Bebé de 12 meses

 
Tu bebé ya tiene
12 meses
PATROCINADO POR
12 meses 12 meses

O teu bebé já fez um ano! Parabéns!

Frequentemente, os bebés de 12 meses passam a chamar-se “crianças”, ou “meninos”. Muitos deles já andam sozinhos, ou estão quase a fazê-lo, e a sua alimentação já é praticamente como a dos mais crescidos.

A partir deste momento, as questões relacionadas com a educação e a psicologia da criança revestem-se de uma especial importância, além das que têm a ver com a sua saúde e com os seus cuidados.

Explicamos-te tudo o que precisas de saber sobre o desenvolvimento e o crescimento dos bebés de doze meses.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 12 meses

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 12 meses
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 12 meses

Muitos parabéns pelo primeiro aniversário do teu filho! Festejaram muito? O teu bebé conseguiu soprar a sua primeira vela?

A redação de O Meu Bebé deseja tudo de bom para o futuro e estamos dispostos a continuar a acompanhar-vos durante muito mais tempo na preciosa e apaixonante aventura da maternidade.

Como continua a crescer o teu bebé? Sim, até agora o ritmo de crescimento do teu filho foi vertiginoso. Importa saberes que:

- Depois do primeiro ano, o ritmo de crescimento desacelera: o aumento de peso é de cerca de 200 gramas por mês, enquanto a estatura aumenta 0,5 cm por mês (mais ou menos, seis centímetros por anos).

 

peso comprimento 12 meses

 

O segundo ano da criança também é apaixonante. O que podes esperar durante os próximos meses?

- Os progressos físicos não serão tão evidentes, dado que a criança alcançou os marcos de desenvolvimento mais “vistosos”.

- No entanto, as habilidades relacionadas com a personalidade, a emotividade, a linguagem e a capacidade de raciocínio vão evoluir de forma incrível. Bem-vinda a esta aventura apaixonante!

Nesta época, na qual o teu bebé começa a ser extremamente ativo e a relacionar-se em mais lugares e com mais pessoas, o seu sistema imunitário (ainda imaturo) enfrenta uma exposição contínua a germes e infeções de todo o tipo, pelo que os vírus comuns como o da gripe lhe vai afetar de vez em quando.

- A constipação comum e os demais processos virais não têm um tratamento concreto, de modo que enquanto a temperatura do teu bebé não ultrapassar os 37ºC a única coisa a fazer é tentar que ele esteja confortável, usar soro fisiológico para descongestionar o seu nariz e dar-lhe muitos líquidos para evitar a desidratação.

- Se o teu bebé, além de ranho e nariz entupido, tem febre, sonolência, sinais de desidratação, erupção cutânea, coça o ouvido, tem tosse persistente ou dificuldade em respirar, deves consultar o médico.

Alimentação e sono do teu bebé de 12 meses

Alimentação e sono do teu bebé de 12 meses
Alimentação e sono do teu bebé de 12 meses

No que respeita à alimentação, o teu filho já pode comer quase todos os alimentos, desde que estejam cortados em pedaços pequenos. No entanto, não lhe deves dar, de forma alguma, alimentos picantes, marisco (para evitar o risco de infeções), café, chá (preto) nem, logicamente, bebidas alcoólicas.

- Neste Período, a criança á se diverte muito a comer sozinha, ou pelo menos tenta fazê-lo, dado que já consegue agarrar a colher e gosta de mostrar que sabe comer como os crescidos.

Dá-lhe liberdade para tentar comer sozinho mas, para evitar que a comida acabe por todo o lado menos na sua boca, podes tomar estas precauções:

- Põe-lhe um babete grande (preferencialmente impermeável)

- Se estiveres perto dele, protege-te com um avental, usa tolhas fáceis de limpar, tenta pôr-lhe no prato alimentos secos e já cortados em pedacinhos. Não tenhas pressa e deixa-o estar na mesa com toda a família para o estimular na forma de comer com os outros.

- Como no caso do sono, a hora das refeições também pode ser favorecida com rotinas e rituais, realizando-se à mesma hora e da mesma forma todos os dias.

 

alimentacion 12 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! O facto de comer na mesa com o resto da família, na sua cadeira, é uma das bases da instauração de bons hábitos alimentares. É muito benéfico para a relação do bebé com a comida e, além disso, faz com que se sinta um membro de “pelos direitos” no âmbito familiar.

O sono do teu bebé de 12 meses

Ler uma história à criança antes de dormir faz parte dos chamados “rituais de sono”. Trata-se de um costume excelente, que se pode levar a cabo diariamente a partir dos seis meses, mas que vai ganhando mais sentido à medida que o teu filho vai fazendo meses, já que o seu nível de compreensão é maior. O que deves saber sobre a leitura de histórias antes de dormir?

- A leitura de uma história adequada para a idade da criança deve fazer-se num momento e um ambiente relaxados, com luz ténue, na cama e com um tom de voz tranquilo e agradável. Não é preciso ter pressa!

- Ler uma história de boas noites reforça o vínculo entre os pais e a criança, pois trata-se de um momento íntimo partilhado em tranquilidade, sem stress, imediatamente antes do delicado momento de desligar da atividade e descansar.

- Quando adormece a ouvir a cadência relaxante da voz da mamã ou do papá, a criança dorme melhor e o descanso é mais reparador, dado que se reforça a confiança do pequeno.

- Aspetos como a atenção e o amor pela leitura têm uma boa base na leitura de histórias antes de dormir. São só vantagens!

 

sueno 12 meses

 

check consejosCONSELHO! Não relaxes: o sono da criança requer consistência para se traduzir num bom hábito, mas perder o hábito é muito fácil. Recomendamos-te que não baixes a guarda neste aspeto.

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 12 meses

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 12 meses
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 12 meses

Uma vez cumprido o primeiro ano, o teu filho é mais autónomo do ponto de vista emocional. Como é que o demonstra?

- Compreendeu que pode estar calmo, mesmo que a sua mãe não esteja presente.

- Os períodos de separação podem ser vividos pela criança como uma ocasião para conhecer pessoas novas, que podem representar para ela uma fonte de diversão e aprendizagem.

Quando tiveres de te separar o teu filho podes:

- Experimentar breves separações, deixando-o (por pouco tempo) com as pessoas que irão tomar conta dele (familiares, ama, etc.).

- Favorecer os contactos com outras pessoas (tranquilizando-o para que confie nelas).

- Tentar não instaurar uma relação exclusiva demasiado asfixiante.

- Avisá-lo sempre que te fores embora (embora possa parecer que é demasiado pequeno para entender), comunicando-lhe quando pensas voltar e prometendo-lhe que vais brincar com ele quando voltares, mas sem o acostumar a que lhe tragas presentes.

- O sorriso é a melhor garantia de que o teu bebé fica bem com alguém de confiança e será um sintoma de que responde positivamente aos estímulos e de que está a desenvolver o seu sentido de humor, um sentido de humor que, por vezes, poderá demonstrar até com gargalhadas.

O teu bebé agora é mais independente e pode entreter-se sozinho durante períodos de tempo maiores. Os primeiros sinais da sua personalidade já se fazem notar e se o teu bebé agora mostra ser calmo, contente, sensível, etc., é provável que continue assim durante a sua infância e até na idade adulta.

 

bienestar 12 meses

 

check consejosCONSELHO! Tanto se o deixas com os avós, como com uma ama ou na creche, deves ter a máxima confiança nas pessoas a quem confias o cuidado do teu bebé. Se assim não for, deverás mudar de opção.

O que faz um bebé de 12 meses

Aos 12 meses, a sua curiosidade intensifica-se e atraem-lhe mais os jogos de ação. Concentra-se muito tempo a acender e a apagar a luz, ou a carregar num botão. Adora tudo o que se desloca.

Até ao final do mês o seu sentido de humor aumenta. Quando nós nos rimos de alguma coisa que tenha feito, gosta que o façamos e tende a repeti-lo noutras ocasiões.

A criança já distingue o que está bem do que está mal. No seu interior, começa a desenvolver-se uma forma rudimentar de consciência.

A criança também começa a chamar as coisas e os animais pelo seu nome.

Psicomotricidade

- Com um ano, desloca-se rapidamente, de gatas ou de joelhos, andando se for agarrado por um braço, ou apoiado nas paredes. Embora com menos frequência, também pode ser capaz de andar sozinho, se bem que durante breves momentos e com escasso equilíbrio.

Visão

- A criança já é consciente da sua própria identidade. Sabe quais são as suas dimensões, do que necessita e do que mais gosta. E já é capaz de ver a três dimensões: vê as imagens com os contornos bem definidos, as cores vivas e os relevos tridimensionais. O mundo já não é plano, tem relevo.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 15 meses
O teu filho já é uma criança de 15 meses que já se comunica contigo de uma forma fantástica, com as suas palavritas e, especialmente, com os seus gestos. Quais os outros progressos que faz? - Vais notar que a sua personalidade se vai definindo ...
Alimentação e sono do teu bebé de 15 meses
Doutor, não come! É o que muitos pediatras ouvem dos lábios das mamãs por volta dos 15-16 meses da criança. As mamãs e os papás, alarmados porque os seus filhos, antes tão roliços e esfomeados, agora parecem nã...
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 15 meses
Como garantir a segurança da criança, agora que já pode chegar sozinha a quase todo o lado? - Enquanto não anda, é difícil o bebé magoar-se, mas quando começa a gatinhar, qualquer objeto ou lugar se pode transformar num per...