Bebé de 18 meses

 
Tu bebé ya tiene
18 meses
PATROCINADO POR
18 meses 18 meses

Já tens um bebé de 18 meses! Com um ano e meio de idade, a criança já tem pouco a ver com o bebé que era até há bem pouco tempo.

Agora, a sua linguagem está muito mais evoluída e á corre pelo parque, o que te obriga a realizar “perseguições” contínuas para te assegurares que está sempre em segurança.

Trata-se de uma etapa preciosa, mas um pouco cansativa para os papás. Falamos do desenvolvimento e crescimento dos bebés de 18 meses, em todos os seus aspetos.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 18 meses

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 18 meses
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 18 meses

O teu filho já é uma criança de 18 meses. Um aninho e meio! Damos-te os parabéns por esta notícia. Agora, o teu filho já pode começar a correr, embora tropece com facilidade! O que mais podes esperar ao ano e meio?

- Por volta dos 18 meses a criança já anda bem, mas os seus passos ainda são um pouco inseguros, especialmente quando quer ir mais rápido do que pode.

- Já se pode sentar, levantar-se com facilidade e subir escadas quando levado pela mão.

- Também sabe pintar traços num papel e usar o copo para beber.

- Além disso, é capaz de passas as páginas de um livro.

 

 

peso comprimento 18 meses

 

Durante estes seis meses que faltam para chegar aos dois anos, os principais progressos da criança vão relacionar-se com o aperfeiçoamento das habilidades adquiridas, a afinação manual e o aumento da agilidade.

Lembra-te de ir a todas as consultas programadas com o teu pediatra para acompanhar o seu crescimento, as indicações necessárias sobre as regras da alimentação adequadas, as vacinas que tem de tomar e a evolução do desenvolvimento da linguagem. Por falar nisso, como vai evoluindo a sua capacidade de comunicação verbal?

- Nesta idade já usa cerca de 100 palavras e pronuncia frases como “não quero” ou “porquê” com muita frequência: mais um passo na afirmação da sua personalidade.

- Podes aproveitar para lhe introduzir as boas maneiras através de palavras tão comuns e tão necessárias como “se faz favor” e “obrigado”.

Alimentação e sono do teu bebé de 18 meses

Alimentação e sono do teu bebé de 18 meses
Alimentação e sono do teu bebé de 18 meses

Nesta idade a criança já usa a colher e o garfo para comer sozinha. E que mais é importante saber em relação à alimentação do bebé de um ano e meio?

- É importante que estabeleçam bons hábitos de alimentação desde o início para evitar que a criança apanhe maus hábitos alimentares que depois são muito difíceis de erradicar.

- É bom que a criança se sente à mesa com o resto da família, sentada numa cadeira, para que coma os mesmo alimentos que o resto da família (sempre que sejam adequados à sua idade) e se sinta participante no ato de comer em família.

- À hora da refeição a televisão deverá estar apagada e todos os membros da família devem estar sentados corretamente. Se se seguirem todos estes passos desde o início, será mais fácil que a criança come de tudo e tenha prazer nas refeições. Mas lembra-te: o vosso exemplo é fundamental. É agora que todos os hábitos relacionados com a alimentação se devem consolidar.

Se optaste pela amamentação prolongada, ou seja, para lá dos 12 meses, o teu filho continua a beneficiar de todas as vantagens da amamentação, como são o aporte de vitaminas A, C e B12, ácido fólico, proteínas, calorias e cálcio.

Pensa que embora nos países ocidentais não seja uma prática como seguida, a Organização Mundial de Saúde recomenda dar mama pelo menos durante os dois primeiros anos de vida. Independentemente do que digam os outros, pensa que a única que pode decidir em que momento se deverá fazer o desmame és tu.

 

alimentacion 18 meses

 

check consejosATENÇÃO! Por volta dos 18 meses o teu filho poderá rejeitar alimentos que antes comia de bom grado, ou até demonstrar gostos mais limitados e repetitivos. Não te preocupes, pouco a pouco, e com persistência, comerá de tudo. No entanto, nunca devem dramatizar nem usar a comida como joker, prémio ou castigo.

O sono do teu bebé de 18 meses

Embora não sejam frequentes até mais além dos dois anos, é possível que o teu filho acorde devido a um pesadelo. O que os caracteriza?

- Os pesadelos noturnos são sonhos que têm um conteúdo assustador e que se vivem como algo real.

- Costumam acontecer no último terço da noite e fazem com que a criança acorde aterrorizada.

- Costumam manifestar-se entre os três e os seis anos e não devem ser alarmantes se não forem frequentes. No entanto, também podem surgir numa idade mais precoce.

- No caso da criança sofrer de um pesadelo ou tiver um sono agitado, há que ir imediatamente consolá-la, acalmá-la e mimá-la.

- É aconselhável acender rapidamente a luz do quarto para que a criança retome o contacto com a realidade rapidamente. Depois, fica-se com ela um pouco até que volte a adormecer, podendo deixar-se um ponto de luz aceso.

- Se, na manhã seguinte, a criança tem uma recordação difusa e não fala do tema, não é necessário lembrar-lhe do que aconteceu.

- Para prevenir os pesadelos, os medos e as ansiedades noturnas, é conveniente reforçar os horários e as rotinas. São técnicas que trazem segurança e confiança à criança, além de definir os limites de que tanto necessita.

 

sueno 18 meses

 

check consejosCONSELHO! Por volta dos 16-18 meses, o sono pode ver-se alterado por causa da dentição, pois é nesta altura que começam a sair os pré-molares, os primeiros dentes permanentes, que fazem com que as gengivas incomodem mais. Se assim for, podes massajar as gengivas com o dedo envolvido numa gaze estéril, ou dar à criança um mordedor frio ou congelado.

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 18 meses

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 18 meses
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 18 meses

O teu filho já tentou usar o bacio? Como reagiu?

- Como para os restantes progressos, também neste caso não existe uma idade precisa na qual as crianças abandonam a fralda.

- No entanto, até aos 18 meses começam a ser capazes de controlar o estímulo.

- De qualquer forma, não deves forçar o teu filho se vês que não se sente preparado, mas terás de captar os primeiros sinais que indicam que o momento chegou.

Algumas regras gerais:

- Compra-lhe um bacio colorido com uma forma simpática e explica-lhe como se usa.

- Convida-o a sentar-se (especialmente se é o bebé que pede), sem o apressar e, quando conseguir fazer, elogiar o sucedido.

- Não te preocupes se der “um passo atrás” ou se te pedir para pôr a fralda para fazer xixi ou cocó.

Se a criança ainda usa chucha, a partir desta idade deverá começar a habituar-se a deixar de a usar. Como todos os hábitos adquiridos, ao princípio será um pouco difícil, mas o ideal é ir acostumando-se gradualmente e de forma não traumática.

Como já é capaz de raciocinar, falando com ela e alcançando “pactos”, é possível que a criança ceda e se decida a dizer adeus à sua querida amiga.

 

bienestar 18 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! Não se sintam frustrados se o vosso filho não deixar a fralda tão cedo como outros amiguinhos da sua idade. A maioria das crianças dá este passo mais tarde. De qualquer forma, não te esqueças que cada criança tem o seu próprio ritmo, em função da sua maturidade, e que o melhor é consultar o pediatra para esclarecer qualquer dúvida que surja.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 21 meses
O teu filho já é uma criança de 21 meses. Pesa entre 11 e 12 Kg e mede entre 80 e 85 centímetros. Aproxima-se dos dois anitos a passos de gigante e tu perguntas-te quando é que passou este tempo todo e como é possível que tenha cre...
Alimentação e sono do teu bebé de 21 meses
No que concerne à alimentação, a criança de 21 meses continua a experimentar sabores e texturas novas. Uma vez provados todos os alimentos, e depois de ganhar confiança com a colher, a criança acelera o seu percurso de integraç&ati...
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 21 meses
No tema da segurança em casa, devemos saber como atuar. Quais as precauções que deveremos tomar? - Até ser um pouco mais crescido, renuncia aos objetos de decoração dos móveis de que tanto gostas porque normalmente também s...