Sintomas do parto

Primeiras contrações, perda ou expulsão do tampão mucoso, rebentar as águas... É-lhe familiar? São alguns dos sintomas que indicam que o trabalho de parto já se iniciou. O seu ginecologista estabeleceu uma provável data para o parto, baseando-se na última menstruação, assim que deverá assinalar essa data no calendário

Ainda que saiba com antecedência quais são os inequívocos sinais do parto, a grávida pode ter dúvidas sobre qual o melhor momento para se dirigir ao hospital, ou o que fazer para alíviar as dores das contrações. É importante analisar a cor do liquido amniótico e saber quando se dirigir ao hospital. Não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-la a distinguir as contrações "falsas" das verdadeiras e explicamos-lhe tudo o que deve fazer se se rompem as águas ou perde o tampão mucoso

Tem medo da dor? Também a tranquilizamos neste sentido. Com as técnicas adequadas e com os recursos médicos à sua disposição será muito mais fácil controlar a dor da dilatação.

Navegue neste secção e terá toda a informação necessária para distinguir sem problemas quando chegou o momento exato do parto

Tudo sobre Sintomas do parto

Sinais de parto menos evidentes

As contrações e a rotura das águas podem ser acompanhadas de outros sintomas secundários, menos evidentes, que anunciam, também, a chegada do parto. Vamos conhecê-los!

Passou o tempo! O que fazer?

Não se preocupe: é uma possibilidade que se pode superar com calma e que não costuma comportar riscos nem para a mamã nem para o bebé. Tudo o que deverá saber se o parto se atrasa.

Líquido amniótico com coloração. O que significa?

Há situações em que o líquido amniótico pode estar sujo ou ter uma coloração diferente. Tal pode indicar um sofrimento fetal, pelo que será necessário dirigir-se imediatamente ao serviço de urgência para verificar se tudo está bem...

As contrações de parto: como se reconhecem

Em diferentes momentos da gravidez, dão-se contrações uterinas que podem ser preparatórias ou ser um sintoma de parto. Como distinguir os diferentes tipos de contrações e saber quando indicam o parto?

Calendário lunar: consulte a influência da lua na data do seu parto

Vai dar à luz em 2016? O calendário lunar pode ajudá-la a calcular a data do parto. Explicamos-lhe qual a razão de a lua cheia, ou qualquer uma das suas fases, poder influenciar a data de nascimento do seu bebé.

Expulsão do tampão mucoso na gravidez: o parto é iminente?

Quando se aproxima o momento de dar à luz, as mamãs observam com muita atenção todos os sinais que indicam a proximidade do início do trabalho de parto. Que significa a expulsão do rolhão mucoso?

Dores de parto: como controlar cada fase

Vamos fazer-lhe um “mapa das dores de parto” que a pode ajudar a enfrentar a dor de parto com mais calma e de forma mais consciente. Fase por fase e com todos os pormenores.

Quais são os sintomas de parto prematuro

Para uma futura mamã é muito importante saber quais são os sintomas e os sinais de alarme de um parto prematuro dado que, em função do grau de prematuridade, nascer antes do momento adequado pode ter consequências negativas para o...

Amniorrexe: como é que acontece a rotura das águas?

A amniorrexe é a rotura, espontânea ou manual, da bolsa de líquido amniótico na qual está o feto. Explicamos-lhe como se produz naturalmente, se indica que o parto é iminente, e quando se deve provocar a sua rotura.