No futuro próximo...



O teu bebé tem oito meses, já está tão grande!
Como o bebé já não sente que é um todo com a figura materna, pode apresentar uma “mamite” relevante, também chamada de “angústia de separação”, que é completamente normal nesta idade.
Vamos dizer-te como é o desenvolvimento dos bebés de oito meses, do ponto de vista psicofísico. Aprende a entender melhor o teu bebé de oito meses!
Por volta dos oito meses, o bebé percebe que é uma pessoa diferente da sua mãe, pelo que se poderá sentir inseguro quando te afastes dele: é o que os especialistas chamam de “ansiedade de separação”.
Talvez tenhas notado que, nesta altura, o teu filho gosta de mexer em tudo o que vê e experimentar as diferentes sensações táteis. Como não?
Nesta idade os bebés costumam pesar cerca de 8 Kg e meio e medir à volta de 68-70 cm: agora estão mais “rechonchudos”, a sua pele tem pregas e dão muita vontade de apertar e dar carinho!
- Já consegue agarrar bem os objetos mais pequenos, graças à pinça polegar-índice. Para o estimular, podes oferecer-lhe peças de construção para que as empilhe: é difícil conseguir, mas vai aprender a manipulá-las e a realizar movimentos mais precisos, além de se divertir fazendo chocar um cubo contra o outro ou a atirá-los ao chão.
- Por volta dos oito meses o teu bebé responde melhor ao modo como dizes as coisas do que ao conteúdo em si: começa a entender-te observando mais atentamente as tuas expressões faciais e o teu tom de voz.
- É nesta etapa que, frequentemente, se conseguem observar as primeiras tentativas do bebé para se pôr de pé, apoiando-se em algum ponto de apoio com dificuldade. E quando o consegue volta a cair ao chão, por norma, mas o importante é que tenha entendido como se faz e que volte a tentar até que consiga levantar-se.
Aos oito meses o bebé já consegue comer cereais com glúten, iogurte e gema de ovo. O peixe branco também pode fazer parte da sua alimentação. Quais as regras para continuar a introduzir os alimentos na sua dieta?
- Como sempre, cada novo alimento deve ser introduzido de forma gradual e em separado, para detetar a presença de possíveis alergias.
- Durante os seis primeiros meses, a amamentação – materna ou artificial – é a fonte de alimento exclusiva do bebé e mantém-no hidratado. Agora, com a alimentação complementar, podes começar a dar-lhe um pouco de água nas principais refeições do dia.
ATENÇÃO! Lembra-te que não deves adicionar açúcar nem sal aos purés e papas do teu bebé. Não o beneficiam em nada e, além disso, faz com que o bebé se acostume a sabores que, mais tarde, vão ser difíceis de retirar.
Como dorme o teu bebé? Continua a acordar frequentemente? Ainda come durante a noite? Não “te deixa” descansar e sentes-te esgotada no dia seguinte?
- Os problemas do sono são muito comuns nos bebés. Muitas vezes, os pais ficam tão desesperados que não sabem o que fazer.
- Se este é o teu caso, em primeiro lugar, não percas a calma, tenta favorecer o sono noturno adotando algumas rotinas antes de ir dormir, repetindo-as todas as noites, de modo que o bebé crie, gradualmente, um hábito.
- Em relação às rotinas, uma das mais aconselhadas é a de estabelecer um horário fixo para ir deitar o bebé, embora possa ser flexível, o que significa que não é necessário que o bebé se deite sempre às 20h em ponto, em qualquer circunstância, o que pode causar ansiedade nos pais se um dos dois trabalha até tarde e chega a casa quando o bebé á está a dormir.
- Quando chega a hora, pode começar o ritual de massagens, canções, histórias, acender uma luz ténue no quarto, etc., que vais instaurando para que o bebé saiba que se está a aproximar a hora de ir dormir.
CONSELHO! Durante o processo de aparecimento dos dentes, é possível que, de repente, o bebé comece a acordar durante a note. Se tal acontecer, podes massajar-lhe as gengivas com um dedo envolvido em gaze ou oferecer-lhe um mordedor frio.
Uma brincadeira que o vai divertir é procurar os brinquedos que lhe escondes. Nesta idade, já percebe que as coisas continuam a existir mesmo quando não as está a ver. O que mais deves saber?
- O mesmo se aplica às pessoas: se te afastares, zanga-se, porque quer ter-te por perto, mas intui que não o abandonaste e que vais regressar em breve.
- Porque não dar uma volta a esta nova aprendizagem e brincar com ele às escondidas? De certeza que vão passar um bom bocado que é, ao mesmo tempo, estimulante.
A etapa correspondente à chamada angústia ou ansiedade de separação é completamente normal. Em que consiste?
- O bebé não quer separar-se da sua mamã e desconfia de estranhos e de pessoas com as quais, até há bem pouco tempo, se mostrava muito simpático.
- Como sempre, pouco a pouco vai voltar a sentir-se mais confiante, embora também se irá tornar mais seletivo com as pessoas.
Se o teu bebé tiver nascido com muito cabelo, é provável que esteja a aproximar-se o seu primeiro corte de cabelo, que podes fazer em casa ou no cabeleireiro. Estas são algumas curiosidades sobre o seu cabelo:
- Não é necessário lavar-lhe o cabelo diariamente: duas vezes por semana usando um champô para bebés que não contenha substâncias químicas agressivas como parabenos e sulfatos, um perfume que não irrite os olhos e um pH equilibrado entre 4,5 e 6 é mais do que suficiente.
- Se tiver o cabelo encaracolado também podes usar amaciador.
LEMBRA-TE! É muito importante dedicarem uma parte do dia a brincar com o bebé. Além de ter cobertas as suas necessidades básicas, como comer e dormir, o pequeno necessita de brincadeiras e interação para desenvolver os aspetos psicofísicos.
- Aos oito meses, já se pode deslocar gatinhando para apanhar um brinquedo ou esticar os braços para o segurar.
- Agora já se pode concentrar num objeto durante alguns minutos, dando-lhe voltas nas suas mãos, levando-o à boca ou atirando-o ao chão para depois o voltar a apanhar.
- O bebé de oito meses já brinca com a sua própria voz e a capacidade de repetir os sons. Tentar imitá-los é a melhor prova de que ouve bem.
- Até ao fim deste mês já poderá associar as sílabas: “pa-pa”, “ba-ba”, etc.
- Agora já é consciente da identidade das coisas e do facto de estas continuarem a existir mesmo quando saem do seu campo visual.
Durante este período o teu bebé entende, acima de tudo, a entoação da tua fala. Está a sedimentar a base da linguagem!
O teu bebé está numa etapa mágica e irrepetível da vida que apenas acontece neste período, até aos três anos. Aproveita!
Os benefícios de estimular o ouvido do bebé com música neste período são imensos:
Sabes o que são as redes neuronais? São o conjunto de neurónios fisicamente interligados (sinapses) cuja atividade ajuda a definir um circuito reconhecível no sistema nervoso. Vamos ouvir uma sessão de exercícios?
Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.
Trata-se de um período importantíssimo para o desenvolvimento das suas funções executivas e para potenciar a sua capacidade de adaptação em etapas futuras. Especialmente se o fazemos através do carinho!
Certamente que, enquanto realizavas esta sessão, pudeste sentir a magia de estar relaxada com o teu bebé. A união que se gera entre os dois neste momento tão íntimo cria um ambiente único para o relaxamento e contacto com o bebé.