O meu bebé

Como funciona um teste de gravidez caseiro?

Se queres saber se estás grávida ou não, existem uma série de testes caseiros, mais ou menos efetivas, que se podem fazer tranquilamente na intimidade da tua casa. Lembra-te que este tipo de testes é baseado no conhecimento popular e na tradição pelo que é sempre importante recorrer a um médico para comprovar os resultados de forma mais cientifica. Muito interessante!

O exame de gravidez caseiro mais fiável é o teste de gravidez através da urina que podemos adquirir em qualquer farmácia. No mercado, os testes de gravidez são comercializados desde 1970 e funcionam detetando a presença da hormona gonadotropina coriónica humana (hCG) que é produzida pela mulher quando está grávida.

Para conseguir um melhor resultado, o mais fiável é realizar o teste uma semana depois do atraso na menstruação, já que os níveis de hCG vão duplicando a cada 2 ou 3 dias. Não obstante, deves saber que os testes de gravides de última geração são capazes de detetar a gravidez inclusive antes da data e que se espera o período. 

 

bote orina

 

Existem diferentes modelos de testes de gravidez, pelo que devemos consultar as suas instruções para interpretar de forma correta os resultados.

Se o resultado é negativo, pode ser que não exista gravidez ou que os níveis de hCG ainda sejam muito baixos, porque a gravidez está numa fase inicial.

Se o resultado é positivo, normalmente, a mulher está grávida, a não ser que esteja a tomar medicamentos com hCG, tenha dado à luz ou abortado há menos de oito semanas, ou padeça de alguma doença rara, como a  mola hidatiforme.

(Também te interessa: Exames para a mulher antes da gravidez)

 

Como fazer um teste de gravidez caseiro: tipos de testes populares

Queres conhecer diferentes tipos de testes de gravidez caseiros? Alguns parecem experiências científicas, outros próximos da feiticeira e outros chegam a ser espirituais ou esotéricos. Excetuando o clássico “teste da rã”, popular noutros tempos, existem muitos outros métodos, menos conhecidos.

Em qualquer caso, embora dizendo-te já que a sua fiabilidade é relativa e não são baseados em provas científicas, não fica mal que os conheças nem que seja apenas pela curiosidade.

 

mujer rana embarazo

 

Teste do copo de vidro

Uma das alternativas mais eficazes ao teste de gravidez é a prova do copo de vidro. De manhã cedo deve urinar para um recipiente de vidro e esperar durante uma hora ou quinze minutos no caso de o colocar no frigorifico, tendo atenção que a urina se mantenha em repouso. Se uma crosta de partículas se formar à superfície é sinal de um resultado positivo. Se se formar no fundo, o resultado é negativo.

 

Ferver a urina

Antigamente existia um teste que consistia em ferver a urina. Se, ao começar a ferver, se formar uma camada parecida a um creme na superfície, considerava-se que o resultado era positivo. E o resultado contrário se não aparecia nada.

 

Misturar urina e cloro

Outro teste de gravidez caseiro consiste em misturar urina com cloro.  Se a urina mudar de cor o resultado é positivo, embora não seja um método muito fiável.

 

Teste do trigo e da cevada

O teste do trigo e da cevada é um dos primeiros da História. Teve origem no Egipto e consistia em urinar, durante dias, para sementes de trigo e cevada. Se o trigo germinasse, nasceria uma menina caso germinasse a cevada, era um rapaz. No entanto, existem outros testes de gravidez caseiros e muito interessantes.

 

Teste de gravidez caseiro com azeite 

prueba embarazo aceite

Outro teste de gravidez caseiro muito curioso é o do azeite, ou melhor, o da azeitona. Para fazer este teste é necessário um recipiente de vidro limpo, um pouco da primeira urina da manhã e azeite. Em seguida, deixa-se esfriar a urina dentro do recipiente durante uma hora. Noutro recipiente colocamos duas gotas de azeite e misturamos, com cuidado, a urina já fria. Se, ao fim de uma hora, ambos os elementos se misturaram, a mulher está grávida.

 

Teste caseiro do sabão

prueba embarazo jabon

O teste de gravidez caseiro com sabão é muito conhecido no meio rural e nalguns países da América Latina. Consiste em usar uma barra de sabão, preferencialmente se for um sabão tipo “lagarto”, ainda por estrear.

Em primeiro lugar deves colocar uma pequena quantidade de urina num copo de plástico (deve ser a primeira urina da manhã). Em seguida, coloca o sabão num recipiente de cristal, que não seja muito grande, e despejar a urina que tinhas guardado no copo de plástico.

Procura cobrir totalmente ou grande parte da urina com o sabão, e sem seguida agita ligeiramente o recipiente.
Se o sabão fizer espuma e começa a criar bolhas, significa que estás grávida. Se não vires nenhum tipo de reação na superfície do sabão, o resultado é negativo.

 

Teste caseiro de gravidez com vinagre

prueba embarazo vinagre

O teste caseiro de gravidez com vinagre é muito simples e pode ser feito com materiais que facilmente tens à mão em casa. Para o fazer, só é preciso um recipiente transparente de cristal ou de plástico e vinagre. Presta atenção se o copo está limpo e sem impurezas.

Em seguida, deves urinar para o recipiente, tentando que fique cheio pela metade. Depois, tira uma foto ao copo. Em seguida, junta uma colher de vinagre, sem mexer ou misturar o conteúdo.

Deixa repousar o líquido durante, pelo menos, 20 minutos e verifica se o líquido sofreu alguma mudança, tendo por base a foto tirada no início. O resultado será positivo se, passado esse tempo, a colo da urina e do vinagre tiver mudado ou se surgir espuma nas paredes do recipiente ou à volta do líquido.

 

Outros métodos curiosos que servem como teste caseiro de gravidez

Não só de urina vivem os testes de gravidez caseiros. Também existem alguns métodos que utilizam pêndulos, como por exemplo aquele que te explicamos de seguida. Ou igualmente de produtos que a priori julgamos inverosímeis, como a pasta de dentes. Não percas estes testes de gravidez caseiros!

 

Teste de gravidez com a agulha

O teste de gravidez “da agulha” é extremamente curioso e merece uma menção à parte. Não deixa de ser um método relacionado com o pêndulo, mas que é feito com uma agulha e fio de coser.

Convém realçar que não se trata de um teste fiável pois não se baseia em qualquer fundo científico, mas é certo que muitas mulheres reconhecem que este método caseiro tradicional funcionou como teste de gravidez. Vejamos no que consiste.

  • Para fazer o teste necessitas de uma agulha de coser, fio, tesouras e mais outra pessoa para te ajudar.
  • Primeiro corta um pedaço de fio com 20-25 centímetros de comprimento e passa-o pela agulha. Depois junta as pontas do fio que é por onde ele ficara suspenso como um pêndulo.
  • A aspirante a futura mamã deve deitar-se na cama ou numa superfície plana e manter-se bem esticada e imóvel.

A pessoa que te ajuda deve colocar o pingente com a agulha (sem que toque no corpo) por cima do teu abdómen. Se a agulha se mexer significa que estás grávida, caso contrário, permanecerá imóvel.

 

O teste da pasta de dentes

Outro método caseiro muito curioso é o chamado "teste da pasta de dentes". Mais uma vez, muitas mulheres garantem o seu sucesso, se bem que carece de fundamento científico. Como se faz?

  • É necessário: a primeira urina da manhã, pasta de dentes branca e um recipiente.
  • O procedimento é muito simples e rápido. Consiste em recolher um pouco da primeira urina da manhã e deixá-la arrefecer um pouco.
  • Em seguida, poe um pouco de pasta de dentes num recipiente e junta uma colher de urina (deve ter mais pasta que urina). Mistura tudo e deixa repousar 2-3 minutos.
  • Passado o tempo de repouso, se a mistura ganhou um tom azulado e formou alguma espuma, significa que a mulher está grávida.
  • Pelo contrário, se a mistura não muda de aspeto depois do repouso, não há gravidez.

 

pareja anuncia embarazo

 

Qual a precisão de um teste de gravidez caseiro?

Como comentámos anteriormente, os testes de gravidez caseiros têm uma fiabilidade relativa, não baseada em dados estatísticos, mas em testemunhos de quem recorreu a eles ao largo de anos e décadas.

Embora algumas falem de percentagens de acerto na ordem dos 70-80%, não é possível estabelecer uma cifra mesurável.

Em qualquer caso, certo é o facto dos testes de gravidez que se vendem nas farmácias terem uma eficácia de mais de 95%, pelo que, se queres ficar segura se estas ou não grávida, aconselhamos-te a recorrer a um deles.

 

 

 

(Também te interessa: Como saber se será menino ou menina?)

 

Também lhe interessa…