Bebé de 3 meses

 
Tu bebé ya tiene
3 meses
PATROCINADO POR
3 meses 3 meses

O teu bebé já tem três meses, parabéns! Os primeiros três meses do bebé transformaram-se numa etapa apaixonante, na qual pudeste observar progressos incrivelmente rápidos em muito pouco tempo. Parece mentira o quanto cresceu!

Todos os seus sentidos evoluíram muito, os pequenos inconvenientes das primeiras semanas e meses já foram superados, e tu tornaste-te uma mamã especialista.

Daqui para a frente, vais observar mudanças relevantes nas suas habilidades físicas, e podes interagir com o teu bebé muito mais, desfrutando dos seus sorrisos e sons. Aqui tens a informação sobre o desenvolvimento dos bebés de três meses.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 3 meses

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 3 meses
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 3 meses

Parabéns pelo terceiro mês do teu bebé! Pode dizer-te que é o seu “mini aniversário”. Os três meses marcam uma primeira etapa do seu desenvolvimento e chegou a hora de avaliar o seu crescimento com mais conhecimento de causa.

Aos três meses, o peso do bebé é de cerca de 6-7 kilos. No final dos três meses o pequeno terá aumentado cerca de 10,5 centímetros em relação à sua estatura ao nascer.

De qualquer forma, os valores médios não têm de corresponder exatamente aos do teu filho e deves saber que variações para cima ou para baixo são completamente normais. A genética é determinante para o peso e comprimento do bebé.

peso comprimento 3 meses

O que podes esperar aos três meses do teu bebé?

Nesta idade, já pode seguir um objeto em movimento, abrir e fechar as mãos, emitir sons e gorjeios, levantar a cabeça cerca de 45 graus quando se põe de barriga para baixo e mexer as pernas e os braços energicamente, entre outras aquisições.

Embora até aos seis meses não desenvolva plenamente a sua visão, o teu bebé agora já distingue uma gama de cores e começa a aperfeiçoar a perceção de profundidade na sua progressão até ver em 3D. De entre todas as cores, fascinam-lhe as primárias, pelo que terá preferência por brinquedos ou roupa de cor verde, azul ou vermelha.

Nesta altura também é capaz de ver as características individuais da cara de quem o rodeia, por isso vai tentar tocar na tua boca, olhos, nariz ou orelhas.

(Também te interessa: Como vê o bebé)

Já te deste conta de que há certos padrões que o bebé repete e que podes usar para interpretar as suas necessidades a cada momento?

Por exemplo, que o bebé dê pontapés, levante o punho ou tenha a cara avermelhada pode significar que está sobre-estimulado, mal-disposto ou que necessita de uma mudança de fralda.

Se esfrega os olhos, boceja ou põe os dedos na boca, provavelmente está cansado.

Alimentação e sono do teu bebé de 3 meses

Alimentação e sono do teu bebé de 3 meses
Alimentação e sono do teu bebé de 3 meses

A partir dos três meses, é possível que comecem a reduzir-se as tomas noturnas (se o teu filho acorda para comer durante a noite).

Ainda faltam outros três meses para começar a introdução de novos alimentos, de modo que a amamentação exclusiva (ou o biberão, se alimentas o teu filho com leite artificial) continua a ser a única forma de alimentação do teu bebé.

Sabias que, por volta dos três meses, o teu bebé pode sofrer do que se chama de crise de amamentação?

A esta crise de amamentação, frequentemente, também se chama de crise dos três meses. O bebé acorda mais durante a noite e pede mama muito mais frequentemente.

Coincide com um período de crescimento mais acelerado do bebé. O pedido de leite corresponde à necessidade do bebé de cobrir necessidades específicas.

lactancia 3 meses

 

A alguns pais preocupa a possibilidade dos seus bebés sofrerem de obstipação.

Os bebés podem fazer as suas necessidades de uma a três vezes por dia e tal difere de um bebé para outro.

Os que se alimentam de leite materno costumam não sofrer de obstipação pois este leite contém ingredientes que mantêm as fezes mais moles.

No entanto, se observas que o teu bebé tem as fezes duras, em forma de bolinhas, que se esforça sem resultado ou que sente dor ao passar das fezes e até mancha a fralda com um pouco de sangue que se pode dever a uma pequena ferida no ânus, não hesites em consultar o pediatra.

check consejosLEMBRA-TE! O facto do teu bebé necessitar de tomar leite mais frequentemente ou que chore com mais intensidade para pedir a sua mamada não significa que ficaste sem leite. Põe o bebé a mamar e a tua produção vai calibrar-se de novo.

 

O sono do teu bebé de 3 meses

O bebé começa a estar cada vez mais ativo e a passar mais tempo acordado. Além disso, as horas que o bebé dedica ao sono começam a reduzir-se. Quanto tempo dorme, em média, um bebé desta idade?

Deverá dormir cerca de 15 horas por dia: 10 delas durante a noite, com uma ou duas mamadas pelo meio, e as outras 5 em forma de sestas diurnas.

No entanto, nem todos os bebés necessitam das mesmas horas de sono para descansar bem.

Para verificar se o teu filho dorme o suficiente, deves observar se, durante o dia, se mostra cansado, se boceja, se está irritável, etc. Estabelecer uma rotina é fundamental para fomentar um hábito de sono tranquilo.

sueno 3 meses

 

check consejosCONSELHO! Não te deixes vencer pelo desespero se pensas que o teu bebé não dorme o suficiente. Apenas tens de verificar que está calmo e com sinais de bem-estar quando está acordado.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 3 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 3 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 3 meses

Para favorecer o desenvolvimento físico do bebé, brinca com o seu corpo realizando alguns exercícios de ginástica, como esticar e encolher as pernas e os braços. Que mais podes fazer?

Coloca-o de pé durante uns instantes, segurando-o pelo tórax, e incentiva-o a apanhar os seus brinquedos, especialmente se estiver deitado de barriga para baixo. Embora para se exercitar e fortalecer o seu pescoço, seja melhor estar de barriga para baixo, lembra-te que o teu bebé deve continuar a dormir de barriga para cima.

A coordenação mão-olho do teu bebé melhora a cada dia e, além de ser capaz de apanhar e segurar cada vez mais objetos, começa a ser consciente da relação causa efeito, tanto que aprende que os objetos em que bate se mexem, que se deve deslocar para apanhar os seus brinquedos, etc.

(Também te interessa: Como é um ginásio para bebés?)

Deste-te conta do contente que o teu bebé fica quando entras no seu campo visual? Embora já te reconheça desde o seu nascimento, agora demonstra a sua predileção por ti de forma mais expressiva.

Também fica muito contente, sorri e agita os seus braços e pernas quando vê o pai ou outras pessoas mais próximas. Os seus sorrisos e gorjeios são cada vez mais frequentes e sonoros. Está um mimo!

bienestar 3 meses

 

check consejosATENÇÃO! Não te canses de fazer exercícios de estimulação ao teu bebé, sempre que ele estiver predisposto e se sinta bem. No entanto, deves parar se vês que “não está para aí virado”.

 

O que faz um bebé de 3 meses

Aos três meses, o bebé começa a mostrar interesse pelo seu corpo. Também se relaciona de uma forma cada vez mais significativa quando tratamos deles. Para comunicar a sua satisfação, dá aos pés e aos braços. E já sabe responder com sons guturais às palavras da mamã e do papá!

Psicomotricidade

O bebé já consegue manter a cabeça mais erguida. Quando está deitado de barriga para baixo até já consegue levantar os ombros. Os seus músculos estão mais fortes.

Até ao final deste mês, inclusive, estará em condições de virar voluntariamente a cabeça para olhar ao seu redor.

Por outro lado, cada vez apanha as coisas com maior precisão.

Visão

Aos três meses, o bebé também pode levantar os braços e esticá-los para a frente. Está a começar a coordenar a vista, a preensão e a sucção. Dito por outras palavras: mete na boca tudo o que encontra.

Como estimular o teu bebé de 3 meses

Quanto é que nos custa a aprender uma língua quando somos adultos? Com os exercícios de estimulação através da linguagem musical, pode melhorar-se a capacidade de aprendizagem de línguas num momento irrepetível.

As sensações positivas que o teu bebé recebe com a estimulação precoce através da linguagem musical terão grandes benefícios para a sua felicidade na vida adulta.

O sentido do ouvido é um dos mais adequados para estimular o teu bebé nesta etapa! Como?

Através do carinho e da linguagem da música, promovemos e melhoramos as capacidades linguísticas e a aprendizagem.

A cognição linguística joga um papel essencial na evolução da sua aprendizagem desde a primeira infância.

A cognição linguística é a faculdade de um indivíduo processar a comunicação verbal a partir da perceção, o conhecimento adquirido (experiência) e as características subjetivas quer permitem avaliar a informação.

 

experiencia despertar besos

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 4 meses
Por volta dos quatro meses, é provável que tenhas de voltar ao trabalho depois da tua baixa de maternidade. É um dos momentos críticos para a amamentação e para o estado emocional da mamã e do bebé. Se te vês obrigada ...
Alimentação e sono do teu bebé de 4 meses
É possível que, consoante a tua própria perceção, os conselhos de familiares ou conhecidos, ou até certas indicações médicas obsoletas, tenhas, aos quatro meses, a tentação de introduzir algum alimento d...
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 4 meses
És uma das mamãs que podem contar com a ajuda dos avós? É uma sorte poder contar com a experiência de pessoas que já criaram filhos. Os avós têm a vantagem de poderes confiar plenamente neles, pois são muitas as d&uac...