- O Meu Bebé
- Agenda do crescimento do bebé
- Bebé de 24 meses
Bebé de 24 meses

Parabéns! O teu bebé já tem dois anos! Os bebés de 24 meses já se podem considerar “crianças” para todos os efeitos.
A partir de agora, além das questões relacionadas com a sua saúde, a sua alimentação e o seu bem-estar, vais estar mais centrada em tudo o que diz respeito à educação e aos aspetos psicológicos da criança.
Os dois anos da criança constituem uma etapa apaixonante para os papás: a etapa do “não”, a reafirmação da sua personalidade, os limites necessários, as birras, as relações sociais com outras crianças, deixar a fralda, talvez também a chupeta… Definitivamente, a criança de dois anos vive mudanças transcendentais no seu desenvolvimento.
Explicamos-te detalhadamente como é o desenvolvimento e o crescimento das crianças de dois anos!
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 24 meses
O teu filho já tem dois anos! Parabéns! Chegou o momento de deixar de lhe chamar bebé e passar a referir-se a ele como uma criança. O que vos espera a partir de agora?
- Sem deixar de lado o seu desenvolvimento físico e a sua saúde, vais começar a centrar-te mais nos aspetos educativos e psicológicos da criança.
- A partir dos dois anos, até que faça os três, a criança costuma atravessar uma etapa que poderíamos definir como de “indecisão”: querem um pouco de tudo e, por vezes, têm birras porque querem absolutamente tudo, mas nem eles sabem muito bem o que querem. Por este motivo, fazem os pais perder a paciência e incomodam-nos quando estas birras acontecem em público.
Nesta idade, o teu filho já percebeu que pode influenciar o mundo que o rodeia, pelo que se torna desobediente, com a finalidade de reafirmar a sua independência e diferença em relação aos outros, mas, sobretudo, em relação à sua mãe, com quem antes tinha uma relação de simbiose. Como define o seu carácter e personalidade?
- Este desejo de autonomia, no entanto, costuma ser sintoma de incerteza e de consternação, que a criança pode manifestar colando-se à saia da mãe ou afeiçoando-se de forma quase doentia com uma mantinha, um peluche ou qualquer objeto suave que lhe recorde o contacto com a mamã de alguma forma.
- Pode também ter outro tipo de comportamentos que lhe deem prazer, como chuchar o dedo ou mexer no lóbulo da orelha.
- Estas contradições não têm porque preocupar-te. Pelo contrário, deves manter uma atitude firme e calma para não dar a impressão de que, desta maneira, pode conseguir tudo o que quer, mimando-o, se necessário, mas sem o asfixiar, e aceitando, dentro do possível, as suas decisões.
Outros aspetos relacionados com o desenvolvimento de uma criança de dois anos são:
- A capacidade de saltar com os dois pés juntos e de subir e descer escadas pondo ambos os pés no mesmo degrau.
- A progressiva perda das suas formas arredondadas e da sua barriguita proeminente.
- A destreza no uso da colher e, em breve, também do garfo.
- A saída dos segundos molares inferiores.
- A capacidade de se vestir e calçar, com maior ou menor habilidade, bem como lavar as mãos.
- Têm consciência do seu próprio sexo e do das demais crianças, reconhecem as cores e lembram e cantarolam algumas canções infantis.
Alimentação e sono do teu bebé de 24 meses
O teu filho já pode comer de tudo, sempre que na sua dieta estejam presentes todas as categorias de elementos nutritivos e não se tenham detetado alergias alimentares. O que mais deves ter em conta em relação à sua alimentação?
- O ideal seria habituar a criança desde pequena a comer cereais integrais, que são mais ricos em vitaminas e em sais minerais, além de fibra, muito benéfica em caso de obstipação.
- As verduras e as frutas devem estar presentes em todas as refeições, se possível escolhendo variedades locais da época.
- Carne, peixe e ovos: quais os alimentos mais adequados para o teu filho? Nos três casos, trata-se de alimentos ricos e proteínas e ferro, muito úteis na prevenção de uma perturbação bastante frequente, a anemia, ou seja, carência de ferro.
- Em relação à carne, lembra-te que a carne vermelha e a branca têm um teor de proteínas e ferro semelhante, por isso carta branca para o frango, o peru e o coelho.
- O peixe é muito bom, mas é melhor evitar os crustáceos e o marisco, que são menos ricos em substâncias nutritivas e podem provocar infeções.
- Os ovos e os legumes são alimentos muito ricos em proteínas.
- De qualquer forma, há que dar preferência às confeções simples e rápidas evitando os fritos na medida do possível.
CONSELHO! A partir desta idade é mais fácil que a criança se torna caprichosa com a comida. Pode até recusar alimentos que antes comia sem problemas. Tem paciência e sê persistente, mas também flexível e tolerante.
O sono da criança de 24 meses
Regra geral uma criança saudável de dois anos tem mais que consolidado o hábito do sono. No entanto, algumas circunstâncias podem fazer com que o sono noturno seja alterado. Por exemplo:
- Pode ter adquirido um mau hábito de sono por diferentes motivos, normalmente, relacionados com a falta de rotinas e hábitos saudáveis em relação ao sono infantil.
- Pode sofrer de pesadelos ou terrores noturnos, se bem que este tipo de perturbações do sono costume acontecer um pouco mais tarde.
- Pode ter alguma doença, em curso ou crónica.
Em qualquer dos casos, e perante qualquer dúvida, ou sempre que o sono noturno do teu filho ou filha seja uma fonte de preocupação para vocês, não hesitem em ir ao pediatra para falar do assunto.
O que acontece se a criança dorme mal? Uma criança que tem o sono alterado não pode crescer de forma adequada, dado que o seu desenvolvimento psicofísico será atrasado. O que mais acontece?
- Os problemas relacionados com o sono da criança repercutem-se de forma negativa nos seus pais.
- Muitos pais sentem-se culpados por o seu filho não dormir, o que pode piorar a situação, pois os torna mais instáveis do ponto de vista emocional, tendo em conta que já sofrem a carga da falta de sono.
- As crianças que dormem mal podem ter sintomas como os seguintes: choro frequente, nervosismo e irritabilidade, abatimento geral e atraso no ritmo de crescimento.
LEMBRA-TE! O facto de uma criança não dormir bem aos dois anos não é normal nem há que simplesmente resignar-se. É necessário encontrar uma solução ou, caso contrário, a situação corre o risco de se tornar crónica e piorar com o passar do tempo. Sem dramas, com calma e de forma serena, o melhor é reconduzir a situação de um mau hábito de sono com a ajuda e conselho do pediatra.
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 24 meses
Quando é que é conveniente introduzir a televisão na vida da criança? Em geral é preferível evitar o consumo de televisão até aos dois anos, dado que não favorece o crescimento intelectual da criança, e até pode criar uma dependência da qual nem sequer os mais crescidos se conseguem libertar.
No entanto, uma vez chegada esta idade, a criança pode ver televisão, mas durante pouco tempo e tomando as devidas precauções. Quais?
- Fica com a criança, tanto para identificar se um determinado programa é adequado ou não, como para que o ato não seja tão passivo e sim um pouco mais educativo (de certeza que o teu filho terá muitas perguntas para te fazer de modo a satisfazer a sua curiosidade, e neste aspeto a televisão pode tornar-se um estímulo).
- Se não podes ficar com ela, é melhor pôr um DVD de desenhos animados ou um documentário sobre animais para evitar o risco que, ao mudar de canal, encontre alguma transmissão desadequada.
- Deve manter-se a uma distância suficiente (de, pelo menos, três metros) e deve tentar-se que não adote posturas incorretas que, no futuro, lhe possam provocar escoliose.
Foi um prazer acompanhar-te durante o crescimento do teu filho! A partir de agora, visita a secção CRIANÇAS.
CONSELHO! Ser mamã ou papá acarreta consigo, inevitavelmente, preocupações com a saúde e bem-estar da criança. No entanto, o mais importante de tudo é desfrutar do momento com o teu filho ou filha, participar no seu crescimento físico e intelectual e viver intensamente o amor e as sensações mais profundas que se conhecem. Fica feliz por isso!
Como estimular um bebé de 24 meses
De certeza que o pequenote adora colar autocolantes! Sabias que ao fazê-lo está a estimular uma série de capacidades?
- A criança encontra-se numa etapa mágica e irrepetível da sua vida: até aos 3 anos. Uma excelente oportunidade de potenciar a sua capacidade de aprendizagem!
- Os exercícios de linguagem musical adaptada, como os que te propomos aqui, ajudam a melhorar a sua futura capacidade para a aprendizagem de línguas num momento irrepetível. Está a aprender a falar.
- O contraste entre as notas dos diferentes exercícios de linguagem musical adaptada fará com que o teu filho pense musicalmente.
- Este tipo de estimulação afetiva é muito eficaz e potencia um grande número de sinapses.
- Colar autocolantes pode parecer muito fácil, mas não o é. Quando se ensina em casa esta atividade a uma criança desde pequeno, nota-se logo na escola pois, para tal, há que aprender a descolar o autocolante sem o rasgar e a colá-lo noutro sítio. Vai aprender desenvolver desde muito pequeno habilidades que lhe vão servir para toda a vida.
(Também te interessa: Motricidade fina: desenvolvimento em crianças dos 0 aos 5 anos)
Realizamos uma sessão de exercícios musicais divertida?
- Cada exercício de estimulação sensorial está especificamente pensado para que o teu filho possa entender perfeitamente as mudanças entre notas.
- Além disso, com as sessões que te propomos, também estás a reforçar o vínculo mãe-filho! Sessão após sessão, a criança vai memorizando do to tipo de padrões melódicos e rítmicos. Assim, vai melhorar as suas capacidades linguísticas e de aprendizagem.
- Os benefícios da estimulação sensorial através da linguagem musical são potenciados com a repetição das audições.
- Aproveita esta atividade que tanto agrada aos mais pequenos… E observa como se concentra e se diverte!
- Já sabes que ao princípio é difícil tirar os autocolantes. Ensina como se faz cuidadosamente a ajuda-a a fazer o mesmo lentamente. Desfruta deste momento e vais ver como a criança aprende imediatamente!
- Recomendamos que se sentem numa mesa sem distrações, com a luz necessária e com um volume adequado na sessão.
- Tenta ter o ambiente o mais silencioso possível. Reproduz o áudio que encontras no final deste artigo no teu dispositivo, a um volume agradável.
- Carrega no play: o som da sessão vai aparecendo lentamente. Relaxa-te e mostra como se colam e descolam os autocolantes lentamente.
- Enquanto a criança pratica, aproveita para lhe demonstrar o teu amor com beijinhos e carícias. Anima-a dizendo-lhe que está a fazer bem, e que é capaz. Isto vai reforçar a sua autoestima! Vai adorar!
- Podes ouvir tantas audições de exercícios por dia quanto quiseres. A constância é a chave!
Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.
Como foi?
Sabias que o teu bebé tem capacidade de diferenciar cada nota perfeitamente durante os exercícios musicais? Está a ouvir para aprender a falar!
Todas as sessões de exercícios começam do mesmo modo para que o teu bebé reconheça o momento da sessão. Mas os exercícios que as integram são diferentes!
Certamente adoraste este momento no qual mostras ao teu filho como fazer uma atividade de que ele tanto gosta. Aproveita estes momentos para realizar uma sessão, ao mesmo tempo que estimulas o afeto com o bebé. Ele agradece!