Bebé de 15 dias

 
Tu bebé ya tiene
15 dias
PATROCINADO POR
15 dias 15 dias

O seu bebé recém-nascido já tem quinze dias! Parabéns, porque já superou a “prova de fogo” dos primeiros dias do bebé. Certamente que já está familiarizada com a amamentação ou com o biberão e, ou teve muita sorte, ou muito provavelmente vem sentindo uma grande falta de horas de sono.

Nas primeiras semanas, é bastante complicado adaptar-se ao ritmo sono-vigília do bebé e integrá-lo no seu dia-a-dia, porque o bebé preciso de um período de adaptação. Vamos explicar como se desenvolve o bebé nestas primeiras semanas e resolver as dúvidas mais frequentes.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 15 dias

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 15 dias
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 15 dias

Como se sente no seu novo papel de mamã? É suposto que já se sinta um pouco mais perita e habituada à presença do bebé. Tem notado algum progresso?

Como tem crescido o seu bebé? Depois da perda de peso fisiológica dos primeiros dias, ao fim da segunda semana o bebé costuma recuperar o peso com que nasceu. Depois, começa a engordar uma média de 150-200 gramas por semana (ou até mais), até ao terceiro mês.

Pese o seu filho uma vez por semana, despido e em jejum, se possível, sempre à mesma hora. Há que pesar o bebé numa balança de mesa, provida de um prato largo e envolvente, para evitar que o pequeno possa cair. Não se esqueça de anotar os resultados para os comunicar ao pediatra que controla o crescimento da criança.

De qualquer modo, não deve ficar obcecada com o peso do bebé nem pesá-lo várias vezes ao dia. O melhor é que espere pela consulta do pediatra, que lhe dará os padrões corretos e resolverá todas as suas dúvidas quanto ao crescimento e alimentação do bebé.

Alimentação e sono do seu bebé de 15 dias

Alimentação e sono do seu bebé de 15 dias
Alimentação e sono do seu bebé de 15 dias

Como está a decorrer a amamentação? Tem tido algum tipo de problema? Precisou de recorrer ao aleitamento artificial? Se dá o peito, uma vez que ocorre a subida do leite, a produção deste deve regular-se e adaptar-se às necessidades específicas do seu filho. É importante que saiba que, quanto mais ele mame, e com mais frequência, mais leite será produzido. O ideal é que o alimente “a pedido”, ou seja, sem seguir um horário predeterminado, e, sim, sempre que o bebé decida. Se tem qualquer dúvida, consulte o seu pediatra, ou a parteira, que lhe darão todos os conselhos relacionados com a alimentação.

No que diz respeito ao sono, o recém-nascido dorme a maior parte do dia, mas é importante que se habitue a distinguir o dia da noite. O ideal é que, durante o dia, o bebé durma com a luz e os ruídos habituais da casa, sem todavia fazer qualquer esforço para que não haja silêncio. De noite, pelo contrário, o ambiente deve ser tranquilo, silencioso e escuro, para que o bebé entenda o que são as horas de descanso de toda a família e comece a habituar-se a dormir mais nas horas noturnas.

Conselhos e bem-estar do bebé de 15 dias

Conselhos e bem-estar do bebé de 15 dias
Conselhos e bem-estar do bebé de 15 dias

Neste período, o seu filho ainda não consegue focar os traços da pessoa que lhe pega ao colo, mas, ainda que não a reconheça, pode vê-la e reconhecer a sua voz, o que o tranquiliza e lhe transmite segurança. Nestas primeiras semanas, o contacto com a mamã é total e contínuo, tanto para se alimentar, como para se dar conta da sua presença, que o tranquiliza, lhe dá segurança e reforça o vínculo materno-filial, fundamental para que cresça saudável e feliz.

É provável que o seu novo papel de mamã-24 horas lhe traga momentos de fadiga, cansaço e mesmo desânimo. Não se preocupe, é completamente normal. Toda a família terá de se habituar à nova situação. Aproveite os momentos em que o bebé dorme para descansar também, ou, inclusive, para sair um pouco, dar um passeio pelos arredores, para apanhar ar e relaxar.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento