O meu bebé

Bebé de 1 mês

Seu bebé tem
1 mês
PATROCINADO POR
1 mês

O teu bebé já tem um mês! Certamente já te habituaste aos ritmos do teu bebé e estás muito mais familiarizada com a amamentação, as horas de sono ou o banho.

O que te custava tanto ao início, quando o teu bebé era recém-nascido, tal como lavá-lo, vesti-lo ou controlar os seus horários, agora já é algo automático, que fazes perfeitamente.

Além disso, já te sentes bastante recuperada: a quarentena já está na reta final e os pontos da episiotomia ou da cesariana já praticamente não te incomodam.

No entanto, o bebé pode sofrer de alguns transtornos digestivos relacionados com os gases ou com as temidas cólicas do lactente, que tanto costumam preocupar os papás.

Podes ter interesse pela estimulação precoce do bebé, pois queres potenciar o seu desenvolvimento desde cedo.

Convidamos-te a aprofundares o tema do desenvolvimento do bebé de um mês e dizemos-te quais os progressos comuns nesta idade.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé com 1 mês

Não te sintas obcecada com o peso do teu bebé: vais perceber por ti própria se o teu filho comeu o suficiente ou se ainda tem fome. Para estares sossegada:

Pesa-o uma vez por semana (a menos que o pediatra indique outra coisa): é o suficiente para verificar como está o crescimento do bebé e os seus progressos não vai deixar de te maravilhar.

Tens dúvidas sobre o dever ou não dar água ao bebé? Tanto o leite materno como o de fórmula proporcionam hidratação suficiente, inclusivamente quanto o bebé está doente.

Ainda assim, podes dar-lhe um pouco de água se estiver muito calor (previamente fervida e arrefecida numa garrafa esterilizada).

peso comprimento 1 mes

Durante o primeiro mês do bebé, ele cresce uma média de 3 – 4 centímetros. No entanto, se crescer mais ou menos não tens de te preocupar. Existem muitos fatores que influenciam o seu crescimento.

Além disso, os bebés tendem a compensar, ou seja, podem crescer apenas um centímetro num mês e no mês seguinte aumentam 4. Como sempre, é o pediatra quem te pode informar corretamente sobre o crescimento e desenvolvimento do teu filho.

Durante estas primeiras semanas, também vais ter de aprender a interpretar o seu choro:

Se o teu filho chora, tal não significa que seja um bebé infeliz. Neste momento é a única maneira que tem de se comunicar com o seu ambiente e terás de tentar acalmá-lo através do método de tentativa e erro.

Entre as causas mais habituais de choro do bebé destacam-se: a fome, o sentir demasiado calor ou frio, o estar molhado ou desconfortável, o sentir-se sozinho, estar pouco ou demasiado estimulado, estar cansado ou sentir-se mal.

Dentro de pouco tempo, quando o teu bebé estiver acordado, vai começar a emitir alguns sons. E é provável que responda com eles quando lhe falares ou estimulares, ou quando se assustar…

Alimentação e sono do bebé de 1 mês

A alimentação do teu bebé de um mês baseia-se na amamentação exclusiva e a pedido, e deveria ser assim, no mínimo, até aos seis meses, tal como recomenda a OMS (Organização Mundial de Saúde).

No entanto, nem todas as mamãs dão mama aos seus bebés, pelas mais diversas razões, tanto por vontade própria como por outros motivos.

Se não pudeste (ou não quiseste) dar mama ao teu bebé quando nasceu, tem em conta o seguinte:

Apesar de te poder parecer estranho, a amamentação materna pode recuperar-se depois de uma interrupção, por exemplo, se a mamã teve de tomar algum medicamento ou realizar algum tratamento médico incompatível com as mamadas. A obstetra poderá orientar-te nos passos a seguir no caso de quereres voltar a dar peito ao teu bebé.

Também podes ter optado pela alimentação mista, ou seja, a alternância de tomas de mama com tomas de leite de fórmula com biberão. Esta opção é recorrente nas mamãs que regressam ao trabalho após a baixa por maternidade e decidem não extrair leite materno com uma bomba.

A alimentação à base de leite de fórmula de forma exclusiva desde o início é uma opção válida, se bem que a amamentação seja sempre a opção ideal e mais aconselhável. De qualquer das formas, é uma opção que cobre todas as necessidades nutricionais do bebé. Segue sempre as indicações do obstetra à risca.

lactancia 1 mes

check consejosLEMBRA-TE! Embora o leite materno seja o melhor e mais completo alimento que podes oferecer ao teu bebé, não te deves sentir culpada se não podes ou não queres amamentar o teu filho.

O sono do teu bebé de 1 mês

Indubitavelmente, não é fácil cuidar de um recém-nascido que, talvez, não dorme todas as noites (e não deixa dormir!), chora frequentemente e tem crises de choro que nem sempre sabes interpretar. Papás: não percam a esperança! Estes momentos difíceis vão passar com o passar do tempo.

Para te sentires mais tranquila em relação a esta situação de dormir pouco à noite, importa saberes que:

O lactente de um mês dificilmente consegue dormir muitas horas seguidas como um anjinho, dado que o seu estômago ainda é muito pequeno e precisa de o encher frequentemente para se sentir satisfeito. Consequentemente, a toma (ou tomas) noturnas são habituais, e até desejáveis, nesta idade.

Se o bebé é dos poucos que á não acorda à noite para pedir mama ou biberão, não é preciso acordá-lo, a menos que o pediatra te tenha recomendado o contrário.

De qualquer forma, as tomas noturnas devem ser realizadas num ambiente tranquilo, relaxado, silencioso e com pouca luz, apenas a imprescindível para se sentir bem e ver o que está a fazer. Desta forma, o bebé habitua-se a distinguir bem o que não é um período de atividade.

Entretanto, é melhor não te acostumares à ideia de descansar pouco: aproveita os períodos de sono do teu bebé para descansares tu também.

Se a frequência das tomas se começa a estabilizar e o teu bebé não te pede mama ou biberão tão frequentemente, podes aproveitar para dedicar a ti própria alguns momentos de relax: podes dar um passeio, tomar um banho relaxante, ler um livro, etc.

sueno bebe 1 mes

 

check consejosCONSELHO: Não desesperes! Sabemos que o cansaço tem repercussões e pode fazer com que te sintas assoberbada. Pede ajuda a uma pessoa de confiança para poderes descansar.

Conselhos e bem-estar do bebé de 1 mês

Vamos falar um pouco do papá. É verdade que a mamã é a figura mais importante para o recém-nascido devido à estreita relação física e psicológica que vincula a mamã e o bebé de forma natural. De que maneira a figura paterna é benéfica para o bebé?

O papel do pai é fundamental para criar um ambiente tranquilo e assegurar um vínculo intenso e rico do ponto de vista afetivo, que transmita proteção e segurança ao pequeno ser.

Apesar do cuidado do bebé constituir um ato instintivo para a mamã, há altura nas quais o papá se sente ultrapassado e excluído desta relação de simbiose que se instaura entre mãe e filho, para não falar dos pequenos ciúmes que pode sentir ao deixar de ser o centro da atenção da sua companheira.

Um dos transtornos que podem afetar o teu filho neste período são as cólicas, que provocam crises de choro desesperado que, à primeira vista, parecem inexplicáveis. Não precisas de te preocupar: até cerca de 25% dos recém-nascidos sofrem deste problema, que é inócuo e irá desaparecer espontaneamente antes dos três meses.

Com certeza que já há alguns dias que dão banho ao bebé e já aperfeiçoaram a técnica, mas tem em conta que o banho deve dar-se sempre num ambiente agradável e com água tépida, a uma temperatura de cerca de 37ºC.

Deves ter à mão a toalha, a fralda e a sua roupinha e secar e vestir o bebé logo a seguir ao banho.

bienestar bebe 1 mes

 

check consejosATENÇÃO! Os primeiros tempos de vida são fundamentais para estabelecer um vínculo indestrutível entre o recém-nascido e os seus papás. Promovam as ocasiões, não necessariamente ligadas à amamentação, nas quais podem partilhar momentos de cumplicidade e emoção com o vosso filho.

O que faz um bebé de 1 mês

Os recém-nascidos relacionam-se desde muito cedo com o mundo exterior. São sensíveis às luzes e aos sons, e é a voz e o rosto da sua mamã que mais atraem a sua atenção.

Ouvido

O recém-nascido já é capaz de perceber quase todos os sentidos, embora não consiga localizar bem a sua origem. Isto porque, neste período, os sons parecem-lhe um conjunto de ecos.

É importante que, desde o início, o bebé seja exposto aos diferentes ruídos que existem, por exemplo em casa. A exposição aos diferentes sonos cria na sua memória um mapa cerebral dos sons (mapa tonotópico). Este mapa vai continuar a aperfeiçoar-se até aos três anos de idade.

Visão

O recém-nascido não vê mais além de 20-25 cm. As imagens que vê ainda são imprecisas e bastante desfocadas.

Também não consegue dirigir ambos os olhos para o mesmo objeto, pois o reflexo de focar ainda não está maduro. Especialmente por este motivo, chamam-lhe a atenção o contorno dos olhos e o movimento da boca.

O mundo que vê é a branco e preto. E é precisamente por isso que pode encontrar mais facilmente o mamilo da mamã, que é mais escuro do que a pele do peito.

Psicomotricidade

Com um mês, se se deixar o bebé de barriga para baixo, ele consegue levantar o pescoço por alguns momentos.

No entanto, não acontece o mesmo quando se senta. Se o sentarmos, a cabeça balanceia e tende a cair para a frente ou para trás.

Como estimular o teu bebé de 1 mês

O teu bebé está a receber uma grande diversidade de estímulos através dos seus ouvidos à medida que a sua visão se desperta.

Os benefícios de estimular ou ouvido do bebé com música são imensuráveis:

A estimulação afetiva gera um maior número de neurotransmissores, a base da atividade cerebral.

Através do carinho e da linguagem da música, promovemos e melhoramos as capacidades cognitivas, base da organização cerebral.

A capacidade cognitiva é a faculdade dos seres vivos de processar informação a partir da perceção, o conhecimento adquirido (experiência) e as características subjetivas que permitem avaliar a informação. Consiste em processos tais como a aprendizagem, o raciocínio, a atenção, a memória, a resolução de problemas, a toma de decisões ou os sentimentos.

estimulacion experiencia 1 mes

Experimentamos uma sessão enquanto pegas no teu bebé ao colo?

Com as sessões que te propomos em seguida reforça-se o vínculo entre a mamã e o bebé, ou entre o papá e o bebé. Em cada sessão, o bebé vai memorizando todo o tipo de padrões de melodias e ritmos. Assim, vai melhorando as suas capacidades linguísticas e de aprendizagem.

Neste sentido, é muito importante destacar que os benefícios da estimulação sensorial através da linguagem musical se obtêm através da repetição das audições.

Um momento muito íntimo é o que acontece quando agarras ao colo o teu bebé que está relaxado enquanto se ouve uma sessão de exercícios. Presta atenção e sente as suas reações, os sons, e o balbucio que emite e como reagem os seus olhos às variações musicais.

Podes responder aos sons que for fazendo!

Experiência desta sessão: a linguagem da música nos teus braços

Para usufruir plenamente desta experiência, convém realizá-la num momento em que possas estar calmamente com o bebé ao colo e simplesmente concentrares-te em senti-lo.

Preparamos o ambiente

- Podes realizar esta sessão na sala, em qualquer cama ou sofá, ou até ao ar livre.

- Usa a luz que preferires: podes combinar luz natural, luz ténue ou luz de cor. Arranja o espaço no qual te vais acomodar: cama, cadeira, sofá… Fica confortável! Põe-te num lugar sossegado, sem distrações, para gerar o ambiente ideal. Relaxa-te e tenta sentir a sua respiração enquanto tens o teu bebé ao colo.

Preparamos o som

- Procura ter o ambiente o mais silencioso possível. Reproduz o áudio que encontras no fim deste artigo a um volume que seja agradável para ti e que se ouça bem.

Começamos a sessão

- Carrega no play e acomoda o teu filho nos braços. Deixa fluir a música e sente-a de forma consciente, encontrando-te pouco a pouco com o som que se vai reproduzindo lentamente.

- Relaxa e tenta sentir a sua respiração enquanto o tens ao colo.

- Podes mexer-te ligeiramente ao som da música enquanto o agarras.

- Ao finalizar a sessão de exercícios podes cantar-lhe ou brincar fazendo sons a modo de pergunta-resposta para que te vá respondendo.

- Se estiveres de pé, caminha ao ritmo do som da sessão de exercícios. Procura o seu olhar. Sente-o e desfruta de ver como reage aos exercícios musicais enquanto aprende a linguagem da música. Vais ver como se relaxa e reage visivelmente aos exercícios. Nota até como presta atenção.

Vais ver como se relaxa! Aproveita estas sessões para encontrar o vosso momento de relaxamento e paz!

Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.

boton musica crecimiento portugal

Descarga

Como foi?

Sentiste a união com o teu bebé? Relaxaram os dois? A cumplicidade que se gera durante estas experiências tão íntimas cria um ambiente único para o relaxamento e contacto com o bebé. A constância continua a ser essencial. Repetimos?

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

No futuro próximo...

Bebé de 1 mês e meio Bebé de 1 mês e meio Bebé de 1 mês e meio
O teu bebé já tem um mês e meio de vida e cada vez está mais desperto e reage mais aos estímulos externos. A sua mamã é o pilar da sua vida, de modo que é normal que esteja junto a ti durante a maior parte do tempo, especi...
Bebé de 2 meses Bebé de 2 meses Bebé de 2 meses
O teu bebé já tem dois meses de vida! É incrível a quantidade de progressos que já fez em tão pouco tempo. Já não tem quase nada a ver com o recém-nascido de há poucas semanas. Além do seu aspeto f&ia...
Bebé de 2 meses e meio Bebé de 2 meses e meio Bebé de 2 meses e meio
O bebé de dois meses e meio reage aos estímulos de forma cada vez mais intensa e notável. Queres saber como se desenvolvem os bebés de dois meses e meio, quais os marcos de desenvolvimento que alcançam nesta idade e quais são as suas ne...