Mi bebé y yo

Bebé de 7 meses

Seu bebé tem
7 meses
PATROCINADO POR
7 meses

O teu bebé já tem sete meses! Começa a etapa que o vai levar ao primeiro aniversário!

Se precisas de informação sobre o desenvolvimento e crescimento dos bebés de sete meses, estás no sítio ideal: os tempos da introdução dos novos alimentos, os cuidados e o bem-estar do bebé, a estimulação do seu desenvolvimento psicofísico…

Aqui tens a informação de que necessitas para criar o teu bebé de sete meses!

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TEU BEBÉ DE 7 MESES

Por volta dos sete meses, o bebé realiza as suas primeiras tentativas de deslocação, especialmente a arrastar-se ou começando a gatinhar. Os seus progressos são vertiginosos! De que estavas à espera?

  • - A partir dos sete meses, normalmente , embora haja bebés que não chegam a gatinhar e aprendem a andar diretamente, talvez um pouco mais tarde.

Outros bebés andam de joelhos, ou andam com as mãos e com os pés, e outros, até, rodam sobre si mesmos ou arrastam-se com a barriga.

- Como sempre, não existem regras fixas. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento que há que respeitar sem forçar.

peso comprimento 7 meses

 

Outro progresso importante desta idade é a capacidade de compreender o uso dos objetos e as suas relações causa-efeito. Por exemplo, se te vir a acender o fogão na cozinha, o bebé intui que a sua comida está quase a chegar. O que mais pode fazer?

  • - É capaz de apanhar objetos pequenos e passá-los de uma mão para a outra. Para o ajudar a desenvolver esta capacidade e a utilizar todos os dedos, podes oferecer-lhe um livro adequado à sua idade.

  • - O seu desenvolvimento verbal também se vai multiplicar exponencialmente durante esta fase e, além dos sons aos quais já se habituaram, o bebé vai começar a compreender o significado de algumas palavras.

  • - O bebé vai começar a compreender o significado de palavras como o “sim” e o “não” ou gestos como rir-se, festejar, e até o aplauso quando faz alguma coisa bem.

  • - O teu filho agora é uma esponja que aprende de quem o rodeia, por isso falem com ele frequentemente: são um espelho para ele e cedo vai começar a imitar tudo o que dizem e fazem. Mais rápido do que pensam, vai pronunciar as palavras que mais vos vão emocionar: “papá” e “mamã”.

Alimentação e sono do teu bebé de 7 meses

Como é que se está a adaptar à introdução de novos alimentos? Começaste pela fruta? Ou pelos cereais? O que devem saber os pais para estarem tranquilos?

- É importante saberes é difícil para muitos bebés darem a uso à colher o adaptarem-se aos novos sabores e texturas. De qualquer formal, não te angusties. A máxima é: sem pressas e sem exigências.

- É necessária uma adaptação ao ritmo do bebé e não pretender que seja ele a adaptar-se às etapas estabelecidas, pois são sempre orientadoras.

- Um bom truque para o teu bebé se habituar a comer com a colher é pô-lo numa cadeira na hora de almoçar, lanchar ou jantar. Agora que já tem estabilidade suficiente para permanecer sentado um pouco e se, além disso, se sentar à mesa com os seus pais e estes tornarem as refeições um momento estimulante em família, de certeza que a operação colher vai ser mais fácil.

- A cadeira de refeição deve ser prática, confortável e, sobretudo, segura.

  • alimentacion 7 meses

check consejosATENÇÃO! Quando o bebé começa a comer alimentos diferentes do leite materno ou de fórmula, pode sofrer de obstipação. Não te preocupes, é normal. É o seu organismo que se tem de adaptar à mudança de alimentação.

O sono do teu bebé de 7 meses

O teu bebé ainda dorme no vosso quarto ou passaram-no para o seu próprio espaço? O que devem ter em conta em relação ao sono do vosso bebé nesta idade?

- Há pais que consideram que a partir dos seis meses é o momento ideal para passar o berço para o quarto do bebé.

- Outros papás, por outro lado, consideram que é melhor que o bebé esteja mais perto, ou até na mesma cama dos pais, no caso de praticarem o co-sleeping.

- Neste aspeto, e seja qual for a modalidade escolhida, é importante que a mamã e o papá estejam de acordo e se sintam bem com a decisão tomada.

 

sueno 7 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! No que diz respeito à decoração do quarto do teu bebé, não é necessário ter muitas coisas: um berço, que pode ser evolutivo, um trocador com gavetas para guardar as suas coisas e uma cadeira para lhe dar mama ou biberão são suficientes.

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 7 meses

Já rompeu algum dente? Em geral, em primeiro lugar aparecem os incisivos centrais inferiores, entre os seis e os oito meses. No entanto, também neste caso, os tempos não são os mesmos para todas as crianças: uns podem ter uma dentição mais precoce e outros podem ser mais tardios. O que deves saber sobre a dentição?

- Normalmente, os sinais da saída dos primeiros dentes são a salivação mais abundante, as gengivas mais inchadas e o desejo de mastigar tudo o que aparece, para fazer uma espécie de automassagem das gengivas.

- Se o bebé já começou com a dentição e sente dor ou desconforto, podes oferecer-lhe mordedores específicos, que até se podem guardar no frigorífico, para poder dar uma massagem fria nas gengivas do bebé.

(Também te interessa: Em que idade se deve começar a lavar os dentes?)

Também convém saberes que a vitamina D é importante para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes, para a imunidade e para o crescimento. Como se obtém?

- Além de se obter através da dieta, a vitamina D é produzida pelo corpo quando a pele está exposta à luz solar.

- Tal não significa que devamos expor, sem mais, a pele do bebé ao sol, mas sim assegurar-nos que ele está algum tempo ao ar livre, devidamente protegido com protetor solar de ecrã total, todos os dias.

- Nos meses de verão, porém, deves evitar as horas de maior calor.

 

paseo 7 meses

 

check consejosCONSELHO! É importante, quando fores sair com o teu bebé, o vesti-lo de forma adequada, sem exagerar a agasalhá-lo demasiado no inverno nem o expondo ao sol direto no verão, especialmente nas horas de maior calor. Aplica sempre a proteção solar adequada!

O que faz um bebé de 7 meses

Psicomotricidade

- Entre os sete e os oito meses, o bebé pode brincar enquanto está sentado no chão ou no parque sem cair para trás. Se o puseres de barriga para baixo também se pode deslocar arrastando-se. Se se mantém em pé, já anda balanceando as pernas. Não está nem um segundo parado!

- O bebé já pode apanhar as coisas de uma maneira mais sofisticada. Não usa apenas a mão, mas também os dedos. As mãos começam a ser muito úteis e o bebé usa-as indistintamente uma da outra. Vamos deixar que seja o bebé a escolher a que lhe dá mais jeito! Ele adora chocar objetos uns contra os outros para ouvir o barulho que fazem.

Ouvido

- Também é precisamente nesta altura que começa a comunicar o prazer que sente ao pronunciar as primeiras sílabas. E vai fazê-lo de uma forma forte e clara: “ba”, “da”, “ca”, “pa”, etc.

Visão

- Entre o sétimo e o nono mês, o aparelho visual do bebé completa o seu amadurecimento. O bebé adquire o domínio dos movimentos oculares e do mecanismo de abertura e fecho das pálpebras. 

Como estimular um bebé de 7 meses

O teu bebé precisa de arejar, sair de casa e, sempre que possível, ter contacto com a natureza. Que melhor estímulo do que conhecer lugares, novos lugares e novas formas? Nada nos brinda melhor cenário para este tipo de necessidades do que a própria natureza.

Quais os benefícios de estimular o ouvido do bebé com música?

  • O contraste entre as notas dos diferentes exercícios de linguagem musical adaptada vai fazer com que o teu bebé pense musicalmente.
  • Aprender música melhora a sua capacidade de linguagem. Quanto melhor o cérebro distingue sons musicais, maior a sua capacidade de diferenciar fonemas na linguagem oral!
  • Vamos estabelecer contacto entre a mãe natureza e a mãe de todas as línguas? Seja no parque, numa verdadeira paisagem natural, ao pé do mar ou até num picnic, podes aproveitar os sons da natureza e fundi-los com o som de uma sessão de exercícios de linguagem musical adaptada para o teu bebé.

experiencia naturaleza

 

Vamos experimentar uma sessão de linguagem musical em contacto com a natureza?

  • Cada exercício de linguagem musical está pensado especificamente para que o teu bebé entenda perfeitamente as mudanças entre notas enquanto a acompanhas intuitivamente o ritmo no seu corpo através do tato.
  • Além disso, com as sessões que te propomos também podes fortalecer o vínculo com o bebé!
  • Sessão após sessão, o bebé vai memorizando todo o tipo de padrões melódicos e rítmicos. Assim, vai melhorar as suas capacidades linguísticas e de aprendizagem.
  • Mais uma vez, devemos salientar que os benefícios da estimulação sensorial através da linguagem se obtêm com a repetição das audições ao longo de um maior período de tempo.
  • Transforma um passeio num momento para estabelecer ligações e recordar através da linguagem universal da música!
  • Para usufruir plenamente desta experiência, convém realizá-la num momento em que o teu bebé esteja relaxado, seja ao teu colo ou no carrinho.

Experiência para esta sessão: na natureza

  • Procura uma zona na qual sintas um ambiente calmo e, principalmente, sem excesso de sol. Se possível, procura um lugar afastado e tranquilo onde não se ouçam ruídos urbanos.
  • Tenta encontrar um lugar o mais silencioso possível. Reproduz o áudio que encontras no final deste artigo.
  • Carrega no play e deixa que tudo flua. O som da sessão vai aparecendo lentamente. Apenas observa e sente o aroma da natureza, para tentar recordar este instante. Nada melhor do que respirar fundo na natureza. Se tens o bebé ao colo durante a sessão, este instante vai ser ainda melhor. Não penses, tenta apenas sentir.
  • Desfruta de sentir o teu bebé enquanto lhe mostras a linguagem da música com carinho, ao longo desta sessão de exercícios de aproximadamente cinco minutos de duração. Vais ver como o bebé se relaxa!

Aproveita estas sessões para encontrar o vosso momento de intimidade e vinculação enquanto estão num ambiente puro e natural!

Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.

boton musica crecimiento portugal

Descarga

Como foi?

Certamente que, enquanto realizavas esta sessão, pudeste sentir a magia de estar relaxada com o teu bebé ao colo num ambiente privilegiado. A união que se gera entre os dois neste momento tão íntimo cria um ambiente único para o relaxamento e contacto com o bebé. Carregamos baterias?

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

No futuro próximo...

Bebé de 8 meses Bebé de 8 meses Bebé de 8 meses
O teu bebé tem oito meses, já está tão grande! Como o bebé já não sente que é um todo com a figura materna, pode apresentar uma “mamite” relevante, também chamada de “angústia de separa&cce...
Bebé de 9 meses Bebé de 9 meses Bebé de 9 meses
O teu bebé já fez 9 meses? Entramos no último trimestre antes de fazer o seu primeiro ano! Aos nove meses, o teu bebé tornou-se um especialista em provar alimentos novos. E cada vez gosta mais deles! No entanto, também se vai tornando mais t...
Bebé de 10 meses Bebé de 10 meses Bebé de 10 meses
O teu bebé já tem 10 meses! Já está quase a fazer um ano! Dentro de muito pouco tempo o teu bebé pode começar a dar os seus primeiros passos ou, pelo menos, a fazer as suas primeiras tentativas para se pôr de pé. Queres s...