Mi bebé y yo

Bebé de 1,5 meses

Seu bebé tem
1,5 meses
PATROCINADO POR
1,5 meses

O teu bebé já tem um mês e meio de vida e cada vez está mais desperto e reage mais aos estímulos externos.

A sua mamã é o pilar da sua vida, de modo que é normal que esteja junto a ti durante a maior parte do tempo, especialmente se lhe dás mama a pedido, como aconselham os especialistas.

Não se livraram ainda das cólicas do lactente? Calma, esta é uma etapa passageira. Se estás preocupada com este ou qualquer outro tema relacionado com os bebés de um mês e meio, estamos aqui para te ajudar!

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 1 mês e meio

O teu filho vai a caminho dos dois meses e mostra-se mais recetivo aos estímulos externos. Como é que podes avaliar os seus progressos e ajudá-lo?

Podes pôr em prática pequenas brincadeiras para estimular os seus sentidos e favorecer o alongamento dos músculos, além de continuar com o contacto físico de que o bebé tanto gosta.

Apesar de ainda necessitar de muita ajuda, o teu bebé já está a tentar segurar a cabeça por si próprio e também começou a seguir os objetos em movimento com o seu olhar.

O teu filho também vai começar a reagir aos sons que existem à sua volta. A música costuma encantar os bebés tão pequenos e até existem vários estudos que provam que a música influencia o sistema nervoso do bebé e os pode ajudar a dormir e a acalmar a sua ansiedade.

Em linhas gerais, os bebés crescem cerca de 4 centímetros no primeiro mês e cerca de 3,5 centímetros no segundo mês.

peso comprimento 1 5 meses

Uma das principais preocupações dos papás é saber se o bebé aumenta de peso e estatura com normalidade. E tu, preocupas-te com este assunto?

Para avaliar o seu crescimento, os pediatras recorrem a gráficos (curvas de crescimento) que permitem acompanhar a evolução, o peso e a altura do bebé.

Também tem de se ter em conta que existem pequena variações em função do sexo do bebé, pois as meninas costumam pesar um pouco menos.

Em qualquer dos casos, é importante sublinhar que estes valores são meramente orientativos, pelo que o importante será focar-se na curva descrita ao largo dos meses, verificar que é regular e que não acontecem paragens de crescimento, altura em que seria necessário encontrar os motivos para que tal acontecesse.

Alimentação e sono do seu bebé de 1 mês e meio

Como vai a amamentação? Continuas a dar mama ao teu filho ou optaste pela alimentação artificial?

Está cientificamente provado que o leite materno é o melhor alimento que podes dar ao teu bebé. No entanto, são muitas as mamãs que, pelos mais diversos motivos, decidem passar para o biberão.

Se estás a dar mama, os especialistas recomendam não alternar com o biberão antes das seis semanas para evitar a “confusão do mamilo”, pois chuchar na tetina requer menos esforço e é fácil que o bebé se acostume ao biberão e acabe por rejeitar a mama.

Deves assegurar-te que, ao longo do dia, o bebé toma a quantidade de leite necessária. Um truque para verificar que se está a alimentar bem consiste em observar que molha cerca de seis fraldas em 24 horas, o que indica que ingeriu líquido suficiente.

 

alimentacion un mes y medio

 

check consejosLEMBRA-TE! Apesar do leite materno ser o melhor e mais completo alimento que podes oferecer ao teu bebé, não te deves sentir culpada se não podes ou não queres dar mama ao eu filho

O sono do teu bebé de 1 mês e meio

Nesta idade, o bebé ainda dorme durante grande parte do dia e da noite. Embora seja provável que ainda te sintas cansada e um pouco assoberbada pelos acontecimentos, importa saber que:

  • Embora a maioria dos bebés costume acordar várias vezes durante a noite para pedir mama ou biberão, alguns bebés já dormem durante toda a noite.
  • Embora às vezes te possas sentir cansada ou frustrada, deves manter a calma e responder às suas necessidades o mais rápida e silenciosamente possível, algo que o papá também poderá fazer se optaram pelo biberão.
  • Se não acorda sozinho, não é necessário acordá-lo para comer. Ele sozinho consegue regular-se muito bem.

sueno bebe 1 mes y medio

 

check consejosCONSELHO! Uma das causas mais frequentes do acordar do bebé durante os três primeiros meses, além da fome, são as cólicas do lactente e as dores de barriguinha. Tem paciência!

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 1 mês e meio

Para brincar e interagir com o pequenito, é importante que ele esteja relaxado (que não tenha fome nem sono) e que se mostre disponível para brincar contigo. Por outro lado, se notas que está cansado ou que não tem vontade de interagir, é preferível deixá-lo para outro momento.

Nesta idade, já deves ter saído para dar os primeiros passeios com o bebé. Ficas preocupada com o facto de poder não estar suficientemente abrigado e protegido? Não é algo dramático. Deves ter em conta o seguinte:

Só por si, as correntes de ar e o frio não provocam constipações nem doenças típicas dos meses invernais. Pelo contrário, entas doenças transmitem-se através do contacto com outras pessoas infetadas. No inverno, o bebé deve trazer uma manta de lã, um gorro e luvas.

(Também te interessa: Como vestir um bebé quando está frio)

No entanto, no verão, não tens de lhe calçar sapatos nem camisolas de lã em contacto com a pele, que apenas lhe iriam provocar desconforto e suor sem falar do risco de lhe provocar uma irritação na pele.

Para verificar se o bebé tem calor ou frio, apenas tens de lhe tocar na cabeça e no pescoço de vez em quando: as suas bochechas devem ser quentes ao tato e as suas mãos e pés devem estar frios, embora não demasiado.

Vesti-lo com várias capas, para poder juntar ou tirar alguma quando necessário, além de manter a temperatura do quarto entre 16 e 20ºC pela noite é suficiente. Durante o dia, pode vestir a mesma quantidade de roupa que tu, mais uma peça extra.

 

bienestar bebe 1 mes y medio

 

Reparaste que tem manchas de pele desprendida e seca no couro cabeludo? É a crosta láctea, muito habitual nos bebés de poucas semanas. Para aliviar a comichão e o mal-estar que produz podes fazer-lhe uma massagem com azeite à noite e lavá-lo com um champô suave para bebés. Em seguida, escova as crostas soltas. Não tentes eliminar as outras: vão cair por si.

check consejosATENÇÃO! As mamãs e os papás tendem a vestir demasiado os bebés. Um conselho: se tu não tens frio, é muito provável que o teu bebé também não tenha. Apenas tens que o vestir um pouco mais quando estiverem no exterior e fizer frio, dado que o bebé não está em movimento como vocês poderão estar.

O que faz um bebé de 1 mês e meio

Neste período, quase todas as reações do bebé continuam a ser instintivas. No entanto, por volta do mês e meio podemos começar a estimulá-lo com delicadeza. Sendo assim, poderás despertar, pouco a pouco, a sua sensibilidade. Queres alguns exemplos? Experimenta estes dois!

Uma toma de sensações. O momento da mamada é o mais rico em sensações. É o momento em que todos os seus sentidos são estimulados: a vista, o gosto, o tato, o olfato, a audição, e o bebé sente satisfeitas todas as suas necessidades.

Sussurros e canções da mamã. Neste momento, o bebé gosta de ouvir falar e cantar a voz da sua mãe. Por isso, para o estimular, enquanto a mãe lhe dá mama ou biberão, é importante que dirija o olhar para o bebé, de modo a chamar a sua atenção e também o envolver.

Esta brincadeira de olhares é essencial para a sua visão, como também para o desenvolvimento mental e afetivo do bebé. Enquanto olhas para ele, sussurra-lhe doces palavras e canta para ele.

Como estimular o teu bebé de 1 mês e meio

Estimular o teu bebé com música enquanto interages com ele é maravilhoso e traz-lhe inúmeros benefícios. As sensações positivas vão ter efeitos muito benéficos para a sua felicidade!

O ouvido é um dos melhores sentidos para estimulares o teu bebé nesta etapa! Especialmente se o fizeres com proximidade e amor.

Quais são os principais benefícios de estimular o ouvido do bebé?

As estimulações afetivas próprias da linguagem musical são mais eficazes e geram um maior número de neurotransmissores.

Com a estimulação afetiva, organiza-se uma melhoria do comportamento cerebral. Os processos de aprendizagem beneficiam com o contributo dos afetos.

 

experiencia masaje

Vamos experimentar uma sessão de massagem sensorial?

Cada exercício de estimulação sensorial está pensado para que o teu bebé possa compreender as mudanças entre as notas, além de reforçar o vínculo mãe-filho. Ao longo das sessões de estimulação musical, o bebé vai memorizando os padrões melódicos e rítmicos, melhorando a sua capacidade linguística e de aprendizagem.

É fundamental destacar que os benefícios da estimulação sensorial com música se obtêm com a repetição das audições.

Experiência para esta sessão: a linguagem da música nas tuas mãos: massagem sensorial

  • Aproveita a rotina da massagem com cremes para educar o seu ouvido e promover a usa capacidade de aprender ao escutar as sessões de exercícios.
  • Para aproveitar esta experiência em pleno, é importante o bebé estar calmo. Deita-o num lugar confortável (cama, sofá, trocador) para fazer os exercícios.
  • Depois do banho, de manhã no trocador ou antes de vestir o pijama. Não ponhas o creme diretamente no bebé, pois pode estar frio! Podes aquecê-lo esfregando as mãos.
  • Procura ter um ambiente silencioso. Reproduz o áudio que encontras no final do artigo a um volume que seja agradável para vocês e que permita ouvir corretamente. Podes ligar uma coluna.
  • Carrega no play e deixa que tudo flua sem pressas. Brincar com os ritmos durante a massagem e ver as reações do bebé é algo mágico!

A música é uma ginástica cerebral. É das poucas atividades que ativam todo o cérebro em simultâneo: mais do que ao resolver uma multiplicação.

Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.

boton musica crecimiento portugal

Descarga

Como foi?

Certamente, enquanto realizavas esta sessão, pudeste sentir o quão relaxante pode ser uma massagem sensorial. Enquanto hidratas a sua pele, melhoras a sua memória auditiva e promoves as suas capacidades sócio-cognitivas. A união que se gera entre os dois neste momento tão íntimo cria um ambiente única para o relaxar e criar vínculo com o bebé.

Lembra-te: a constância é a chave. Quando vamos ouvir a próxima sessão de exercícios?

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

No futuro próximo...

Bebé de 2 meses Bebé de 2 meses Bebé de 2 meses
O teu bebé já tem dois meses de vida! É incrível a quantidade de progressos que já fez em tão pouco tempo. Já não tem quase nada a ver com o recém-nascido de há poucas semanas. Além do seu aspeto f&ia...
Bebé de 2 meses e meio Bebé de 2 meses e meio Bebé de 2 meses e meio
O bebé de dois meses e meio reage aos estímulos de forma cada vez mais intensa e notável. Queres saber como se desenvolvem os bebés de dois meses e meio, quais os marcos de desenvolvimento que alcançam nesta idade e quais são as suas ne...
Bebé de 3 meses Bebé de 3 meses Bebé de 3 meses
O teu bebé já tem três meses, parabéns! Os primeiros três meses do bebé transformaram-se numa etapa apaixonante, na qual pudeste observar progressos incrivelmente rápidos em muito pouco tempo. Parece mentira o quanto cresceu! Todo...