- O Meu Bebé
- Agenda do crescimento do bebé
- Bebé de 6 meses
Bebé de 6 meses



Parabéns! O teu bebé já tem seis meses, meio aninho! Queres saber tudo sobre o desenvolvimento e o crescimento dos bebés de seis meses?
Falamos sobre as etapas do desenvolvimento psicofísico, o crescimento, a introdução da alimentação complementar, a saída dos primeiros dentes e a evolução geral dos bebés de seis meses. Tens toda a informação de que necessitas!
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 6 meses
O teu bebé já fez meio ano! Aos seis meses, o bebé reconhece os diferentes tons de voz da sua mamã: chora quando se sente desconfortável e ri-se quando está contente. O que mais faz nesta idade?
Os seus movimentos são muito mais intencionais, como por exemplo quando estica os seus bracitos para pedir colo.
Controla muito melhor o movimento das suas mãos, segurando e mexendo em objetos e, até, pegando no biberão com ambas as mãos.
Já controla muito mais a parte superior do corpo, apanha objetos com a mão e começa a manipulá-los, levando tudo à boca. Neste sentido, é importante que deixes ao seu alcance nenhum objeto ou peça pequena que possa levar à boca, dado que é o seu principal modo de exploração e conhecimento.
Também começa a segurar as costas para se sentar, mas apoiado nas costas, e é capaz de se levantar com a ajuda das mãos quando está deitado de barriga para baixo.
As suas pernas já são capazes de sustentar o seu peso: segura-o em posição vertical e convida-o a dar saltitos, um exercício que sem dúvida vai fortalecer os seus músculos e prepará-los para quando gatinhar e andar, além de reforçar o seu equilíbrio e a parte superior do seu corpo.
Ao fazer seis meses de vida, o bebé pesa em média entre sete e oito quilos (consoante o seu sexo) e mede entre 65 e 67 centímetros.
À medida que passam as semanas, a memória do bebé melhora, pelo que podem chegar a antecipar o que vem de pois de um determinado acontecimento. Se mantiverem sempre a mesma rotina no momento do banho ou de dormir, o bebé pode mostrar-se excitado por volta dessa hora.
Alimentação e sono do teu bebé de 6 meses
Já começaste a dar ao teu bebé os primeiros alimentos diferentes do leite? A partir dos seis meses, a amamentação natural ou artificial pode começar a completar-se com outros alimentos, O que deve ter em conta para o bom andamento da alimentação complementar?
Normalmente, começa-se pelos cereais, que se adicional ao leite e se podem tomar em papa ou no biberão, e a fruta.
As primeiras frutas costumam ser a banana, a maçã e a pera.
Em seguida, passa-se para os vegetais e, a pouco e pouco, para a sopa e o creme de arroz.
O importante é introduzir cada novo alimento de forma gradual, para habituar o bebé a novos sabores e, sobretudo, para identificar as possíveis alergias alimentares o quanto antes.
Conheces o Baby-led Weaning? Trata-se de um método de introdução da alimentação complementar do bebé “autodirigida” por ele. Por outras palavras, a alimentação complementar autorregulada pelo bebé, como alternativa à introdução tradicional de novos alimentos.
É um método que tem vindo a ganhar adeptos nos últimos anos. Salienta-se que os tempos e a ordem de introdução dos novos alimentos não é tão restrita, e os novos alimentos se introduzem de forma mais livre, mas seguindo sempre as indicações do pediatra.
LEMBRA-TE! Seja qual for a tua filosofia de introdução de alimentos na dieta do bebé, não te esqueças que deves atuar sempre de acordo com o critério do pediatra, e que esta figura deve estar informada de qualquer novidade no que respeita à saúde e educação do teu bebé.
O sono do teu bebé de 6 meses
Já preparaste o quarto do teu bebé? Por volta dos seis meses é um bom momento para passar o bebé para o seu quarto, se for o vosso desejo. O que se deve ter em conta?
Inicialmente, vai ser um pouco mais incómodo, pois vais ter de sair do quarto se o bebé ainda acordar de noite ou te chamar por algum motivo.
No entanto, esta mudança vai fazer ganhar intimidade ao casal, e liberdade de movimentos.
ATENÇÃO! Lembra-te que a decisão do lugar onde vai dormir o bebé é apenas dos pais. Se decidirem que o bebé vai continuar a dormir no vosso quarto, não há qualquer problema. No entanto, outros pais podem achar mais vantajoso que o bebé durma separado.
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 6 meses
Como é que se deve agir quando se faz uma deslocação de carro com o bebé? A lei é clara: os sistemas de retenção infantil são obrigatórios até que a criança alcance os 135 cm de altura, e os diferentes grupos variam em função do peso e altura da criança.
A partir dos seis meses, podem aparecer os primeiros dentes do bebé, os dentes de leite. O que se deve ter em conta?
Geralmente, os primeiros a despontar são os incisivos inferiores, o que pode causar mal-estar e dor ao bebé, que vai ficar mais irritável, vai dormir pior, vai babar-se mais e levar tudo o que puder à boca.
Podes paliar o desconforto com um mordedor que podes guardar no frigorífico ou no congelador para que o bebé se possa acalmar se tiver as gengivas feridas ou doridas.
A partir do momento em que aparecer o primeiro dente, terá de se lavar a sua boca com frequência.
Quando já tiver três ou quatro dentes podes usar uma escova infantil com cerdas muito suaves e colocar nela uma pasta dentífrica de qualidade para bebés.
Nesta idade, o bebé já é capaz de dar a volta sozinho, que grande momento!
Pode passar da posição deitado para de lado, o que vai proporcionar momentos de espanto e diversão a todos os que presenciem estes movimentos. Aconselhamos-te a desfrutar de todos e cada um destes inesquecíveis momentos.
Também é provável que comece a responder às tuas palavras com balbucios com os quais parece querer dizer “mamã” ou “papá”: preparem-se porque o momento que se aproxima é de grande emoção!
CONSELHO! Não te preocupes se o primeiro dente não aparece nem tem ares de aparecer em breve. Cada bebé é um mundo! Pensa que alguns bebés só têm o primeiro dente ao ano ou depois!
O que faz um bebé de 6 meses
Aos seis meses, o bebé tenta chamar a nossa atenção, embora à sua maneira. É muito importante responder a estas chamadas, pois trata-se do primeiro passo para lhe ensinar a comunicar com os outros.
Psicomotricidade
Durante este mês, o bebé é perfeitamente capaz de agarrar e segurar nas mãos o que se lhe dá.
Também se mantém sentado. Inicialmente, apenas o faz com ajuda e depois, à medida que se consegue equilibrar, sem qualquer apoio.
Durante este mês é provável que comece a gatinhar.
Ouvido
Quando está acordado, ainda continua a vocalizar, tentando reproduzir os sons ou as palavras que acaba de ouvir. No entanto, a sua principal forma de expressão continua a ser limitada.
Visão
O bebé já reconhece perfeitamente a cara dos seus familiares e não apenas a dos seus pais.
É capaz de reconhecer os matizes emocionais das diferentes expressões.
A sua acuidade visual também melhorou.