Dor de cabeça na gravidez: o computador pode piorar a situação

Ter uma dor de cabeça durante a gravidez não é comum, uma vez que a gravidez não é um factor predisponente das dores de cabeça, mas convidamo-la a descobrir as causas e os remédios mais eficazes para as prevenir ou combater, caso ocorram. Muito útil para as futuras mamãs que sofrem de dores de cabeça frequentes!
As dores de cabeça na gravidez não são muito comuns em mulheres que não sofriam de dores de cabeça recorrentes antes da gravidez. Por outras palavras, se não sofria de dores de cabeça regulares antes de engravidar, para além do desconforto ocasional, a gravidez não é um factor de risco para aumentar a incidência de dores de cabeça.
Pelo contrário, as mulheres que sofrem frequentemente de dores de cabeça ou enxaquecas tendem mesmo a experimentar uma melhoria durante a gravidez, graças ao aumento dos estrogénios presentes no corpo, o que tem uma influência positiva sobre esta desordem.
Dito isto, se estiver grávida e sofrer de dores de cabeça com mais frequência do que gostaria, é do seu interesse saber as possíveis causas das dores de cabeça e que remédios, naturais ou não, podem ajudar a tornar esta condição um pouco mais suportável durante os nove meses.
Causas de dores de cabeça na gravidez
Existem várias causas diferentes de dores de cabeça durante a gravidez, se formos predispostos a elas:
- Por vezes culpamos as nossas dores de cabeça pelo trabalho no computador, mas a verdade é que esta também não é a causa principal.
- O verdadeiro "culpado" é o cansaço e fadiga da gravidez, o que pode facilmente levar a uma dor de cabeça.
- No entanto, ficar em frente do computador pode realmente piorar a dor de cabeça, uma vez que muitas pessoas podem não tolerar luz excessiva (em termos médicos chama-se fotofobia). Neste caso, o ecrã brilhante pode agravar a desordem, assim como uma luz forte sobre a secretária ou a luz do sol que atravessa a janela.
- Outra causa é a chamada dor de cabeça de tensão. Este tipo de dor de cabeça é gerado como consequência da exposição a uma fonte de stress ou tensão, que por sua vez contrai os músculos e encurta a respiração: preocupação, stress no trabalho, uma perturbação, um estado crónico de ansiedade, o carácter e a sensibilidade da futura mãe... Qualquer coisa que cause preocupação negativa e inquietação pode levar a uma dor de cabeça.
- Se a mulher grávida sofrer de enxaquecas regularmente, como já vimos, as hormonas da gravidez poderiam melhorá-la durante os nove meses. No entanto, se a enxaqueca for grave, pode continuar a afectar a mulher grávida. Neste caso, o médico que monitoriza a gravidez terá de determinar o que fazer.
- Insónia relacionada com a gravidez. Durante a gravidez, especialmente no último trimestre, quando o tamanho da barriga é grande e a futura mãe se sente mais inquieta e nervosa devido à aproximação do parto, a insónia pode afectá-la particularmente. Para melhorar a qualidade do seu sono, pode seguir os conselhos aqui listados.
Como prevenir ou aliviar as dores de cabeça durante a gravidez: remédios
Se sofre frequentemente de dores de cabeça, pode usar técnicas de relaxamento para ajudar a aliviar a dor, tais como acupunctura, massagem ou biofeedback, por exemplo, que são indicadas durante a gravidez.
Vamos ver as técnicas mais eficazes, tendo em conta que é sempre o seu médico de família ou o ginecologista após a sua gravidez que, se o considerar apropriado, deve prescrever um medicamento ou terapia para o seu caso. Consulte sempre o seu médico antes de recorrer a qualquer terapia e, claro, nunca se automedique!
Massagem para dores de cabeça
As massagens relaxantes são um remédio muito eficaz para aliviar as dores de cabeça durante a gravidez, especialmente se forem causadas por stress e tensão, ou seja, dores de cabeça de tensão. Aprenda aqui como realizar massagens eficazes para as dores de cabeça!
Técnicas de relaxamento para reduzir a tensão e o stress
Tensão, ansiedade, nervosismo e stress são grandes inimigos das pessoas, mas ainda mais durante a gravidez. Tente ficar o mais relaxada possível, com a sua mente clara e calma, concentrada no seu próprio bem-estar e no pequeno que cresce na sua barriga.
Existem grandes disciplinas, terapias e fontes de relaxamento e bem-estar para esta etapa: yoga, pilates, meditação, respiração consciente, um passeio na floresta ou na praia, ou simplesmente sair para partilhar uma chávena de chá e uma boa conversa com um amigo.
Evitar gatilhos recorrentes
As hormonas da gravidez fazem o seu trabalho e alteram muitas funções no corpo da mãe. Entre outras coisas, podem afectar a sua percepção dos cheiros e gostos. Acha um certo cheiro ou comida nojenta, mesmo que já tenha gostado? Pode desencadear uma dor de cabeça!
Luzes brilhantes, sons altos, etc., também podem ser irritantes e stressantes mais do que antes, por isso tenha isto em mente também.
Em suma, tente evitar qualquer coisa que lhe pareça irritante ou desagradável e que saiba que pode provocar uma dor de cabeça - neste aspecto, a experiência conta para alguma coisa!
Acupunctura
A acupunctura é uma técnica antiga, originária da medicina tradicional chinesa, que serve para reequilibrar o corpo através da perfuração de certos pontos de energia com agulhas.
O objectivo é restaurar o equilíbrio do corpo, corpo e mente em harmonia, o que é essencial para combater dores e dores.
Biofeedback ou biorretroalimentação
Em alguns centros especializados no tratamento de dores de cabeça, o biofeedback também pode ser experimentado, uma técnica que, graças a um dispositivo específico, regista a actividade muscular nos pontos dolorosos da cabeça e emite um sinal luminoso ou acústico quando a contracção ultrapassa um determinado limite.
Desta forma, o paciente toma consciência do estado de tensão associado à dor de cabeça e, com a ajuda de um assistente, aprende a relaxar.
Descansar e deitar-se
Um dos remédios mais eficazes para as dores de cabeça é descansar e deitar-se, de preferência em semi-escuridão. Muitas dores de cabeça são causadas por tensão e stress, bem como pela típica falta de sono das mulheres grávidas que "não sabem deitar-se". Relaxar e descansar seria muito interessante neste caso.
Tomar um duche com água morna
O banho com água morna ou ligeiramente quente (sem arder) pode aliviar grandemente as dores de cabeça, especialmente se forem dores de cabeça de tensão. Acompanhar o duche com música calma e relaxante também pode ajudar.
Beba água ou coma alguma coisa
Por vezes, uma dor de cabeça também pode ser causada por desidratação ou por um estômago vazio.
Especialmente durante a gravidez, é essencial manter-se bem hidratada (a água é melhor) e comer frequentemente (no máximo de duas em duas horas), mas em pequenas quantidades, para que o índice glicémico não desça demasiado, o que também conduziria a uma dor de cabeça.
Paracetamol com receita médica
Se não se puder deitar-se e descansar porque está a trabalhar, pode tomar um comprimido de paracetamol mediante receita médica: não é o ingrediente activo mais "poderoso" contra dores de cabeça, mas é sem dúvida o mais seguro durante a gravidez e ajuda a reduzir as dores.
Por outro lado, lembre-se que ibuprofeno, aspirina e outros analgésicos anti-inflamatórios não são recomendados durante a gravidez, mas consulte sempre o seu ginecologista ou médico de família, por favor!
(Também lhe interessa: Alongamentos para relaxar)
Devo preocupar-me se tenho uma dor de cabeça durante a gravidez? É normal?
- Não se preocupe, o facto de sofrer de dores de cabeça durante a gravidez não lhe deve causar particular preocupação, mas deve estar ciente de outros possíveis sintomas, que mereceriam uma consulta com o seu médico.
- Se a dor for acompanhada de distúrbios visuais (flashes ou "faíscas"), tonturas ou vómitos. Em qualquer um destes casos, ou simplesmente se a dor lhe causar incerteza ou dúvida, consulte sempre o seu médico.
A dor de cabeça na gravidez pode ser um sintoma de pré-eclâmpsia?
- Sim, uma dor de cabeça durante a gravidez é um dos sintomas da pré-eclâmpsia, uma condição grave que pode ocorrer em mulheres grávidas, caracterizada por tensão arterial elevada e um aumento de proteínas na urina. No entanto, não se deve pensar que se tem pré-eclâmpsia porque se tem uma dor de cabeça!
- É normal preocupar-se com tudo quando se está grávida. E a sobre-informação e a "auto-consulta" na Internet não são de todo propícias à paz de espírito de uma mãe - é tão fácil como ir ao seu médico e ter uma consulta! A dor que se sente pode ter muitas causas, não necessariamente graves.
(Também lhe interessa: Dores nos rins na gravidez: como tratar?)
(Também lhe interessa: Doenças na gravidez)