No futuro próximo...



Também lhe interessa…
Explicamos-te como evolui o teu corpo na segunda semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.
É durante esta segunda semana de gravidez que se dá a ovulação, ou seja, quando o folículo se rompe para libertar um óvulo maduro disposto a ser fecundado na trompa de Falópio.
Em períodos regulares de 28 dias, este é o momento com maior índice de fertilidade, pelo que, se estamos à procura de uma gravidez, este é o momento ideal para intensificar as nossas relações sexuais.
Assim que o óvulo é expulso, passa a superfície do ovário e dirige-se para a trompa de Falópio, cujas paredes se contraem e relaxam de modo a arrastar esse óvulo através do tubo, o que marca o início da sua viagem em direção ao útero, onde se irá implantar o feto.
Juntamente com o óvulo maduro, libertam-se alguns fluidos do folículo ovárico, bem como hormonas como a progesterona, que por sua vez estimula o espessamento da membrana do útero.
Continua o caminho para a fecundação. Oferecemos-te a imagem de uma ecografia de duas semanas, para que possas ter uma ideia do que se poderia observar, neste caso a bolsa gestacional.
Ecografia de duas semanas
Nas duas semanas de gravidez, espera-se ter um só óvulo maduro que inicie a viagem em direção às trompas de Falópio e, mais tarde, caso seja fecundado, em direção ao útero.
No entanto, se por um lado ambos os ovários contribuem para o crescimento de folículos e, por outro, algumas mulheres libertam mais de um óvulo em alguns meses, pode dar-se o caso de se fecundar mais de um óvulo. Se tal acontecer, passadas 39 semanas, darás à luz gémeos.
Cerca de 25% das mulheres afirmam notar dores pélvicas durante a ovulação devido à irritação ou ao sangue segregado quando se rompe o folículo de liberta o óvulo.
A vagina também pode estar mais lubrificada devido ao aumento do corrimento, que se torna também mais transparente, viscoso e elástico.
Outros sinais que ajudam a corroborar a hipótese de estarmos na segunda semana de gravidez e quase a ovular é a temperatura corporal basal – a que temos quando nos levantamos - aumentar um pouco.
Trata-se de um curto período de tempo onde os níveis de estrogénio se elevam até alcançar o seu ponto máximo e onde as mulheres também geram a hormona masculina testosterona, responsável pelo aumento da líbido, pelo que é provável que nestes dias as mulheres estejam mais predispostas a ter relações sexuais.
Na segunda semana de gravidez é muito importante – dado que é neste momento que acontece a ovulação – manteres hábitos alimentares e de vida saudáveis, que deverás manter durante todo o período de gravidez, pós-parto e amamentação.
Além disso, deves continuar a tomar suplementos como o ácido fólico e alimentos ricos em iodo e em vitamina B.
Durante as consultas pré-concecionais, bem como no início da gravidez, é muito provável que o teu ginecologista meça o teu índice de massa corporal (IMC), o que é uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso.
Um IMC abaixo de 19 é considerando peso baixo, de 19 a 24 peso normal, de 25 a 29 excesso de peso e de 30 a 39 obesidade.
Evidentemente, ter um peso saudável é importante ao longo de toda a vida, mas é ainda mais se se pretende ter um bebé, dado que este pode nascer prematuramente ou ter um baixo crescimento se a mamã tiver falta de peso, ou correr o risco de pré-eclâmpsia – hipertensão durante a gravidez -, diabetes gestacional ou ter um tamanho maior do que o aconselhável se a mamã tiver excesso de peso.
Apesar da futura mamã poder continuar a levar uma vida mais ou menos normal durante a gravidez, é verdade que algumas paixões, como viajar, devem ser adaptadas ao seu estado.
A primeira questão que convém referir é que durante o primeiro trimestre existe um maior risco de aborto espontâneo e de problemas de desenvolvimento do bebé, pelo que há que ter especial atenção de modo a evitar temperaturas extremas e atividades frenéticas, bem como deixar para outro momento aquelas viagens a países onde as doenças ou infeções causadas por insetos possam ser um alto fator de risco.
Neste período é seguro voar, sempre que não haja complicações na gravidez, embora também seja verdade que viajar pode aumentar os enjoos matinais.
O esperma pode sobreviver no interior do corpo da mulher durante até cinco dias. Durante o período de uma mulher, desenvolvem-se entre 15 e 20 folículos nos ovários.
Se já se tiverem dois filhos do mesmo sexo, existe 75% de probabilidade de conceber outro bebé do mesmo sexo de novo.
…..
Pode ser a primeira vez que vais comprar um teste de gravidez caseiro. Sabes quanto é que custa e quais as opções que existem?
Descobre o preço dos testes de gravidez!
É uma análise mais precisa para confirmar a gravidez. Explicamos-te em que consiste.
Tudo sobre a análise da beta HCG para confirmar a gravidez!
Algumas mamãs preferem ser precavidas e deixá-lo para mais tarde. Mas se quiseres gritar aos quatro ventos assim que confirmes, damos-te algumas ideias originais.
Ideias para comunicar a tua gravidez de forma original!
Temos de admitir que não são métodos científicos, por isso pensa que são meramente orientadores. Mas não custa experimentar!
Também lhe interessa…