• O Meu Bebé
  • Percentil do bebé: tabela de crescimento
O meu bebé

TOOLS-ICON / Baby_growth_chart Created with Sketch. Percentil do bebé: tabela de crescimento

O teu bebé está a crescer normalmente? Avalia em que percentil está a criança, de acordo com o peso e a altura, com a nossa tabela de crescimento, baseada nos parâmetros da OMS. Também te tranquilizamos caso o teu bebé estiver abaixo ou acima da média e falamos dos fatores que influenciam a altura e o peso do pequeno.

Calcula o percentil do teu bebé
Indica os dados do teu filho:
Meses Icons / arrow-down Created with Sketch.
Meses
Años
Menino
Menina

O percentil do bebé é uma medida que avalia o crescimento, segundo a altura e o peso do bebé, ao compará-lo com outras crianças da sua idade.

Queres saber em que percentil está o teu bebé?  A altura e peso dele preocupa-te? Utiliza a nossa calculadora de percentagens infantis baseada nas tabelas da OMS.

(Interessa-te: Quais os fatores que influenciam o crescimento da criança?)

grafico crescimiento

Na altura de utilizar a tabela de crescimento do bebé, deves ter em conta que o percentil em que se situa o peso e a altura do teu filho no gráfico de crescimento, caso esteja acima ou abaixo da média, não deve ser motivo de preocupação, pois tratam-se de valores padrão, todos eles normais, a menos que o teu pediatra indique o contrário.

No aumento de peso do bebé, tal como na sua altura, influem fatores externos, como a alimentação, o sono e os cuidados que a criança recebe mas, também e principalmente, entram em jogo questões genéticas, as quais não se podem mudar pois são uma herança do ADN do pai e da mãe.

Como indica o percentil se o bebé está a aumentar de peso e altura dentro da normalidade

Se a criança está saudável, alegre e ativo, é pouco provável que tenha algum problema de saúde, pelo que o seu percentil, quer esteja acima ou abaixo da média, ou dentro da “normalidade”, não é mais que um dado que permite aos pediatras avaliar se o bebé se esta a desenvolver de maneira regular e a ter uma evolução sem altos e baixos suspeitos que podem indicar algum problema.

Apesar disso, a variação de um percentil para outro ao longo do tempo deve ser analisada pelo pediatra, com o intuito de averiguar as causas, mas se a curva de crescimento for regular e estável, não há razão para existir qualquer problema.

Deve-se ter em conta que, no caso das crianças prematuras, cujo seguimento e percentis deve seguir critérios diferentes, os quais te devem serão explicados pelo pediatra. 

Em qualquer dos casos, deves ter em conta o resultado da tabela de percentis como uma forma de orientação, mas será sempre o pediatra quem deve avaliar se o crescimento e o desenvolvimento do teu bebé é normal e adequado.

Resumindo, não tomes os resultados da tabela de peso e altura do bebé como um sinal de alarme, caso o percentil não se situar num valor médio, e, ao contrário, se quase “sair da tabela”, seja acima ou abaixo.

Nenhum dado da tabela de crescimento é “normal” ou “anormal” por si só. O pediatra é a figura de referência que te irá orientar sobre se o desenvolvimento se ajusta aos critérios de normalidade ou se existe algum inconveniente que possa requerer uma investigação mais exaustiva.

Percentil do bebé por meses: Como o interpretar?

Para seguir a evolução do crescimento do bebé, em primeiro lugar, não deves ficar obcecada. Por exemplo, pesar o recém-nascido todos os dias ou a cada dois dias não tem sentido nem serve para saber se aumenta de peso de forma normal. Pelo contrário, pode gerar ansiedade e incluso levar a mãe a questionar-se se tem leite suficiente ou se deve continuar com a lactancia materna.  

O melhor para comprovar se o bebé se alimenta de forma correta é comprovar se molha a fralda umas seis vezes ao dia e que faça, pelo menos, uma deposição diária.

Perante qualquer dúvida, o pediatra ou a enfermeira que acompanham o bebé vão esclarecer-te sobre o significado das avaliações mensais e quais as medidas a tomar. Nada melhor que profissionais para te informarem sobre qualquer aspeto da saúde e bem-estar do teu pequenino! 

Gráficos e Tabelas de crescimento do bebé

Como já vimos, baseando-nos nas indicações da OMS podemos calcular o crescimento do bebé e da criança de mês a mês, conforme a sua idade e sexo.

Em seguida, oferecemos-te os gráficos da OMS, tanto para o peso como para a altura, para rapazes e raparigas. Conhece os padrões!

comprimento idade meninas 1

comprimento idade meninos 1

peso idade meninas 1

peso idade meninos 1

Como cresce o meu bebé

Perguntas-te ocasionalmente se o teu bebé está a crescer de forma normal? É normal que o crescimento do teu bebé te gere dúvidas como mãe ou pai. Todos os pais querem, acima de tudo o resto, que o seu bebé seja saudável e feliz e uma das indicações mais visuais e evidentes disso é o aumento de peso e altura do pequeno. 

Definitivamente, se come e dorme bem, se é ativo e aparenta estar tranquilo e contente, o bebé está bem. No entanto, deves cumprir escrupulosamente os controlos mensais com o pediatra e a enfermeira do menino ou menina, de forma a assegurares que todos os aspetos relacionados com a sua saúde são cuidados.

Além disso, não te esqueças de consultar a nossa Agenda de Crescimento da criança, dos 0 aos 24 meses, que contem todos os dados mais relevantes. Vai-te ajudar muito! Fica o link abaixo.

(Interessa-te: Crescimento e desenvolvimento do bebé e da criança, dos 0 aos 24 meses)

O crescimento do bebé!

shutterstock 1396269941

Comprova o crescimento do teu filho com a tabela de percentil! Além disso, se te registares ou entrares na tua conta, podes guardar os dados e criar a curva de crescimento personalizada do teu filho.

Receba mais informação sobre
o seu crescimento