No futuro próximo...



Também lhe interessa…
Explicamos-te como evolui o teu corpo com 15 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.
Na 15ª semana de gravidez, o bebé já desenvolveu suficientemente o ouvido para captar sons e ouvir a voz da mãe.
Os seus antebraços, pulsos, mãos e dedos também já se diferenciam claramente. A futura mamã começa a notar os benefícios da gravidez, já que as hormonas melhoram o aspeto da pele e do cabelo.
Nesta semana o feto mede entre 10 e 11 centímetros do cimo da cabeça até às nádegas e pesa cerca de 70 gramas. Durante as próximas semanas o seu tamanho vai duplicar e, agora, o crescimento dos ossos e dos músculos avança a um ritmo muito rápido. No entanto, apesar de todas as suas articulações já estarem presentes, faltam três semanas para que o seu esqueleto comece a endurecer.
O bebé cobre-se de um pelo muito fino denominado lanugo.
Gravidez de 15 semanas
A medula espinal do feto já está totalmente formada e estende-se por todo o canal vertebral, com nervos que saem em cada vértebra.
A placenta sofre uma nova fase de desenvolvimento para cobrir todas as necessidades do bebé. O seu pescoço alonga-se e já pode levantar mais a cabeça e separar a cabeça do peito.
Os seus braços cresceram o suficiente para aproximar as mãozinhas da cara e, além disso, é possível vê-lo na ecografia a chuchar no dedo.
Idade do feto: 13 semanas
Cada vez maior e com traços mais bem definidos! Em seguida oferecemos-te um vídeo para que possas er o feto em movimento na 15ª semana, além da ecografia correspondente a esta semana. Não percas!
Ecografia 15 semanas
Tendo deixado para trás os sintomas e incómodos típicos do início da gestação, é possível que nas 15 semanas de gravidez a futura mamã se sinta estranhamente normal ou que não tenha a sensação de estar grávida. Se assim for, tenta desfrutar o momento, pois falta pouco para aparecer o cansaço típico do último trimestre e vais ter saudades desta estranha normalidade.
À medida que cresce a tua barriga, é provável que apareça uma linha vertical mais escura no meio da barriga. Chama-se linha alba e afeta cerca de 90% das grávidas, embora se costume notar mais nas de pele escura.
Também pode acontecer escurecer a pele à volta dos mamilos, bem como aparecerem sardas, sinais marcas de nascimento. Estas alterações de pigmentação costumam desaparecer quando o bebé nasce e devem-se às quantidades extra da hormona estrogénio durante a gravidez, a qual afeta as células produtoras de melanina na pele. Também são frequentes as manchas na cara devido ao aumento de melanina, pelo que deverás ter cuidados redobrados com o sol.
Durante estas semanas á não precisas de urinar com tanta frequência durante a noite nem vais ter tantas dores de costas, embora seja provável que tenhas insónias ou sonhos muito intensos que perturbam o teu descanso.
Poderás combater estes sintomas comendo, por exemplo, um pequeno lanche à noite que contenha ovos, leite, atum ou peru, todos eles fonte do aminoácido triptofano, que ajuda a dormir. Impregnar a almofada com gotas de óleo de lavanda, reduzir a cafeína e tomando uma infusão de camomila ou um banho antes de ir para a cama também pode ajudar bastante a ter um sono descansado.
Na 15ª semana de gravidez já recuperaste os níveis de energia. Podes aproveitar para fazer planos e reservar momentos para o casal.
Pensa que depois não vão ter muito tempo para estarem descansados. Além do mais, passar tempo juntos vai servir para fortalecer os vossos laços, laços que, com o nascimento do bebé, se podem ressentir se o papá se sentir um pouco afastado do binómio bebé-mamã.
Este segundo trimestre é ideal para sair de viagem, por isso… porque não fazer essa escapadinha que já tinham pensada há tanto tempo?
Outro dos sintomas típicos da gravidez é a obstipação, que se deve principalmente a três fatores: a hormona progesterona, a qual trava o funcionamento do intestino, uma menor prática de exercício físico, o que faz com que o metabolismo abrande, e os suplementos de ferro que se costumam receitar para a anemia e que também provocam prisão de ventre.
Para aliviar o problema pode optar-se por comer mais fibras e beber água em abundância; remédios naturais como a casca das raízes da zaragatoa, ou experimentar a reflexologia, que ajuda a estimular o movimento intestinal.
Agora que provavelmente já comunicaste o teu estado no teu lugar de trabalho, deves saber que a lei ampara as mulheres grávidas. Assim, não se pode despedir uma mulher grávida, a menos que incumpra os termos do contrato, nem se pode aplicar uma redução de quadros durante a gravidez ou baixa de maternidade.
Uma grávida tem ainda direito a uma quantidade determinada de consultas pré-natais sem desconto de salário, e os seus sintomas de gravidez podem constituir causa suficiente para uma baixa médica.
Da mesma forma, o empregador tem mais responsabilidades com as suas empregas durante a gravidez, tais como proporcionar um ambiente laboral seguro, onde não levantar pesos, não estar de pé ou sentada muito tempo de seguida, não mexer em substâncias perigosas nem fazer horas extra.
…
Aceita-o como um jogo e põe à prova esta tabela maia para adivinhar o sexo do bebé. Achas que vai acertar se é menino ou menina? Ou já tens informação mais fiável?
Descobre a tabela maia para averiguar o sexo do bebé!
Outra consequência das ditosas hormonas: as borbulhas e os pontos negros que já tinhas esquecido podem voltar a aparecer! Nada que não tenha remédio, por certo.
Descobre o que fazer se te aparecerem pontos negros!
Os incómodos do primeiro trimestre regrediram e sentes-te bem para viajar? É o momento de uma escapadinha para desfrutar em casal.
Descobre destinos ideais para a vossa “Babymoon”
A dança do ventre tem muitos benefícios para o teu estado, inclusivamente pensando no parto e no pós-parto. Aqui damos-te informação muito interessante e prática, se quiseres saber mais sobre este tema.
Também lhe interessa…