No futuro próximo...
34 semanas de gravidez
35 semanas de gravidez
36 semanas de gravidez
Explicamos-te como evolui o teu corpo com 33 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.
Na 33ª semana de gravidez, com todos os seus órgãos praticamente desenvolvidos e com um aspeto muito semelhante ao que terá no momento do nascimento, o teu bebé mexe-se de uma forma cada vez mais limitada.
Talvez comeces a sentir os soluços do feto.
Na 33ª semana, o bebé mede cerca de 42,4 centímetros do cocuruto até ao calcanhar e pesa cerca de 1,9 kilos.

Grávida de 33 semanas
Os seus ossos continuam a endurecer paulatinamente graças ao cálcio proveniente da dieta da mãe e que atravessa a placenta.
Nesta etapa, as unhas das suas mãos já alcançaram a ponta dos dedos e as suas papilas gustativas já se desenvolveram, de modo que pode distinguir alguns sabores que a sua mamã ingere.
Por seu lado, o líquido amniótico que o bebé engole passa pelo seu estômago e intestinos. O resto – o mecónio – armazena-se no seu cólon e é expelido após o parto.
Importa saberes que, além de fornecer nutrientes, o líquido amniótico que o bebé engole e recicla é importante para um saudável desenvolvimento dos intestinos.
Idade do feto: 31 semanas.
Como estará o teu bebé na barriga durante esta semana de gravidez? Já quase não tem espaço! Para que possas fazer uma ideia aproximada, mostramos-te uma ecografia e um vídeo muito interessantes.

Ecografia 33 semanas
Nesta altura, a mamã ainda costuma ganhar entre meio kilo e um kilo por semana, embora o ritmo vá diminuindo à medida que se aproxima o final da gravidez.
Às 33 semanas de gravidez pode começar a apresentar-se a tão temida dor ciática, que pode representar um obstáculo importante para a mobilidade e bem-estar da mãe.
A barriga esticou-se, o que faz com que fique um pouco ressequida, e, por isso, apareçam as comichões. O umbigo agora fica protuberante e pode até notar-se sob a roupa da futura mamã.
Na 33ª semana de gravidez, além de aumentarem o seu volume, as tuas mamas preparam-se para a amamentação.
O próprio feto colabora neste processo, pois durante as últimas semanas distribui, através da placenta, hormonas que, absorvidas pela mãe, ativam a produção de leite, que estará “preparado” imediatamente depois do parto.
Precisamente para te preparares para dar mama, se for esta a tua opção, deves prestar mais atenção à higiene dos teus seios, especialmente dos mamilos, que deverás massajar com produtos específicos e secar com uma toalha seca e um pouco áspera para os tornares mais fortes e resistentes.
Se os teus mamilos sobressaem pouco ou são planos, deves tentar estimulá-los puxando-os ligeiramente, sem forçar, para lhes dar a forma adequada. Deves saber, ainda assim, que o facto de ter os mamilos planos ou invertidos não é, por si só, um impedimento nem uma contraindicação para dar mama.
Chegado o momento, pede ajuda a especialistas na matéria, que te podem ajudar a dar mama ao teu bebé da melhor maneira.
Estando de 33 semanas de gravidez, deves continuar a esforçar-te por manter um estilo de vida saudável.
Convém saber, por exemplo, que a fibra é muito importante durante esta última fase de gestação, pois ajuda o sistema digestivo a trabalhar de forma mais eficaz.
Os especialistas recomendam que as mulheres grávidas ingiram cerca de 25 gramas de fibra por dia, uma quantidade que se pode alcançar facilmente comendo três ou quatro peças de fruta, vegetais em todas as refeições, pão integral e arroz integral. Ao saciar mais rapidamente, se apostas por comer fibra, vais evitar comer em excesso.
A fibra ajuda a controlar a diabetes e a reduzir o colesterol, bem como o risco de doenças coronárias.
A partir de agora, pode sentir dores na zona lombar, que, por vezes, irradia para a nádega, coxa, e toda a perna até chegar ao pé, o que se conhece como dor ciática.
Esta acontece devido à compressão da raiz nervosa do nervo ciático causada pela excessiva curva que a tua barriga provoca nas tuas costas, na zona lombar e que, por sua vez, faz com que o osso sacro mude de posição e pressione o nervo ciático. Para mitigar a dor podes fazer exercícios de Pilates, ir a um fisioterapeuta ou praticar natação.
Nas próximas semanas também é provável que tu e o pai se assustem perante um falso alarme de parto, especialmente se se trata da primeira gravidez.
É útil familiarizar-se de antemão com os sintomas que surgem no início do parto.
Também podem entrar em contacto com os especialistas que vos seguem para tirar dúvidas e, se acabarem por ir a apitar para o hospital, não te preocupes: não vão ser nem os primeiros nem os últimos. Lá podem monitorizar-te e vais saber se realmente chegou o momento de dar à luz ou se ainda faltam alguns dias.
…..
O cálcio é um mineral fundamental para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes, bem como para a amamentação. Dizemos-te quais os alimentos que podes comer para aumentares as tuas reservas.
Descobre quais os alimentos com mais cálcio!
A comichão na pele é algo habitual quando esta se estica tanto. Dizemos-te como podes aliviar a comichão.
Descobre como aliviar a comichão!
Podes não ter vontade de ter relações sexuais com penetração, mas… e masturbares-te? Sabes se pode ter algum perigo?
Descobre se a masturbação é contraindicada durante a gravidez!
Os ácidos gordos moega 3 são muito benéficos para o teu pequeno. Explicamos-te porquê e onde os podes encontrar.
ELENA RUIZ
34 semanas de gravidez
35 semanas de gravidez
36 semanas de gravidez