Mi bebé y yo

O que é que acontece quando se produz a implantação do óvulo?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Quando o óvulo é fecundado pelo espermatozoide masculino, o zigoto resultante inicia o seu trajeto em direção ao útero feminino num período que pode durar até cinco dias. É então que se inicia outro processo chamado de implantação do óvulo. Em que consiste e que sintomas pode causar na futura mamã?

Quando o óvulo da mulher foi fecundado, da união das duas células sexuais, masculina e feminina, forma-se um ovo ou zigoto que vai percorrer um caminho destinado a convertê-lo numa nova vida. A implantação do óvulo no útero feminino é uma parte fundamental deste processo.

(Também lhe interessa: Fecundação in vitro: as dez perguntas mais frequentes)

Quando é que acontece a implantação do óvulo?

Cerca de cinco dias depois da fecundação do óvulo, o novo embrião chega ao útero feminino e passa a chamar-se blastocisto. Em primeiro lugar, o blastocisto adere às paredes do útero e, em seguida, incrusta-se profundamente nas paredes do endométrio. É neste momento que se produz a chamada implantação do óvulo, que marca o início da gravidez.

A partir deste momento, começa a desenvolver-se a bolsa amniótica, cheia de líquido amniótico, onde crescerá o embrião resguardado dos possíveis embates que possa receber. Também se forma a placenta, que irá atuar como uma barreira e que irá alimentar o embrião através do cordão umbilical, conduta formada por duas artérias e uma veia que permite a comunicação do feto com a placenta.

(Também lhe interessa: Como ocorre a fecundação do óvulo?)

(Também lhe interessa: Inseminação artificial: como se processa?)

Sintomas da implantação do óvulo

Quanto a implantação do óvulo acontece e se inicia o período de gestação, a mulher pode sentir diferentes sintomas associados a esta etapa. Geralmente, podemos dividi-los em três grupos:

Sintomas de sucesso. São o sinal de início da gravidez. A futura mamã pode sofrer de enjoos, aumento da temperatura corporal e basal do corpo, ausência de menstruação, alterações de paladar, sensibilidade nos seios, etc.

Sintomas de advertência. Neste caso, deve consultar um especialista. Entre eles podemos encontrar o sangramento de implantação ou a dor depois da ausência da menstruação.

Sintomas falsos. São semelhantes aos sinais de gravidez e podem confundir-se com os típicos da implantação. Entre eles, podemos encontrar as cãibras e dores pungentes no abdómen e até transtornos digestivos, como a obstipação.

  • (Também lhe interessa: Sintomas de gravidez)
  • O que é e porque acontece o sangramento de implantação?

  • Tal como vimos, este sangramento é um dos possíveis sintomas que a mamã pode ter durante a implantação do óvulo. De facto, este acontece a uma em cada três mulheres.
  • Entre os seis e os dez dias após a fecundação, quando o embrião adere à parede do útero, rompem-se algumas pequenas veias e artérias próprias da membrana uterina, fusão que pode dar lugar a uma perda de sangue. Esta pode ser leve ou chegar a durar até três dias, pelo que de pode confundir com a menstruação. Não obstante, ao contrário do período, o sangramento de implantação é mais leve e escuro. É por isso que se deve prestar muita atenção a outros sintomas típicos do início do período de gestação para confirmar a gravidez.

(Também lhe interessa: Quando ovula uma mulher?)

Também lhe interessa

O que é que acontece quando se produz a implantação do óvulo? Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)