Mi bebé y yo

Como deixar de fumar durante a gravidez

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Deixar de fumar durante a gravidez é possível. Se está grávida, o melhor é deixar o cigarro, pois este pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento do feto. Damos-lhe alguns conselhos para deixar o tabaco durante a gravidez!

O tabagismo é um dos principais problemas de saúde pública. Dos mais de mil milhões de fumadores que há no mundo, 20% são mulheres, muitas delas grávidas e que não deixam o tabaco nem sequer no seu estado.

Temos de sublinhar os riscos reais que o tabagismo, uma das principais causas de morte evitável, acarreta tanto para os fumadores como para aqueles que respiram o fumo dos outros. O consumo de tabaco está na origem de doenças colaterais como ataques cardíacos mortais, acidentes vasculares cerebrais, cancros e doenças respiratórias, entre outras. Patologias que cada vez são mais frequentes nas mulheres, dado que a prevalência do consumo de tabaco no sexo feminino também tem vindo a aumentar, bem como a idade do seu início.

Riscos de fumar durante a gravidez e para as crianças

Os não fumadores têm direito a respirar um ar que não esteja contaminado de fumo de tabaco e que, por conseguinte, não atente contra a sua saúde. Os grupos de população especialmente suscetíveis de um aumento de risco devem ser protegidos: nestes grupos encontram-se as crianças, as grávidas, os adolescentes, as pessoas com doenças respiratórias, etc.

Deixar de fumar durante a gravidez é difícil mas não é impossível. Se é fumadora, está grávida e decidiu deixar de fumar, damos-lhe alguns conselhos para que a sua gravidez se desenvolva de forma saudável, longe do tabaco. Seguramente que, se decidiu deixar de fumar, poderá encontrar ajudas de todo o tipo para conseguir alcançar o seu objetivo. Pode orientar-se, por exemplo, para a homeopatia ou para as flores de Bach, recorrer a terapias de grupo, procurar o apoio de especialistas, consultar o seu médico de família ou pedir conselhos a amigos que tenham conseguido deixar este hábito.

Conselhos para deixar de fumar durante a gravidez

  • Limite-se a comprar apenas um maço de cigarros cada vez que for comprar tabaco.

  • Depois de ter fumado um cigarro, deixe o maço noutra divisão da casa, de modo que tenha de se levantar no caso de decidir fumar outro.

  • Tire o isqueiro da mala e deixe-o sempre em casa. É um bom truque para deixar de fumar durante a gravidez.

  • Antes de acender o cigarro respire três vezes. E, depois de cada passa, deixe o cigarro do cinzeiro.

  • Esvazie o cinzeiro depois de terminar o cigarro e não o deixe ao alcance da mão.

  • Apague o cigarro depois da primeira passa, a seguir volte a acendê-lo e fume-o apenas até metade.

  • Em casa, fume apenas numa das divisões, e não no seu lugar preferido, mas sim num que lhe seja um pouco desconfortável. Nunca fume na cama, nem de manhã nem à noite.

  • Procure o apoio de familiares e amigos. Tente realizar atividades nas quais não seja permitido fumar, como ir ao cinema ou ao teatro, e passar mais tempo com amigos que não fumem.

(Também lhe interessa: Tabaco e amamentação)

Também lhe interessa

Como deixar de fumar durante a gravidez | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)