Bebé de 4 meses

 
Tu bebé ya tiene
4 meses
PATROCINADO POR
4 meses 4 meses

O teu bebé já tem quatro meses! Tens dúvidas sobre o seu desenvolvimento ou crescimento? Explicamos-te o essencial do desenvolvimento dos bebés de quatro meses: a alimentação, o sono, o progresso psicomotor, os marcos de crescimento esperados nesta idade e todas as questões relacionadas com a saúde, o bem-estar e os cuidados dos bebés de quatro meses.

Toda a informação que necessitas para que o teu filho de quatro meses cresça são e feliz!

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 4 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 4 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 4 meses

Por volta dos quatro meses, é provável que tenhas de voltar ao trabalho depois da tua baixa de maternidade. É um dos momentos críticos para a amamentação e para o estado emocional da mamã e do bebé. Se te vês obrigada a voltar ao trabalho:

Deves ter ponderado muito bem quem vai ser a pessoa que vai cuidar do teu bebé durante as horas em que estás a trabalhar: a avó, uma ama, o berçário… Seja quem for a pessoa ou o centro de confiança eleito, é fundamental que os papás estejam bem convencidos da decisão tomada e que confiem plenamente da pessoa escolhida.

(Também te interessa: Bomba tira leite: quando e como utilizá-la)

peso comprimento 4 meses

Agora que se inicia o segundo trimestre, o seu crescimento vai abrandar um pouco e, enquanto durante o primeiro trimestre chegou a crescer 10,5 centímetros e a engordar até 200 gramas por semana, entre os quatro e os seis meses vai crescer um total de 6,5 cm e vai engodar cerca de 2 quilogramas, alcançando os 6 ou 7 kilos.

O qua mais deves ter em conta para o teu bebé de 4 meses?

Nesta idade, o bebé não para de se mexer. Agora já não o podes deixar nem um segundo sozinho e menos num lugar elevado, como o trocador ou uma cama, porque corre o risco de cair. E muito importante velar pela sua segurança.

Se o puseres de barriga para baixo, é capaz de levantar a cabeça e aguentar-se nas mãos abertas. Também aguenta a cabeça melhor e começa a demonstrar claramente que gosta de estar acompanhado de pessoas que o façam brincar com o seu corpo e experimentar as suas falas.

Além de aprender através da observação, no seu cérebro tem neurónios espelho, ou seja, células nervosas que lhe permitem imitar as expressões faciais e os movimentos dos outros.

Neste período, devido à sua boca ser hipersensível, a sua principal forma de explorar o mundo que o rodeia e levando tudo o que pode à boca, desde as suas próprias mãos e brinquedos, ao nariz da mãe ou a um pedaço de gaze.

Assim, descobre sabores, texturas e consistências. É uma prática que se alongará até aos dois anos ou mais, mas que não acarreta risco algum se tiveres sempre atenção para não deixares ao seu alcance objetos demasiado pequenos que possa levar à boca e que todos os seus brinquedos sejam devidamente higienizados.

A sua coordenação mão-vista também melhora.

Alimentação e sono do teu bebé de 4 meses

Alimentação e sono do teu bebé de 4 meses
Alimentação e sono do teu bebé de 4 meses

É possível que, consoante a tua própria perceção, os conselhos de familiares ou conhecidos, ou até certas indicações médicas obsoletas, tenhas, aos quatro meses, a tentação de introduzir algum alimento diferente de leite como, por exemplo, adicionar uma pequena quantidade de cereais sem glúten no biberão do teu filho.

Neste sentido, é importante saberes que a Organização Mundial de Saúde OMS) recomenda a amamentação exclusiva até aos seis meses. De qualquer forma, é melhor esperares um pouco mais de tempo para introduzir novos alimentos.

Se a amamentação foi alterada devido ao teu regresso ao trabalho, há formas de continuar a amamentação extraindo o teu próprio leite. Podes adquirir o alugar uma bomba de tirar leite, armazenar as tuas próprias reservas e assim a pessoa que fica com o bebé pode oferecer-lhe o leite no biberão, no copo ou em colher, consoante as preferências do bebé.

 

alimentacion 4 meses

 

check consejosCONSELHO! Se tens de voltar ao trabalho e estás preocupada com a interrupção da amamentação, aconselha-te com o teu médico ou enfermeira. De certeza que te vão poder ajudar!

 

O sono do teu bebé de 4 meses

É possível que o sono noturno do teu bebé seja interrompido por pequenos “incidentes” como por exemplo:

Não ter arrotado. Quando o bebé acorda de repente a chorar ou lhe custa a adormecer, é provável que tenha um pouco de gás que não consegue expulsar e que o incomoda.

Neste caso, deves agarrar o bebé ao colo e apoiar a sua cabecita no teu ombro, dando-lhe pequenas palmadinhas nas costas.

Tem a fralda suja. É outra das razões que pode motivar um despertar noturno do bebé a chorar. Basta que o rabinho ou os genitais o bebé estejam ligeiramente irritados para que o contacto das fezes ou do xixi provoquem uma comichão tão forte que obrigue o bebé a acordar a chorar.

Neste caso, apenas tens de verificar se a fralda está suja e trocá-la. Não te esqueças de aplicar uma capa de creme muda fraldas.

 

sueno 4 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! O bebé não acorda apenas com fome ou com necessidade de consolo. Por vezes os motivos são mais simples do que imaginas. Descarta todas as possibilidades!

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 4 meses

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 4 meses
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 4 meses

És uma das mamãs que podem contar com a ajuda dos avós?

É uma sorte poder contar com a experiência de pessoas que já criaram filhos.

Os avós têm a vantagem de poderes confiar plenamente neles, pois são muitas as dúvidas (e o preço é elevado) que podem gerar a contratação de uma ama ou a ida para um berçário.

A relação com os avós contribui para o crescimento sereno do bebé, que se sente rodeado de carinho e atenção.

O importante é que cada um mantenha o seu papel e que todos estejam conscientes de que os pais são insubstituíveis.

 

bienestar 4 meses

 

Nesta etapa do desenvolvimento linguístico, é conveniente que a mamã lhe fale com calma e com um tom carinhoso para captar a sua atenção e interagir com ele.

Não tens de te preocupar se o bebé ainda não tem um amplo repertório de vocalizações.

No entanto, há que prestar especial atenção se o bebé não sorri, não produz nenhum som ou não reage quando a mamã lhe fala.

Têm animais em casa? Embora ainda demore até o teu filho interagir com eles, deves prestar atenção para que o teu gato ou cão não se sinta desconsiderado por haver um recém-chegado. Se têm animais de estimação em casa, tenham em conta o seguinte:

Continuem a levá-lo a passear e a dar-lhe de comer à mesma hora que até agora para que não sinta que as suas rotinas mudaram.

Embora seja um animal pacífico e esteja treinado, não deves ter demasiada confiança, pois se o bebé lhe puxa o rabo ou as orelhas pode defender-se mordendo ou arranhando.

Não deixes que o animal entre no quarto do bebé nem no seu berço e não os deixes juntos sem supervisão: qualquer gesto involuntário do teu filho pode desconcertar o bicho que pode atacar em resposta.

Mantém os teus animais de estimação devidamente vacinados e desparasitados e lava as mãos de cada vez que mexeres neles, nos seus recipientes para a comida, nos seus brinquedos ou utensílios.

check consejosATENÇÃO! A relação dos avós com os seus netos é algo realmente especial e único. No entanto, são os pais quem deve ditar as regras e a educação dos filhos.

O que faz um bebé de 4 meses

Aos quatro meses, o nosso filho manifesta as suas simpatias, sorrindo aos membros da família ou a outras pessoas que conhece e que lhe agradam. Mas como evoluem a sua psicomotricidade, visão e ouvido?

Psicomotricidade

Até ao final do quarto mês, se está deitado de barriga para baixo, o bebé é capaz de elevar o tronco fazendo força com os antebraços.

Quando está deitado de barriga para cima, dá pontapés energicamente esticando as extremidades inferiores e mexendo os braços rapidamente.

Se se sentar, o bebé segura bem a cabeça.

Visão

Finalmente já é capaz de distinguir perfeitamente as cores.

Foca com facilidade a diferentes distâncias, embora prefira olhar para os objetos ou pessoas que se encontrem a aproximadamente um metro.

Melhora a sua capacidade de coordenar a visão e o movimento, bem como a coordenação mão-olho. As suas mãos, além de estar abertas, não se enganam na direção.

Ouvido

O nosso filho já responde também ao escutar o som de uma voz. Se o chamamos pelo seu nome, vai começar a responder em breve.

Gosta de emitir determinados sons. As suas incompreensíveis vocalizações transformam-se em sílabas, gargalhadas ou pequenos gritos. Se lhe fizermos cócegas ri-se com vontade.

Quando já é capaz de agarrar os objetos, o bebé dá-se conta de que, ao sacudi-los ou ao bater com eles, produzem ruídos. O ritmo criado é, ainda, irregular. No entanto, à medida que for crescendo, o bebé vai procurar imprimir um compasso a estes sons, determinando, assim, uma sucessão de cadências previsível.

Como estimular o teu bebé de 4 meses

Como já sabes, a rotina é fundamental para os bebés. Antes de ir dormir, o ideal é ler-lhe uma história ou um livro para que entenda que chegou a hora de ir para a cama.

Esta é uma etapa mágica e irrepetível da nossa vida, que apenas acontece neste período: até aos 3 anos. Uma janela de oportunidade para potenciar a sua capacidade de aprendizagem!

Com estes exercícios de linguagem musical, vai melhorar a sua capacidade para o futuro de aprendizagem de línguas.

O contraste entre as notas dos diferentes exercícios de linguagem musical adaptada fará com que o teu bebé pense musicalmente.

Este tipo de estimulação afetiva é mais eficaz e gera um maior número de neurotransmissores.

Não há melhor forma de fazer com que um bebé durma bem e descanse do que realizando uma rotina para adormecer.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 5 meses
Aos cinco meses, o bebé continua a realizar grandes progressos psicomotores. Os avanços são cada vez mais surpreendentes e já não tem nada a ver com o recém-nascido indefeso de há muito pouco tempo. Chegou o momento dos primeiros ...
Alimentação e sono do teu bebé de 5 meses
A partir do final dos cinco meses, tradicionalmente, muitos pediatras recomendavam começar as primeiras tentativas com novos alimentos, se bem que a recomendação atual da OMS é esperar até aos seis meses para as primeiras tentativas com alimento...
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 5 meses
Para estimular o teu bebé, faz com que ouça sons agradáveis e que lhe sejam familiares: chama-o frequentemente, com diferentes entoações, responde aos seus sorrisos e canta-lhe canções. Desta forma, vais ajudá-lo a consolida...