
Esquisar doenças por inicial
Lombalgia na gravidez: os conselhos da especialista

Está grávida e tem lombalgia? Quer conhecer os melhores tratamentos para aliviar esta dor durante a gravidez? Mercedes Blanquet, fisioterapeuta e criadora do método inovador MebStudio®, oferece-lhe alguns conselhos.
Durante a gravidez, a mulher passa por muitas modificações que podem afetar vários mecanismos físicos a nível muscular e estrutural, especialmente durante o 5º e o 7º mês. É então quando aumenta o risco de sofrer de lombalgia ou dor lombar, que pode ser provocado pela própria compressão do bebé, por um desequilíbrio muscular ou pela influência hormonal característica da gestação.
Geralmente, a dor lombar durante a gravidez está relacionada com a adaptação da posição da mamã ao crescimento do bebé. O aumento da curvatura lombar provoca a tensão da musculatura paravertebral, o que, juntamente com o aumento de peso na gestação, produz uma sobrecarga na coluna vertebral que favorece o aparecimento do lombalgia durante a gravidez.
Quando a futura mamã começa a sentir o lombalgia ou dor de costas é importante que consulte um fisioterapeuta especializado em gravidez, para receber o tratamento adequado.
Os alongamentos, o fortalecimento muscular e a terapia manual são os métodos mais utilizados pelos especialistas para relaxar os músculos das costas. Na verdade, será o fisioterapeuta o encarregado de ensinar à grávida qual a posição adequada e que fará um programa, e controle, da higiene postural durante a gestação e no pós-parto.
Lombalgia: tratamento que pode fazer em casa
Há vários exercícios que pode fazer em casa para combater a tão incómoda dor lombar. Com a gravidez é importante começar por um reforço do pavimento pélvico. É necessário ter em conta que os exercícios abdominais e lombares devem ser feitos em expiração e fechando o períneo. Para prevenir ou eliminar a dor, fortalecendo a zona lombar, pode realizar os seguintes exercícios, com a mesma posição inicial e acompanhados de uma correta respiração do diafragma; deitada, em posição supina e com as plantas dos pés apoiadas no chão:
1. Flexionar uma perna até a abraçar com as mãos durante a expiração. Ao inspirar, volte à posição inicial. Alterne o exercício em ambas as pernas.
2. Flexionar ambas as pernas até ficar encolhida, abrace-as durante a expiração. Aproveite a volta à posição de partida para inspirar novamente.
3. Eleve as nádegas até ficarem alinhadas em sentido perna-anca-costas baixas. A elevação é acompanhada pela expulsão do ar. Inspire ao voltar à posição inicial.
4. Alongamento piramidal. Sentada com uma perna reta e a outra flexionada. A perna flexionada passa por cima da perna reta, colocando o pé na parte exterior do joelho esticado. Depois, deve flexionar o braço oposto, colocando o cotovelo na parte exterior da coxa, empurrando o joelho.
Tome nota:
· Não permaneça muito tempo sentada ou de pé.
· Use sapatos confortáveis, de tacão largo e com cerca de três ou quatro centímetros.
· Evite pegar em objetos pesados.
· Quando necessitar apanhar objetos do chão, dobre os joelhos e evite flexionar as costas.
Mercedes Blanquet, fisioterapeuta especializada na saúde da mulher. Diretora, em Wellness, da pós-graduação - Saúde e Desporto da Mulher - (Universidade FUB / Manresa, Barcelona). Criadora do inovador método MebStudio® de preparação para o parto.
..........
Qual é a sua opinião sobre os conselhos de Mercedes Blanquet para combater o lombalgia? Pensa levá-los a cabo? Por favor, deixe o seu comentário no final deste artigo e partilhe a sua opinião com outras mamãs no Fórum Salvamamãs.
(Também lhe interessa: Doenças na gravidez)
(Também lhe interessa: Dor ciática na gravidez)
(Também lhe interessa: Dores nos rins na gravidez)