, a sua estabilidade é maior e desloca-se com mais segurança.

- Se precisa das tuas mãos para caminhar, vais passar umas semanas um pouco desconfortável, devido à postura forçada. É importante que faças alguns exercícios para fortalecer as costas e a zona lombar, e que tenhas cuidados com os gestos repentinos.

 

peso comprimento 11 meses

 

No que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem, estes são os avanços mais significativos este mês:

- É possível que comece a seguir ordens simples, como “dá-me a mão”, ou “apanha a bola”.

- A sua linguagem continua a desenvolver-se rapidamente: agora começa a imitar sons e entoações de voz.

- Lembra-te que devem reforçar a consolidação das bases da linguagem interagindo com o bebé sempre que faça uma tentativa de comunicação convosco: responde, “conversa” e incentiva-o sempre. Vais notar progressos incríveis!

Note-se ainda assim, que a memória do teu bebé agora é mais ampla. Como o podes verificar?

- Lembra-se de muitas coisas e vai reter ainda mais com o tempo.

- Nesta fase, além de se virar como resposta ao seu nome, vai reconhecer os objetos e rostos familiares, vai lembrar-se onde se guardam os seus brinquedos ou os lanches que lhe dás entre as refeições e de que gosta tanto.

- Também começou a desenvolver a memória a longo prazo e tem uma maior capacidade para armazenar e recuperar informação. Cada vez se vai lembrar durante mais tempo das experiências que viveu, de modo que, por exemplo, se os avós vivem longe e não os vê muito frequentemente, quando o fizer não vai demorar muito tempo a lembrar-se deles.

Alimentação e sono do teu bebé de 11 meses

Nesta idade, já deverás ter introduzido na sua alimentação quase todos os alimentos, os mesmo que vocês comem em casa. O que mais há que ter em consideração?

- O importante é que se trate de refeições de preparação simples, com poucos condimentos (melhor se os condimentos se adicionarem em cru no final da confeção).

- Não te preocupes se, inicialmente, o teu filho não mostra apreciar os alimentos sólidos ou se rejeitar os novos sabores: necessita de tempo para aprender a aceitá-los.

- Além disso, o leite materno, ou artificial, continua a ser uma refeição completa e equilibrada.

- De qualquer forma, é sempre melhor introduzir os alimentos de forma gradual, para evitar o risco de alergias. É bom lembrar que não existe uma regra válida para todos os bebés.

 

aliemntacion 11 meses

 

check consejosATENÇÃO! Embora te posa parecer que o teu bebé á é crescido e que, talvez, lhe poderias dar a provar leite de vaca, espera um pouco mais! Antes dos 12 meses não lhe deves oferecer leite de vaca. A partir do ano, não obstante, é preferível dar-lhe um leite de crescimento, especialmente pensado para os pequenos de 1 a 3 anos.

O sono do teu bebé de 11 meses

O que podes fazer se o teu bebé não quiser ir dormir à noite?

- Precisamente porque agora começa a ser mais ativo e a participar cada vez mais na vida dos adultos, às vezes gosta de ficar mais tempo a brincar com a mamã e com o papá (que, por outro lado, costumam estar muito cansados).

- Para evitar este inconveniente, é importante estabelecer um ritual constante a que a criança de habitue, tal como dar-lhe o jantar, dar-lhe banho e, depois, pô-la no berço. Deste modo, ela mesmo vai acostumar-se gradualmente à ideia de que a hora de dormir está a aproximar-se.

 

sueno 11 meses

 

check consejosCONSELHO! Além das rotinas habituais para favorecer o relaxamento e a conciliação do sono, existem objetos de reforço que exercem um efeito positivo na transição para o sono, como um peluche adequado à idade da criança e deixar um ponto de luz aceso onde o pequeno dorme.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 11 meses

Perto do ano, a criança necessita de experimentar tudo o que a rodeia. O que podemos esperar?

- Frequentemente dá dentadinhas para conhecer os objetos e as pessoas que estão mais próximas. As dentadas da criança entre os 10 meses e o ano não são preocupantes e também não são sinal de um comportamento agressivo ou de má educação.

- Através da boca e das dentadas, a criança descobre o mundo que a rodeia do mesmo modo que o faz com as mãos, com as brincadeiras, o tato ou a vista. Trata-se de uma atitude que se vai perder com o tempo, mas para a ajudar a entender que isso não se deve fazer, é necessário deixar-lhe claro que morder não é apropriado nem correto.

- Têm de deixar claro desde o primeiro momento, porque agora o bebé já gosta de brincar com outros meninos com os quais vai “conversar”, imitar e observar de perto.

É provável que o teu filho tenha desenvolvido um vínculo especial com um objeto ou brinquedo como um dou-dou, uma mantinha ou um peluche. Para que serve o chamado “objeto transicional”?

- Este objeto será ideal para minimizar os efeitos da ansiedade de separação da qual á falámos anteriormente, tanto se ficar no berçário enquanto os pais trabalham como quando ficar com os avós.

- Se o teu bebé encontra o seu objeto de apego, é provável que lhe seja dfícil conciliar o sono se não estiver acompanhado dele.

 

bienestar 11 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! O teu bebé ainda não tem nenhum dente e estás preocupada? Calma! Embora a maioria dos bebés nesta idade já tenham alguns dentes, não é raro que o primeiro apareça por volta do ano de idade. Como em tudo, a dentição de cada bebé tem o seu próprio ritmo. Consulta o teu pediatra para maior tranquilidade.

O que faz um bebé de 11 meses

Aos onze meses, sente muita curiosidade face às figuras que aparecem nos livros, olha em seu redor para encontrar brinquedos ou outros objetos que o possam divertir, e adora as piadas.

Psicomotricidade

- A partir dos 11 meses, se se lhe dá a mão, tenta dar os seus primeiros passos. De qualquer forma, é capaz de se manter de pé de forma estável quando se agarra pelo braço.

- Também se diverte a espalhar tudo o que lhe chega às mãos ou atirando e voltando a atirar a roca da cadeira.

Ouvido

- O bebé já é capaz de entender perfeitamente o seu nome e virar-se imediatamente quando alguém o chama.

- Diz mamã e papá de forma clara, demonstrando que sabe a quem quer chamar ou apontando enquanto fala.

- Também interrompe o que está a fazer se lhe disserem “não”.

- São poucos os bebés que falam antes de cumprir um ano, o que não é um sinal especial de inteligência.

Os bebés têm uma linguagem própria. Algumas vezes, resumem toda uma palavra numa só sílaba. Noutros casos, empregam sons que permitem identificar o objeto em questão: “tu-tu” pode querer dizer “comboio”, “ão-ão” significa cão. O que importa é que os adultos não empreguem esta linguagem, mas sim que se dirijam ao bebé empregando as palavras certas, com a sua pronúncia exata.

Como estimular um bebé de 11 meses

Constrói a tua própria maraca enquanto ouvem uma sessão de exercícios.

O canal auditivo é um dos melhores para estimular o teu bebé nesta etapa! Especialmente se o fazemos através do contacto e do carinho. Aproveitamos?

Os benefícios de estimular o ouvido do bebé com música neste período são inumeráveis:

  • O teu bebé vai pensar musicalmente.
  • Os exercícios de linguagem musical vão ajudá-lo a cultivar a sua memória. Mostra-lhe a linguagem da música através do carinho!
  • A vantagem que os músicos têm no processamento da fala e na aprendizagem de línguas é induzida pelo seu treino musical. Que melhor que ajudá-lo na construção de um dos seus primeiros instrumentos?

experiencia maraca

Ouvimos uma sessão de linguagem musical enquanto construímos a maraca?

  • Cada exercício de estimulação sensorial está especificamente pensado para que o bebé se aperceba perfeitamente das mudanças entre notas.
  • Ao mesmo tempo vais estar a reforçar o vosso vínculo! Com o progresso das sessões, o bebé vai memorizando todo o tipo de padrões melódicos e rítmicos. Assim , vai melhorar as suas capacidades linguísticas e de aprendizagem.
  • É muito importante destacar que os benefícios da estimulação sensorial através da linguagem musical são mais evidentes com a repetição das audições.
  • Como encher a maraca? Prepara o material necessário: uma garrafa pequena, grão-de-bico e um pouco de cola para tapar a garrafa. Apenas tens de introduzir o grão-de-bico na garrafa e colar.

Experiência para esta sessão: brincadeira com maracas

  • Para usufruir desta experiência, recomendamos não pôr o volume muito alto: o objetivo é acompanhar a atividade do bebé, não substituí-la.
  • Pode ser feita em qualquer lado, mas cuidado para o bebé não apanhar a cola!
  • Reproduz o áudio e lembra-te que podes ligar uma coluna para usufruir da excelente qualidade de som dos exercícios e das gravações.
  • Quando tiveres todo o material necessário para a maraca, carrega no play e começa a construção.
  • Se acabares a maraca antes do fim da sessão, dá-a ao bebé para que possa brincar com ela.
  • Limita-te a desfrutar de sentir o teu bebé enquanto lhe ensinas a linguagem da música através do carinho, ao longo dos aproximadamente cinco muntos de sessão. Vais ver como se relaxa!
  • Lembra-te que a repetição das audições e a constância dão a chave para obter o máximo benefício destas sessões.

 

Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.

boton musica crecimiento portugal

Descarga

 

Como foi?

Certamente que, enquanto realizavas esta sessão, pudeste usufruir de um momento de brincadeira com o teu bebé. A união que se gera entre os dois neste momento tão íntimo cria um ambiente único para o relaxamento e contacto com o bebé. Quando vamos outra vez tocar maracas?

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

No futuro próximo...

Bebé de 12 meses Bebé de 12 meses Bebé de 12 meses
O teu bebé já fez um ano! Parabéns! Frequentemente, os bebés de 12 meses passam a chamar-se “crianças”, ou “meninos”. Muitos deles já andam sozinhos, ou estão quase a fazê-lo, e a sua alimenta&ccedi...
Bebé de 15 meses Bebé de 15 meses Bebé de 15 meses
O teu bebé já tem 15 meses! As crianças de 15 meses já têm a língua “muito solta” e são capazes de se fazer entender com os balbucios e palavritas. Cada dia que passa a sua linguagem evolui mais e mais, e já dom...
Bebé de 18 meses Bebé de 18 meses Bebé de 18 meses
Já tens um bebé de 18 meses! Com um ano e meio de idade, a criança já tem pouco a ver com o bebé que era até há bem pouco tempo. Agora, a sua linguagem está muito mais evoluída e á corre pelo parque, o que t...