No futuro próximo...



O teu bebé já tem sete meses! Começa a etapa que o vai levar ao primeiro aniversário!
Se precisas de informação sobre o desenvolvimento e crescimento dos bebés de sete meses, estás no sítio ideal: os tempos da introdução dos novos alimentos, os cuidados e o bem-estar do bebé, a estimulação do seu desenvolvimento psicofísico…
Aqui tens a informação de que necessitas para criar o teu bebé de sete meses!
Por volta dos sete meses, o bebé realiza as suas primeiras tentativas de deslocação, especialmente a arrastar-se ou começando a gatinhar. Os seus progressos são vertiginosos! De que estavas à espera?
- A partir dos sete meses, normalmente , embora haja bebés que não chegam a gatinhar e aprendem a andar diretamente, talvez um pouco mais tarde.
- Outros bebés andam de joelhos, ou andam com as mãos e com os pés, e outros, até, rodam sobre si mesmos ou arrastam-se com a barriga.
- Como sempre, não existem regras fixas. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento que há que respeitar sem forçar.
Outro progresso importante desta idade é a capacidade de compreender o uso dos objetos e as suas relações causa-efeito. Por exemplo, se te vir a acender o fogão na cozinha, o bebé intui que a sua comida está quase a chegar. O que mais pode fazer?
- É capaz de apanhar objetos pequenos e passá-los de uma mão para a outra. Para o ajudar a desenvolver esta capacidade e a utilizar todos os dedos, podes oferecer-lhe um livro adequado à sua idade.
- O seu desenvolvimento verbal também se vai multiplicar exponencialmente durante esta fase e, além dos sons aos quais já se habituaram, o bebé vai começar a compreender o significado de algumas palavras.
- O bebé vai começar a compreender o significado de palavras como o “sim” e o “não” ou gestos como rir-se, festejar, e até o aplauso quando faz alguma coisa bem.
- O teu filho agora é uma esponja que aprende de quem o rodeia, por isso falem com ele frequentemente: são um espelho para ele e cedo vai começar a imitar tudo o que dizem e fazem. Mais rápido do que pensam, vai pronunciar as palavras que mais vos vão emocionar: “papá” e “mamã”.
Como é que se está a adaptar à introdução de novos alimentos? Começaste pela fruta? Ou pelos cereais? O que devem saber os pais para estarem tranquilos?
- É importante saberes é difícil para muitos bebés darem a uso à colher o adaptarem-se aos novos sabores e texturas. De qualquer formal, não te angusties. A máxima é: sem pressas e sem exigências.
- É necessária uma adaptação ao ritmo do bebé e não pretender que seja ele a adaptar-se às etapas estabelecidas, pois são sempre orientadoras.
- Um bom truque para o teu bebé se habituar a comer com a colher é pô-lo numa cadeira na hora de almoçar, lanchar ou jantar. Agora que já tem estabilidade suficiente para permanecer sentado um pouco e se, além disso, se sentar à mesa com os seus pais e estes tornarem as refeições um momento estimulante em família, de certeza que a operação colher vai ser mais fácil.
- A cadeira de refeição deve ser prática, confortável e, sobretudo, segura.
ATENÇÃO! Quando o bebé começa a comer alimentos diferentes do leite materno ou de fórmula, pode sofrer de obstipação. Não te preocupes, é normal. É o seu organismo que se tem de adaptar à mudança de alimentação.
O teu bebé ainda dorme no vosso quarto ou passaram-no para o seu próprio espaço? O que devem ter em conta em relação ao sono do vosso bebé nesta idade?
- Há pais que consideram que a partir dos seis meses é o momento ideal para passar o berço para o quarto do bebé.
- Outros papás, por outro lado, consideram que é melhor que o bebé esteja mais perto, ou até na mesma cama dos pais, no caso de praticarem o co-sleeping.
- Neste aspeto, e seja qual for a modalidade escolhida, é importante que a mamã e o papá estejam de acordo e se sintam bem com a decisão tomada.
LEMBRA-TE! No que diz respeito à decoração do quarto do teu bebé, não é necessário ter muitas coisas: um berço, que pode ser evolutivo, um trocador com gavetas para guardar as suas coisas e uma cadeira para lhe dar mama ou biberão são suficientes.
Já rompeu algum dente? Em geral, em primeiro lugar aparecem os incisivos centrais inferiores, entre os seis e os oito meses. No entanto, também neste caso, os tempos não são os mesmos para todas as crianças: uns podem ter uma dentição mais precoce e outros podem ser mais tardios. O que deves saber sobre a dentição?
- Normalmente, os sinais da saída dos primeiros dentes são a salivação mais abundante, as gengivas mais inchadas e o desejo de mastigar tudo o que aparece, para fazer uma espécie de automassagem das gengivas.
- Se o bebé já começou com a dentição e sente dor ou desconforto, podes oferecer-lhe mordedores específicos, que até se podem guardar no frigorífico, para poder dar uma massagem fria nas gengivas do bebé.
(Também te interessa: Em que idade se deve começar a lavar os dentes?)
Também convém saberes que a vitamina D é importante para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes, para a imunidade e para o crescimento. Como se obtém?
- Além de se obter através da dieta, a vitamina D é produzida pelo corpo quando a pele está exposta à luz solar.
- Tal não significa que devamos expor, sem mais, a pele do bebé ao sol, mas sim assegurar-nos que ele está algum tempo ao ar livre, devidamente protegido com protetor solar de ecrã total, todos os dias.
- Nos meses de verão, porém, deves evitar as horas de maior calor.
CONSELHO! É importante, quando fores sair com o teu bebé, o vesti-lo de forma adequada, sem exagerar a agasalhá-lo demasiado no inverno nem o expondo ao sol direto no verão, especialmente nas horas de maior calor. Aplica sempre a proteção solar adequada!
- Entre os sete e os oito meses, o bebé pode brincar enquanto está sentado no chão ou no parque sem cair para trás. Se o puseres de barriga para baixo também se pode deslocar arrastando-se. Se se mantém em pé, já anda balanceando as pernas. Não está nem um segundo parado!
- O bebé já pode apanhar as coisas de uma maneira mais sofisticada. Não usa apenas a mão, mas também os dedos. As mãos começam a ser muito úteis e o bebé usa-as indistintamente uma da outra. Vamos deixar que seja o bebé a escolher a que lhe dá mais jeito! Ele adora chocar objetos uns contra os outros para ouvir o barulho que fazem.
- Também é precisamente nesta altura que começa a comunicar o prazer que sente ao pronunciar as primeiras sílabas. E vai fazê-lo de uma forma forte e clara: “ba”, “da”, “ca”, “pa”, etc.
- Entre o sétimo e o nono mês, o aparelho visual do bebé completa o seu amadurecimento. O bebé adquire o domínio dos movimentos oculares e do mecanismo de abertura e fecho das pálpebras.
O teu bebé precisa de arejar, sair de casa e, sempre que possível, ter contacto com a natureza. Que melhor estímulo do que conhecer lugares, novos lugares e novas formas? Nada nos brinda melhor cenário para este tipo de necessidades do que a própria natureza.
Quais os benefícios de estimular o ouvido do bebé com música?
Aproveita estas sessões para encontrar o vosso momento de intimidade e vinculação enquanto estão num ambiente puro e natural!
Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.
Certamente que, enquanto realizavas esta sessão, pudeste sentir a magia de estar relaxada com o teu bebé ao colo num ambiente privilegiado. A união que se gera entre os dois neste momento tão íntimo cria um ambiente único para o relaxamento e contacto com o bebé. Carregamos baterias?