No futuro próximo...



Também lhe interessa…
Explicamos-te como evolui o teu corpo na 11ª semana da gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.
Esta 11ª semana de gravidez é crucial porque o antes embrião e agora feto já completou uma primeira fase do seu desenvolvimento.
Também adquiriu uma aparência completamente humana e é quando mais rapidamente se desenvolvem, por exemplo, os seus rins e o seu sistema genital.
Na 11ª semana de gravidez, o feto mede cerca de três centímetros desde o cocuruto até às nádegas, e pesa à volta de 8 gramas.
Grávida de 11 semanas
Durante esta semana o bebé começa a gerar os seus próprios glóbulos vermelhos. Em breve vai começar a produzir urina, o principal componente do líquido amniótico, onde o bebé vai começar a estar muito ativo, dando pontapés e mexendo-se, embora tu ainda não o sintas.
Movimentos aos quais se juntarão os da cabeça, unida agora ao tronco por um pescoço muito mais esticado.
Na boca do bebé já se formou um palato duro.
Os ovários ou testículos começam a formar-se e, no caso de esperares um menino, os seus testículos vão começar a produzir testosterona, a hormona masculina.
A bexiga e o reto do bebé já se separaram e o diafragma, já completo, permite ao feto realiar movimentos respiratórios.
Idade do embrião: 9 semanas.
Agora mostramos-te uma ecografia de um feto na semana de gravidez em que te encontras. Também poderás ver um vídeo com o feto em movimento. É, no mínimo, surpreendente!
Ecografia de 11 semanas
Na 11ª semana de gravidez, podes ter notado mudanças nas tuas unhas ou no cabelo.
Podes notá-las mais fortes ou fracas. Tal é devido às mudanças hormonais que o teu corpo está a experimentar e ao aumento da circulação sanguínea.
Além de um olfato mais apurado, pode ser que notes que produzes mais saliva, às vezes com um sabor metálico. Podem ser mudanças incómodas, mas não te deves preocupar com elas.
A partir desta semana começa um período mais calmo da gravidez. Os incómodos matinais começam a desaparecer e os sintomas típicos do primeiro trimestre começam a suavizar-se.
Estás às portas do segundo trimestre. O teu corpo já teve tempo para se preparar e adaptar à nova vida.
Não obstante, é provável que continues cansada e com sono durante todo o dia, e pode aparecer uma leve dor abdominal devido à compressão e distensão dos ligamentos redondos, bem como certos desconfortos na pélvis, normais à medida que o teu corpo se acomoda a um útero em crescimentos e que se deve ao alongamento dos músculos e ligamentos da pélvis.
Durante a gravidez a hormona progesterona debilita o tecido das gengivas, pelo que estas podem sangrar e infetar-se com mais facilidade ao escová-las. Por isso recomenda-se manter uma excelente higiene oral, bem como visitar o dentista de maneira regular durante a gravidez.
No que respeita ao cabelo, se és das que vai ao cabeleireiro todas as semanas, tem em conta que, por exemplo, fazer uma permanente durante a gravidez não é perigos em si, mas não é aconselhável porque debilita ainda mais o cabelo, que neste momento está mais vulnerável do que normal.
Se pensas pintar, deves prestar atenção aos odores que libertam as tintas, que podem ser incómodos para ti. Por outro lado, não existe contraindicação alguma para mudares o look ou cor do teu cabelo.
Agora que estás na 11ª semana de gravidez interessa-te saber que, durante a gestação, deves ter mais cuidado do que nunca ao expores-te aos raios solares, pois as mulheres grávidas são mais propensas ao aparecimento de manchas solares em sítios tão antiestéticos como o espaço entre as sobrancelhas, o lábio superior ou o contorno dos olhos.
Deves ter cuidado com o sol durante a gravidez. A esta hiperpigmentação da cara chama-se melasma gravídico e para o manter controlado deves usar um creme com um fator de proteção elevado ou ecrã total, especialmente se é verão e vais à piscina ou à praia.
Regra geral, se estás grávida pela primeira vez e a tua gravidez é de baixo risco terás cerca de 10 consultas pré-natal com o médico.
Na consulta anterior, onde já calendarizaram as restantes, ter-te-ão explicado no que consistem os exames exploratórios, que servem para analisar os riscos de existirem problemas no desenvolvimento do feto, e os exames de diagnóstico, onde através de uma amostra de placenta, do líquido amniótico ou do sangue fetal se confirma ou descarta a possibilidade do bebé ter Síndroma de Down ou outra anomalia genética.
Além de detetar possíveis grandes malformações embrionárias, cardíacas, cerebrais e abdominais, na 11ª semana de gravidez uma ecografia irá confirmar as três medidas essenciais que permitem determinar a idade gestacional. Estas são o diâmetro da cabeça, o comprimento do fémur e a circunferência abdominal.
……
Apresentamos-te a tabela chinesa para saber o sexo do bebé. Para o caso de ainda não saberes ou quereres espreitar. Não o tomes à risca!
Descobre a tabela chinesa para saber o sexo do bebé!
O facto de te sentires mais cansada e com mais sono é completamente normal e deve-se, de novo, às hormonas da gravidez.
Descobre porque é que estás mais cansada e tens mais sono!
Embora ainda seja cedo para te oferecerem coisas para o teu bebé, podem dar-te uma prenda a ti. Porque mereces!
Descobre o que te podem oferecer para terem um sorriso teu!
O iodo é um mineral muito importante para o desenvolvimento da gravidez. Queres saber em que alimentos se encontra?
Também lhe interessa…