
Esquisar doenças por inicial
Dor de cabeça na gravidez: o computador pode piorar a situação

A gravidez não é um estado que predisponha para a dor de cabeça, antes pelo contrário. Porém, uma vez que aparece, a quantidade de tempo passada em frente ao computador pode aumentá-la.
Mesmo as mulheres que têm muitas vezes dor de cabeça, tendem a sentir uma melhoria durante a gravidez. Este fato deve-se ao aumento dos estrogénios no organismo, o que influi positivamente neste transtorno. Trabalhar no computador também não exerce uma grande influência: o verdadeiro culpado é o cansaço, que pode desencadear facilmente a dor de cabeça.
Não obstante, permanecer em frente ao computador pode realmente agravar a dor de cabeça, pois, muitas pessoas, quando têm dor de cabeça, não suportam o excesso de luz (em termos médicos, diz-se fotofobia), e, neste caso, a luminosidade do ecrã pode acentuar a dor, tal como a luz artificial forte na secretaria ou a própria luz do sol que entra pela janela.
(Também lhe interessa: Dores nos rins na gravidez: como tratar?)
O que deve fazer se tem dor de cabeça na gravidez?
- Se tem tendência para sofrer de dores de cabeça com frequência, pode recorrer a técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar o incómodo como a acupunctura ou o treino autógeno, indicados durante a gravidez. Nalguns centros especializados no tratamento de cefaleias, é possível experimentar também o biofeedback, uma técnica que regista a atividade muscular nos pontos da dor, através de um dispositivo próprio, que emite um sinal luminoso ou acústico, quando a contração ultrapassa um determinado limite. Assim, a paciente torna-se consciente do estado de tensão associado à cefaleia e, com a ajuda do técnico, aprende a relaxar-se.
- Os remédios mais eficazes para aliviar a dor de cabeça consistem em deitar-se e descansar, se puder, com ausência de luz. Mas, se não o pode fazer porque se encontra no trabalho, pode tomar um comprimido de paracetamol, sempre com prescrição médica: não é o principio ativo mais forte contra a dor de cabeça, porém, é, sem dúvida, o mais seguro durante a gravidez e contribui para atenuar a dor.
(Também lhe interessa: Doenças na gravidez)