Mi bebé y yo

Bebé de 9 meses

Seu bebé tem
9 meses
PATROCINADO POR
9 meses

O teu bebé já fez 9 meses? Entramos no último trimestre antes de fazer o seu primeiro ano!

Aos nove meses, o teu bebé tornou-se um especialista em provar alimentos novos. E cada vez gosta mais deles!

No entanto, também se vai tornando mais teimoso, pelo que vais ter de usar todas as tuas “armas de mamã” para instaurar hábitos saudáveis e seguros para o teu bebé.

Ajudamos-te a entender o desenvolvimento e crescimento dos bebés de nove meses!

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 9 meses

Por volta dos nove meses o bebé já se senta sem ajuda e endireita bem as costas. De que outras formas evoluiu o seu desenvolvimento psicomotor?

- O bebé procura com o olhar um objeto que tenha caído ao chão.

- Esta idade é a ideal para jugar ao “cucu” com o bebé, que consiste em tapar a cara e “esconder-se”, para depois se destapar ao grito de “cu-cu!”. As gargalhadas do teu bebé vão ser dignas de serem gravadas.

peso comprimento 9 meses

 

Vamos a caminho dos 10 meses e o teu filho já se tornou um grande falador. Como evolui o desenvolvimento da sua linguagem e a sua capacidade de comunicação?

- Diverte-se a imitar os sons das pessoas que lhe falam, balbucia longos discursos incompreensíveis, modulando a voz e variando o tom e o volume, do mesmo modo que vocês o fazem em casa.

- De repente, um lindo dia, vai dizer a sua primeira palavra. Mas se, em vez de “mamã” ou “papá”, pronunciar o nome de qualquer objeto impensável, não importa. Não significa que vocês não sejam o centro dos seus pensamentos. O importante é que, para ele, está a começar esta nova aventura em direção ao mundo dos “crescidos”.

- Para o ajudar a aprender a falar, repetir-lhe várias vezes e com uma voz clara os nomes das pessoas mais queridas para ele ou dos objetos que lhe ofereces olhando-o na cara, de forma a que ele possa imitar o movimento dos teus lábios.

- Podem também repetir o nome dos objetos que ele apontar com o dedo, uma prática que a partir de agora se vai tornar muito habitual.

É possível que nesta altura o teu bebé já gatinhe ou, em alternativa, que se arraste com a ajuda das suas pernas e braços que, tal como as suas mãos, têm cada vez mais força. Como prosseguem este e outros marcos de desenvolvimento?

- Os seus reflexos já estão muito mais bem treinados e, se o segurares pela cintura ou por baixo das axilas apoiando os seus pés numa superfície estável, é possível que já comece a dar pequenos passitos, como se quisesse começar a andar.

- É provável que se aguente em pé no berço ou no parque, apoiando-se nas grades, e que utilize os sofás, mesa de centro ou outros móveis para se levantar e manter em pé.

- Cada vez gosta menos de estar ao colo e talvez até proteste quando o agarram: agora já é um pequeno explorador que adora investigar tudo o que há em seu redor, o que também vos vai obrigar a extremar as precauções e a segurança em todos os cantos da casa.

Alimentação e sono do teu bebé de 9 meses

Aos nove meses chega o momento de introduzir verduras e hortaliças cruas como o tomate, o aipo e o funcho. E quais os outros avanços que acontecem na dieta do teu bebé?

- Podem introduzir-se os citrinos e as uvas, sem sementes nem pele. De qualquer forma, o pediatra do teu filho tem sempre a última palavra no que diz respeito à introdução de novos alimentos.

- A ordem de introdução ou os tempo podem variar, mas o objetivo é sempre o mesmo: conseguir que o bebé se acostume aos novos sabores e texturas de forma gradual e limitando o risco de alergias.

 

alimentacion 9 meses

check consejosLEMBRA-TE! Cada vez que introduzires um novo alimento na dieta do teu bebé, observa-o. Deste modo, vais dar-te conta imediatamente caso se manifeste alguma reação de tipo alérgico.

O sono do teu bebé de 9 meses

No que concerne ao sono do teu bebé, nesta idade, geralmente, já tem um hábito mais ou menos consolidado, e as mamadas noturnas e o acordar durante a noite já não são tão frequentes, embora também possam continuar a acontecer. O que ajuda o teu filho a dormir bem?

- A partir dos seis meses ainda é mais importante continuar o mesmo “esquema operativo” antes de dormir, os seja, recorrer às clássicas rotinas que favorecem o ritmo do sono. Em que consistem?

- O ritual mais eficaz é dar banho ao bebé, o que tem um efeito muito relaxante, bem como vestir-lhe o pijama, dar-lhe de comer, fazer-lhe uns mimos e deitá-lo.

- Deste modo, o bebé aprende a considerar o momento de ir dormir como uma conclusão natural e tranquilizadora de uma série de agradáveis ações.

- De qualquer dos modos, são os papás que devem avaliar se o bebé tem um bom hábito de sono e quais são as ações que mais o relaxam e o preparam para um descanso reparador, se as necessita.

sueno 9 meses

 

check consejosATENÇÃO! Como passar dos meses, os papás podem “baixar a guarda” em relação a algumas precauções básicas do sono, como por o bebé a dormir de barriga para cima. No entanto, aos nove meses, o bebé pode mexer-se durante a noite.

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 9 meses

Como vai a dentição? Geralmente, entre os oito e os dez meses começam a romper os incisivos laterais superiores, enquanto os incisivos laterais já poderão ter feito a sua aparição.

A propósito de dentes, o teu filho também tem uma paixão por pôr o dedo na boca. Porque é que isto acontece?

- Chuchar o dedo é um ato instintivo e uma fonte de prazer, mas se tiver o dedo na boca durante muitas horas por dia, corre o risco de alterar a forma do palato a longo prazo, o que poderia fazer com que os dentes superiores sobressaíssem ou que houvesse uma assimetria na oclusão da boca.

- De todas as formas, se não se tratar de um tempo exagerado, o ato de chuchar o dedo é muito normal para um bebé, que encontra na sucção um consolo para todo os seus problemas.

Agora que já aprendeu o conceito causa-efeito e que sabe, por exemplo, que para beber tem de inclinar o biberão, o bebé também é capaz de resolver problemas através da brincadeira. Os melhores brinquedos para treinar este tipo de habilidades são os que requerem mover uma peça, carregar em botões para ver o que acontece, encaixar figuras de diferentes formas num molde, classificar cubos, etc.

 

bienestar 9 meses

 

check consejosCONSELHO! O facto de chuchar o dedo, a chucha, ou qualquer objeto que esteja ao seu alcance é um ato natural para o bebé. A sua boca é a sua ferramenta de exploração por excelência. Deixa que experimente, mas verifica sempre o que leva à boa. Antes de mais nada a segurança!

O que faz um bebé de 9 meses

Psicomotricidade

- Entre os 9 e os 10 meses, o pequeno já quer “correr” por toda a casa e mexer em tudo, seja a gatinhar ou a arrastar-se.

- Além disso, estando sentado consegue inclinar-se para a frente ou de lado sem perder o equilíbrio para apanhar um brinquedo ou outros objetos que o atraiam. Tal também é favorecido graças à crescente capacidade visual.

- O primeiro movimento coordenado que o bebé realiza consiste em agarrar um objeto com a mão, ao mesmo tempo que lhe bate com a outra. Até agora, sempre necessitou das duas mãos para efetuar esta mesma ação. Agora, os seus brinquedos têm rodas ou partes giratórias, embora um tambor também possa fazer sucesso.

Ouvido

- Talvez já desde o oitavo mês repita clara e repetidamente, com um tom mais alto, “ma-ma”, “pa-pa”, “ta-ta”, embora provavelmente não saiba o significado destes vocábulos.

- Por outro lado, quando está chateado, mostra todo o seu mal-estar gritando e emitindo sílabas guturais, como “br”, “gr” ou “tr”.

Como estimular um bebé de 9 meses

Quando viajas de carro o teu bebé necessita de distrações para estar sossegado. Para poderes conduzir com mais segurança, podes ouvir esta sessão de exercícios de linguagem musical que te propomos em seguida.

O canal auditivo é um dos melhores para estimular o teu bebé nesta etapa! Especialmente se o fazemos através do contacto e do carinho. Aproveita!

Os benefícios de estimular o ouvido do bebé com música:

  • O contraste entre as notas dos diferentes exercícios de linguagem musical adaptada vai fazer com que o teu bebé pense de forma musical.
  • Este tipo de estimulações afetivas é muito eficaz e gera um grande número de sinapses.
  • A música é um estímulo atrativo para o ser humano desde muito cedo, devido ao seu ritmo e melodia. Tal favorece o despertar do interesse do bebé sem muito esforço.
  • As melodias e os exercícios vão chamar a sua atenção, de forma que canalizam com facilidade a sua atenção, dado que o estímulo apresentado é muito interessante para o bebé.

Este recurso pode ser usado como suporte para a aquisição de conhecimento e para favorecer uma integração mais simples de algumas aprendizagens. Transformamos assim a viagem de carro em família num momento de aprendizagem. Podes dar-lhe um brinquedo para que possa dar asas à imaginação.

experiencia coche

 

Vamos ouvir uma sessão enquanto andamos de carro?

  • Cada exercício de estimulação sensorial está pensado especificamente para que o teu bebé compreenda perfeitamente as mudanças entre notas.
  • Os benefícios da estimulação sensorial através da linguagem musical obtêm-se com a repetição das audições.
  • Transforma as (por vezes difíceis) viagens de carro em momentos agradáveis para ti e para o bebé.

Experiência para esta sessão: o carro

  • Para usufruir plenamente desta experiência recomendamos que ponhas o volume a um volume agradável: o objetivo é ouvir a sessão de fundo, como se fosse música ambiente.
  • Inclina a cadeirinha do bebé para que fique o mais confortável possível. Dá-lhe um brinquedo ou peluche de que goste. Senta-te de forma a poder interagir com ele (sempre que não sejas tu a conduzir!) e ver como gosta da sessão. Fiquem os dois confortáveis!
  • Carrega no play e deixa tudo fluir. Presta atenção a como deixa voar a sua imaginação e tenta introduzir-te na brincadeira.
  • Lembra-te que podes repetir esta sessão mais de uma vez, de forma a memorizarem melhor os diferentes exercícios.

Aproveita estas sessões para encontrar o vosso momento de intimidade e vinculação!

Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.

boton musica crecimiento portugal

Descarga

 

Como foi?

Sabias que o teu bebé já tem capacidade para diferenciar perfeitamente cada uma das notas dos exercícios?

Certamente que, enquanto realizavas esta sessão, pudeste usufruir de um momento de tranquilidade e naturalidade no carro. A união que se gera entre os dois neste momento tão íntimo cria um ambiente único para o relaxamento e contacto com o bebé.

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

No futuro próximo...

Bebé de 10 meses Bebé de 10 meses Bebé de 10 meses
O teu bebé já tem 10 meses! Já está quase a fazer um ano! Dentro de muito pouco tempo o teu bebé pode começar a dar os seus primeiros passos ou, pelo menos, a fazer as suas primeiras tentativas para se pôr de pé. Queres s...
Bebé de 11 meses Bebé de 11 meses Bebé de 11 meses
O teu bebé já fez 11 meses? Provavelmente já está na etapa dos primeiros passos, ou a chegar a ela, tendo em conta que cada bebé tem o seu próprio ritmo. Queres saber se já pode comer de tudo? O que acontece se ainda não ...
Bebé de 12 meses Bebé de 12 meses Bebé de 12 meses
O teu bebé já fez um ano! Parabéns! Frequentemente, os bebés de 12 meses passam a chamar-se “crianças”, ou “meninos”. Muitos deles já andam sozinhos, ou estão quase a fazê-lo, e a sua alimenta&ccedi...