Bebé de 1 mês

 
Tu bebé ya tiene
1 mês
PATROCINADO POR
1 mês 1 mês

O seu bebé já tem um mês! Certamente já se habituou aos ritmos do seu bebé e já está muito mais familiarizada com a amamentação, as horas de sono ou o banho. Tudo aquilo que parecia tão complicado no início quando o bebé era um recém-nascido, como lavá-lo, vesti-lo ou controlar os seus horários, agora é algo automático, que já é perfeitamente capaz de fazer. Neste momento já se sente muito recuperada: a quarentena está na reta final e os pontos da episiotomia ou da cesariana já praticamente não causam incómodo. No entanto, o bebé pode ter alguns problemas digestivos como gases, ou as temidas cólicas do bebé, que tanto preocupam os pais.
Convidamo-la a informar-se melhor sobre o desenvolvimento do bebé de um mês e explicamos-lhe a sua progressão nesta idade.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé com 1 mês

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé com 1 mês
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé com 1 mês

Não é necessário ficar obcecada com o peso do seu bebé, depressa irá entender quando o seu filho comeu o suficiente ou se ainda tem fome. Pesá-lo uma vez por semana (a menos que o pediatra lhe dê outra indicação) será suficiente para verificar como cresce o seu filho e ficar maravilhada com os seus progressos. Durante o primeiro mês, o bebé cresce uma média de 3 a 4cm. No entanto, se cresce um pouco mais ou um pouco menos não deve preocupar-se, há uma série de fatores que determinam o seu crescimento. Para além do facto de que as crianças tendem a regular-se, ou seja, talvez num mês cresçam apenas 1cm e no mês seguinte 4cm. Como sempre, deve ser o pediatra quem fornece toda a informação sobre o crescimento e desenvolvimento do seu filho.

Alimentação e sono do bebé de 1 mês

Alimentação e sono do bebé de 1 mês
Alimentação e sono do bebé de 1 mês

Sem dúvida que não é fácil cuidar de um recém-nascido, que provavelmente não dorme durante a noite (e não deixa dormir!), chora frequentemente e tem crises de choro, nem sempre possíveis de interpretar, mas pensem que estes momentos difíceis também terminam. Enquanto isso, o melhor é acostumar-se à ideia de que os seus tempos de descanso se irão alterar, e que deve aproveitar os períodos de sono do seu bebé para descansar também. Se a frequência com que mama começar a regularizar-se e o bebé não pedir muitas vezes o peito ou o biberão, pode aproveitar para tirar algum tempo para si: dar um passeio, tomar um banho relaxante, ler um livro, etc.

Conselhos e bem-estar do bebé de 1 mês

Conselhos e bem-estar do bebé de 1 mês
Conselhos e bem-estar do bebé de 1 mês

Falemos um bocadinho do pai. Evidentemente que a mãe é a figura mais importante da vida da criança, devido à proximidade física e psicológica da relação natural que existe entre eles. O papel do pai é fundamental para criar um bom ambiente e garantir uma ligação afetiva intensa e sólida, que possa transmitir à criança a proteção e segurança de que necessita. Ainda que o cuidado do bebé seja instintivo para a mãe, por vezes, o pai sente-se posto de lado e excluído desta relação tão íntima estabelecida entre mãe e filho, sem contar com o ciúme que pode sentir ao deixar de ser o centro de atenção da sua companheira. Um dos problemas que podem afetar o seu filho, neste período, são as cólicas, que provocam crises desesperadas de choro, à primeira vista inexplicáveis. Não se preocupe: o problema desaparece espontaneamente antes dos três meses de vida.

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 1 mês e meio
O seu filho está a chegar aos dois meses e é muito mais recetivo aos estímulos exteriores. Já pode fazer pequenos jogos que estimulam os sentidos e favorecem a distensão muscular, para além de continuar com o contacto físico de que...
Alimentação e sono do seu bebé de 1 mês e meio
Como é a amamentação? Continua a dar o peito ao seu filho ou optou pelo leite artificial? Já está cientificamente provado que o leite materno é o melhor alimento que pode dar ao seu bebé. No entanto, são muitas as mãe...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 1 mês e meio
Para brincar e interagir com o bebé, é importante que ele esteja relaxado (sem fome ou sono) e que demonstre disposição para brincar consigo. Se pelo contrário, notar que está cansado ou não tem vontade de brincar, é prefer&...