Bebé de 15 meses

 
Tu bebé ya tiene
15 meses
PATROCINADO POR
15 meses 15 meses

O seu bebé já tem 15 meses! As crianças de 15 meses já têm a língua “bem solta”, e são capazes de se fazer entender, com as suas palavritas e o seu balbuciar. Cada dia que passa, a sua linguagem evolui mais e mais e já dominam a “arte” de caminhar com total estabilidade. Quer saber mais pormenores sobre o desenvolvimento e o crescimento dos bebés de 15 meses? Explicamos-lhe tudo o que precisa de saber.

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 15 meses

Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 15 meses
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 15 meses

O seu bebé já tem 15 meses e já comunica consigo claramente, com as suas “palavritas” e, sobretudo, os seus gestos. Também notará que a sua personalidade se vai definindo melhor e que se irrita mais facilmente com o fracasso. Neste sentido, agora que se está a forjar a sua personalidade e forma de reagir a êxitos e frustrações, é muito importante ensiná-lo a expressar as emoções e a saber as consequências que acarreta a sua forma de encarar e assimilar cada situação. Os pais também devem aprender a analisar cada reação da criança, sem perder o autocontrole nem desesperar, porque conhecer-se a si mesmo e atuar de forma inteligente irá beneficiar o desenvolvimento psicoemocional da criança em todos os sentidos, e irá contribuir para que ganhe confiança para toda a sua vida.

Por volta dos 15 meses, a criança já pode ajudar a vestir-se, compreende o significado de algumas palavras, e tem um vocabulário de seis a dez palavras, ainda que compreenda muitas mais. Já anda sozinho, mas ainda de modo pouco estável. É capaz de se sentar, deixando-se cair para trás ou para a frente. Também consegue subir escadas de gatas e seguir instruções simples.

Alimentação e sono do seu bebé de 15 meses

Alimentação e sono do seu bebé de 15 meses
Alimentação e sono do seu bebé de 15 meses

Doutor, ele não come! É o que muitos pediatras escutam às mães, por volta dos 15-16 meses da criança. As mães, alarmadas porque os seus bebés, antes tão roliços e esfomeados, parecem agora sem apetite e magrinhos. Muitas vezes, os pais, e mais ainda os avós, temem que o seu pequenito esteja desnutrido e tentam obrigá-lo a comer, oferecendo mil alternativas que a criança rejeita sistematicamente. 

Vamos esclarecer um pouco as coisas: é normal que, entre o primeiro e o segundo ano, o seu filho perca o interesse pela comida. Por um lado, em relação ao primeiro ano de vida, a necessidade de alimento diminuiu; por outro lado, está agora muito distraído pelo ambiente que o rodeia, que pode finalmente explorar com os seus cinco sentidos. O facto de que o seu peso diminua, neste período, é de natureza fisiológica, ou seja, é normal. Como consequência, a sua cara já não é tão bolachuda e está um pouco mais pálida. Se a criança tem vivacidade, se é alegre e de lábios rosados, então não tem motivo para achar que está desnutrido. Apesar das aparências, a criança é perfeitamente capaz de autorregular as suas necessidades alimentares, pelo que obrigá-la a comer não irá produzir o efeito desejado, apenas a irá convencer de que a comida pode transformar-se numa arma, nas suas mãos, para conseguir atrair a atenção.

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 15 meses

Conselhos e bem-estar do seu bebé de 15 meses
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 15 meses

Como garantir a segurança do bebé, agora que ele já consegue chegar sozinho a quase todo o lado? Enquanto não anda, é difícil que a criança se magoe, mas, assim que começa a gatinhar, qualquer objeto ou lugar pode transformar-se num perigo.

O que pode fazer para que a sua casa seja segura? Em primeiro lugar, se possível, prepare um quarto especificamente para ele, onde colocará todas as suas coisas (caixas, cestos de brinquedos, etc.), onde ele possa experimentar tudo em total segurança. O chão do quarto deve ser liso e fácil de limpar (não são adequados solos vidrados, alcatifas ou tapetes).

A decoração deverá ser o mais simples possível, e sem esquinas. As grades do berço não devem ser muito separadas, para que não consiga enfiar a cabeça e ficar preso nelas.

Se existe uma predisposição familiar para as alergias, evite os peluches, as cortinas e os edredons de penas naturais, que são terreno de ácaros. Proteja também as tomadas e os cabos que estejam à vista, para que não fiquem no seu caminho. Por precaução, pode instalar um dispositivo de segurança que bloqueie o fornecimento de eletricidade em caso de descarga ou curto-circuito (o que também é útil para a segurança de toda a família).

Siga o crescimento do seu bebé semana a semana

Receba mais informação sobre
o seu crescimento

Também lhe interessa:

Proximamente
Crescimento e desenvolvimento do seu bebé de 18 meses
O seu filho já é uma criança de 18 meses. Um aninho e meio! Damos-lhe os parabéns! Agora ele já pode começar a correr… embora tropece com facilidade! Por volta dos 18 meses, já caminha bem, mas os seus passos continuam a ser...
Alimentação e sono do seu bebé de 18 meses
Nesta idade a criança já usa a colher e o garfo para comer sozinha. É importante que sejam estabelecidos bons hábitos de alimentação desde o início, para evitar maus costumes e hábitos alimentares errados que mais tarde s&at...
Conselhos e bem-estar do seu bebé de 18 meses
O seu filho já tentou usar o bacio? Como reagiu? Tal como em relação a todos os outros progressos, não existe uma idade específica na qual as crianças deixam de usar fralda. No entanto, por volta dos 18 meses, começam a ser capazes...