- O Meu Bebé
- Agenda do crescimento do bebé
- Bebé de 21 meses
Bebé de 21 meses



O teu bebé já tem 21 meses! Dás-te conta de quanto cresceu? Até custa alcançá-lo quando começa a correr!
Quando se aproxima dos dois anos, a criança já demonstra uma capacidade para falar considerável, tendo em conta que cada criança tem o seu próprio ritmo.
Queres saber mais coisas sobre o desenvolvimento e crescimento dos bebés de 21 meses? Assim é o teu filho entre o ano e meio e os dois anos!
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 21 meses
O teu filho já é uma criança de 21 meses. Pesa entre 11 e 12 Kg e mede entre 80 e 85 centímetros. Aproxima-se dos dois anitos a passos de gigante e tu perguntas-te quando é que passou este tempo todo e como é possível que tenha crescido tão rápido. Quais são os progressos do teu filho nesta idade?
- Os cinco sentidos estão a afinar-se cada vez mais: a sua vista aperfeiçoa-se progressivamente, embora por si só não seja suficiente para conhecer o que a rodeia.
- Necessita de “tocar as coisas com as mãos”, tendo em conta também que a sua sensibilidade tátil se desenvolver notoriamente, tanto que sabe reconhecer as características de superfícies e materiais distintos.
- No que respeita ao ouvido, é capaz de sentir até os sons mais leves, bem como intuir de onde vêm.
Nesta etapa a criança tem uma maior coordenação:
- Anda depressa e até corre.
- É capaz de passar as páginas de um livro e desenhar coisas simples.
- Aprende a empurrar e a dar pontapés numa bola e até se atreve a andar de triciclo.
Agora a sua imaginação vai em crescendo, o que significa que se entretém com o jogo simbólico e criando um mundo de fantasia através dos seus brinquedos, bonecos e peluches. Também é capaz de se concentrar naquilo que lhe interessa.
Cada vez mais ativa, sociável, habilidosa, independente e… teimosa! O que mais acontece com o seu carácter?
- As birras começam a ter lugar cativo e é habitual que “faça um espetáculo” quando não leva a sua avante.
- Muitos especialistas falam dos “terríveis dois” ou da “adolescência” para se referirem às numerosas demonstrações de força e carácter que começará a haver praticamente diariamente.
- Tudo se deve ao facto de, nesta idade, manifestar os seus sentimentos com facilidade e se mostrar menos tímida e reservada.
- Nesta altura, deves ter paciência, manter a calma e ignorar os comportamentos inadequados. Quando passar a birra, será o momento de falar com a criança, fazer-lhe ver que o seu comportamento não foi adequado e que pode conseguir melhorar para a próxima vez.
Alimentação e sono do teu bebé de 21 meses
No que concerne à alimentação, a criança de 21 meses continua a experimentar sabores e texturas novas. Uma vez provados todos os alimentos, e depois de ganhar confiança com a colher, a criança acelera o seu percurso de integração nos hábitos familiares. Que mais coisas há que ter em conta na hora de comer?
- Agora podem preparar-se receitas um pouco mais complexas que podem fazer parte do menu de toda a família.
- Ao início, apenas se propõem pratos para experimentar e vão-se substituindo a pouco e pouco a purés de prato único se, depois de experimentar os novos pratos, demonstrar que não os aprecia.
- De forma progressiva, procedendo desta forma, a criança vai conseguir diversificar as refeições até chegar ao sistema clássico de sopa e segundo.
- Lembramos-te que nunca deves obrigar a provar alimentos novos.
- É muito mais eficaz deixar o que queres que prove na mesa, comerem vocês também e deixar que seja a criança a decidir provar de forma espontânea.
- O bom exemplo continua a ser a melhor arma.
ATENÇÃO! Os alimentos congelados são práticos, mas será que têm o mesmo valor nutricional dos alimentos frescos? Se a congelação for adequada e se respeitarem os tempos e as modalidades de conservação, os congelados são completamente válidos.
O sono do teu bebé de 21 meses
Em termos gerais, entre os 12 e os 24 meses as crianças necessitam de dormir entre 10 e 13 horas diárias; que as durma todas de uma vez durante a noite, ou que as divida entre a noite e as sestas diurnas vai depender das necessidades individuais de cada criança. Vamos falar da sesta!
- Em geral, até aos três anos, a criança sente necessidade de fazer a sesta, e dorme uma ou duas horas por tarde.
- Passada esta idade, algumas crianças renunciam imediatamente e outras continuam a precisar de dormir a sesta até aos seis anos.
- Não obstante, mesmo que não durma, aconselha-se que, uma vez por dia, a criança permaneça na sua cama ou num sítio confortável onde se possa deitar um bocadinho e brincar de forma sossegada.
- Para conseguir que o hábito do descanso faça parte da rotina diária da criança, é importante criar uma atmosfera que o facilite e que consiga que tanto o seu corpo como a sua mente descansem.
LEMBRA-TE! As histórias são um excelente instrumento para ajudar a criança a relaxar e, como tal, a conciliar o sono de forma tranquila. Aos 21 meses, este costume diário deveria estar consolidado, mas, se ainda não o têm instituído, está na hora de começar a partilhar leituras com a criança!
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 21 meses
No tema da segurança em casa, devemos saber como atuar. Quais as precauções que deveremos tomar?
- Até ser um pouco mais crescido, renuncia aos objetos de decoração dos móveis de que tanto gostas porque normalmente também são so agrado do teu filho, que anseia agarrá-los para os examinar, com o conseguinte risco de o deixar cair em cima ou, no menor dos casos, parti-los.
- Faz com que desapareçam do seu alcance fósforos, isqueiros, cigarros e cinzeiros com beatas (a tentação de imitar os fumadores poderá causar danos sérios).
- Guardas as bebidas alcoólicas num armário com chave, dado que são altamente tóxicas para as crianças.
- Tenta fazer com que as plantas estejam protegidas: pode fazer com que lhe caiam em cima ou, impulsionada pela sua paixão herbívora, provar as folhas de algumas plantas que, longe de serem apetitosas, podem ser extremamente tóxicas.
- Por outro lado, instala proteções em todas as superfícies angulosas para que a criança não se aleije.
- Se tiveres escadas em casa, instala barreiras de segurança tanto de subida como de descida, pois são altamente perigosas.
CONSELHO! A partir desta idade, a esfera psicoemocional da criança ganha maior protagonismo. Além de cuidar da sua saúde física, os pais devem garantir um ambiente estável do ponto de vista emocional.