Bebé de 0 dias

 
Tu bebé ya tiene
0 dias
PATROCINADO POR
0 dias 0 dias

Muitos parabéns! O seu bebé acaba de nascer e esta é uma das sensações mais maravilhosas da sua vida. No entanto, quando chega o recém-nascido, os pais têm muitíssimas dúvidas e inquietações: a consolidação do vínculo entre a mamã e o bebé, o início da amamentação, mudar as fraldas, o novo ritmo do sono-vigília dos pais e a tempestade hormonal da recente mãe, mergulhada no seu novo papel, que a princípio pode ser assustador. Hoje vamos ajudá-la a saber como é o recém-nascido, como iniciar a amamentação e como descansar o mais possível, para que possa recuperar do parto.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé recém-nascido

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé recém-nascido
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé recém-nascido

Como se sente no seu novo papel de mamã? Certamente que lhe parece um pouco estranho habituar-se à presença deste novo ser, que, até agora, sentia na sua barriga como uma parte de si, e que, de repente, veio aumentar a família. Um recém-nascido pesa normalmente entre três quilos e três quilos e meio, com pequenas variações em função do sexo ( geralmente as meninas são um pouco mais pequenas) e costuma medir cerca de 50cm, na média. Uma das maiores preocupações dos pais é a de que o seu bebé tenha valores normais de peso e altura. Para avaliar estes parâmetros o melhor é consultar as tabelas de crescimento e o pediatra informa-os sobre os percentis que formam estas curvas de crescimento e sobre os valores concretos do seu bebé. De qualquer modo, os fatores genéticos influenciam grandemente o peso e a altura do bebé, mais do que os fatores externos como a alimentação e o estilo de vida. Para que os pais não tenham nenhuma dúvida, o pediatra pode explicar-lhes tudo sobre o crescimento do vosso filho.

Alimentação e sono do seu bebé recém-nascido

Alimentação e sono do seu bebé recém-nascido
Alimentação e sono do seu bebé recém-nascido

Pretende dar o peito ao seu filho? Então, o que deve fazer desde o início é evitar que ele receba complementos de leite artificial, que podem habituar o recém-nascido, este perde o interesse por sugar o peito e, como consequência, a mãe produz menos leite. O ideal é dar-lhe de mamar ainda na sala de parto, logo após o seu nascimento. No entanto, muitas vezes isto não é possível por muitas razões. Com a ajuda da parteira e do pediatra, poderá perfeitamente alimentar o seu filho.

Em relação ao sono, o recém-nascido passa a maior parte do tempo a dormir. Durante os primeiros meses é preferível que o bebé durma no quarto dos pais, para facilitar a amamentação e para poder controlar o seu estado.

Conselhos e bem-estar do seu bebé recém-nascido

Conselhos e bem-estar do seu bebé recém-nascido
Conselhos e bem-estar do seu bebé recém-nascido

É bastante normal que durante os primeiros dias sinta aquilo a que chamam “depressão pós-parto”. Como é o seu recém-nascido? Se ao ver as fotografias das revistas, o imaginou com uma carinha redonda e rosada, talvez agora esteja um pouco desiludida. Nos primeiros dias a cabeça da criança pode estar ligeiramente aplanada ou alongada, com o crânio um pouco mole, uma vez que o cérebro irá continuar a crescer. Estas zonas do crânio, moles e nas quais os ossos ainda não se uniram, chamam-se fontanelas, e é importante que não se toquem, já que são zonas muito delicadas. As fontanelas fecham-se progressivamente antes dos 18 meses. Por outro lado, a pele pode ser de um cor-de-rosa intenso e estar coberta por uma ligeira penugem.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente