2 semanas de gravidez

2 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 2 Semana 2

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 2 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 2 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo na segunda semana de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Semente de sésamo
arrow arrow
Semente de sésamo

É durante esta segunda semana de gravidez que se dá a ovulação, ou seja, quando o folículo se rompe para libertar um óvulo maduro disposto a ser fecundado na trompa de Falópio.

Em períodos regulares de 28 dias, este é o momento com maior índice de fertilidade, pelo que, se estamos à procura de uma gravidez, este é o momento ideal para intensificar as nossas relações sexuais.

 

2 semanas infografia

 

Assim que o óvulo é expulso, passa a superfície do ovário e dirige-se para a trompa de Falópio, cujas paredes se contraem e relaxam de modo a arrastar esse óvulo através do tubo, o que marca o início da sua viagem em direção ao útero, onde se irá implantar o feto.

Juntamente com o óvulo maduro, libertam-se alguns fluidos do folículo ovárico, bem como hormonas como a progesterona, que por sua vez estimula o espessamento da membrana do útero.

O bebé na ecografia: segunda semana

Continua o caminho para a fecundação. Oferecemos-te a imagem de uma ecografia de duas semanas, para que possas ter uma ideia do que se poderia observar, neste caso a bolsa gestacional.

 

ecografia bebe semana 2ok

Ecografia de duas semanas

O que muda no teu corpo nas 2 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 2 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 2 semanas de gravidez

Nas duas semanas de gravidez, espera-se ter um só óvulo maduro que inicie a viagem em direção às trompas de Falópio e, mais tarde, caso seja fecundado, em direção ao útero.

No entanto, se por um lado ambos os ovários contribuem para o crescimento de folículos e, por outro, algumas mulheres libertam mais de um óvulo em alguns meses, pode dar-se o caso de se fecundar mais de um óvulo. Se tal acontecer, passadas 39 semanas, darás à luz gémeos.

Transtornos que te podem afetar

Cerca de 25% das mulheres afirmam notar dores pélvicas durante a ovulação devido à irritação ou ao sangue segregado quando se rompe o folículo de liberta o óvulo.

A vagina também pode estar mais lubrificada devido ao aumento do corrimento, que se torna também mais transparente, viscoso e elástico.

Outros sinais que ajudam a corroborar a hipótese de estarmos na segunda semana de gravidez e quase a ovular é a temperatura corporal basal – a que temos quando nos levantamos - aumentar um pouco.

É entre os dias 12 e 14 do ciclo que existe a maior probabilidade de engravidar.

Trata-se de um curto período de tempo onde os níveis de estrogénio se elevam até alcançar o seu ponto máximo e onde as mulheres também geram a hormona masculina testosterona, responsável pelo aumento da líbido, pelo que é provável que nestes dias as mulheres estejam mais predispostas a ter relações sexuais.

Conselhos e bem-estar nas 2 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 2 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 2 semanas de gravidez

Na segunda semana de gravidez é muito importante – dado que é neste momento que acontece a ovulação – manteres hábitos alimentares e de vida saudáveis, que deverás manter durante todo o período de gravidez, pós-parto e amamentação.

Além disso, deves continuar a tomar suplementos como o ácido fólico e alimentos ricos em iodo e em vitamina B.

Quais os exames a realizar

Durante as consultas pré-concecionais, bem como no início da gravidez, é muito provável que o teu ginecologista meça o teu índice de massa corporal (IMC), o que é uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso.

Um IMC abaixo de 19 é considerando peso baixo, de 19 a 24 peso normal, de 25 a 29 excesso de peso e de 30 a 39 obesidade.

Evidentemente, ter um peso saudável é importante ao longo de toda a vida, mas é ainda mais se se pretende ter um bebé, dado que este pode nascer prematuramente ou ter um baixo crescimento se a mamã tiver falta de peso, ou correr o risco de pré-eclâmpsia – hipertensão durante a gravidez -, diabetes gestacional ou ter um tamanho maior do que o aconselhável se a mamã tiver excesso de peso.

Informação importante para ti

Apesar da futura mamã poder continuar a levar uma vida mais ou menos normal durante a gravidez, é verdade que algumas paixões, como viajar, devem ser adaptadas ao seu estado.

A primeira questão que convém referir é que durante o primeiro trimestre existe um maior risco de aborto espontâneo e de problemas de desenvolvimento do bebé, pelo que há que ter especial atenção de modo a evitar temperaturas extremas e atividades frenéticas, bem como deixar para outro momento aquelas viagens a países onde as doenças ou infeções causadas por insetos possam ser um alto fator de risco.

Neste período é seguro voar, sempre que não haja complicações na gravidez, embora também seja verdade que viajar pode aumentar os enjoos matinais.

O esperma pode sobreviver no interior do corpo da mulher durante até cinco dias. Durante o período de uma mulher, desenvolvem-se entre 15 e 20 folículos nos ovários.

Se já se tiverem dois filhos do mesmo sexo, existe 75% de probabilidade de conceber outro bebé do mesmo sexo de novo.

…..

check

 Se tens dúvidas sobre o preço do teste de gravidez…

Pode ser a primeira vez que vais comprar um teste de gravidez caseiro. Sabes quanto é que custa e quais as opções que existem?

Descobre o preço dos testes de gravidez!

check

 Conheces a análise da beta HGC para confirmar o teste?

É uma análise mais precisa para confirmar a gravidez. Explicamos-te em que consiste.

Tudo sobre a análise da beta HCG para confirmar a gravidez!

check

 Ideias para poderes comunicar a tua gravidez…

Algumas mamãs preferem ser precavidas e deixá-lo para mais tarde. Mas se quiseres gritar aos quatro ventos assim que confirmes, damos-te algumas ideias originais.

Ideias para comunicar a tua gravidez de forma original!

check

 Métodos para saber desde cedo o sexo do bebé…

Temos de admitir que não são métodos científicos, por isso pensa que são meramente orientadores. Mas não custa experimentar!

Descobre diferentes métodos para saber o sexo do bebé!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 3 semanas de gravidez
A 3ª semana de gravidez é fulcral dado que é nesta que acontece a fecundação do óvulo, o qe vai marcar o início de uma das viagens mais especiais para qualquer mamã e papá. Já falta pouco para que a mulher comec...
Crescimento e desenvolvimento nas 4 semanas de gravidez
Se estás na 4ª semana de gravidez, deves saber que esta é uma semana crucial, pois é agora que podes confirmar que estás grávida. É provável que já tenhas começado a notar os primeiros sintomas de gravidez,...
Crescimento e desenvolvimento nas 5 semanas de gravidez
Parabéns, tens uma gravidez de 5 semanas! Agora que a gravidez é um ponto assente, talvez tenhas um sem fim de sentimentos guardados: medo, euforia, excitação, incredulidade… Já estás na 5ª semana de gravidez e espera-te uma a...