Bebé de 18 meses

 
Tu bebé ya tiene
18 meses
PATROCINADO POR
18 meses 18 meses

Já tem um bebé com 18 meses! Com um ano e meio de idade a criança já pouco tem do bebé que era até há bem pouco tempo. A sua linguagem, agora, é muito mais elaborada e ele já corre pelo parque, o que a obriga a efetuar, continuamente, verdadeiras “perseguições” para garantir a sua segurança. Esta é uma etapa maravilhosa, mas um pouco esgotante para os pais. Falemos do desenvolvimento e crescimento dos bebés de 18 meses, em todos os seus aspetos.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 18 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 18 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 18 meses

O seu filho já é uma criança de 18 meses. Um aninho e meio! Damos-lhe os parabéns! Agora ele já pode começar a correr… embora tropece com facilidade! Por volta dos 18 meses, já caminha bem, mas os seus passos continuam a ser um pouco inseguros, principalmente quando quer andar mais depressa do que pode. Já é capaz de sentar, de se pôr de pé com facilidade e de subir as escadas de mão dada. Também já sabe fazer riscos num papel e usar um copo para beber; além disso, consegue folhear um livro. Durante estes seis meses que faltam até aos dois anos, os progressos principais da criança concentram-se no aperfeiçoamento das capacidades adquiridas, no apuramento dos movimentos manuais e na evolução da agilidade.

Não se esqueça de todas as consultas programadas com o pediatra para acompanhar o seu crescimento; das indicações necessárias a uma alimentação adequada; das vacinas que deve tomar e do controle do desenvolvimento da linguagem. Nesta idade a criança já utiliza cerca de 100 palavras e pronuncia frases como: “Não quero” ou “Porquê?” com bastante frequência; mais um passo na afirmação da sua personalidade.

Alimentação e sono do seu bebé de 18 meses

Alimentação e sono do seu bebé de 18 meses
Alimentação e sono do seu bebé de 18 meses

Nesta idade a criança já usa a colher e o garfo para comer sozinha. É importante que sejam estabelecidos bons hábitos de alimentação desde o início, para evitar maus costumes e hábitos alimentares errados que mais tarde são difíceis de combater. Também é bom que a criança se sente à mesa, na sua cadeira alta, com a restante família, para que coma os mesmos alimentos que os adultos (sempre que sejam adequados para a sua idade) e sinta que faz parte da refeição em família. Durante as refeições a televisão deve estar apagada e todos os membros da família corretamente sentados. Se seguir estas normas desde o início será mais fácil que a criança coma de tudo e tenha prazer em comer. E lembre-se: o vosso exemplo é fundamental. É agora que todos os hábitos relacionados com a alimentação devem ser consolidados.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 18 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 18 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 18 meses
O seu filho já tentou usar o bacio? Como reagiu? Tal como em relação a todos os outros progressos, não existe uma idade específica na qual as crianças deixam de usar fralda. No entanto, por volta dos 18 meses, começam a ser capazes de controlar o estímulo. De qualquer modo, não deve forçar o seu filho se ele não se sentir preparado e, por outro lado, tente captar os sinais que lhe indicam ter chegado o momento adequado. Pode seguir algumas regras gerais: comprar-lhe um bacio de plástico colorido de forma simpática; explicar-lhe como se utiliza e convidá-lo a sentar-se (especialmente se for ele quem o peça); não o apresse e elogie-o quando finalmente conseguir. Não se preocupe se durante o processo ele parece dar um passo atrás ou se de vez em quando lhe pedir que lhe ponha a fralda para fazer xixi ou cocó.

Se a criança usa chupeta, é a partir desta idade que deveria começar a deixar de o fazer, como todos os hábitos adquiridos, no princípio será um pouco difícil, portanto, o melhor é habituar-se gradualmente e sem traumas. Como o seu filho já é capaz de raciocinar, é possível que conversando e fazendo “acordos” consiga que a criança ceda e aceite despedir-se para sempre da sua querida amiga.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 21 meses
Agora que o seu filho já tem 21 meses, encontra-se a poucos passos dos dois anos e é possível que nesta altura se pergunte como passou todo este tempo e como é possível que já tenha crescido tanto. Quais são os seus progressos nest...
Alimentação e sono do seu bebé de 21 meses
Falemos da sesta. Em geral, até aos três anos, a criança sente necessidade de fazer a sesta e dorme cerca de uma ou duas horas durante a tarde. Depois desaa idade, algumas crianças rejeitam-na imediatamente enquanto que outras continuam a precisar da se...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 21 meses
Relativamente à segurança em casa, vejamos outra pequena, mas importante, precaução. Até que a criança seja um pouco mais crescida, o melhor é renunciar aos objetos de decoração, de que provavelmente muito gosta, j&aa...