Bebé de 8 meses

 
Tu bebé ya tiene
8 meses
PATROCINADO POR
8 meses 8 meses

O seu bebé tem oito meses? Está a ficar crescido! Como já não sente a mesma relação com a mãe, é provável que manifeste uma ‘mãezite’ aguda, também chamada ‘ansiedade da separação’, o que é totalmente normal nesta idade. Vamos explicar-lhe como é o desenvolvimento do bebé de oito meses do ponto de vista psicofísico. Aprenda a entender melhor o seu bebé.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 8 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 8 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 8 meses

Por volta dos oito meses a criança entende que é uma pessoa diferenciada da mãe, e como tal, pode sentir-se insegura quando se separa dela: o que os especialistas definem como ‘ansiedade da separação’.

Certamente já notou que, nesta fase, o seu filho quer tocar tudo aquilo que vê, assim como provar as diferentes sensações táteis, e já consegue pegar bem nos objetos mais pequenos fazendo uma pinça com o polegar e o indicador. Para o estimular, pode oferecer-lhe algumas peças de construção para empilhar: é difícil que o consiga fazer, mas irá aprendendo a manipulá-las e a efetuar movimentos mais precisos, para além de se divertir a chocar os cubos uns contra os outros ou atirando-os ao chão. Normalmente, nesta etapa, pode observar as suas primeiras tentativas para se pôr de pé, segurando-se com dificuldade nalgum ponto de apoio. Assim que consegue fazê-lo, normalmente, volta logo a cair, mas o mais importante é que o bebé já entendeu como se faz e continuará a tentar até conseguir.

Alimentação e sono do seu bebé de 8 meses

Alimentação e sono do seu bebé de 8 meses
Alimentação e sono do seu bebé de 8 meses

Aos oito meses o bebé já pode comer cereais com glúten, iogurte e gema de ovo. O peixe mole também pode fazer parte da sua alimentação. Como sempre, cada alimento novo deve ser introduzido gradual e separadamente, para que possa detetar a presença de possíveis alergias.
Como dorme o seu bebé? Continua a acordar muitas vezes durante a noite? Ainda mama durante a noite? Não a deixa descansar e sente-se esgotada no dia seguinte? Os problemas de sono são muito comuns nos bebés. Muitas vezes os pais sentem-se tão desesperados que não sabem como agir. Se for este o seu caso, em primeiro lugar não perca a calma, tente adotar algumas rotinas antes de dormir, repetindo-as diariamente, de modo a que o bebé se habitue pouco a pouco.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 8 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 8 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 8 meses

Outro dos jogos que diverte o bebé, é o de procurar os brinquedos que os pais lhe escondem; nesta idade ele já entendeu que as coisas existem ainda que não as possa ver. A mesma coisa acontece com as pessoas: se se afasta, ele revolta-se porque deseja ter a mãe perto de si, mas intui que não foi abandonado, e que a mãe voltará. Esta fase da ‘ansiedade da separação’ é absolutamente normal; o bebé não quer separar-se da sua mãe, desconfia dos desconhecidos e das pessoas com quem, até há pouco tempo, simpatizava. Como sempre, pouco a pouco, ele voltará a sentir confiança, embora também se tornará mais seletivo com as pessoas.  

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 9 meses
Por volta dos nove meses, a criança já se senta sem ajuda e segura bem as costas. Também procura, visualmente, os objetos que caem ao chão. Nesta idade o melhor jogo para ele, é o “cú-cú”. Já estamos a caminho do...
Alimentação e sono do seu bebé de 9 meses
Com nove meses, chegou o momento de introduzir hortaliças cruas como o tomate, o aipo ou o funcho. Também pode começar a dar-lhe citrinos e uvas sem grainhas nem pele. De qualquer forma, o pediatra do seu filho tem sempre a última palavra em rela&ccedi...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 9 meses
Como está a correr a dentição? Entre os oito e os dez meses, normalmente, começam a despontar os incisivos laterais superiores, enquanto que os incisivos centrais já deveriam ter feito o seu aparecimento. A propósito de dentes: o seu filh...