Mi bebé y yo

Temperatura corporal basal: como medir?

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

A temperatura basal é um método anticoncecional natural, que consiste na medição da temperatura corporal da mulher. No entanto, para que seja fiável, deve ser corretamente medida. Explicamos-lhe como o fazer.

A temperatura corporal basal é um método anticoncecional natural que assenta na seguinte premissa: antes de ovular, a temperatura corporal da mulher é mais baixa do que o habitual e nos dias posteriores à ovulação sobe umas décimas.

Como se mede a temperatura basal?

A mulher deve medir a temperatura todas as manhãs, antes de se levantar da cama. Deve usar um termómetro normal, colocado debaixo da língua, e anotar a temperatura para obter um gráfico. Através da observação do gráfico é possível determinar qual o dia da ovulação, e, mês a mês, fazer uma estimativa dos dias férteis. É preciso ter em conta que durante os dias férteis, não se devem manter relações sexuais.

Qual é a sua eficácia como método anticoncecional?

Teoricamente, se for realizado do modo adequado está em cerca de 99%. Na prática é de 75%, já que é extremamente difícil determinar claramente, sem erros, quais os dias da ovulação.

Quais são as vantagens da temperatura corporal basal?

Entre as vantagens principais do uso deste método anticoncecional, está o facto de aumentar o conhecimento sobre o funcionamento do seu corpo.

Quais são as desvantagens?

Uma gripe com febre elevada, irá alterar a temperatura corporal basal. Tal como a gripe, qualquer outra perturbação ou doenças podem alterar a temperatura basal, induzindo em erro de cálculo.
Para evitar estes inconvenientes, é bom saber que, no mercado existem pequenos aparelhos computadorizados que efetuam o cálculo dos dias férteis com base em vários dados dos 3 métodos naturais.
Alguns possuem tiras de ovulação, que medem a concentração de duas hormonas na urina: estradiol e LH, que se modificam nas diferentes fases do ciclo. Deste modo, a estimativa dos dias férteis é mais fiável.

Também lhe interessa

Temperatura corporal basal: como medir? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)