Mi bebé y yo

Proteja-se da listeria durante a gravidez

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A listeriose é uma infeção provocada pela bactéria Listeria monocytogenes que se transmite através de alimentos contaminados. Se se contrai durante a gravidez, a listeriose pode provocar danos significativos no bebé. Vamos ver como se pode prevenir a listeriose na gravidez com os conselhos da especialista.

A probabilidade de ser infetada por listeria aumenta consideravelmente durante a gravidez dado que, neste período, acontece um desajuste no sistema imunológico que faz com que a futura mamã fique especialmente vulnerável às infeções. A via de entrada da listeria na gravidez é através da ingestão de alimentos contaminados.

A sintomatologia que a mulher grávida pode apresentar costuma ser de caráter ligeiro, podendo aparecer um quadro pseudogripal inespecífico, desarranjos gastrointestinais e febre. No entanto, a listeriose durante a gravidez é uma infeção que também se pode desenvolver sem que se manifeste nenhum sintoma. Não obstante, a nível fetal e neonatal, as repercussões podem ser graves, dependendo das circunstâncias nas quais se encontrem tanto a mãe como o bebé.

Qualquer mulher grávida que apresente um quadro de febre, quer este seja ou não acompanhado de outros sintomas, deve ir com urgência ao médico para que se avalie a sua situação.

Conselhos para prevenir a listeriose durante a gravidez

  • Evite comer carnes preparadas, bem como salsichas de tipo Frankfurt, sempre que estas não tenham sido sujeitas a uma cocção prévia intensa.

  • Não consuma queijos de pasta mole, tipo Brie, Camembert, feta e queijo azul. Pelo contrário, os queijos de pasta dura e semidura, como a mozarela e os de barrar podem ser consumidos sem problemas.

  • Apenas deve tomar os laticínios que tenham sido previamente sujeitos a processos de pasteurização. É uma forma eficaz de prevenir a listeriose na gravidez.

  • Evite comer patés não enlatados e não esterilizados previamente.

  • Não coma fumados (salmão, bacalhau, etc.) que necessitem de refrigeração, bem como peixes e/ou mariscos crus.

  • É preferível evitar as saladas preparadas, aconselha-se a sua substituição por saladas caseiras, cuja correta lavagem seja garantida, bem como uma adequada manipulação dos ingredientes.

  • Cozinhe as carnes cruas a altas temperaturas antes do seu consumo e assegure-se que realiza um correto aquecimento dos pratos pré-cozinhados e dos restos alimentares.

  • Lave bem os utensílios de cozinha e as superfícies onde se leva a cabo a preparação dos alimentos.

  • Não misture os alimentos crus com os que for que já tenham sido preparados para ser consumidos para que não aconteça uma contaminação cruzada.

  • Lave bem as mãos antes de manipular os alimentos.

(Também lhe interessa: Toxoplasmose na gravidez)

 

Também lhe interessa

Proteja-se da listeria durante a gravidez | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)