Mi bebé y yo

Bebé de 15 meses

Seu bebé tem
15 meses
PATROCINADO POR
15 meses

O teu bebé já tem 15 meses! As crianças de 15 meses já têm a língua “muito solta” e são capazes de se fazer entender com os balbucios e palavritas. Cada dia que passa a sua linguagem evolui mais e mais, e já dominam a “arte” de andar com total estabilidade.

Queres conhecer mais pormenores sobre o desenvolvimento e o crescimento dos bebés de 15 meses? Explicamos-te tudo o que precisas de saber.

Crescimento e desenvolvimento do teu bebé de 15 meses

O teu filho já é uma criança de 15 meses que já se comunica contigo de uma forma fantástica, com as suas palavritas e, especialmente, com os seus gestos. Quais os outros progressos que faz?

- Vais notar que a sua personalidade se vai definindo melhor e que se vai zangar mais facilmente com o fracasso.

- Neste sentido, afora que está a forjar a sua personalidade e a sua forma de reagir ao sucesso e ao fracasso, é importante começar a ensinar-lhe a expressar as suas emoções e saber quais as consequências que acarreta a sua forma de reagir e de assimilar cada situação.

- Os papás também devem aprender a analisar cada reação da criança, sem perder o autocontrolo nem entrando em desespero, porque conhecer-se e atuar de forma inteligente vai favorecer o desenvolvimento psicoemocional da criança em todos os sentidos e vai servir-lhe para ganhar segurança para toda a vida.

 

peso comprimento 15 meses

 

Agora o teu bebé quer fazer tudo sozinho e, na sua aventura do dia a dia, vai descobrir tanto coisas de que gosta como coisas que não, perante as quais se vai mostrar cauteloso e até medroso. Como progride o seu sentido de autonomia?

- Por volta dos 15 meses a criança pode ajudar-te quando a vestes.

- Tem um vocabulário de seis a dez palavras, embora entenda muitas mais.

- Já anda sozinho, mas a sua forma de andar ainda é um pouco instável. É capaz de se sentar deixando-se cair para trás ou para a frente. Também pode subir escadas gatinhando e seguir instruções simples.

- Podem aproveitar o despertar de todas estas habilidades para que vos ajude nas tarefas domésticas mais simples, como arrumar os seus brinquedos no final do dia ou dando-lhe um pano limpo para que limpe uma superfície na qual se possa apoiar para se manter em pé enquanto os outros também fazem as tarefas do lar.

Alimentação e sono do teu bebé de 15 meses

Doutor, não come! É o que muitos pediatras ouvem dos lábios das mamãs por volta dos 15-16 meses da criança. As mamãs e os papás, alarmados porque os seus filhos, antes tão roliços e esfomeados, agora parecem não ter apetite e magrinhos.

Muitas vezes os pais, e ainda mais os avós, temem que os seus pequenos estejam subnutridos e tentam obrigá-los a comer oferecendo-lhes mil alternativas que a criança tende a rejeitar sistematicamente.

Vamos a esclarecer um pouco as coisas: é normal que, entre o primeiro e o segundo ano, o teu filho perca o interesse pela comida. Porquê?

- Por um lado, diminui a necessidade de alimento em relação ao primeiro ano.

- Por outro lado, está muito distraído com o ambiente que o rodeia, que finalmente pode explorar com os cinco sentidos.

- O facto de o peso da criança diminuir neste período é normal. Como consequência a sua cara deixa de ser tão bochechuda e fica um pouco mais pálido.

- Se é uma criança mexida, mostrasse alegre e a cor dos seus lábios é rosada, não há motivos para pensar que está desnutrida.

- Apesar das aparências, a criança é perfeitamente capaz de autorregular as suas necessidades alimentares, pelo que obriga-la a comer não vai produzir o efeito desejado, mas sim convencer a criança de que a comida se pode tornar uma arma nas suas mãos para conseguir atenção.

 

alimentacion 15 meses

 

check consejosCONSELHO! Não fiques obcecada com a quantidade de comida que o teu filho come. Observa antes se aparenta estar bem, ativo e alegre, como de costume. E perante qualquer dúvida, consulta o pediatra!

O sono do teu bebé de 15 meses

Para dormir bem, a criança deve estar num ambiente confortável. Como é que o podemos oferecer?

- É recomendável que seja um ambiente em silêncio, com as luzes ténues e numa atmosfera relaxada. Os pais devem também estar calmos, para transmitir segurança e confiança à criança.

- No inverno, a temperatura do seu quarto deve rondar os 20ºC, enquanto no verão, quando é impossível regular a temperatura, é importante controlar o nível de humidade, que não deve superar os 60%.

- Para manter a humidade num nível aceitável, pode usar-se um humidificador, especialmente no inverno, pois os aquecedores secam muito o ambiente.

- Em geral, não se deve agasalhar demasiado a criança, especialmente se no quarto se alcançam os 20 graus.

 

sueno 15 meses

 

check consejosLEMBRA-TE! O facto de ser pequena não significa necessariamente que a criança tenha mais frio do que tu. Usa o teu senso comum para saber quando está bem agasalhado. Vai resultar!

Conselhos e bem-estar do teu bebé de 15 meses

Como garantir a segurança da criança, agora que já pode chegar sozinha a quase todo o lado?

- Enquanto não anda, é difícil o bebé magoar-se, mas quando começa a gatinhar, qualquer objeto ou lugar se pode transformar num perigo.

- O que podes fazer para que a tua casa seja segura? Para garantir a segurança no teu lar, em primeiro lugar, se possível, prepara um quarto exclusivamente para o bebé, onde irás por todas as suas coisas (caixas, cestas de brinquedos, etc.), para que possa fazer as suas experiências em segurança.

- O chão do seu quarto deve ser liso e fácil de limpar (não é aconselhável por carpete, tapetes nem chãos muito brilhantes).

- A decoração deverá ser o mais simples possível e sem ângulos.

- As grades do berço não devem ser muito separadas para evitar que o bebé introduza a cabeça e fique preso.

- Se existe uma predisposição familiar para as alergias, evita os peluches, as cortinas e os edredões de penas naturais, que são recetáculos de ácaros.

- Protege também as tomadas e os cabos que estiverem à vista, que não devem obstruir o caminho. Como precaução, podes instalar um dispositivo de segurança que bloqueie a alimentação de eletricidade em caso de descarga ou de curto-circuito (também é bom instalá-lo para a segurança de toda a família).

 

bienestar 15 meses

 

check consejosATENÇÃO! Outra das precauções que deves tomar em relação à segurança tem a ver com os brinquedos e peluches que ofereces ao bebé. Devem estar sempre homologados com o símbolo CE e não conter peças pequenas que se possam desprender e ser ingeridas pela criança.

Como estimular um bebé de 15 meses

Quando lhe mostras um livro com ilustrações, ou até um álbum de fotos da família, amigos, viagens, etc, o bebé fica completamente atento durante um bom bocado: um momento ideal para pôr umas sessões de linguagem musical adaptada como música de fundo.

Quais são os benefícios de estimular o ouvido da criança com música?

  • Através da linguagem da música promovemos e melhoramos a sua empatia: é a relação positiva entre indivíduos por coincidirem gostos ou pontos de vista.
  • A música gera alegria, satisfação e uma boa convivência entre as pessoas. É o contrário da antipatia.

experiencia album fotos

 

Vamos ouvir uma sessão enquanto lemos?

  • Qualquer momento é bom para usufruir de uma história ou álbum de fotos. Podes brincar a reconhecer familiares, amigos, situações, viagens…
  • Para usufruir em pleno desta experiência, recomendamos que não ponhas o volume muito alto. Trata-se de ouvir a sessão como música ambiente.
  • Podem ficar na cama, se é a história antes de dormir, ou no sofá. Ajusta a luz de modo a poderem ver o livro ou o álbum de fotos.
  • Procura ter o ambiente o mais silencioso possível.
  • Carrega no play e deixa tudo fluir. Conta-lhe a história e dá-lhe a possibilidade de participar, se já começou a falar.
  • Se a sessão acabar antes do livro, podes repeti-la. 

 

Este conteúdo musical foi criado e cedido exclusivamente a O Meu Bebé pelo Método ETFES de linguagem musical para bebés.

boton musica crecimiento portugal

 

Descarga

 

Como foi?

A maior capacidade de diferenciar os sons da fala antes dos 12 meses está associada à produção de uma maior quantidade de palavras aos 30 meses.

Certamente que, enquanto realizavas esta sessão, o teu filho já participou nas histórias ou recordações familiares. A união que se gera entre os dois neste momento tão íntimo cria um ambiente único para o relaxamento e vinculação.

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

No futuro próximo...

Bebé de 18 meses Bebé de 18 meses Bebé de 18 meses
Já tens um bebé de 18 meses! Com um ano e meio de idade, a criança já tem pouco a ver com o bebé que era até há bem pouco tempo. Agora, a sua linguagem está muito mais evoluída e á corre pelo parque, o que t...
Bebé de 21 meses Bebé de 21 meses Bebé de 21 meses
O teu bebé já tem 21 meses! Dás-te conta de quanto cresceu? Até custa alcançá-lo quando começa a correr! Quando se aproxima dos dois anos, a criança já demonstra uma capacidade para falar considerável, tendo...
Bebé de 24 meses Bebé de 24 meses Bebé de 24 meses
Parabéns! O teu bebé já tem dois anos! Os bebés de 24 meses já se podem considerar “crianças” para todos os efeitos. A partir de agora, além das questões relacionadas com a sua saúde, a sua aliment...