Bebé de 24 meses

 
Tu bebé ya tiene
24 meses
PATROCINADO POR
24 meses 24 meses

Parabéns! O teu bebé já tem dois anos! Os bebés de 24 meses já se podem considerar “crianças” para todos os efeitos.

A partir de agora, além das questões relacionadas com a sua saúde, a sua alimentação e o seu bem-estar, vais estar mais centrada em tudo o que diz respeito à educação e aos aspetos psicológicos da criança.

Os dois anos da criança constituem uma etapa apaixonante para os papás: a etapa do “não”, a reafirmação da sua personalidade, os limites necessários, as birras, as relações sociais com outras crianças, deixar a fralda, talvez também a chupeta… Definitivamente, a criança de dois anos vive mudanças transcendentais no seu desenvolvimento.

Explicamos-te detalhadamente como é o desenvolvimento e o crescimento das crianças de dois anos!

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 24 meses

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 24 meses
Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 24 meses

O teu filho já tem dois anos! Parabéns! Chegou o momento de deixar de lhe chamar bebé e passar a referir-se a ele como uma criança. O que vos espera a partir de agora?

- Sem deixar de lado o seu desenvolvimento físico e a sua saúde, vais começar a centrar-te mais nos aspetos educativos e psicológicos da criança.

- A partir dos dois anos, até que faça os três, a criança costuma atravessar uma etapa que poderíamos definir como de “indecisão”: querem um pouco de tudo e, por vezes, têm birras porque querem absolutamente tudo, mas nem eles sabem muito bem o que querem. Por este motivo, fazem os pais perder a paciência e incomodam-nos quando estas birras acontecem em público.

 

peso comprimento 24 meses

 

Nesta idade, o teu filho já percebeu que pode influenciar o mundo que o rodeia, pelo que se torna desobediente, com a finalidade de reafirmar a sua independência e diferença em relação aos outros, mas, sobretudo, em relação à sua mãe, com quem antes tinha uma relação de simbiose. Como define o seu carácter e personalidade?

- Este desejo de autonomia, no entanto, costuma ser sintoma de incerteza e de consternação, que a criança pode manifestar colando-se à saia da mãe ou afeiçoando-se de forma quase doentia com uma mantinha, um peluche ou qualquer objeto suave que lhe recorde o contacto com a mamã de alguma forma.

- Pode também ter outro tipo de comportamentos que lhe deem prazer, como chuchar o dedo ou mexer no lóbulo da orelha.

- Estas contradições não têm porque preocupar-te. Pelo contrário, deves manter uma atitude firme e calma para não dar a impressão de que, desta maneira, pode conseguir tudo o que quer, mimando-o, se necessário, mas sem o asfixiar, e aceitando, dentro do possível, as suas decisões.

Outros aspetos relacionados com o desenvolvimento de uma criança de dois anos são:

- A capacidade de saltar com os dois pés juntos e de subir e descer escadas pondo ambos os pés no mesmo degrau.

- A progressiva perda das suas formas arredondadas e da sua barriguita proeminente.

- A destreza no uso da colher e, em breve, também do garfo.

- A saída dos segundos molares inferiores.

- A capacidade de se vestir e calçar, com maior ou menor habilidade, bem como lavar as mãos.

- Têm consciência do seu próprio sexo e do das demais crianças, reconhecem as cores e lembram e cantarolam algumas canções infantis.

Alimentação e sono do teu bebé de 24 meses

Alimentação e sono do teu bebé de 24 meses
Alimentação e sono do teu bebé de 24 meses

O teu filho já pode comer de tudo, sempre que na sua dieta estejam presentes todas as categorias de elementos nutritivos e não se tenham detetado alergias alimentares. O que mais deves ter em conta em relação à sua alimentação?

- O ideal seria habituar a criança desde pequena a comer cereais integrais, que são mais ricos em vitaminas e em sais minerais, além de fibra, muito benéfica em caso de obstipação.

- As verduras e as frutas devem estar presentes em todas as refeições, se possível escolhendo variedades locais da época.

- Carne, peixe e ovos: quais os alimentos mais adequados para o teu filho? Nos três casos, trata-se de alimentos ricos e proteínas e ferro, muito úteis na prevenção de uma perturbação bastante frequente, a anemia, ou seja, carência de ferro.

- Em relação à carne, lembra-te que a carne vermelha e a branca têm um teor de proteínas e ferro semelhante, por isso carta branca para o frango, o peru e o coelho.

- O peixe é muito bom, mas é melhor evitar os crustáceos e o marisco, que são menos ricos em substâncias nutritivas e podem provocar infeções.

- Os ovos e os legumes são alimentos muito ricos em proteínas.

- De qualquer forma, há que dar preferência às confeções simples e rápidas evitando os fritos na medida do possível.

 

alimentacion 24 meses

 

check consejosCONSELHO! A partir desta idade é mais fácil que a criança se torna caprichosa com a comida. Pode até recusar alimentos que antes comia sem problemas. Tem paciência e sê persistente, mas também flexível e tolerante.

O sono da criança de 24 meses

Regra geral uma criança saudável de dois anos tem mais que consolidado o hábito do sono. No entanto, algumas circunstâncias podem fazer com que o sono noturno seja alterado. Por exemplo:

- Pode ter adquirido um mau hábito de sono por diferentes motivos, normalmente, relacionados com a falta de rotinas e hábitos saudáveis em relação ao sono infantil.

- Pode sofrer de pesadelos ou terrores noturnos, se bem que este tipo de perturbações do sono costume acontecer um pouco mais tarde.

- Pode ter alguma doença, em curso ou crónica.

Em qualquer dos casos, e perante qualquer dúvida, ou sempre que o sono noturno do teu filho ou filha seja uma fonte de preocupação para vocês, não hesitem em ir ao pediatra para falar do assunto.

O que acontece se a criança dorme mal? Uma criança que tem o sono alterado não pode crescer de forma adequada, dado que o seu desenvolvimento psicofísico será atrasado. O que mais acontece?

- Os problemas relacionados com o sono da criança repercutem-se de forma negativa nos seus pais.

- Muitos pais sentem-se culpados por o seu filho não dormir, o que pode piorar a situação, pois os torna mais instáveis do ponto de vista emocional, tendo em conta que já sofrem a carga da falta de sono.

- As crianças que dormem mal podem ter sintomas como os seguintes: choro frequente, nervosismo e irritabilidade, abatimento geral e atraso no ritmo de crescimento.

 

sueno 24 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! O facto de uma criança não dormir bem aos dois anos não é normal nem há que simplesmente resignar-se. É necessário encontrar uma solução ou, caso contrário, a situação corre o risco de se tornar crónica e piorar com o passar do tempo. Sem dramas, com calma e de forma serena, o melhor é reconduzir a situação de um mau hábito de sono com a ajuda e conselho do pediatra.

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 24 meses

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 24 meses
Conselhos e bem-estar do teu bebé de 24 meses

Quando é que é conveniente introduzir a televisão na vida da criança? Em geral é preferível evitar o consumo de televisão até aos dois anos, dado que não favorece o crescimento intelectual da criança, e até pode criar uma dependência da qual nem sequer os mais crescidos se conseguem libertar.

No entanto, uma vez chegada esta idade, a criança pode ver televisão, mas durante pouco tempo e tomando as devidas precauções. Quais?

- Fica com a criança, tanto para identificar se um determinado programa é adequado ou não, como para que o ato não seja tão passivo e sim um pouco mais educativo (de certeza que o teu filho terá muitas perguntas para te fazer de modo a satisfazer a sua curiosidade, e neste aspeto a televisão pode tornar-se um estímulo).

- Se não podes ficar com ela, é melhor pôr um DVD de desenhos animados ou um documentário sobre animais para evitar o risco que, ao mudar de canal, encontre alguma transmissão desadequada.

- Deve manter-se a uma distância suficiente (de, pelo menos, três metros) e deve tentar-se que não adote posturas incorretas que, no futuro, lhe possam provocar escoliose.

Foi um prazer acompanhar-te durante o crescimento do teu filho! A partir de agora, visita a secção CRIANÇAS.

 

bienestar 24 meses

 

check consejosCONSELHO! Ser mamã ou papá acarreta consigo, inevitavelmente, preocupações com a saúde e bem-estar da criança. No entanto, o mais importante de tudo é desfrutar do momento com o teu filho ou filha, participar no seu crescimento físico e intelectual e viver intensamente o amor e as sensações mais profundas que se conhecem. Fica feliz por isso!

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento