Mi bebé y yo

Quando ovula uma mulher?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Quando uma mulher quer engravidar, deve saber como funciona o seu corpo para poder determinar quais são os seus dias férteis. De igual modo, este conhecimento também a vai ajudar no caso de querer evitar uma gravidez. Convidamo-la a saber quando ovula uma mulher.

A ovulação é o processo que acontece no aparelho reprodutor feminino da mulher quando um óvulo atravessa a Trompa de Falópio para chegar ao útero. Cerca de dois ou três dias antes deste percurso, e incluindo também o dia da ovulação, estão os dias férteis da mulher. Ou seja, aqueles nos quais tem uma maior probabilidade de ficar grávida.

(Também lhe interessa: Ciclo menstrual: o que é a fase lútea?)

O fluxo vaginal durante a ovulação

Um dos principais indicadores de que se está a ovular é o muco cervical dado que, consoante o dia do ciclo menstrual, altera a sua consistência e cor. Durante os dias de ovulação, o fluxo vaginal tem uma consistência semelhante à da clara de ovo crua e pode esticar-se entre o polegar e o indicador como um filamento claro, brilhante e elástico. Esta densidade ajuda a proporcionar um ambiente adequado para que os espermatozoides se desloquem mais facilmente, pelo que este é o período ideal para procurar a gravidez. Depois da ovulação, o muco volta à sua consistência anterior.

(Também lhe interessa: Testes de ovulação: resultam?)

Dores abdominais, mudanças de peso e transtornos do sono

Durante o processo de ovulação, também se podem sentir dores abdominais que podem ser mais ou menos intensas. Além disso, ao iniciar o ciclo menstrual, é natural sentir-se pesada e com a barriga inchada, volume que pode chegar a aumentar até um kilo ou dois no peso da mulher. Unidas as estas sensações, também se podem sentir alterações no ciclo do sono, devido às variações que experimentam as hormonas sexuais (a progesterona e os estrogénios) nesta etapa.

(Também lhe interessa: Temperatura corporal basal: como medir?)

A Temperatura Basal Corporal (TBC)

Quando a mulher inicia o período menstrual, a sua temperatura é mais baixa do que o habitual, o que dá início à ovulação. Por isso, o controlo da temperatura basal corporal (TBC) também a pode ajudar a saber quais são os seus dias férteis. Para a medir, pode utilizar um termómetro especial concebido para tal e anotar todos os dias a temperatura que tem ao acordar. Aproximadamente três dias depois da ovulação, aumenta o nível de progesterona ou hormona do corpo lúteo, responsável pelo aumento da temperatura corporal. Como tal, o período mais fértil da mulher tem lugar imediatamente antes e um pouco depois da ovulação.

(Também lhe interessa: Como deve ser a temperatura corporal basal durante a gravidez?)

 

Também lhe interessa

Quando ovula uma mulher? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)