Bebé de 11 meses

 
Tu bebé ya tiene
11 meses
PATROCINADO POR
11 meses 11 meses

O seu bebé já fez 11 meses? Certamente já estará na etapa dos primeiros passos ou muito perto dela, tendo em conta que cada criança segue o seu próprio ritmo. Quer saber se o bebé já pode comer de tudo? O que acontece se os dentes ainda não começaram a nascer? Explicamos-lhe tudo o que necessita saber sobre o desenvolvimento e o crescimento de um bebé de onze meses.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 11 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 11 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 11 meses

Por volta dos onze meses vai ouvir muitas mães experientes a dizer “É uma idade muito bonita, mas esgotante”. Os seus primeiros passos ainda precisam de ajuda, e as costas da mãe podem ressentir-se.

Se o seu bebé já começou a dar os primeiros passinhos, verá que, a cada dia que passa, a sua estabilidade aumenta e ele move-se com mais segurança. Se precisa das mãos da mãe para andar, irá passar por umas semanas um pouco desconfortáveis, devido à posição continuamente forçada do corpo. 

É importante que faça alguns exercícios para fortalecer as suas costas e a zona lombar, e que tenha especial atenção aos gestos bruscos. Nesta idade, é possível que comece a obedecer a ordens simples, como: “dá-me a mão”, “apanha a bola”, etc. A sua linguagem continua a desenvolver-se rapidamente: agora já imita sons e entoações de voz. Recorde que os pais devem reforçar a consolidação das bases da linguagem, interagindo com a criança de cada vez que ela tenta comunicar. Responda-lhe, “converse” e encoraje-o continuamente. Verá como os progressos do seu filho são incríveis!

Alimentação e sono do seu bebé de 11 meses

Alimentação e sono do seu bebé de 11 meses
Alimentação e sono do seu bebé de 11 meses

Nesta idade, quase todos os alimentos já deveriam fazer parte da dieta do bebé, comendo o mesmo que os pais. O mais importante é que sejam pratos simples, com poucos condimentos (o ideal é adicionar os condimentos depois de os alimentos estarem cozinhados). Se no início o seu filho rejeita os alimentos sólidos ou novos sabores, não se preocupe, simplesmente precisa de tempo para aprender a aceitá-los. Além de mais, a comida passada continuam a ser uma refeição completa e equilibrada. De qualquer modo, é sempre melhor introduzir os alimentos gradualmente, de modo a evitar o risco de alergias. É bom recordar que não existe uma regra única válida para todas as crianças.
O que pode fazer se, à noite, o seu filho não quer dormir? Precisamente porque agora começa a ser mais ativo e a participar cada vez mais na vida dos adultos, por vezes, gosta de ficar mais tempo acordado para brincar com a mãe e o pai (que, pelo contrário, costumam estar bastante cansados). Para evitar este inconveniente, é importante estabelecer um ritual, ao qual a criança se habitue, como por exemplo: jantar, tomar banho e, a seguir, ir para a cama. Assim, ela própria se irá acostumar, pouco a pouco, à ideia de que a hora de dormir se aproxima.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 11 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 11 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 11 meses

Por volta do ano de idade, a criança precisa de experimentar tudo aquilo que a rodeia, e é amiúde através das mordidelas que conhece os objetos e as pessoas mais próximas. As mordidelas da criança entre os 10 meses e o ano de vida, não são preocupantes nem significam que tenha um comportamento agressivo ou de má educação

É através da boca e dos dentes que a criança descobre o mundo que a rodeia, da mesma maneira que o faz com as mãos, os jogos, o tato ou a visão. Esta é uma atitude que irá desaparecer com o tempo, no entanto, para o ajudar a perceber que não deve fazê-lo, é preciso que fique claro que morder não é correto nem apropriado.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 12 meses
Muitos parabéns pelo primeiro aniversário do seu filho! Festejaram em grande? O bebé conseguiu apagar a sua primeira velinha? A redação de Omeubebé.com deseja-lhe o melhor para o seu futuro e estamos dispostos a continuar a acompanh&aacut...
Alimentação e sono do seu bebé de 12 meses
Relativamente à alimentação, o seu filho já pode comer praticamente todos os alimentos, sempre que estejam cortados em pedacinhos pequenos. No entanto, não deve dar à criança em nenhuma circunstância alimentos picantes, maris...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 12 meses
Uma vez que já chegou ao seu primeiro ano de vida, o seu filho já é mais autónomo do ponto de vista emocional. Já compreendeu que pode estar tranquilo mesmo que a mãe não esteja. Os períodos de separação podem ...