Bebé de 12 meses

 
Tu bebé ya tiene
12 meses
PATROCINADO POR
12 meses 12 meses

O seu bebé já chegou ao primeiro ano de vida! Muitos parabéns! Por vezes, os bebés de 12 meses passam a chamar-se “crianças”. Muitos já andam sozinhos ou estão quase a fazê-lo e a sua alimentação já é praticamente igual à dos adultos. A partir deste momento, as questões relacionadas com educação e psicologia da criança terão especial importância, para além daquelas relacionadas com a sua saúde e cuidados. Explicamos-lhe tudo o que deve saber sobre o desenvolvimento e o crescimento de um bebé de doze meses.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 12 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 12 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 12 meses

Muitos parabéns pelo primeiro aniversário do seu filho! Festejaram em grande? O bebé conseguiu apagar a sua primeira velinha? A redação de Omeubebé.com deseja-lhe o melhor para o seu futuro e estamos dispostos a continuar a acompanhá-la durante muito tempo nesta bela e apaixonante aventura que é a maternidade.

Como está a crescer o seu filho? Se até agora o ritmo de desenvolvimento do bebé foi vertiginoso, deve saber que após o primeiro ano este ritmo torna-se mais lento: o aumento de peso é de cerca de 200gr por mês, enquanto que a estatura é de 0,5cm por mês (mais ou menos 6cm por ano). No entanto, o segundo ano da criança é igualmente apaixonante. Durante os próximos meses os progressos físicos não serão tão espantosos, já que a criança atingiu as metas de desenvolvimento mais chamativas. Não obstante, as capacidades relativas à sua personalidade, emotividade, linguagem e capacidade de raciocínio vão continuar a evoluir de um modo impressionante. Bem-vinda a esta apaixonante aventura!

Alimentação e sono do seu bebé de 12 meses

Alimentação e sono do seu bebé de 12 meses
Alimentação e sono do seu bebé de 12 meses

Relativamente à alimentação, o seu filho já pode comer praticamente todos os alimentos, sempre que estejam cortados em pedacinhos pequenos. No entanto, não deve dar à criança em nenhuma circunstância alimentos picantes, marisco (para evitar o risco de infeções) café, chá com teína, nem, evidentemente, bebidas alcoólicas. Neste período a criança diverte-se a comer sozinha, ou pelo menos tenta fazê-lo, uma vez que já consegue segurar a colher e gosta de demonstrar que sabe comer como os adultos. Dê-lhe a liberdade necessária para que ela o tente, mas, para evitar que a comida acabe por todo o lado menos na sua boca, pode tomar estas pequenas precauções: ponha-lhe um babete grande (de preferência de plástico); se se encontra ao seu lado, ponha um avental; use toalhas de plástico; sirva-lhe pratos com alimentos secos e já cortados em bocadinhos; não a apresse e deixe-a ficar à mesa com toda a família, para que também veja como comem os outros.

Tal como acontece com o sono, a hora da refeição também tem muito a ganhar com o estabelecer de rituais, repetidos à mesma hora e da mesma forma todos os dias.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 12 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 12 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 12 meses

Uma vez que já chegou ao seu primeiro ano de vida, o seu filho já é mais autónomo do ponto de vista emocional. Já compreendeu que pode estar tranquilo mesmo que a mãe não esteja. Os períodos de separação podem ser vividos pela criança como uma oportunidade para conhecer pessoas novas, o que pode representar uma fonte de diversão e aprendizagem. 

Quando tiver de se separar do seu filho pode: experimentar breves separações, deixando-o, durante pequenos períodos de tempos, com as pessoas que irão tomar conta dele (familiares, babysitter, etc.); estimular o contacto com outras pessoas (acalmando-o, para que confie nelas); tentar não criar uma relação exclusiva e demasiado asfixiante; avisá-lo quando vai sair (mesmo que lhe pareça que ele é demasiado pequeno para o entender), dizendo-lhe quando vai voltar e prometendo-lhe que brincará com ele quando chegar, mas sem o habituar trazer-lhe prendas quando regressa.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 15 meses
O seu bebé já tem 15 meses e já comunica consigo claramente, com as suas “palavritas” e, sobretudo, os seus gestos. Também notará que a sua personalidade se vai definindo melhor e que se irrita mais facilmente com o fracasso. Neste s...
Alimentação e sono do seu bebé de 15 meses
Doutor, ele não come! É o que muitos pediatras escutam às mães, por volta dos 15-16 meses da criança. As mães, alarmadas porque os seus bebés, antes tão roliços e esfomeados, parecem agora sem apetite e magrinhos. Mui...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 15 meses
Como garantir a segurança do bebé, agora que ele já consegue chegar sozinho a quase todo o lado? Enquanto não anda, é difícil que a criança se magoe, mas, assim que começa a gatinhar, qualquer objeto ou lugar pode transforma...