O meu bebé

18 semanas de gravidez

18 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 18

Crescimento e desenvolvimento nas 18 semanas de gravidez

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 18 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
Batata doce
arrow
Batata doce

A partir da 18ª semana de gravidez, podes sentir pela primeira vez o movimento do teu filho. Na 18ª semana de gravidez o bebé é maior do que a placenta pela primeira vez e vai continuar a superá-la em tamanho de forma gradual.

De facto, no final da gestação, o bebé irá pesar mais seis ou sete vezes do que ela. Agora, os órgãos reprodutores estão em pleno desenvolvimento, tanto interna como externamente e, no caso das meninas, nos seus ovários já se estão a formar os folículos que contêm os óvulos.

18 semanas infografia

Gravidez de 18 semanas

Numa gravidez de 18 semanas, o bebé mede 14,2 centímetros do cocuruto até às nádegas e tem um peso médio de 190 gramas.

Os seus movimentos dentro da barriga serão cada vez mais vigorosos e evidentes. Tem em conta que o ritmo da sua atividade física e das suas horas de sono, que são cerca de 18 por dia, estão em estreita relação com as variações hormonais da mãe. Pela noite, entre as dez e as doze, vais notar que se mexe mais.

As suas pernas e pés vão acabar de se modelar e a cartilagem do corpo vai transformar-se, pouco a pouco, em osso. O seu coração, dividido em quatro câmaras e quatro válvulas, prossegue o seu desenvolvimento, tal como o sistema respiratório.

Enquanto está no útero, o bebé pratica os movimentos respiratórios, chave para desenvolver os músculos do peito e permitir que os pulmões cresçam, os quais só estarão completamente formados na 35ª semana.

O que acontece do crescimento de gémeos na 18ª semana de gravidez? Os fetos de gémeos, em geral, crescem mais ou menos ao mesmo ritmo, pelo menos até esta semana.

Agora, o ritmo de crescimento pode diferir até 15% entre eles, mas com um seguimento médico adequado e tendo em conta que o desenvolvimento dos principais órgãos já aconteceu, não há lugar para preocupações.

Idade do feto: 16 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 18ª semana

Em seguida vamos mostrar-te um interessantíssimo vídeo com imagens de um feto de 18 semanas em movimento, além de uma ecografia desta mesma semana. Não podes perder!

 

ecografia bebe semana 18ok

Ecografia das 18 semanas

 

O que muda no teu corpo nas 18 semanas de gravidez

Estás grávida de 18 semanas: o teu peso aumenta constantemente e os movimentos do pequeno começam a ser percetíveis graças também à ligeira diminuição das paredes uterinas.

Por outro lado, o teu centro de gravidade, devido ao aumento de dimensões do útero, desloca-se ligeiramente para as pernas, os músculos relaxam-se, os ossos da pélvis tornam-se mais flexíveis e poderás começar a sofrer de dores de costas.

A tua barriga e os teus peitos crescem bastante a partir destas 18 semanas de gravidez, assim que, se até agora não usaste roupa de grávida, talvez a comeces a necessitar.

O teu útero pode já ser suficientemente grande para arredondar a tua barriga.

Muitas mulheres têm afrontamentos durante a gravidez, o que é devido ao aumento da progesterona, que faz com que os vasos sanguíneos dilatem e se encham de sangue e calor.

Quando se está grávida também se acelera o metabolismo, o que gera um calor extra. Um efeito secundário deste calor é a comichão, especialmente na barriga, que se deve ao alongamento da pele. Uma comichão que se pode acalmar com o uso de um creme hidratante.

Conselhos e bem-estar nas 18 semanas de gravidez

Na 18ª semana de gravidez talvez já tenhas de fazer frente a alguns sintomas pouco agradáveis, como o ardor de estômago e as hemorroidas.

Para o primeiro, que é acompanhado de um sabor amargo, podes experimentar comer menores quantidades de alimentos e assegurar-te que os mastigas bem, evitar os pratos com muita gordura e que sejam picantes, bem como o álcool e o tabaco.  Por outro lado, beber leite, ingerir infusões de menta, camomila e gengibre, mastigar alho cru, comer pastilhas elásticas, permanecer de pé depois das refeições e elevar a cabeceira da cama são medidas que podem ajudar a aumentar o teu bem-estar.

Como sabes, a digestão torna-se mais lenta por causa das alterações hormonais, o que também provoca prisão de ventre. Para a combater, o melhor é alimentares-te com uma dieta equilibrada composta em 50% por cereais, 25% por vegetais, 15% por alimentos de origem animal e 10 por legumes.

Esta semana pode ser um bom momento para planificar as aulas pré-natais, pois embora estas não comecem até ao sexto ou sétimo mês de gravidez, tens de te inscrever com antecedência.

Estes cursos podem ser dados de forma gratuita no centro de saúde ou hospitais, embora também possam ser privados.

Neles, aprendem-se os sinais que indicam o início do parto, as técnicas de respiração e relaxamento, opções analgésicas e intervenções médicas, e também se aprendem conselhos práticos para cuidar do bebé durante as suas primeiras semanas de vida.

Lembra-te de marcar num calendário logo que sintas os primeiros pontapés do bebé. Este dado vai ser muito útil, juntamente com os cálculos do ginecologista e com os resultados das ecografias, para assinalar com maior precisão a data do parto.

….

check Estás a pensar na vacina da gripe…

Não gostas da ideia de te vacinares durante a gravidez? Muito pelo contrário! Os especialistas recomendam que as grávidas tomem a vacina da gripe durante a campanha de outono-inverno. Porquê?

Descobre porque é que a vacina contra a gripe é importante para ti!

check Se te apareceram manchas nas axilas…

Apareceram-te zonas mais escuras nas axilas e não gostas de levantar os braços? Culpa as hormonas! Queres saber se desaparecem e quando?

Descobre porque é que aparecem manchas nas axilas e como se eliminam!

check Gostas do sotaque americano?

Ainda não tens nome para o bebé mas gostas do sotaque britânico? Aqui tens alguns nomes dos quais poderás gostar?

Lista de nomes americanos para meninos e meninas!

Um conselho para as tuas relações sexuais…

Confessamos-te que o segundo trimestre é, sem dúvida, o melhor da gravidez no que diz respeito ao sexo. Porque não aproveitar? Lê este conselho!

Descobre quais as precauções a tomar em relação ao sexo na gravidez!

 

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

No futuro próximo...

19 semanas de gravidez 19 semanas de gravidez 19 semanas de gravidez
Crescimento e desenvolvimento nas 19 semanas de gravidez Explicamos-te como evolui o teu corpo com 19 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas. Na 19ª semana de gravidez as orelhas e o...
20 semanas de gravidez 20 semanas de gravidez 20 semanas de gravidez
Crescimento e desenvolvimento nas 20 semanas de gravidez Explicamos-te como evolui o teu corpo com vinte semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas. Na 20ª semana de gravidez, é p...
21 semanas de gravidez 21 semanas de gravidez 21 semanas de gravidez
Crescimento e desenvolvimento nas 21 semanas de gravidez Explicamos-te como evolui o teu corpo com 21 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas. Na 21ª semana de gravidez o sistema digestivo do b...

Também lhe interessa…