- O Meu Bebé
- Gravidez
- Sintomas de gravidez
- Como funciona um teste de gravidez caseiro?
Como funciona um teste de gravidez caseiro?

Se quer descobrir se está grávida ou não, pode realizar tranquilamente em casa um teste com o qual poderá esclarecer as dúvidas. Lembre-se que é sempre importante ir ao médico para comprovar os resultados.
O exame de gravidez caseiro mais fiável é o teste de gravidez através da urina que podemos adquirir em qualquer farmácia. No mercado, os testes de gravidez são comercializados desde 1970 e funcionam detetando a presença da hormona gonadotropina coriónica humana (hCG) que é produzida pela mulher quando está grávida.
Para conseguir um melhor resultado o mais fiável é realizar o teste uma semana depois do atraso na menstruação, pois os níveis de hCG vão duplicando a cada 2 ou 3 dias.
Existem vários modelos de teste de gravidez, pelo que devemos seguir as suas instruções para interpretar corretamente os resultados. Os motivos para o teste ser negativo podem ser não existir gravidez ou os níveis de hCG serem ainda muito baixos por a gravidez estar ainda numa fase inicial. Se o resultado for positivo tal significa, normalmente, que a mulher está grávida, a menos que esteja a tomar medicamentos com hCG, que tenha dado à luz ou abortado há menos de oito semanas, ou tenha alguma doença rara como a mola hidatiforme.
(Também lhe interessa: Exames para a mulher antes da gravidez)
Outros exames de gravidez caseiros
Um dos exames alternativos ao teste de gravidez mais efetivas é o do copo de vidro. Logo de manhã deve urinar para um recipiente de vidro e deixa-o arrefecer durante uma hora (ou um quarto de hora no frigorífico) sem que a urina se mexa. Se uma capa de partículas sobe à superfície, temos um resultado positivo, se a capa for para baixo, o resultado é negativo.
Antigamente existia um outro teste que consistia em ferver a urina. Se, ao começar a ferver, aparecia uma capa semelhante a um creme à superfície, o resultado considerava-se positivo, se acontecesse o contrário, o resultado era negativo.
Pode ainda misturar urina com cloro. Se a cor da urina mudar, o resultado é positivo. No entanto, este não é um exame muito fidedigno.
Exames de gravidez curiosos
O teste do trigo e da cevada é um dos primeiros da história. Tem a sua origem no Egito e consistia em urinar, durante uns dias, sobre sementes de trigo e de cevada. Se germinava o trigo ia nascer uma menina, se germinava a cevada, seria um menino.
Outro teste de gravidez caseiro e interessante é o do azeite. É necessário um recipiente de vidro limpo, um pouco da primeira urina do dia e azeite. Deixa-se arrefecer no recipiente durante uma hora. Noutro recipiente pomos duas gotas de azeite e juntamos com cuidado a urina arrefecida. Se, depois de uma hora, os dois elementos de fundiram, é sinal de gravidez.
(Também lhe interessa: Como saber se será menino ou menina?)