Mi bebé y yo

Bebé de 21 meses

Seu bebé tem
21 meses
PATROCINADO POR
21 meses

O teu bebé já tem 21 meses! Dás-te conta de quanto cresceu? Até custa alcançá-lo quando começa a correr!

Quando se aproxima dos dois anos, a criança já demonstra uma capacidade para falar considerável, tendo em conta que cada criança tem o seu próprio ritmo.

Queres saber mais coisas sobre o desenvolvimento e crescimento dos bebés de 21 meses? Assim é o teu filho entre o ano e meio e os dois anos!

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 21 meses

O teu filho já é uma criança de 21 meses. Pesa entre 11 e 12 Kg e mede entre 80 e 85 centímetros. Aproxima-se dos dois anitos a passos de gigante e tu perguntas-te quando é que passou este tempo todo e como é possível que tenha crescido tão rápido. Quais são os progressos do teu filho nesta idade?

- Os cinco sentidos estão a afinar-se cada vez mais: a sua vista aperfeiçoa-se progressivamente, embora por si só não seja suficiente para conhecer o que a rodeia.

- Necessita de “tocar as coisas com as mãos”, tendo em conta também que a sua sensibilidade tátil se desenvolver notoriamente, tanto que sabe reconhecer as características de superfícies e materiais distintos.

- No que respeita ao ouvido, é capaz de sentir até os sons mais leves, bem como intuir de onde vêm.

 

peso comprimento 21 meses

 

Nesta etapa a criança tem uma maior coordenação:

- Anda depressa e até corre.

- É capaz de passar as páginas de um livro e desenhar coisas simples.

- Aprende a empurrar e a dar pontapés numa bola e até se atreve a andar de triciclo.

Agora a sua imaginação vai em crescendo, o que significa que se entretém com o jogo simbólico e criando um mundo de fantasia através dos seus brinquedos, bonecos e peluches. Também é capaz de se concentrar naquilo que lhe interessa.

Cada vez mais ativa, sociável, habilidosa, independente e… teimosa! O que mais acontece com o seu carácter?

- As birras começam a ter lugar cativo e é habitual que “faça um espetáculo” quando não leva a sua avante.

- Muitos especialistas falam dos “terríveis dois” ou da “adolescência” para se referirem às numerosas demonstrações de força e carácter que começará a haver praticamente diariamente.

- Tudo se deve ao facto de, nesta idade, manifestar os seus sentimentos com facilidade e se mostrar menos tímida e reservada.

- Nesta altura, deves ter paciência, manter a calma e ignorar os comportamentos inadequados. Quando passar a birra, será o momento de falar com a criança, fazer-lhe ver que o seu comportamento não foi adequado e que pode conseguir melhorar para a próxima vez.

Alimentação e sono do teu bebé de 21 meses

No que concerne à alimentação, a criança de 21 meses continua a experimentar sabores e texturas novas. Uma vez provados todos os alimentos, e depois de ganhar confiança com a colher, a criança acelera o seu percurso de integração nos hábitos familiares. Que mais coisas há que ter em conta na hora de comer?

- Agora podem preparar-se receitas um pouco mais complexas que podem fazer parte do menu de toda a família.

- Ao início, apenas se propõem pratos para experimentar e vão-se substituindo a pouco e pouco a purés de prato único se, depois de experimentar os novos pratos, demonstrar que não os aprecia.

- De forma progressiva, procedendo desta forma, a criança vai conseguir diversificar as refeições até chegar ao sistema clássico de sopa e segundo.

- Lembramos-te que nunca deves obrigar a provar alimentos novos.

- É muito mais eficaz deixar o que queres que prove na mesa, comerem vocês também e deixar que seja a criança a decidir provar de forma espontânea.

- O bom exemplo continua a ser a melhor arma.

 

alimentacion 21 meses

 

check consejosATENÇÃO! Os alimentos congelados são práticos, mas será que têm o mesmo valor nutricional dos alimentos frescos? Se a congelação for adequada e se respeitarem os tempos e as modalidades de conservação, os congelados são completamente válidos.

O sono do teu bebé de 21 meses

Em termos gerais, entre os 12 e os 24 meses as crianças necessitam de dormir entre 10 e 13 horas diárias; que as durma todas de uma vez durante a noite, ou que as divida entre a noite e as sestas diurnas vai depender das necessidades individuais de cada criança. Vamos falar da sesta!

- Em geral, até aos três anos, a criança sente necessidade de fazer a sesta, e dorme uma ou duas horas por tarde.

- Passada esta idade, algumas crianças renunciam imediatamente e outras continuam a precisar de dormir a sesta até aos seis anos.

- Não obstante, mesmo que não durma, aconselha-se que, uma vez por dia, a criança permaneça na sua cama ou num sítio confortável onde se possa deitar um bocadinho e brincar de forma sossegada.

- Para conseguir que o hábito do descanso faça parte da rotina diária da criança, é importante criar uma atmosfera que o facilite e que consiga que tanto o seu corpo como a sua mente descansem.

 

sueno 21 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! As histórias são um excelente instrumento para ajudar a criança a relaxar e, como tal, a conciliar o sono de forma tranquila. Aos 21 meses, este costume diário deveria estar consolidado, mas, se ainda não o têm instituído, está na hora de começar a partilhar leituras com a criança!

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 21 meses

No tema da segurança em casa, devemos saber como atuar. Quais as precauções que deveremos tomar?

- Até ser um pouco mais crescido, renuncia aos objetos de decoração dos móveis de que tanto gostas porque normalmente também são so agrado do teu filho, que anseia agarrá-los para os examinar, com o conseguinte risco de o deixar cair em cima ou, no menor dos casos, parti-los.

- Faz com que desapareçam do seu alcance fósforos, isqueiros, cigarros e cinzeiros com beatas (a tentação de imitar os fumadores poderá causar danos sérios).

- Guardas as bebidas alcoólicas num armário com chave, dado que são altamente tóxicas para as crianças.

- Tenta fazer com que as plantas estejam protegidas: pode fazer com que lhe caiam em cima ou, impulsionada pela sua paixão herbívora, provar as folhas de algumas plantas que, longe de serem apetitosas, podem ser extremamente tóxicas.

- Por outro lado, instala proteções em todas as superfícies angulosas para que a criança não se aleije.

- Se tiveres escadas em casa, instala barreiras de segurança tanto de subida como de descida, pois são altamente perigosas.

 

bienestar 21 meses

 

check consejosCONSELHO! A partir desta idade, a esfera psicoemocional da criança ganha maior protagonismo. Além de cuidar da sua saúde física, os pais devem garantir um ambiente estável do ponto de vista emocional.

Como estimular um bebé de 21 meses

Aos 21 meses, a criança pode fazer muitas atividades, como mudar o conteúdo de um frasco para outro, descobrir texturas ou ter experiências sensoriais com a audição de uma sessão de linguagem musical adaptada, como a que te propomos aqui.

  • Transforma os momentos de brincadeira numa experiência sensorial completa. O canal auditivo é um dos melhores para estimular o teu bebé nesta etapa. Aproveitamos?

Estes são os benefícios de estimular o ouvido da criança com música:

  • A neurociência refere que a aprendizagem com música favorece o desenvolvimento cerebral e otimiza os resultados académicos.
  • Quando ouvimos música, a intensidade emocional aumenta. O nosso cérebro pode predizer, classificar ou antecipar as diferentes opões musicais que vai ouvindo.
  • Do mesmo modo, para entender uma mensagem verbal, o nosso cérebro decifra a musicalidade do mesmo, procurando coerência entre a parte verbal e a entoação musical da mesma mensagem. Se o tom de voz não coincidir com o significado da mensagem linguística, gera-se insegurança, desconfiança ou, até, discussão, dependentemente do caso.

experiencia juego

 

Vamos ouvir uma sessão acompanhada de brincadeira livre?

Como já sabes, os benefícios da estimulação sensorial através da linguagem musical são potenciados com a repetição das audições.

Qual é o melhor momento para realizar esta sessão de linguagem musical enquanto a criança brinca livremente? Enquanto está a experimentar um brinquedo, na sala ou no seu quarto. O exercício pode acompanhá-la como a banda sonora num bom filme.

  • Para usufruir desta experiência, recomenda-se não pôr o volume muito alto, trata-se de acompanhar a atividade da criança, não de a substituir.
  • A luz no quarto deve ser suficiente para que o bebé possa desenvolver a atividade de forma adequada.
  • Reproduz o áudio que encontras no final deste artigo no teu dispositivo, a um volume que seja agradável para vocês e que se ouça corretamente. Lembra-te que podes ligar uma coluna para desfrutar melhor da excelente qualidade do som dos exercícios e das gravações!
  • Carrega no play e deixa que tudo flua. Os exercícios musicais complementam a atividade da criança.
  • Desfruta apenas de sentir o teu filho enquanto lhe mostras a linguagem da música através do carinho, ao longo desta sessão de exercícios com uma duração aproximada de cinco minutos. Vais ver como se relaxa!

Aproveita estas sessões para encontrar o vosso instante único de intimidade e sintonia!

Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.

boton musica crecimiento portugal

Descarga

 

Como foi?

O treino musical ajuda a discriminar as consoantes e o tom melhor do que qualquer reforço na leitura. A música é o maior reforço para enriquecer a linguagem ou para facilitar a aprendizagem de mais uma língua!

Certamente que, enquanto realizavas esta sessão, pudeste ver como o teu filho tentava seguir os exercícios cantarolando. Lembra-te: a constância é a chave. Quando ouvimos a próxima sessão de exercícios?

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

No futuro próximo...

Bebé de 24 meses Bebé de 24 meses Bebé de 24 meses
Parabéns! O teu bebé já tem dois anos! Os bebés de 24 meses já se podem considerar “crianças” para todos os efeitos. A partir de agora, além das questões relacionadas com a sua saúde, a sua aliment...