Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- Yoga para grávidas: os seus benefícios
Yoga para grávidas: os seus benefícios

O yoga, saudável para o corpo e para a mente, é bom durante todo o processo de gravidez: desde a conceção até ao nascimento do bebé. Descubra todos os benefícios do yoga para grávidas!
A antiga disciplina do yoga baseia-se na busca da harmonia entre o corpo e a mente, uma maneira de aprender a escutar-se a si própria, o que é muito importante ao longo da gravidez.
Se se realiza de uma forma correta, o yoga para grávidas é muito benéfico, pois os seus exercícios têm por base a procura do equilíbrio e não requerem um esforço excessivo. Nos primeiros meses da gravidez, os exercícios que se realizam nas sessões de yoga favorecem o relaxamento através de posturas que simbolizam o elemento água, muito importante nesta primeira fase da gravidez dado o aumento de líquidos no organismo. À medida que se aproxima a data do parto, as posições de yoga para grávidas passam a simbolizar o fogo, o elemento do poder criativo.
Efeitos positivos do yoga para grávidas
-
Oxigenação. O yoga para grávidas ajuda a libertar as tensões musculares e melhora a respiração, favorecendo o aumento da oxigenação do sangue do bebé.
-
Elasticidade. Durante a gravidez a faixa muscular do períneo, que suporta o útero, deve ficar mais elástica para permitir a passagem do bebé pelo canal de parto. Muitas posições de yoga atuam nesta zona e atenuam as contrações.
(Também lhe interessa: Contrações de parto: como as reconhecer)
-
Postura. À medida que a gravidez avança, a pélvis desloca-se para a frente e a curva lombar torna-se mais acentuada. O yoga para grávidas ajuda a alongar as costas e a distribuir bem o peso.
-
Tónus. Os alongamentos também se mostram benéficos para a preparação para o parto, pois tonificam os músculos. Nas sessões de yoga para grávidas realizam-se muitos alongamentos.
-
Relaxamento e boa digestão. A ansiedade que acompanha a gravidez pode melhorar com a repetição de um som, uma sílaba, uma palavra ou uma frase que ajudem a libertar a mente (os conhecidos mantras).
Yoga para grávidas, bom para o parto
O hábito de se ouvir a si mesma revaloriza o conhecimento inconsciente do corpo que, mais adiante, vai transformar-se num guia instintivo nas fases de dilatação e parto. De todas os modos, algumas posturas de yoga para grávidas favorecem a descida do bebé em função das diferentes fases. Quando a cabecita do bebé começa a aproximar-se do canal de parto, são benéficas as posturas que ajustam a coluna, atenuando a curva lombar e aumentando o diâmetro da zona superior da pélvis. Por outro lado, durante a última fase de expulsão, a curva lombar deverá ser acentuada de modo a aumentar o diâmetro da zona inferior da pélvis. São ideais as posturas agachada ou de gatas que, se forem acompanhadas de uma respiração consciente, ajudam a reduzir a dor das contrações e a duração da dilatação.