- O Meu Bebé
- Engravidar
- Quero ter um filho
- Temperatura corporal basal: como medir?
Temperatura corporal basal: como medir?

A temperatura basal é um método anticoncecional natural, que consiste na medição da temperatura corporal da mulher. No entanto, para que seja fiável, deve ser corretamente medida. Explicamos-lhe como o fazer.
A temperatura corporal basal é um método anticoncecional natural que assenta na seguinte premissa: antes de ovular, a temperatura corporal da mulher é mais baixa do que o habitual e nos dias posteriores à ovulação sobe umas décimas.
Como se mede a temperatura basal?
A mulher deve medir a temperatura todas as manhãs, antes de se levantar da cama. Deve usar um termómetro normal, colocado debaixo da língua, e anotar a temperatura para obter um gráfico. Através da observação do gráfico é possível determinar qual o dia da ovulação, e, mês a mês, fazer uma estimativa dos dias férteis. É preciso ter em conta que durante os dias férteis, não se devem manter relações sexuais.
Qual é a sua eficácia como método anticoncecional?
Teoricamente, se for realizado do modo adequado está em cerca de 99%. Na prática é de 75%, já que é extremamente difícil determinar claramente, sem erros, quais os dias da ovulação.
Quais são as vantagens da temperatura corporal basal?
Entre as vantagens principais do uso deste método anticoncecional, está o facto de aumentar o conhecimento sobre o funcionamento do seu corpo.
Quais são as desvantagens?
Uma gripe com febre elevada, irá alterar a temperatura corporal basal. Tal como a gripe, qualquer outra perturbação ou doenças podem alterar a temperatura basal, induzindo em erro de cálculo.
Para evitar estes inconvenientes, é bom saber que, no mercado existem pequenos aparelhos computadorizados que efetuam o cálculo dos dias férteis com base em vários dados dos 3 métodos naturais.
Alguns possuem tiras de ovulação, que medem a concentração de duas hormonas na urina: estradiol e LH, que se modificam nas diferentes fases do ciclo. Deste modo, a estimativa dos dias férteis é mais fiável.