No futuro próximo...



Explicamos-te como evolui o teu corpo com 29 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.
Na 29ª semana de gravidez, a tua barriga sobe e fica logo abaixo da tua caixa torácica. Isto, juntamente com a pressão das costelas, do diafragma, e do próprio útero, provoca um certo desconforto.
O cérebro, bem como os sentidos do bebé, continua a desenvolver-se e, agora, já é sensível à luz, à tua voz e a alguns sons do exterior. As suas papilas gustativas começam também a distinguir alguns sabores.
Na 29ª semana de gravidez, o bebé mede em média 38 centímetros desde o cocuruto até aos tornozelos e pesa cerca de 1,150 Kg.
Grávida de 29 semanas
O lanugo (pêlo muito fininho) que até agora cobria o seu corpo começa a desaparecer. A maior parte perde-se antes do nascimento, embora em alguns casos o bebé ainda possa nascer com alguns pêlos nas costas.
Por outro lado, as dobras do cordão umbilical começam a cobrir-se de um fluido gelatinoso cuja função é evitar que este fique comprimido quando o bebé se vira e contorce.
Durante esta etapa, o seu cérebro continua a crescer e a sua superfície começa a adotar as formas e pregas que irá ter durante a infância e idade adulta.
Esta 29ª semana também assinala um marco no desenvolvimento do bebé pelo facto de os seus pulmões terem amadurecido o suficiente para, no caso de nascer prematuramente, e apesar de necessitar de assistência para respirar, as possibilidades de sobrevivência fora do útero melhorem significativamente.
A partir da 29ª semana vai começar a dar a volta e a colocar-se apoiado no colo do útero.
Idade do feto: 27 semanas.
Continuamos a avançar! Queres ver o aspeto aproximado do bebé durante esta semana? Em seguida, mostramos-te a imagem de uma ecografia e vídeo para que possas ver o bebé em movimento. Apaixona-te!
Ecografia de 29 semanas
Na 29ª semana de gravidez, o teu fluxo sanguíneo também se terá multiplicado por dez, tal como o tamanho do teu útero. É normal, por isso, que experimentes uma maior sensação de cansaço e dores nas pernas, tal como dores de costas.
É no terceiro trimestre que costumam desencadear-se certos incómodos típicos da gravidez, tal como as dores de costas, uma resposta natural ao aumento de peso e ao afrouxamento das articulações, e a ciática, ou dor aguda na base das costas que se prolonga até à perna que ocorre quando o nervo ciático fica entalado numa articulação da base das costas.
Neste último trimestre, o teu bebé apenas tem de aumentar de peso e crescer, pelo que será bom que te comeces a acostumar a ver crescer bastante a barriga.
(Também te interessa: Calculadora de peso na gravidez)
Na 29ª semana de gravidez já estabeleceste, provavelmente, a tua dieta, mas interessa saber que os especialistas recomendam fazer entre cinco e sete refeições e lanches diários.
Em especial no que respeita aos ovos, queijo, carnes magras ou peixe, e legumes ou cereais integrais, que são os mais contribuem para o desenvolvimento do bebé e que devem estar presentes em cada refeição.
Algumas grávidas sofrem do síndroma das pernas inquietas ou, o que é o mesmo, sentem uma necessidade incontrolável de mexer continuamente as pernas, especialmente quando estão a descansar.
Apesar de não se conhecer a causa exata, vincula-se a um desequilíbrio do neurotransmissor dopamina, cujos níveis podem ser afetados por uma falta de ferro.
Calma. É algo que desaparece após a gravidez, e por agora podes atenuar estas sensações consumindo ferro suficiente, descansando os teus pés sobre um monte de almofadas quando fores dormir e evitando estimulantes, como a cafeina, ou praticar exercício antes de dormir.
Já começaste as aulas de preparação para o parto? Independentemente disso, e embora ainda não tenhas decidido se vais optar por amamentar ou não, pode ajudar-te frequentar um grupo de apoio à amamentação, onde te podem dar alguns conselhos de como amamentar o teu bebé para que ambos se sintam bem e para que ele agarre a mama.
Além disso, podes assim ter acesso ao testemunho de outras futuras ou recentes mamãs que certamente te ajudará.
….
Se achas que o sexo se está a tornar complicado…
O volume da barriga no terceiro trimestre, adicionado ao peso da mamã, faz com que as relações sexuais possam decrescer. Mas se te continua a apetecer, podes informar-te aqui.
Descobre como é o sexo na gravidez.
Para as que sofrem de infeções urinárias…
Se também sofreste este mal-estar durante a tua gestação, vai interessar-te saber as suas causas e que podes tratar e prevenir casos futuros.
Descobre tudo sobre a infeção urinária na gravidez!
Para as que necessitam de ferro na sua alimentação
Se as análises detetaram uma anemia por carência de ferro e o teu ginecologista te prescreveu suplementos, também te interessa saber como te podes alimentar melhor.
Descobre quais os alimentos que te ajudam a aumentar as reservas de ferro!
Um conselho para que respires corretamente
O oxigénio é fundamental para o desenvolvimento do bebé que esperas. Respirar bem também contribui para o bem-estar da futura mamã. Descobre como respirar na gravidez.