Bebé de 5 meses

 
Tu bebé ya tiene
5 meses
PATROCINADO POR
5 meses 5 meses

Já tem um bebé de cinco meses! O seu filho aproxima-se do meio ano a passos largos e esta é uma etapa de que vai gostar especialmente, porque vai assistir a grandes mudanças no seu bebé, que até agora parecia tão pequenino e indefeso. A iniciação nos alimentos sólidos, os incómodos dos dentes... Explicamos-lhe o que pode esperar no desenvolvimento do seu bebé de cinco meses.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 5 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 5 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 5 meses

Aos cinco meses o bebé continua a realizar grandes progressos psicomotores. A sua evolução é cada vez mais surpreendente e já se parece pouco com o recém-nascido indefeso. Chegou o momento dos primeiros progressos propriamente ditos. O seu filho se sente cada vez mais seguro de si próprio e mais autónomo. Vê bastante bem os objetos, pega neles com relativa facilidade, leva-os à boca para os “conhecer” melhor, e se pretender comunicar consigo, sabe como atrair a atenção; sorri e chama-a com os seus gritinhos e vira-se quando pronunciam o seu nome, pois já deu conta que “esse som” está relacionado com ele. Também já aprendeu a usar o seu sorriso para comunicar com as pessoas mais familiares, que já reconhece bem. O mesmo não acontece com os desconhecidos, com quem se mostra mais desconfiado ou incomodado. Nos progressos físicos, irá notar que ao ficar de barriga para baixo, o bebé tenta levantar a cabeça e os ombros apoiando-se nos antebraços, e quando está de barriga para cima começa a segurar as pernas até conseguir meter o pé na boca.

Alimentação e sono do seu bebé de 5 meses

Alimentação e sono do seu bebé de 5 meses
Alimentação e sono do seu bebé de 5 meses

A partir do fim dos cinco meses, muitos pediatras recomendam começar as primeiras tentativas com novos alimentos. A fruta ou os cereais sem glúten costumam ser os primeiros a ser introduzidos. Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não aconselha iniciar a alimentação complementar, ou seja, a iniciação em alimentos, que não o leite, até aos seis meses de idade. A partir dos seis meses, o leite materno ou de fórmula continuará a ser o alimento principal da criança, porém, será gradualmente acompanhado por outros. Se o bebé ainda dorme no quarto dos pais, no seu berço, a partir desta idade já pode passá-lo para o seu próprio quarto, se assim quiseres. No entanto, muitas famílias preferem praticar o co-sleeping (dormir na cama dos pais) por convicção pessoal. Não existe uma opção única ou válida neste sentido; cada família é livre de escolher a forma com a qual se sente mais identificada.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 5 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 5 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 5 meses

Para estimular o bebé, use sons agradáveis que lhe sejam familiares; chame-o muitas vezes com diferentes tons de voz, responda aos seus sorrisos e cante-lhe canções. Deste modo, estará a ajudá-lo a estabelecer as bases da comunicação verbal, o intercambio de mensagens.

Lembre-se que até aos seis meses, o bebé deve receber algumas vacinas. O Programa de Vacinação Nacional (PNV) permite que, aos 6 meses de idade, a criança já tenha a proteção básica para doenças como a difteria, tétano, tosse convulsa, hepatite B, poliomielite e meningites e septicémias por meningococos C e por hemófilos. Há ainda, fora do PNV, vacinas contra rotavírus (agente de diarreia) e contra pneumococos (agente de meningites, septicemias e pneumonias), que também são administradas antes dos 6 meses. Espera-se que a vacina contra o pneumococo venha brevemente a fazer parte do PNV. A vacina BCG contra a tuberculose, que era administrada a todas as crianças logo após o nascimento, vai passar, a partir de 2017, a ser dada apenas a crianças que pertencem a grupos de risco.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 6 meses
O seu filho já tem meio aninho! Com seis meses, o bebé reconhece os diferentes tons de voz da mãe, chora quando se sente desconfortável e ri quando está contente. Quando chega ao seu sexto mês de vida, o bebé pesa uma média d...
Alimentação e sono do seu bebé de 6 meses
Já começou a dar ao seu filho os primeiros alimentos, para além do leite? A partir dos seis meses o aleitamento materno ou artificial pode ser acompanhado por outros alimentos. Habitualmente começa-se pela fruta, depois as verduras e, pouco a pouco, os...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 6 meses
O que deve saber e fazer quando se desloca com o bebé de carro? A lei é clara: os sistemas de retenção para crianças (SRC) são obrigatórios até aos 12 anos e os diferentes grupos variam em função do peso...