Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- Cloasma gravídico: porque aparecem manchas no rosto durante a gravidez e como podem ser removidas?
Cloasma gravídico: porque aparecem manchas no rosto durante a gravidez e como podem ser removidas?

As manchas faciais na gravidez, conhecidas como cloasma gravídico ou cloasma gestacional, são muito comuns. Mas sabe exactamente por que aparecem e como tratá-las? Desaparecem após o parto? Aqui está toda a informação que precisa sobre a cloasma.
O cloasma gravídico, as manchas no rosto que aparecem durante a gravidez, são comuns a muitas mulheres grávidas. São manchas escuras, cor de café com leite que aparecem na testa, nos lados das bochechas e na zona superior do lábio da boca, como se fosse uma verdadeira "máscara" (também conhecida por este nome).
Também chamado de cloasma gestacional ou melasma gestacional, é um problema cosmético de pele, uma vez que não afecta a saúde da futura mãe. No entanto, dado que aparece principalmente no rosto, é motivo de preocupação para as mulheres grávidas que sofrem com ela, especialmente por medo de que não se desvaneça ou desapareça uma vez que o bebé nasça.
Vamos descobrir mais sobre o que é a cloasma gravídico, porque ocorre em algumas mulheres grávidas e não em outras, e como tratar as manchas no rosto para as reduzir ou eliminar. Isto é do seu interesse!
Causas do cloasma gestacional
Há dois factores envolvidos no aparecimento do cloasma gestacional: um é de natureza hormonal e o outro é genético.
- Durante a gravidez, as variações hormonais no corpo da mãe levam a uma maior concentração de melanina (o pigmento escuro que determina a cor da pele) em algumas áreas do rosto. A variação hormonal que provoca um aumento na concentração de melanina é o aumento da progesterona.
- As pessoas mais afectadas são as de pele escura, que já estão geneticamente predispostas a produzir uma maior quantidade de melanina.
- Além disso, o sol pode contribuir para desencadear o problema, estimulando o sistema de melanócitos. Assim, a radiação solar de Verão pode aumentar a incidência de manchas de gravidez, especialmente em mulheres mais predispostas.
Prevenir o cloasma: pode evitar ficar com manchas na cara?
As pessoas predispostas à formação de manchas devem, acima de tudo, ter cuidado com o sol, especialmente no Verão, utilizando protectores solares de ecrã total e evitando a exposição excessiva ao sol.
Contudo, também no Inverno, embora em menor grau, os raios solares afectam a nossa pele, que deve ser protegida com um creme de dia com protecção UV.
O que diz o especialista?
A dermatologista Laura Francés, do Hospital Quirónsalud em Alicante, oferece os seguintes conselhos sobre pontos de gravidez:
- Cloasma é um problema cosmético que afecta muitas mulheres e pode ser tratado com tratamentos eficazes de despigmentação após o parto e a amamentação.
- Para minimizar o agravamento destas manchas nas mulheres grávidas durante o Verão, é importante utilizar uma fotoprotecção muito elevada (SPF 50) cada vez que se sai de casa.
- É também muito apropriado utilizar medidas de barreira, como o uso de chapéu e óculos de sol aprovados.
Como tratar as manchas no rosto: quanto tempo demora a gravidez gravidez
Em primeiro lugar, é de notar que o cloasma gravídico é muito difícil de eliminar completamente uma vez que as manchas tenham aparecido. No entanto, é verdade que desaparece nos meses de Inverno e que, no Verão, tende a reaparecer, em maior ou menor grau.
Dito isto, não é impossível que a cloasma desapareça, ou pelo menos se desvanecer significativamente, se forem tomadas as precauções correctas e se as manchas forem tratadas com os produtos certos uma vez que o bebé tenha nascido e a amamentação tenha terminado.
- Na gravidez, é melhor evitar certos tratamentos, uma vez que a remoção da camada "manchada" pode estimular o aumento da produção de melanina.
- Por outro lado, não está excluído que a cloasma possa desaparecer espontaneamente após o parto, quando a organização hormonal voltar ao normal.
Uma vez terminada a amamentação, precisamos de conhecer os tratamentos possíveis, que devem ser realizados por um dermatologista ou um médico cosmético:
- Se o problema for suave, um descasque com ácidos alfa hidróxicos, como o ácido glicólico ou salicílico, que promove a renovação celular, será suficiente.
- Se as manchas forem mais escuras e disseminadas, pode ser aplicado ácido tricloroacético, que é capaz de eliminar a camada de melanina da epiderme.
- Em alternativa, pode optar pela dermoabrasão mecânica com um bisturi de rádio, tirocirurgia ou laser: os dois primeiros sistemas emitem ondas de rádio que "descascam" a pele manchada.
Evidentemente, cabe ao médico determinar o tratamento mais adequado, dependendo da extensão do problema.
Como podem ser prevenidas e atenuadas as manchas de gravidez com produtos?
Os cosméticos também podem ser úteis para prevenir manchas no rosto ou reduzir a sua intensidade e tamanho. Estes são principalmente cremes que contêm:
- O ácido kójico e o ácido azelaico, que bloqueiam a actividade da tirosinase, a enzima que estimula o processo de melanogénese.
- Vitamina C, que tem uma acção aligeirante.
- Hidroxiácidos, tais como glicólico, ácido láctico e salicílico, que promovem a renovação celular.