Bebé de 2 meses

 
Tu bebé ya tiene
2 meses
PATROCINADO POR
2 meses 2 meses

O teu bebé já tem dois meses de vida! É incrível a quantidade de progressos que já fez em tão pouco tempo. Já não tem quase nada a ver com o recém-nascido de há poucas semanas.

Além do seu aspeto físico e do seu tamanho, o bebé já está muito mais desenvolto do ponto de vista do desenvolvimento psicofísico.

Queres saber como é um bebé de dois meses, quais os marcos de desenvolvimento que alcançará nesta idade e quais os cuidados que requere? Explicamos-te tudo o que precisas de saber sobre os bebés de 2 meses.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 2 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 2 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 2 meses

Cada semana que passa notas mais avanços no teu filho. Já é um bebé de dois meses e continua a mostrar-se cada vez mais esperto. De certeza que já notaste que o teu bebé realizou progressos como os seguintes:

Os seus sorrisos já são frequentes e a sua carita á não é a do recém-nascido de há tão pouco tempo.

Mostra cada vez mais interesse pelos estímulos auditivos e visuais, até ao ponto de fixar o olhar e seguir um objeto ou pessoa que tem à sua frente.

O crescimento do teu filho não experimentou muitas mudanças e é bastante estável.

peso comprimento 2 meses

No que respeita à amamentação, já está consolidada e o teu bebé aumenta de peso regularmente, em maior ou menor quantidade em função da sua constituição e apetite.

Em geral, nesta etapa o teu bebé deverá ganhar entre 150 e 200 gramas por semana e, dado que 80% da hormona de crescimento se segrega durante o sono, necessita de dormir para crescer.

Se tiveres alguma dúvida sobre o peso ou desenvolvimento do teu bebé, como sempre, a enfermeira e o pediatra são as melhores referências para verificar o aumento de peso e estatura do bebé. Neste sentido, não deves fazer caso das opiniões de outras pessoas e sim confiar unicamente nos conselhos do médico que acompanha o teu filho.

Embora possa mexer bem as mãos e os pés e cada vez tenha mais afinados os seus reflexos, o bebé ainda tem dificuldade em agarrar os objetos. O seu pescoço foi ganhando força, de modo que se mantém erguido durante períodos curtos de tempo e, ao estar de barriga para baixo, vais ver que tenta levantar a cabeça apoiando-se nos antebraços.

      

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 2 meses

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 2 meses
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 2 meses

Quando o bebé é pequenino e os pais são de primeira viagem, podem existir algumas dificuldades no momento de dar banho ao bebé. Como reagiu o teu filho aos primeiros contactos com a água?

Nem todos os bebés gostam de ficar na água. Para alguns, o momento do banho representa uma autêntica tortura.

Como agir nestes casos? Em primeiro lugar, se vês que está assustado, não o obrigues.

Tenta tornar o banho uma experiência agradável e divertida: aquece o ambiente, que se deve manter entre os 22 e os 24ºC, evita as correntes de ar, enche a banheira com água entre os 34 e os 37ºC, distribui uns brinquedos flutuantes e deixa-o chapinhar calmamente na água (sempre bem seguro, claro). Enquanto o lavas, fala com ele, acaricia-o e massaja-o com a esponja para o tranquilizares.

Se, apesar de todas estas atenções, continua sem gostar, terás de te resignar a lavá-lo “por partes” durante algumas semanas. Enquanto isso, tenta fazê-lo ter confiança na água, deixando-o brincar com as mãos num recipiente de água no qual poderás distribuir alguns brinquedos flutuantes.

 

bienestar bebe 2 meses

 

Tem também em conta que deves ter em dia o calendário de vacinação do teu bebé. Pensa que, ao nascer, tem uma grande quantidade de anticorpos provenientes do teu próprio sistema imunológico. Pensa que:

Durante a gravidez, a futura mamã transmite os anticorpos ao pequeno através do cordão umbilical e, agora, continua a fazê-lo através da amamentação.

Chegados aos dois meses, as suas reservas de anticorpos começam a baixar e fica mais exposto às doenças. Daí que lhe sejam administradas as suas primeiras vacinas.

Extremar as medidas de higiene e limitar as visitas quando alguém estiver doente – mesmo que seja uma mera constipação – também são boas medidas para manter o bebé longe de vírus e bactérias.

 

check consejosATENÇÃO! As vacinas incluídas no programa nacional de vacinação (PNV), bem como as recomendadas, constituem um dos pilares da saúde do bebé. Vacina sempre o teu filho e segue as indicações do teu pediatra.

 

O que faz um bebé de 2 meses

Aos dois meses, o bebé consegue dar alguns sinais de prazer, o que não acontecia tanto anteriormente, onde manifestava mais as sensações de mal-estar. Durante este mês o pequeno também começa a coordenar os sentidos: vista e ouvido, mal ouve um som especial; e vista e sucção, quando vê a mama da sua mamã.

Psicomotricidade

Aos dois meses, os movimentos do bebé tornam-se mais harmoniosos. No entanto, estes movimentos nem sempre estão corretamente coordenados.

Visão

O seu campo visual alarga-se até aos 30-40 centímetros. Graças a uma maior mobilidade da cabeça, o seu olhar pode seguir um objeto em movimento, primeiro horizontalmente, depois verticalmente e, mais tarde, até de forma circular.

Também se sente atraído por cores fortes, como o vermelho, o azul ou o verde.

Frequentemente, fixa-se intensamente na luz do candeeiro de casa.

Ouvido

Entre o segundo e o terceiro mês, o bebé já é capaz de distinguir a proveniência de um som. Nesta idade, começa a virar a cabeça, em vez dos olhos, na direção desejada.

Deixa de chorar quando a sua mamã se aproxima falando-lhe em voz alta e acalma-se quando ouve um som ritmado. Ainda assim, a sucção continua a ser a sua principal fonte de consolo. Além disso, já consegue levar a mão à boca.

Como estimular o teu bebé de 2 meses

O ambiente dos primeiros anos de vida do bebé afeta o seu desenvolvimento. Trata-se de um período mágico para o estimular!

O canal auditivo é um dos melhores para estimulares o teu bebé nesta etapa, especialmente fazendo-o com contacto e carinho.

Como é que o bebé beneficia da estimulação através da linguagem musical?

Faz com que o teu bebé pense musicalmente, graças ao contraste entre as notas que compõem os diferentes exercícios.

Melhora a sua capacidade de desenvolvimento da linguagem. Quanto melhor o cérebro consegue distinguir sons musicais, maior a sua capacidade para diferenciar fonemas na linguagem oral!

Através do carinho e da linguagem da música, promovemos e melhoramos a sua capacidade linguística para a aprendizagem e mais ainda. Entendemos por funções cognitivas: linguagem, perceção, memória, aprendizagem, raciocínio e resolução de problemas, comunicação e emoção.

O conjunto destas funções permite aumentar a capacidade de adaptação ao meio para interagir com ele com sucesso.

 

experiencia gimnasia

Alimentação e sono do teu bebé de 2 meses

Alimentação e sono do teu bebé de 2 meses
Alimentação e sono do teu bebé de 2 meses

Deves ter notado que o teu bebé e tu já são especialistas em amamentação e eu as tomas se foram espaçando a pouco e pouco. Tem em conta o seguinte:

Se lhe dás mama a pedido, deves ter observado que a produção de leite se regulou perfeitamente em função das necessidades do teu bebé. É importante continuar a pedido e não insistir quando mostra estar saciado: assim, instaura-se uma boa relação com a comida desde o princípio.

Se lhe dás biberão, também deverás respeitar o seu apetite e não obrigá-lo a terminar toda a quantidade de leite. As quantidades indicadas nas embalagens de leite são orientadoras, mas o mais importante é adaptar-se às necessidades específicas do teu filho. De qualquer modo, será o pediatra quem te pode aconselhar e responder a qualquer dúvida que tenhas.

Tem em conta, também, que independentemente de dares mama em exclusivo, dares apenas biberão ou optares por uma alimentação mista, o bebé nesta idade não deve tomar nenhum outro alimento, a não ser que o pediatra o recomende.

 

alimentacion bebe 2 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! Agora que a amamentação já está consolidada e não te oferece dúvidas como ao princípio, é momento de desfrutares plenamente do teu bebé. Aproveita estes momentos únicos!

 

O sono do teu bebé de 2 meses

No que diz respeito ao sono, é possível que este seja um pouco alterado se o bebé sofrer das conhecidas “cólicas do lactente”, que costumam acontecer entre o primeiro e o terceiro mês:

O bebé sente-se mais inquieto ao final da tarde ou nas primeiras horas da noite.

Trata-se de um período que costuma angustiar os pais, pois o bebé parece sofrer muito.

Neste caso, o melhor será agarrar o bebé ao colo e, se possível, de barriga para baixo, apoiando a palma da mão na sua barriga, e dar-lhe massagens para aliviar o seu desconforto. Não há mais nada a fazer além de esperar que passem, o que acontecerá antes do que imaginas.

sueno bebe 2 meses

 

check consejosATENÇÃO! Só os pais de bebés que sofrem de cólicas fazem uma ideia da angústia que provocam. Dentro do possível, tentem relaxar e ir rodando. A vossa serenidade ajuda!

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 2 meses e meio
Aproximamo-nos do primeiro trimestre do teu bebé. Cada vez reage a mais estímulos e começa a sorrir à sua mamã de forma intencional. Também é capaz de seguir um objeto com o olhar e emitir alguns sons, diferentes do choro. Com o t...
Alimentação e sono do teu bebé de 2 meses e meio
Os especialistas da OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendam a amamentação natural exclusiva até aos seis meses do bebé e, a partir de então, como alimente principal acompanhado da introdução de alimentos ...
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 2 meses e meio
Qual é a relação do teu filho com a chupeta? Tem presente que a chupeta é útil em todas as situações de “emergência”, por exemplo, quando não consegue dormir ou está inquieto. A chupeta dá-...