- O Meu Bebé
- Agenda do crescimento do bebé
- Bebé de 2 meses e meio
Bebé de 2 meses



O bebé de dois meses e meio reage aos estímulos de forma cada vez mais intensa e notável. Queres saber como se desenvolvem os bebés de dois meses e meio, quais os marcos de desenvolvimento que alcançam nesta idade e quais são as suas necessidades relacionadas com os cuidados, a alimentação e o sono? Explicamos-te o que precisas de saber!
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 2 meses e meio
Aproximamo-nos do primeiro trimestre do teu bebé. Cada vez reage a mais estímulos e começa a sorrir à sua mamã de forma intencional. Também é capaz de seguir um objeto com o olhar e emitir alguns sons, diferentes do choro.
Com o tempo, o teu bebé e tu cada vez encontram mais formas de interagir um com o outro, desde falar-lhe e cantar até fazer massagens relaxantes, embalá-lo ou dançar com ele ao colo. Além disso, para estimular os seus reflexos, podes utilizar guizos ou brinquedos que emitam ruídos e que ele possa encontrar com o olhar, virando a cabeça caso seja necessário.
Durante o segundo mês de vida, o bebé cresce em média 3,5 centímetros e continua a aumentar cerca de 200 gramas por semana (com variações para cima ou para baixo, completamente normais). O pediatra ou a enfermeira são as pessoas que melhor podem esclarecer as tuas possíveis dúvidas ou preocupações em relação ao peso e tamanho do bebé.
Nesta idade, o bebé começa a aprender a dar a volta. Embora ainda não seja capaz de realizar uma volta completa, pode passar da posição de lado à posição de barriga para cima, por exemplo. Por este motivo, quando lhe mudas a fralda no trocador, deves ter muito cuidado e não confiar que não se mexe.
A fim de evitar situações desagradáveis, não o deves deixar sem vigilância nem um segundo quando não se encontra numa zona segura.
Alimentação e sono do teu bebé de 2 meses e meio
Os especialistas da OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendam a amamentação natural exclusiva até aos seis meses do bebé e, a partir de então, como alimente principal acompanhado da introdução de alimentos diferentes de leite.
Se lhe estás a dar biberão, a amamentação também pode ser exclusiva até aos seis meses, mas será o teu pediatra quem te irá indicar o momento adequado para introduzir os primeiros alimentos, momento que ainda está um pouco distante.
LEMBRA-TE! Se dás mama ao teu bebé de forma exclusiva, podes ter algumas dúvidas sobre se o pequeno está a receber todo o alimento de que necessita para crescer bem. Calma, não te apresses a mudar de método e consulta o pediatra se tiveres dúvidas!
O sono do teu bebé de 2 meses e meio
Nesta idade, o bebé já começa a fazer pausas de sono mais prolongadas e não acorda tantas vezes como em semanas anteriores. Já pode permanecer cerca de 10 horas por dia acordado, embora a grande maioria ainda necessite de acordar à noite para comer. Que mais deverias saber sobre o sono do teu bebé?
A necessidade de sono é diferente em cada bebé porque recebe a influência de muitos fatores, como o temperamento, os estímulos recebidos e o ambiente familiar.
O critério ao qual se tem de obedecer para estabelecer que “algo não está bem” em relação ao sono do bebé não é a duração do mesmo, mas sim a sua qualidade.
O seu sono deve ser tranquilo, o seu crescimento regular, e enquanto está acordado não deve estar irritado nem chorar continuamente.
Neste sentido, a toma noturna é muito benéfica tanto para o bebé como para a mamã. Para o bebé, além de alimento, representa a tranquilidade de saber que a sua mamã está por perto quando necessita dela; para a mamã, a produção de prolactina, a hormona da amamentação, faz com que fique relaxada e possa descansar melhor quando o bebé finaliza a sua toma.
ATENÇÃO! Não dês ouvidos às histórias que te contam outras mamãs ou os teus familiares e amigos. Cada bebé é um mundo! Se os outros bebés da idade do teu já dormem toda a noite, não te questiones porque é que o teu não. Está tudo bem.
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 2 meses e meio
Qual é a relação do teu filho com a chupeta? Tem presente que a chupeta é útil em todas as situações de “emergência”, por exemplo, quando não consegue dormir ou está inquieto.
A chupeta dá-lhe uma sensação agradável, semelhante à que experimenta quando está em contacto com a sua mamã. No entanto, é aconselhável não abusar dela, pondo-a na sua boca cada vez que chorar, sem sequer tentar entender o que se passa.
No momento de escolher a chupeta, deves dar preferência às que têm forma anatómica, que reduzem o risco de deformação do palato, e procurar esterilizá-la e enxaguá-la com frequência debaixo da torneira.
Podes ter notado que o teu bebé se baba mais do que o normal e que até tenhas de lhe pôr um babete para que não molhe o peito. Este aumento da salivação não se deve à dentição, que normalmente começa aos seis meses de vida, mas sim à preparação das gengivas.
A boca é o principal meio de aprendizagem e conhecimento do bebé, pelo que leva tudo o que tem ao seu alcance à boca.
Segurança, acima de tudo! Nunca deixes ao seu alcance objetos ou peças pequenas que podem acabar na sua boca.
Também se aproxima o momento do teu bebé passar da alcofa para a cama. Ele está acostumado ao espaço pequeno e reconfortante da alcofa, mas na cama vai estar igualmente confortável e seguro. Para ficares mais tranquila, toma estas precauções:
Nos dias anteriores à mudança, podes experimentar deixá-lo um pouco na que será a sua nova cama, acompanhado por brinquedos e entretido com um móbil sobre o berço, enquanto o observas de perto no mesmo quarto.
Também pode começar a dormir as suas sestas diurnas na cama, uma cama que durante os seus primeiros meses se aconselha que fique no vosso quarto para evitar o síndroma de morte súbita do lactente.
Devem colocá-la num lugar onde não bata o sol diretamente, longe dos radiadores, lâmpadas, estantes, decorações e quadros.
Mesmo que a cama seja de segunda mão, deves comprar um colchão novo que a cubra completamente para que o bebé não deslize entre o colchão e o berço.