Bebé de 15 dias

 
Tu bebé ya tiene
15 dias
PATROCINADO POR
15 dias 15 dias

O teu bebé recém-nascido já tem 15 dias! Parabéns, pois já superaste a “prova de fogo” dos primeiros dias do bebé recém-nascido.

Certamente já te sentes familiarizada com as mamadas ou tomas de biberão e, a menos que tenhas tido muita sorte, deves estar, provavelmente, a acusar uma falta de sono significativa.

Adaptar-se ao ritmo sono-vigília do bebé e compaginá-lo com o dia a dia é bastante complicado durante as primeiras semanas, pois o bebé necessita de um período de adaptação.

Explicamos-te como se está a desenvolver o teu bebé durante estas primeiras semanas e respondemos às dúvidas mais frequentes.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 15 dias

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 15 dias
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 15 dias

Como te sentes no teu novo papel de mamã? Já te podes sentir um pouco mais à vontade e habituada à presença do bebé. Notaste algum progresso? Como é que está a crescer o teu bebé de 15 dias?

Depois da perda de peso fisiológica dos primeiros dias, ao cabo da segunda semana de vida, o pequeno costuma recuperar o peso do nascimento.

Mais tarde, começa a aumentar uma média de 150-200 gramas por semana (ou até mais) até ao terceiro mês.

Estas orientações podem ser muito úteis para pesares o teu bebé:

Pesa o teu filho uma vez por semana, despido e em jejum e, se possível, sempre à mesma hora.

O bebé deve ser pesado numa balança de mesa provida de um prato largo e envolvente. Deste modo, evitas possíveis quedas do bebé.

Não te esqueças de anotar os dados para falares sobre eles com o pediatra que acompanha o bebé.

peso comprimento 15 dias

De qualquer forma, não fiques obcecada com o peso do bebé nem o peses várias vezes por dia. O melhor é esperares pela consulta ao pediatra ou à enfermeira, que te poderão dar as orientações adequadas e te podem responder às dúvidas que tenhas sobre o crescimento e alimentação do bebé.

Durante o primeiro mês, a respiração do bebé é irregular e um pouco ruidosa. A sua principal missão será estabelecer um ritmo respiratório constante. Outras tarefas serão dominar a pouco e pouco ações como o choro, o espirro, a tosse, o bocejo ou outras atividades que pressuponham esforço.

Os seus cinco sentidos já estão preparados para recebes estímulos e processar informações básicas.

Alimentação e sono do teu bebé de 15 dias

Alimentação e sono do teu bebé de 15 dias
Alimentação e sono do teu bebé de 15 dias

Como vai a amamentação? Estás a ter algum problema? Estás a alimentar o teu bebé de forma artificial?

Se dás mama, podes ter em conta esta série de conselhos que te vão ajudar:

Quando se dá a subida do leite, a produção de leite deve regularizar e adaptar-se às necessidades específicas do teu filho.

Importa saber que quanto mais frequentemente mama, mais leite vais produzir.

O ideal é que se alimente a pedido, ou seja, sem seguir um horário determinado, mas sim quando o bebé decide.

Também não tens de pensar demasiado em calcular quanto tempo passa a mamar: vai fazê-lo entre oito e doze vezes ao dia e algumas vezes irá demorar mais tempo do que outras.

Em algumas mamadas, pode demorar dez minutos a esvaziar a mama e, noutro dia em que esteja mais preguiçoso, pode demorar até o dobro do tempo. Noutras alturas pode apenas chuchar porque é algo que o acalma.

De qualquer dos modos, não o apresses e, se tiveres alguma dúvida, consulta o teu pediatra ou enfermeira, que te poderão dar todos os conselhos relacionados com a sua alimentação.

lactancia recien nacido

check consejosLEMBRA-TE! As gretas no mamilo são feridas ou lesões que aparecem durante a amamentação e que podem fazer com que esta se torne muito dolorosa. Aconselha-te com o pediatra na próxima consulta!

O sono do teu bebé de 15 dias

No que respeita ao sono, deves ter em consideração os seguintes aspetos:

O recém-nascido dorme durante a maior parte do dia. No entanto, deve acostumar-se a distinguir o dia da noite.

O ideal é que, durante o dia, o bebé durma com a luz e os sons habituais da casa, sem que se esforcem por permanecer em silêncio.

De noite, por outro lado, o ambiente deve ser tranquilo, silencioso e escuro, para que o bebé entenda que são horas de descanso de toda a família e, assim, se comece a habituar a dormir mais horas de noite.

 

durmiendo 15 dias

 

check consejosATENÇÃO! É muito importante que os papás aprendam, pouco a pouco, a distinguir os diferentes tipos de choro do bebé. O pequeno pode chorar por sono, fome, necessidade de consolo…

Conselhos e bem-estar do bebé de 15 dias

Conselhos e bem-estar do bebé de 15 dias
Conselhos e bem-estar do bebé de 15 dias

Neste período o teu filho ainda não consegue focar a cara da pessoa que o agarra ao colo. No entanto, apesar de não te distinguir, já te pode ver e reconhecer a tua voz, que o acalma e lhe transmite segurança.

Nestas primeiras semanas, o contacto com a mamã é total e contínuo, tanto para se alimentar como para notar a tua presença, que o acalma. Dá-lhe segurança e reforça o vínculo mãe-bebé, fundamental para crescer saudável e feliz.

É possível que o teu novo papel de mamã 24 horas te faça sentir momentos de cansaço, fadiga e, até, desânimo. Não te preocupes, é completamente normal. Toda a família se tem de habituar à nova situação.

Aproveita os momentos nos quais o bebé está a dormir para descansares tu também, ou até para sair para dar um pequeno passeio pelas redondezas, para apanhares um pouco de ar e arejares as ideias.

Durante estes primeiros dias também é importante cuidar do cordão umbilical do bebé. Essa linha que vos mantinha ligados.

É importante manter sempre a ferida do cordão limpa e seca. Para tal, não é necessário usar nem álcool, nem antissépticos, nem pó talco, nem desinfetante.

Basta usar água tépida – sem sabões – se houver alguma sujidade. É importante, também, usar fraldas que fechem abaixo da zona umbilical ou, se não as tiveres, dobrá-las até baixo para evitar infeções.

Em cerca de 7-15 dias o cordão seca, escurece e cai sozinho.

 

bebe 15 dias en brazos

 

check consejosLEMBRA-TE! O contacto pele a pele durante os primeiros dias, tanto com a mamã como com o papá, é muito vantajoso para favorecer tanto a amamentação como o vínculo entre os pais e o bebé. Fala sobre este assunto nas consultas!

 

Como estimular o teu bebé de 15 dias

O teu bebé desenvolveu o seu ouvido a partir da tua 24ª semana de gravidez. Reconhece a tua voz, tal como o teu cheiro. Nada o estimulará mais do que ouvir-te e sentir-te.

O teu bebé está a receber uma enorme diversidade de estímulos através dos seus ouvidos à medida que a sua visão se vai despertando. O canal auditivo é um dos melhores para estimular o teu bebé durante esta etapa! Especialmente se o fizermos numa perspetiva de aproximação e carinho. Vamos aproveitar?

Os benefícios de estimular o ouvido do bebé com música durante este período são inumeráveis:

O contraste entre as notas dos diferentes exercícios de linguagem musical adaptada vai fazer com que o teu bebé pense musicalmente.

Este tipo de estimulações afetivas são mais eficazes e geram um maior número de neurotransmissores. Os neurotransmissores são substâncias químicas presentes no interior dos neurónios. Servem para facilitar a transferência dos impulsos nervosos através da conexão neuronal (sinapses), facilitando ou inibindo um estímulo. Os neurotransmissores são a base da atividade cerebral.

 

mama pecho estimulacion

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento