Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- Tonturas na gravidez: como agir
Tonturas na gravidez: como agir
04 janeiro 2023

A tonturas é uma desordem muito comum na gravidez. Explicamos porque acontece e o que a futura mãe pode fazer para combater. É uma das que sofre de vertigens durante a gravidez? Interessa-lhe!
A tontura, que é tão comum durante a gravidez, deve-se em parte ao cansaço e fadiga experimentados pelo corpo da grávida, especialmente nas primeiras semanas de gravidez, embora por vezes também continue durante toda a gravidez.
Causas de vertigens na gravidez
No início da gravidez, o nosso corpo tem de se adaptar a uma nova situação e a novas necessidades. As alterações hormonais e circulatórias na futura mãe são frequentemente a causa desta vertigem.
- As hormonas de gravidez causam a dilatação e relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, e o volume de sangue que circula através do sistema circulatório aumenta. Todas estas alterações, que são normais na gravidez, provocam uma ligeira queda na tensão arterial.
- Outra causa possível de tonturas na gravidez é a hipoglicémia ou o baixo nível de açúcar no sangue. Estes podem ocorrer porque o corpo da mulher grávida mobiliza os hidratos de carbono para que o bebé seja devidamente nutrido em todos os momentos. Isto pode causar baixo nível de açúcar no sangue da mãe se ela não ingerir hidratos de carbono suficientes.
Remédios para vertigens na gravidez
- Como se trata de um fenómeno fisiológico, nada precisa de ser feito para o contrariar.
- A única medida verdadeiramente eficaz quando esta perturbação se manifesta é deitar-se durante alguns minutos, de preferência na posição de decúbito lateral esquerdo, se possível, à espera que a tontura desapareça, desfazendo os botões da roupa e qualquer cintura apertada que possa causar uma maior sensação de asfixia.
- Se a futura mãe souber que pode sofrer de vertigens, deve ter o cuidado de evitar usar sapatos de salto alto e actividades que envolvam o risco de queda, bem como lugares apinhados ou muito quentes.
Medidas eficazes em caso de tensão arterial baixa que cause tonturas
- Se a tontura for devida a uma queda súbita ou sustentada da pressão arterial, há algumas precauções que pode tomar.
- Comer uma dieta saudável. É importante que a sua dieta seja variada, equilibrada e saudável, e que evite jejuar durante demasiado tempo.
- É também aconselhável comer refeições pequenas, mas muito frequentes.
- Evitar o álcool e a cafeína.
- Comam muita fruta e vegetais, pois fornecem ao corpo sais minerais, essenciais para aumentar a pressão arterial.
- Respire devagar.
- Evitar mudanças bruscas de posição.
- Beber água para se manter bem hidratado, pelo menos 2,5 litros por dia.
- Evitar lugares sobrelotados e quentes.
- Evite ficar de pé durante longos períodos de tempo, pois o sangue acumula-se nos pés e pernas, dificultando o retorno venoso.
- Se tiver de se levantar, tente mover-se, dar passeios ou fazer exercícios circulatórios com os pés e tornozelos para melhorar o retorno venoso. A sua parteira pode ensinar-lhe exercícios simples.
- Se a sua tensão arterial estiver baixa, verifique regularmente, participando em controlos programados com a sua parteira.
- Se se sentir tonta, peça ajuda, nunca fique sozinha.
Cristina González Hernández
Parteira no Centro de Saúde de Orcasitas e Presidente da Associação de Parteiras de Madrid (AMM)