Bebé de 21 meses

 
Tu bebé ya tiene
21 meses
PATROCINADO POR
21 meses 21 meses

O seu bebé tem 21 meses! Já viu como está crescido?... Até já custa apanhá-lo quando começa a correr! Ao aproximar-se dos dois anos, a criança demonstra já uma capacidade para falar assinalável, tendo em conta que cada criança possui o seu ritmo. Quer saber mais sobre o desenvolvimento e o crescimento dos bebés de 21 meses? Pois assim é o seu filho, entre o ano e meio e os dois anos!

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 21 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 21 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 21 meses

Agora que o seu filho já tem 21 meses, encontra-se a poucos passos dos dois anos e é possível que nesta altura se pergunte como passou todo este tempo e como é possível que já tenha crescido tanto. Quais são os seus progressos nesta idade? Os cinco sentidos cada vez estão mais apurados: a visão aperfeiçoa-se progressivamente, ainda que por si só não seja suficiente para que possa conhecer tudo aquilo que o rodeia. Precisa de “tocar com as mãos”, tendo em conta que a sensibilidade do tato também sofreu um desenvolvimento considerável, tanto que já reconhece as características de superfícies e materiais diferentes.

Em relação ao ouvido, é capaz de perceber, inclusive, os sons mais ligeiros e também intuir de onde provêm. É cada vez mais ativo, sociável, habilidoso, independente e...teimoso! As birras começam a marcar a sua presença e torna-se habitual “fazer uma fita” quando não consegue aquilo que pretende. Deve ter paciência, manter a calma e ignorar os comportamentos inadequados. Quando lhe tiver passado a telha, será um bom momento para falar com ele, fazê-lo entender que o seu comportamento não foi adequado, e que pode melhorar da próxima vez.

Alimentação e sono do seu bebé de 21 meses

Alimentação e sono do seu bebé de 21 meses
Alimentação e sono do seu bebé de 21 meses

Falemos da sesta. Em geral, até aos três anos, a criança sente necessidade de fazer a sesta e dorme cerca de uma ou duas horas durante a tarde. Depois desaa idade, algumas crianças rejeitam-na imediatamente enquanto que outras continuam a precisar da sesta até aos seis anos. No entanto, mesmo que não durma, é aconselhável que a criança fique na cama ou num sítio onde se sinta confortável, deitada ou a brincar tranquilamente. Para conseguir que o hábito do descanso faça parte da rotina diária da criança, é importante criar um ambiente que o proporcione e que consiga que a sua cabeça e corpo descansem.

Quanto à alimentação, continua a provar novos sabores e texturas. Recordamos-lhe que não deve obrigar a criança a experimentar um alimento. É muito mais eficaz deixar que prove o que quiser, daquilo que está na mesa, comerem os adultos também, e deixar que seja a criança a tomar as suas decisões espontaneamente. Um bom exemplo continua a ser a sua melhor arma!

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 21 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 21 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 21 meses

Relativamente à segurança em casa, vejamos outra pequena, mas importante, precaução. Até que a criança seja um pouco mais crescida, o melhor é renunciar aos objetos de decoração, de que provavelmente muito gosta, já que normalmente também são do agrado do seu filho, que está “preparadíssimo” para os examinar, com o risco de que lhe caiam em cima, ou, na melhor das hipóteses, parti-los. Faça desaparecer do seu alcance os objetos como: fósforos, isqueiros, cigarros e cinzeiros com beatas (a tentação de imitar um fumador pode causar graves danos).

Guarde as bebidas alcoólicas num sítio fechado, já que são altamente tóxicas para as crianças. Proteja as plantas; a criança pode fazer com que lhe caiam em cima, ou, levada pela sua paixão herbívora, provar as folhas de algumas plantas, que longe de ser apetitosas poderiam ser extremamente tóxicas. Por outro lado, coloque proteções em todas as superfícies angulosas, para que a criança não se magoe se bater contra elas. Se tem uma casa com escadas, instale barreiras de segurança tanto na subida como na descida, pois as escadas são altamente perigosas. 

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 24 meses
O seu filho já tem dois anos! Parabéns! Chegou o momento de parar de lhe chamar bebé e passar a referir-se a ele como criança. A partir de agora, sem pôr de lado o seu desenvolvimento físico e saúde, irá centrar-se mais nos s...
Alimentação e sono do seu bebé de 24 meses
O seu filho já pode comer de tudo, desde que a sua alimentação inclua todas as categorias de elementos nutritivos, e que não se tenham detetado quaisquer alergias alimentares.  O ideal seria que habituasse o seu filho, desde pequeno, a comer cerea...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 24 meses
Quando é conveniente introduzir a televisão na vida do seu filho? Regra geral, é preferível evitá-la por completo até aos dois anos, uma vez que não favorece o crescimento intelectual da criança, pelo contrário, pode ...