Mi bebé y yo

Para que serve a progesterona

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Durante o ciclo menstrual, a hormona progesterona condiciona o endométrio para facilitar a implantação do embrião. Também ajuda a reduzir o risco de aborto e contribui para a preparação da amamentação durante a gravidez. Quais os casos em que se administra um suplemento de progesterona?

Se se questiona para que é que serve a progesterona, a verdade é que as funções desta hormona são muito abrangentes, incluindo o aumento da excreção de sódio e cloro ou a modificação da atividade das células do nosso corpo.

(Também lhe interessa: Quando deixar de tomar a pilula para engravidar)

Porque é que se receita progesterona?

Atualmente, é bastante habitual introduzir progesterona de forma artificial para enfrentar alguns transtornos ou reforçar o seu tratamento. Não obstante, a progesterona deve tomar-se sempre sob prescrição médica, dado que os seus efeitos podem ser contraproducentes dependentemente de vários fatores.

Contraceção

Praticamente todos os contracetivos hormonaisincluem a hormona progesterona para inibir a ovulação e, consequentemente, a fecundação.

Ciclo menstrual irregular

Existem muitos medicamentos que contêm progesterona na sua composição, para ajudar na regulação do ciclo, em casos em que as menstruações apresentam anomalias pela sua ausência, ou outros motivos. Também pode administrar-se progesterona por via externa para normalizar o sangramento durante a menstruação.

(Também lhe interessa: Quando ovula uma mulher?)

Fecundação

Os médicos prescrevem progesterona quando os seus níveis no sangue são demasiado baixos para permitir a ovulação e a conceção. Por outro lado, já que durante os tratamentos in vitro os níveis de progesterona diminuem, administra-se progesterona durante as primeiras dez semanas de gestação.

Prevenção do aborto

A progesterona natural, segregada por uma mulher durante a gravidez, atua protegendo o feto do aborto, bem como de outra fecundação. Por este motivo, na sua ausência, é possível que o médico receite mais.

Uma das dúvidas mais frequentes entre as mulheres a quem se receita progesterona é se esta vai afetar o bebé quando se toma durante o período de amamentação. 

(Também lhe interessa: Engravidar depois de um aborto)

Também lhe interessa

Para que serve a progesterona | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)