Mi bebé y yo

Cansaço na gravidez: porquê e quando ir ao médico

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Descubra porque é que é normal que se sinta mais cansada durante a gravidez e os casos nos quais é necessário consultar o médico.

Não existe uma norma de como se devem sentir as mulheres durante a gravidez. Cada gestação é diferente, até para uma mesma mamã. Ainda assim, durante uma gravidez, há grávidas que se sentem melhor durante o terceiro trimestre e outras usufruem mais no primeiro.

Por lógica, no terceiro trimestre a mulher deveria sentir-se mais cansada e fatigada do que no primeiro trimestre de gravidez, entre outros motivos, porque carrega muito mais peso no seu corpo e porque, além disso, precisa de fazer um esforço maior para se mexer. No entanto, neste trimestre o volume do abdómen pode alterar o sono da mamã, o que pode acordá-la até várias vezes ao longo da noite.

Isto faz com que o descanso noturno seja de pior qualidade e que a recuperação do corpo seja muito menor. Ao acordar, o cérebro começa a pensar de novo, o que torna mais difícil alcançar o nível de relaxamento necessário para descansar.

Evidentemente que a sensação de cansaço vai influenciar também o tipo de trabalho que a mulher desenvolve durante a sua gravidez, o ambiente em que trabalha e, claro, se tem outros filhos de quem deva cuidar.

Quando deve ir ao médico

Há que pensar que o cansaço é um sinal de que o corpo se está a esforçar para além da medida. Por isso, é importante que a futura mamã não ignores este sintoma e que informe as pessoas que cuidam da sua gravidez desta situação para tentar, pelo menos, minimizar o seu mal-estar.

Há que evitar que o cansaço se torne crónico, do mesmo modo que acontece com qualquer outra doença. Não obstante, é verdade que a sensação de cansaço dura algum tempo: muitas vezes o parto não põe fim a esta fadiga, devido à amamentação e aos cuidados constantes, tanto de dia como de noite, que requer um recém-nascido.

Em conclusão, a futura mamã deve tentar descansar e relaxar-se tanto quanto seja possível, bem como procurar uma ajuda profissional para que o cansaço de dia seja compensado durante a noite com boas e reconfortantes horas de sono.

Também lhe interessa

Cansaço na gravidez: porquê e quando ir ao médico Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)