Bebé de 3 meses

 
Tu bebé ya tiene
3 meses
PATROCINADO POR
3 meses 3 meses

O seu bebé já tem três meses, parabéns! Os primeiros três meses do bebé foram uma etapa apaixonante, na qual pôde observar progressos incrivelmente rápidos, em muito pouco tempo. Parece mentira o que já cresceu! Todos os seus sentidos evoluíram imenso, os pequenos inconvenientes das primeiras semanas e meses foram superados, e a mãe transformou-se numa perita. Daqui para a frente, irá assistir a mudanças importantes nas suas capacidades físicas, e poderá interagir muito mais com o seu filho, usufruindo dos seus sorrisos e dos seus gorjeios. Aqui encontrará toda a informação sobre o desenvolvimento dos bebés aos três meses.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 3 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 3 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 3 meses

Parabéns pelo terceiro mês do seu bebé! Pode dizer-se que é o seu mini-aniversário. Os três meses marcam uma primeira etapa do seu desenvolvimento e está na hora de avaliar o seu crescimento com mais conhecimento de causa. 
Aos três meses, o peso do bebé é de uns 6-7 quilos. Ao fim dos três meses, o bebé terá crescido uns 10,5 centímetros em relação à sua estatura que tinha quando nasceu. De qualquer modo, os valores médios não têm de ser exatamente os do seu filho, e deve saber que é completamente normal que haja uma pequena variação, para mais, ou para menos. A genética é determinante para o peso e a altura do bebé.
Nesta idade, ele já consegue seguir um objeto em movimento, abrir e fechar as mãos, emitir sons e gorjeios, levantar a cabeça a 45º, quando o deita de barriga para baixo, e mover pernas e braços com energia, entre outras capacidades.

Alimentação e sono do seu bebé de 3 meses

Alimentação e sono do seu bebé de 3 meses
Alimentação e sono do seu bebé de 3 meses

A partir dos três meses, é possível que se comecem a reduzir as amamentações noturnas (se o seu filho costuma acordar para mamar de noite). Ainda faltam outros três meses para a introdução de novos alimentos, por isso o aleitamento materno exclusivo (ou o biberão, se alimenta o seu filho com leite artificial) continua a ser a única forma de alimentação do bebé. O bebé começa a ser cada vez mais ativo e a passar mais tempo acordado. Além disso, as suas horas de sono começam a reduzir-se. No entanto, nem todas as crianças precisam das mesmas horas de sono para descansar bem. Para se certificar de que o seu filho dorme o suficiente, deve observar se, durante o dia, está cansado, boceja, está irritável, etc. Estabelecer uma rotina é fundamental para criar hábitos de sono tranquilo.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 3 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 3 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 3 meses

Para fomentar o desenvolvimento físico do bebé, brinque com o seu corpo, fazendo alguns exercícios de ginástica, como flexionar-lhe as pernas, ou esticar-lhe os braços. Ponha-o de pé por uns instantes, segurando-o pelo tórax, e incentive-o a mover-se para apanhar os seus brinquedos, principalmente se estiver deitado de barriga para baixo. Já se deu conta de como fica feliz quando a vê? Embora já a reconhecesse desde que nasceu, agora mostra claramente a sua predileção por si. Também fica muito contente, sorri e agita os bracinhos e as perninhas, quando vê o pai ou as pessoas mais próximas. Os seus sorrisos e gorjeios são cada vez mais frequentes e ruidosos. Só apetece comê-lo! 

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 4 meses
Por volta dos quatro meses do bebé, é provável que a mãe tenha de voltar ao trabalho após terminar a licença de maternidade. Este é um dos momentos cruciais para o aleitamento materno e o estado emocional da mãe e do beb&eac...
Alimentação e sono do seu bebé de 4 meses
Aos quatro meses, e com os conselhos dos familiares e amigos, ou inclusive determinadas indicações médicas obsoletas, talvez tenha a tentação de começar a introduzir alimentos, que não o leite, na dieta do seu filho, como por exemp...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 4 meses
Se for uma das mães que contam com a ajuda dos avós, deve saber que é uma sorte poder contar com a experiência das pessoas que já criaram filhos. Os avós têm ainda a vantagem de poder confiar neles totalmente face às dú...