- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- Proteja-se da listeria durante a gravidez
Proteja-se da listeria durante a gravidez

A listeriose é uma infeção provocada pela bactéria Listeria monocytogenes que se transmite através de alimentos contaminados. Se se contrai durante a gravidez, a listeriose pode provocar danos significativos no bebé. Vamos ver como se pode prevenir a listeriose na gravidez com os conselhos da especialista.
A probabilidade de ser infetada por listeria aumenta consideravelmente durante a gravidez dado que, neste período, acontece um desajuste no sistema imunológico que faz com que a futura mamã fique especialmente vulnerável às infeções. A via de entrada da listeria na gravidez é através da ingestão de alimentos contaminados.
A sintomatologia que a mulher grávida pode apresentar costuma ser de caráter ligeiro, podendo aparecer um quadro pseudogripal inespecífico, desarranjos gastrointestinais e febre. No entanto, a listeriose durante a gravidez é uma infeção que também se pode desenvolver sem que se manifeste nenhum sintoma. Não obstante, a nível fetal e neonatal, as repercussões podem ser graves, dependendo das circunstâncias nas quais se encontrem tanto a mãe como o bebé.
Qualquer mulher grávida que apresente um quadro de febre, quer este seja ou não acompanhado de outros sintomas, deve ir com urgência ao médico para que se avalie a sua situação.
Conselhos para prevenir a listeriose durante a gravidez
-
Evite comer carnes preparadas, bem como salsichas de tipo Frankfurt, sempre que estas não tenham sido sujeitas a uma cocção prévia intensa.
-
Não consuma queijos de pasta mole, tipo Brie, Camembert, feta e queijo azul. Pelo contrário, os queijos de pasta dura e semidura, como a mozarela e os de barrar podem ser consumidos sem problemas.
-
Apenas deve tomar os laticínios que tenham sido previamente sujeitos a processos de pasteurização. É uma forma eficaz de prevenir a listeriose na gravidez.
-
Evite comer patés não enlatados e não esterilizados previamente.
-
Não coma fumados (salmão, bacalhau, etc.) que necessitem de refrigeração, bem como peixes e/ou mariscos crus.
-
É preferível evitar as saladas preparadas, aconselha-se a sua substituição por saladas caseiras, cuja correta lavagem seja garantida, bem como uma adequada manipulação dos ingredientes.
-
Cozinhe as carnes cruas a altas temperaturas antes do seu consumo e assegure-se que realiza um correto aquecimento dos pratos pré-cozinhados e dos restos alimentares.
-
Lave bem os utensílios de cozinha e as superfícies onde se leva a cabo a preparação dos alimentos.
-
Não misture os alimentos crus com os que for que já tenham sido preparados para ser consumidos para que não aconteça uma contaminação cruzada.
-
Lave bem as mãos antes de manipular os alimentos.
(Também lhe interessa: Toxoplasmose na gravidez)