Bebé de 0 dias

 
Tu bebé ya tiene
0 dias
PATROCINADO POR
0 dias 0 dias

Parabéns! O teu bebé acaba de nascer e é a sensação mais maravilhosa que alguma vez viveste! No entanto, ter um bebé recém-nascido traz consigo muitas dúvidas e temores para os novos papás: a consolidação do vínculo entre a mãe e o bebé, o início da amamentação, mudar as fraldas, o novo ritmo sono-vigília dos papás e a “tempestade” hormonal da nova mamã, imersa num novo papel que, no início pode ser exasperante.

Ajudamos-te a saber como é o bebé recém-nascido, como dar início às mamadas, e como descansar o mais possível para conseguires recuperar do parto da melhor maneira.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé recém-nascido

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé recém-nascido
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé recém-nascido

Como é que te sentes no teu novo papel de mamã? É, com certeza, um pouco estranho habituares-te à presença deste novo ser que, até agora, sentias na tua barriga como uma parte de ti mesma e que, de repente, amentou a família

Um recém-nascido normal a termo pesa entre três quilos e três quilos e meio com pequenas variações em função do seu sexo (em geral, as meninas costumam ser um pouco mais pequenas) e costuma medir cerca de 50 centímetros, em média.

peso comprimento 0 dias

Uma das principais preocupações dos papás consiste em verificar se o seu bebé tem os valores de peso e altura dentro da normalidade. Para avaliar estes parâmetros, a melhor opção é recorrer às tabelas de crescimento.

O pediatra vai informar-te acerca dos percentis que formam as curvas de crescimento e vai explicar-te os valores concretos do teu bebé.

Em qualquer caso, os fatores genéticos influenciam em grande medida o peso e a altura do bebé, inclusivamente mais do que outros fatores externos como a alimentação e o estilo de vida. O pediatra vai dar-te todas as informações sobre o crescimento do teu bebé para que não fiques com nenhuma dúvida.

Se tens algumas dúvidas sobre o aspeto do recém-nascido, deves saber que:

- Durante as primeiras semanas de vida . A iris vai adotar a sua cor definitiva entre os seis meses e os três anos.

- Muitos recém-nascidos têm marcas de nascimento, especialmente nas pálpebras e na nuca, que desaparecem com o tempo.

- Ao início, talvez fiques surpreendida também com o grande tamanho dos seus genitais, especialmente se for menino.

Alimentação e sono do teu bebé recém-nascido

Alimentação e sono do teu bebé recém-nascido
Alimentação e sono do teu bebé recém-nascido

Tens intenções de dar mama ao teu filho? Então, desde o primeiro momento, evita que lhe deem suplementos de leite artificial. O recém-nascido poderá acostumar-se aos mesmos e perder interesse em mamar. Como consequência, acabas por produzir menos leite.

Convém saberes que os primeiros dias de amamentação não são fáceis. Especialmente se se trata do teu primeiro bebé: a mamã tem de aprender a dar mama, com a ajuda de alguém mais experiente ou da enfermeira. A paciência e a vontade de dar mama ao teu bebé são a chave do sucesso!

Estas dicas podem ajudar-te nos primeiros dias de amamentação:

- O ideal é começar a dar mama ao bebé dentro da sala de partos, mal o bebé nasce. No entanto, se tal não for possível por algum motivo, não te preocupes.

- É fundamental dar mama ao bebé frequentemente, de modo a estimular a subida do leite, que acontece entre as 24 e as 48 horas depois do parto, aproximadamente.

- O colostro é o primeiro alimento do bebé. Embora te possa parecer que tem um aspeto esquisito (é mais espesso e amarelado do que o leite), e que a sua qualidade é muito reduzida, o colostro contém todas as substâncias nutritivas de que o bebé necessita.

Durante os primeiros meses de vida o bebé cresce muito rapidamente: o aumento de peso é de cerca de 200-300 gramas por semana. Para ter este ritmo de crescimento, o pequeno deve comer muito frequentemente. Sendo assim, deve satisfazer-se sempre que expresse a necessidade de comer, a pedido e sem olhar o relógio.

Com a ajuda do pediatra, podes alimentar o teu bebé perfeitamente e pouco a pouco vais aprender a expulsar o ar entre as mamadas, o que é fundamental para evitar as cólicas do lactente.

 

lactancia sala partos

 

check consejosLEMBRA-TE! Todas as mães podem dar mama aos seus bebés, salvo em raras exceções. Tu também o podes fazer! Se tiveres dúvidas, pergunta ao teu pediatra ou dirige-te ao centro de saúde.

 

O sono do bebé recém-nascido

Estes conselhos podem ser-te úteis no caso de teres dúvidas em relação ao sono do bebé:

- Durante os primeiros meses, é preferível que , a fim de facilitar a amamentação e para o ter mais bem vigiado.

- No entanto, os especialistas recomendam evitar que o bebé durma na mesma cama com os pais devido aos riscos para a sua segurança que este comportamento pode acarretar.

- De qualquer modo, se deseja praticar o co-sleeping, no mercado podem encontrar-se berços especialmente desenhados para ter o bebé ao lado sem qualquer risco para a sua segurança.

- Se o bebé toma leite de fórmula, convém simplificar as tomas noturnas, deixando à mão o aquece biberões, a garrafa de água, o biberão e a quantidade de leite em pó necessária. Assim, poderá preparar-se o biberão em pouco tempo e o bebé não vai ficar tão nervoso enquanto espera.

O biberão também se pode deixar preparado guardando-se no frigorífico até que o bebé reclame. Deste modo, o leite vai estar pronto e apenas necessita de ser aquecido.

 

sueno bebe recien nacido

 

check consejosATENÇÃO! Deves deitar sempre o teu bebé de barriga para cima. É uma das recomendações fundamentais para prevenir o risco de SMSL (Síndroma de Morte Súbita do Lactente).

Conselhos e bem-estar do teu bebé recém-nascido

Conselhos e bem-estar do teu bebé recém-nascido
Conselhos e bem-estar do teu bebé recém-nascido

No que respeita às tuas sensações e sentimentos como nova mamã, é normal que nestes primeiros dias sintas o que é conhecido como baby blues, um estado passageiro de melancolia e tristeza.

Estes sentimentos não se devem confundir com a depressão pós-parto, uma perturbação mais grave que deve ser tratada adequadamente e com ajuda profissional.

Ao contrário da melancolia e da ansiedade próprias dos primeiros dias como mamã, etapa de adaptação na qual as mudanças hormonais e o cansaço fazem mossa na mamã, a depressão pós-parto deve ser muito bem seguida desde o início, de modo a evitar que se agrave ou que se prolongue mais tempo.

 

mujer baby blues

 

Como é o teu recém-nascido? Se quando vias as fotos de revistas já o imaginavas com a carinha redonda e rosada, talvez tenhas ficado desiludida.

O teu bebé recém-nascido pode apresentar algumas destas características:

  • Nos primeiros dias, a cabeça do bebé pode mostrar-se um pouco espalmada ou alargada, com o crânio mais mole para continuar a crescer. Estas zonas do crânio mais moles, nas quais os ossos ainda não estão fundidos, chamam-se fontanelas e é importante não lhes tocar dado que são zonas delicadas.

As fontanelas estão destinadas a fechar-se progressivamente, antes dos 18 meses.

  • Por outro lado, a pele pode ter um tom rosa mais intenso e estar revestida por uma ligeira penugem.

Durante o período em que estiverem na maternidade, o teu bebé vai ser sujeito a diferentes exames, de entre os quais se destacam:

O teste de Apgar, uma primeira avaliação que se realiza entre 5 e 10 minutos depois do nascimento, onde se avalia a respiração, o ritmo cardíaco, o tónus muscular, a cor da pele e os reflexos do bebé.

Passadas 48 horas do nascimento, faz-se o teste do pézinho que consiste em extrair uma amostra se sangue e serve para descartar a possibilidade de existência de doenças congénitas, como a fibrose quística, o hipotiroidismo congénito ou hemoglobinopatias congénitas.

Antes de terem alta ainda haverá uma outra revisão na qual voltarão a pesar o bebé, a medi-lo, a medir o seu perímetro cranial, examinam os seus olhos e fazem um pequeno exame de audição, palparão o seu estômago e poderão comprovar se o canal do ânus está livre.

Se é menino, também poderão examinar o seu pénis e poderão verificar se os seus testículos desceram até ao escroto.

(Também te interessa: O recém-nascido: Como é?)

…….

check consejosCURIOSIDADE! Sabias que os recém-nascidos têm uma série de reflexos inatos muito específicos que os neonatalogistas usam para avaliar o estado de desenvolvimento do sistema nervoso do bebé?

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente