Mi bebé y yo

Bebé de 5 meses

Seu bebé tem
5 meses
PATROCINADO POR
5 meses

Já tens um bebé de cinco meses! O teu filho aproxima-se do meio ano a passos de gigante, e é uma etapa que vais adorar, pois a partir de agora vais observar mudanças muito importantes no bebé que, até há bem pouco tempo, parecia tão pequenino e indefeso.

A introdução dos primeiros alimentos sólidos, o desconforto dos dentes… Dizemos-te o que podes esperar no desenvolvimento do teu bebé de cinco meses.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 5 meses

Aos cinco meses, o bebé continua a realizar grandes progressos psicomotores. Os avanços são cada vez mais surpreendentes e já não tem nada a ver com o recém-nascido indefeso de há muito pouco tempo.

Chegou o momento dos primeiros progressos propriamente ditos. O que podes esperar nesta idade?

O teu filho cada vez se sente mais seguro de si mesmo e mais autónomo.

Vê bastante bem os objetos, segura-os com relativa facilidade e leva-os à boca para os “conhecer” melhor. Se quer comunicar, sabe como chamar a tua atenção; sorri-te e chama-te com os seus gritos; e vira-se para ti se pronuncias o seu nome, dado que já se deu conta de que “esse som”, sem dúvida, tem algo a ver com ele.

Também aprendeu a “utilizar” o seu sorriso para se dirigir às pessoas mais familiares, que já reconhece, enquanto se mostra mais desconfiado ou incomodado perante os desconhecidos.

peso comprimento 5 meses

Entre os progressos físicos, vais notar que, quando está deitado de barriga para baixo, tenta levantar a cabeça e os ombros, sustendo-se sobre os antebraços, enquanto que, quanto está de barriga para cima, começa a encolher as pernas até conseguir meter o pé na boca. Vai continuar a agarrar as coisas que há ao ser redor e até se vai zangar e grunhir se não conseguir.

Gosta cada vez mais de chamar a tua atenção, responder com os seus múltiplos sons e com o seu riso de cada vez que lhe falas, faz caretas e encadeia algumas sílabas, como se fosse começar a falar a qualquer momento,

Além de lhe cantares, dançar com ele, e dar-lhe mensagens relaxantes, as brincadeiras estimulantes e a ginástica para bebés são ideais para promover o seu desenvolvimento. Acompanha-o sempre que possas nas suas brincadeiras e descobertas, mas deixa que explore também por si mesmo na sua manta de brincar, com os seus brinquedos e livros de pano, etc. Agora vai também começar a reconhecer-se ao espelho.

Alimentação e sono do teu bebé de 5 meses

A partir do final dos cinco meses, tradicionalmente, muitos pediatras recomendavam começar as primeiras tentativas com novos alimentos, se bem que a recomendação atual da OMS é esperar até aos seis meses para as primeiras tentativas com alimentos diferentes do leite.

A fruta e os cereais sem glúten costumam ser os primeiros a ser introduzidos.

A partir dos seis meses, o leite materno ou de fórmula continuará a ser o principal alimento do bebé, mas vai ser acompanhado de outros alimentos, de forma gradual.

 

alimentacion 5 meses

 

Se já se pode manter sentado com apoio, podem começar a dar-lhe de beber numa caneca para bebés, a antessala perfeita do copo. A caneca deve ser de plástico robusto, com uma tampa que não se parta quando o bebé a atirar para o chão e cujas asas e bocal sejam cómodos para o bebé.

check consejosCONSELHO! Na idade do teu bebé, e antes de passar para a cadeirinha, é muito bom ter uma espreguiçadeira para bebés na qual o teu bebé se pode relaxar e comer os seus primeiros alimentos sólidos, de maneira cómoda, segura e prática.

 

O sono do teu bebé de 5 meses

Se o bebé ainda dorme no quarto dos pais, mas no seu berço, a partir desta idade já se pode mudar para o seu próprio quarto, se os pais assim o desejarem.

No entanto, muitas famílias preferem praticar o co-sleeping (dormir na mesma cama dos pais, ou num berço de co-sleeping), por convicção pessoal.

Não existe uma opção única ou válida neste aspeto: cada família é livre de escolher a via com a qual se identifica mais.

Outras das causas dos possíveis despertares noturnos do bebé, quando não se trata de fome, mal-estar, ou fralda suja, é o bebé não encontrar a chucha. Não se trata de um caso pouco frequente, e acontece especialmente aos bebés que tomam biberão, pois a sucção na mama exige mais vigor.

Segundo alguns estudos, a chupeta permite superar a possível frustração que pode derivar da velocidade da toma e, além disso, ajuda a descarregar a tensão e o nervosismo.

De todos os modos, também há bebés que mamam e que choram sempre que a chupeta cai da boca, e bebés alimentados com leite de fórmula que se mostram indiferentes se perdem a chucha, pelo que as teorias não se aplicam em todos os casos.

sueno 5 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! Se o bebé acorda de cada vez que lhe vai a chucha durante a noite, existe um truque que consiste em deixar várias chupetas à sua volta, de modo que possa encontrar alguma e, com sorte, voltar a pô-la, se bem que necessita de ser um pouco maior para tal.

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 5 meses

Para estimular o teu bebé, faz com que ouça sons agradáveis e que lhe sejam familiares: chama-o frequentemente, com diferentes entoações, responde aos seus sorrisos e canta-lhe canções. Desta forma, vais ajudá-lo a consolidar as bases da comunicação verbal, o intercâmbio de mensagens.

Como é que se constroem estas bases do desenvolvimento neurológico e linguagem?

Os bebés nascem com todos os neurónios que terão ao longo da sua vida. Ao princípio, no entanto, apenas uma parte deles estão conectados.

Semana a semana, e através de tudo o que o bebé ouve, vê, saboreia, cheira ou experimenta, vão criando-se conexões únicas no seu cérebro que constituem as bases do seu pensamento, sentimentos, emoções e comportamento.

Tudo o que o rodeia é determinante neste processo, de modo que quanto mais experiências puseres ao seu alcance, mais inputs o seu cérebro vai receber.

bienestar 5 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! Entre os quatro e os cinco meses, devem dar-se ao bebé algumas vacinas!

 

O que faz um bebé de 5 meses

Podemos considerar os cinco meses do bebé como uma fase de transição. Durante a mesma, ao seu apego pelas coisas une-se um desejo de fazer descobrimentos surpreendentes.

Psicomotricidade

Deitado de barriga para baixo, e mantendo as extremidades esticadas para a frente, é capaz de levantar a cabeça e arquear as costas.

Também começa a estender as mãos para a frente quando quer que o peguem ao colo.

Se está deitado de barriga para cima, leva os pés à boca.

Até ao final do quinto mês, possivelmente, podemos vê-lo a pôs as pernas por baixo da barriga, como se quisesse rastejar.

Visão

Aos cinco meses já consegue ver bem num raio de alguns metros.

No que se refere à sua capacidade de focar, esta cada vez está mais afinada. Tem uma boa perceção da profundidade, pelo que já consegue avaliar se um objeto está mais perto ou mais longe.

Ouvido

O bebé vira imediatamente a cabeça na direção da fonte de qualquer som de uma certa intensidade, como o tocar do telefone. Já se treinou e levanta ou baixa a cabeça se a fonte do som é superior ou inferior à altura da sua orelha.

Também se começa a interessar muito o ruído que um objeto faz ao cair das mãos!

Como estimular o teu bebé de 5 meses

O canto é uma ferramenta sonora magnífica para estimular o bebé através do sentido da audição, um dos melhores nesta etapa, especialmente se se usa com carinho.

A entoação intuitiva por parte da mamã ou do papá, acompanhada da música que incluímos nestes exercícios, provoca a resposta do bebé em forma de balbucio. Cria-se um momento único de conexão sonora mágica!

Os benefícios de estimular o ouvido do bebé com música são inumeráveis:

  • Os diferentes exercícios de linguagem musical adaptada vão fazer com que o teu bebé pense musicalmente.
  • Este tipo de estimulação afetiva é mais eficaz para estimular a aprendizagem da criança.
  • O bebé entende muito melhor a entoação do que as palavras. Está a começar a sedimentar as bases da linguagem!

experiencia lenguaje canto

 

Experimentamos uma sessão e tentamos acompanhá-la a cantar?

Ao estimular o teu bebé através da linguagem musical também estás a reforçar o vosso vínculo!

  • Com a repetição das audições que te propomos, o bebé vai memorizando padrões melódicos e rítmicos. Assim, vai melhorar as suas capacidades linguísticas e de aprendizagem.
  • Aproveita qualquer uma das sessões que tenhas realizado anteriormente para acompanhar com o teu cando e ver como o bebé reage à tua voz.

Experiência para esta sessão: a linguagem da música através do canto

  • Para usufruir plenamente desta experiência, não é preciso ser um bom cantor. Apenas precisas de amor e paixão para ajudar no desenvolvimento do teu bebé.

(Também te interessa: Canções de embalar para bebés)

  • Adapta a luz como preferires: podes jogar com luz natural, luz ténue ou luz de cor. Faz a sessão num sítio sossegado sem distrações para gerar o ambiente ideal.
  • Cria silêncio no ambiente. Reproduz o áudio que encontras no final deste artigo no teu dispositivo a um volume que seja agradável para vocês. Lembra-te que podes ligar uma coluna para aproveitar melhor a excelente qualidade do som dos exercícios e das gravações!
  • Carrega no play e deixa tudo fluir. Relaxa-te e emite suavemente entoações com a tua voz. Observa como reage o bebé. Deixa-te levar e tenta juntar duas ou três notas para formar uma melodia.
  • Se te responder com um balbucio, responde-lhe também! Estabelece um diálogo sempre que possas e combina-o com mímica.
  • Realiza o exercício de entoar notas longas combinadas com pequenas mudanças de entoação (notas) ou melodias. Brinca com os ritmos, deixando-te levar pelas notas dos exercícios. Se conseguires, canta tu também as notas dos exercícios.
  • Ao terminar a sessão, podes continuar a fazer entoações durante uns minutos. Se quiseres, até podes improvisar ou cantar alguma canção de embalar aproveitando os ritmos. Pode ser maravilhoso!

Simplesmente desfruta de sentires o teu bebé, enquanto lhe ensinas a linguagem da música desde o carinho, ao longo desta sessão de exercícios de cinco minutos de duração (aproximadamente). Vais ver como se relaxa!

A música e a linguagem musical funcionam com os mesmos parâmetros a nível fonológico e de sintaxe. No entanto, ao contrário da linguagem, a música não tem componentes semânticos rígidos. Assim, cada pessoa que a ouve pode fazer interpretações com particularidades pessoais em cada discurso melódico ou musical. Como tal, a música tem uma riqueza que a linguagem não tem.

Ao estimular o teu bebé através da linguagem musical também estás a reforçar o vosso vínculo!

  • Com a repetição das audições que te propomos, o bebé vai memorizando padrões melódicos e rítmicos. Assim, vai melhorar as suas capacidades linguísticas e de aprendizagem.

Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.

boton musica crecimiento portugal

Descarga
 

Como foi?

Certamente ao realizar esta sessão cantaste como nunca o tinha feito. A união que se gera entre os dois neste momento tão íntimo cria um ambiente muito especial para o relaxamento e conexão como bebé. Quando cantamos a seguinte sessão de exercícios?

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

No futuro próximo...

Bebé de 6 meses Bebé de 6 meses Bebé de 6 meses
Parabéns! O teu bebé já tem seis meses, meio aninho! Queres saber tudo sobre o desenvolvimento e o crescimento dos bebés de seis meses? Falamos sobre as etapas do desenvolvimento psicofísico, o crescimento, a introdução da alime...
Bebé de 7 meses Bebé de 7 meses Bebé de 7 meses
O teu bebé já tem sete meses! Começa a etapa que o vai levar ao primeiro aniversário! Se precisas de informação sobre o desenvolvimento e crescimento dos bebés de sete meses, estás no sítio ideal: os tempos da intr...
Bebé de 8 meses Bebé de 8 meses Bebé de 8 meses
O teu bebé tem oito meses, já está tão grande! Como o bebé já não sente que é um todo com a figura materna, pode apresentar uma “mamite” relevante, também chamada de “angústia de separa&cce...